A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou mais uma grande apreensão de cocaína na região sul do Maranhão. Horas depois da interceptação de 128kg do entorpecente em Balsas/MA na última quarta-feira (18), uma equipe de policiais rodoviários federais em serviço na BR-230 km 472, em Riachão/MA, flagrou um caminhão com 184,1kg de cocaína divididos em 101,9kg de pasta base e 82,2kg de cloridrato de cocaína.
Já era noite de quarta-feira quando uma equipe da PRF, por volta das 22h, abordou um caminhão Mercedes-Benz. Durante a abordagem de rotina, os policiais perceberam que o condutor do caminhão possuía CNH categoria AB, o que impedia este de conduzir o veículo que exige categoria C, pelo menos. Ainda durante a fiscalização, a equipe percebeu um odor muito forte e característico de entorpecente na cabine do veículo.
Foi então que os PRFs encontraram uma grande quantidade de tabletes de cocaína no compartimento de bagagem atrás dos bancos da cabine. O envolvido confessou já ter sido preso pelo crime de tráfico de drogas, mas se negou a dizer a origem e destino do atual carregamento.
Esta é a segunda grande apreensão realizada pela PRF em menos de 24 horas na região sul do Maranhão. Pela manhã, a PRF apreendeu 128kg de cocaína em Balsas, havendo a possibilidade de as duas ocorrências estarem relacionadas. Ambos os casos foram encaminhados à Polícia Civil de Balsas.
No total, o golpe no narcotráfico chega a R$ 44,5 milhões com a as duas apreensões.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Werther Bandeira, que lançou o novo Almoço Executivo da Villa do Vinho, disponível de terça a domingo
A Villa do Vinho Bistrô, charmoso restaurante comandado por Werther Bandeira está com uma nova proposta para o Almoço Executivo, sempre de terça a domingo, das 12h às 16h.
O novo menu pode ser apreciado na sede do bistrô na Cohama ou pedido pelo Ifood. E para endereços próximos, com até 3Km de distância, não é cobrada a taxa de entrega.
O novo Almoço Executivo da Villa já faz sucesso, pois agrada tanto ao paladar quanto ao bolso. Há opções unitárias de entradas, pratos principais e sobremesas com preços bem econômicos. E também, o Menu Executivo que reúne as três opções completas. Para reunir amigos ou fechar negócios no espaço super aconchegante e cm estacionamento grátis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é a segunda maior causa de cegueira no mundo
O maio verde é considerado o mês de prevenção e combate ao glaucoma, uma doença que pode causar cegueira irreversível se não for tratada a tempo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 80% dos casos o paciente não apresenta sintomas logo que se instala a doença. Para ajudar na prevenção e no diagnóstico da doença, a Faculdade Pitágoras Bacabal por meio do curso de Medicina realiza uma ação de Combate ao Glaucoma, nesta quinta-feira (19), das 08h às 12h, na praça Paraíba.
Segundo o médico oftalmologista e professor do curso, Dr. Abraão Neto Kós, o glaucoma é uma enfermidade que provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo, assim, a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos e levando à cegueira. No geral, a doença ocorre devido ao aumento da pressão intraocular. Trata-se de um processo lento, que pode progredir durante anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas.
O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a doença e o seu risco de levar a cegueira. O evento terá a participação dos acadêmicos de Medicina e Enfermagem, que contribuirão na prestação de diversos serviços gratuitos à comunidade. “Faremos aferição da pressão ocular, a triagem e em caso suspeito de glaucoma, encaminharemos o paciente ao oftalmologista. Além de realizarmos o exame de acuidade visual, trocando as lentes para saber se o paciente necessita de correção ocular. Teremos também teste de glicemia e aferição da pressão arterial”, detalha o especialista.
Para evitar complicações e um diagnóstico tardio do glaucoma, o aconselhável é consultar um oftalmologista uma vez por ano. Entretanto, para quem já realiza tratamentos, principalmente em casos de enfermidades progressivas, o correto é ir às consultas em períodos mais curtos, orienta o profissional.
“A melhor maneira de prevenir o glaucoma é fazendo o exame oftalmológico anualmente, com a medida da pressão ocular. O diagnóstico precoce pode evitar a cegueira, o que reforça a importância dos exames de rotina. As pessoas que têm histórico familiar devem realizar acompanhamento semestralmente”, enfatiza Abraão.
