Evento Científico acontece dia 13/06 e vai debater tratamento das lesões por pressões
As lesões por pressão, que ocorrem devido o contato prolongado da pele no leito, é uma das complicações mais sérias, complexas e preocupantes no que diz respeito à segurança de pacientes em tratamento, internados em hospitais ou acamados em casa. Também conhecidas como escaras, essas lesões são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida. Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas que ficam em contato com a superfície, como, por exemplo, a cama ou a cadeira de rodas. A ferida pode ser superficial (atingindo apenas a epiderme) ou profunda, chegando a comprometer músculos, tendões, ossos e até órgãos. As partes mais comprometidas geralmente são a região sacral (acima do cóccix); trocânteres (parte superior e lateral do fêmur); Maléolos (osso lateral dos pés) e Calcanhares (devido ao constante contato com a cama).
E esse será o tema, mais que oportuno, do evento científico que acontece em São Luís, na próxima segunda – feira (13.06) às 19H30 no Hotel Brisamar, numa promoção conjunta das empresas Center Hospitalar e Convatec, tendo como anfitriã a empresária Giselle Araújo Pereira.
A palestrante convidada será a Dra. Camila Mendonça, enfermeira e Pós Doutora pela Universidade de Harvard (USA). Ela é uma das maiores experts nesse tema, e criadora do renomado método de avaliação de risco para o desenvolvimento de lesão por pressão em centro cirúrgico denominado “Escala de ELPO”. Ela vai falar sobre as melhores práticas de prevenção e tratamento das lesões por pressão, aos profissionais de saúde convidados para essa rica troca de experiência profissional.