A ação social é alusiva ao mês das Mães e vai beneficiar cerca de 150 pessoas do Coroadinho
O ACTION é um programa da Alcoa que incentiva voluntários a participarem de atividades comunitárias ou eventos esportivos para beneficiar instituições.
E nesse sábado (21.05), das 8h às 12h, acontece o primeiro ACTION presencial desse ano; que será realizado na sede do CEPROMAR, no Sítio Pyranhenga. Vale lembrar que o CEPROMAR tem a missão de desenvolver atividades sócio- educativas e profissionalizantes com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade da área do Coroadinho.
O objetivo dessa ação social, alusiva ao Mês das Mães, é a promoção de diversos cursos e oficinas, visando fomentar a Geração de Trabalho e Renda / Empreendedorismo para as mães de alunos da Instituição. Serão beneficiados por essa ação cerca de 150 pessoas da comunidade, entre crianças de 04 a 06 anos, jovens integrantes do Bombeiro Mirim de 10 a 16 anos e as suas mães.
São parceiros dessa ação em benefício do CEPROMAR: A Alumar; Rotary Club e Associação de Rotarianos de São Luís. E à frente da comissão organizadora estão as voluntárias Eulália Ferreira, Luzia Rezende e Francisca Fontes; além da presidente do CEPROMAR Ana Lúcia de Oliveira Zandomeneghi.
E entre as atividades que acontecem neste sábado na ação social destacam-se: Cursos de Produtos alimentícios (doces e salgados) e de Artes Manuais; Oficinas de fotografia, pintura, textura de parede e sabão; além de Cortes de Cabelos gratuitos; Aplicação de Flúor e distribuição de kits de higiene bucal; Plantio de árvores; Distribuição de mudas e de lanches; Atividades Recreativas e passeio pelo Sítio Pyranhenga.
O Grupo Mateus inaugura na próxima sexta-feira (20), um novo espaço dedicado para as mamães, futuras mamães e bebês
Em mais uma de suas inovações, o Grupo Mateus apresenta o Mais Fraldas, novo empreendimento que está localizado no Mix Vinhais, na Curva do 90, uma localização privilegiada que tem como intuito proporcionar um ambiente aconchegante e agradável para as famílias, disponibilizando todos os produtos necessários para montar o enxoval do bebê, além de produtos especiais para os cuidados com as mamães. Qualidade, variedade, economia e preço baixo de verdade em um só lugar.
E pensando em facilitar ainda mais a vida das mamães, nada melhor que contar com serviços personalizados, não é mesmo? No Mais Fraldas será possível ter acesso a lista de desejos, clube compras, tele entrega, cartão presente, programa de fidelidade, lista de chá de bebê, vendas através do whatsapp e produtos disponíveis no Mateus Mais, além de suporte pelo instagram.
Não perca a oportunidade de participar da grande inauguração, esteja presente e confira todas as novidades para mamães e bebês.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O Dir. do Lacmar Vinícius Braid com parte do staff no stand do Laboratório na feira “Entre Mães”.
O stand do Laboratório Lacmar fez sucesso e foi um dos mais visitados na Feira Entre Mães que aconteceu recentemente no Multicenter Sebrae.
O evento voltado para o empoderamento e apoio ao empreendedorismo materno, teve mais de 70 expositores. No stand do Laboratório Lacmar os visitantes conferiram curiosidades sobre tecnologias de exames clínicos, serviços voltados para a informação laboratorial e a importância da tecnologia e qualidade para melhor precisão nos resultados.
“Foi uma excelente oportunidade de estarmos mais próximos do público. Levamos informações do Lacmar sobre os equipamentos, tecnologia e qualificação profissional, e mostramos que somos um parceiro de credibilidade na hora de cuidar daquilo que é a base de tudo – a saúde” declarou o Dir. do Laboratório Lacmar e Conselheiro do Grupo Mercúrio Vinícius Braid.
O novo show “Volitar” da cantora Flávia Bittencourt, nessa sexta (20/05) às 20h também pode ser conferido online e ao vivo pelo YouTube da cantora
Flávia Bittencourt vem aí com seu novo show, uma apresentação oficial do seu mais novo álbum Volitar. Ela vai levar uma verdadeira legião de fãs para esse show no Teatro do SESC Napoleão Ewerton, na Av. dos Holandeses. O encontro da cantora com seu público acontece nessa sexta – feira (20/05) às 20h; e conta com o patrocínio do Grupo Ciclo Cairu, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Os ingressos que eram gratuitos, e trocados por 2Kg de alimentos não perecíveis, já estão completamente esgotados. A cantora informa que todas as doações recebidas serão repassadas ao projeto social Sonho de Aline.
E para quem não conseguiu ingressos a tempo; uma boa notícia: Pode conferir esse lindo show ao vivo de forma online. Com apoio da operadora Maxx, Volitar será exibido em tempo real pelo YouTube da cantora, no link: https://youtu.be/ysnbZfumYOw
E por que vale a pena assistir Volitar, seja presencial ou de forma online?
A cantora Flávia Bittencourt destaca o cuidado em sua mais nova apresentação e álbum, que traz músicas inéditas de sua autoria, e também do amigo e músico Carlinhos Brown. Um show que vai do eletrônico ao regional, com o repertório do álbum de mesmo nome, que acabou de ser lançado com selo da Candyall Music e produção musical do DJ DeepLick e Carlinhos Brown:
“Volitar significa esvoaçar. E é essa a proposta do show – ser leve, esvoaçante, dançante e um perfeito “esquenta” para o São João que vem aí. Vou mostrar como me sinto esvoaçando com essa música que ajuda a fazer a vida mais bonita. E claro, apresentar as minhas composições novas, que integram o álbum de mesmo nome do show, já disponível nas plataformas digitais. Estou muito grata à empresa Ciclo Cairu que acreditou em nosso trabalho e tornou esse show solidário possível, com doações em prol do Sonho de Alice” declara a cantora.
Entre as músicas inéditas compostas por Flávia Bittencourt estão: Volitar; Sigo Meu Destino; Com Alegria; Vamo Chamegar; Coco e Qual a Razão?. E mais, ela vai apresentar canções de autoria do Mestre Carlinhos Brown: Escavucando o Nada; Rei Gonzaga; Chega João e Desfrutemos do Forró.
“Volitar é uma obra repleta de significado, com referências do nosso São João. É hora de renovar ciclos e esse trabalho e show são sobre isso também” revela Flávia. Em suma, a tradução para Volitar é: Imperdível, para ver e escutar!
FICHA TÉCNICA DO SHOW VOLITAR
Direção Musical: Flávia Bittencourt
Samples, violão e ukulele – João Simas
Sanfona e teclado: Rui Mário
Percussão – Dark Brandão
Produção Executiva – José dos Reis Bittencourt Pinto
Coordenação de produção: Hebe Rodrigues
Assistente de Produção – Rita Cardoso
Técnico de som – Délio Jr.
Técnico de luz – Juaciro Cardoso
Cenário – Iguaracira Sampaio
Figurino – Conceição Pinto
Cabelo e Maquiagem – Luiz Paula Studio
Assessoria de Imprensa – Intermídia Comunicação Integrada / Zaigt
Fotos – Luiz Paula e Danielle Vieira
Gravação e transmissão on line – FITAZUH
Camarim: BRAZUKA Fitness
Apoio: Operadora Maxx
Patrocínio: Grupo Ciclo Cairu e Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura
SERVIÇO / APRESENTAÇÃO DO SHOW VOLITAR DE FLÁVIA BITTENCOURT
QUANDO: Sexta – feira (20.05) às 20H
ONDE: TEATRO DO SESC PARA CONVIDADOS COM INGRESSO; E ONLINE PELO YOUTUBE DE FLÁVIA BITTENCOURT, AO VIVO E EM TEMPO REAL / LINK: https://youtu.be/ysnbZfumYOw
Nesse sábado, acontece mais uma edição da Oficina no bairro da Villa Collier, com foco na produção de aventais e sacolas em lonas
O Grupo Potiguar é adepto de práticas da chamada Agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) há muitos anos, com diversas ações de apoio a ONG´s, patrocínios culturais e ações voltadas para a proteção do meio ambiente.
E um de seus mais relevantes projetos sociais é de autoria do próprio Grupo: A “Oficina de Sustentabilidade Potiguar” , que reúne Costura Criativa e Upcycling de lonas plásticas. Ele é realizado há mais de quatro anos, desde 2017, em parceria com a artesã e facilitadora Maria Divina.
Trata-se de mini cursos de costura ofertados para mulheres de baixa renda, moradoras de áreas de vulnerabilidade social da capital. Além de oferecer o treinamento gratuito de corte e costura, como uma habilidade geradora de renda extra; o projeto viabiliza a produção de materiais diversos confeccionados pelas alunas, com lonas plásticas descartadas pela empresa, e doadas às participantes. Assim são confeccionados mochilas, estojos, bolsas e aventais, entre outros itens, que podem ser comercializados após o treinamento pelas participantes.
“Temos muita gratidão ao Grupo Potiguar por viabilizar esse projeto, que tem ajudado a transformar a vida de milhares de mulheres maranhenses. Elas aprendem uma nova habilidade, e muitas adotam a costura de lonas como uma oportunidade de trabalho e renda, para dar uma vida melhor às suas famílias. É lindo e impactante esse projeto” revela a artesã.
Eis um belo exemplo de upcycling: Conceito que prega a evolução, a criação de algo e melhor à partir de materiais já existentes. Nesse projeto, todas as lonas são materiais de propaganda das lojas Potiguar, e que antes eram apenas descartados. Mas desde 2017 essas lonas ganham um nobre destino nas Oficinas: Servir de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda; e acima de tudo, mais dignidade e uma vida melhor e mais produtiva. Mais de 4 mil pessoas já passaram pelas edições do projeto, e muitas mulheres depois da oficina, se organizaram para continuar costurando e fazendo dessa habilidade uma nova opção de trabalho e renda.
Na manhã desse sábado (21.05), às 9H, acontece a próxima edição da “Oficina de Sustentabilidade Potiguar”, dessa vez será na Villa Collier (depois da Vila Maranhão) e voltada para a produção de sacolas e aventais.
Projeto E+ Reciclagem da Equatorial Maranhão incentiva a doação de frascos para o armazenamento do leite doado
No dia 19 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, uma data instituída para estimular a doação de leite humano, assim como, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e divulgar onde ocorrem as doações. O leite é a primeira alimentação humana e fonte dos principais nutrientes para a manutenção saudável da vida de crianças até os seis meses de idade (amamentação exclusiva), por isso é considerado o melhor alimento para os bebês, sendo essencial para a proteção imunológica e desenvolvimento físico, afetivo e psicológico.
No entanto, existem mulheres com excesso de produção de leite e outras que não conseguem suprir a necessidade alimentar de seus bebês. Por isso, é importante incentivar a participação de possíveis doadoras e conscientizar aquelas que não produzem suficiente para receber a doação. Durante o processo de doação, o leite humano extraído pode ficar em potes de vidro com tampa plástica no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.
Diante disso, em uma parceria entre a Equatorial Maranhão e o Banco de Leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), os postos de coleta do E+ Reciclagem estão recebendo doações de frascos de vidro, que são destinados ao armazenamento do leite doado. O vidro é responsável por conservar o leite humano de forma saudável até servir de alimento ao recém-nascido que irá recebê-lo. Qualquer pessoa pode contribuir com esse ato de solidariedade doando frascos de vidro com tampa de plástico (modelos como o Nescafé). Não são aceitos frascos com tampa de metal. Dessa forma, além de ajudar a manter a saúde e até salvar a vida de vários bebês, a doação é também um ato de preservação ambiental, pois o vidro que iria para o lixo passa a ter um papel fundamental na rotina de muitas mães e filhos.
A campanha de arrecadação de frascos de vidro estimula a rede de apoio às mães que amamentam e busca ampliar a participação de outras pessoas dispostas a ajudar. A doação de potes pode ser feita em um dos postos sinalizados do E+ Reciclagem, de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados das 8h às 12h, nos seguintes endereços:
• Posto E+ Reciclagem do Centro Elétrico: Av. Guajajaras, 416 -Tirirical
• Posto E+ Reciclagem do Mateus Cohab: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab
• Posto E+ Reciclagem Lagoa da Jansen: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia (Próximo a churrascaria Passo Fundo)
• Posto E+ Reciclagem Sede da Equatorial Maranhão: Alameda A, quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha – Altos do Calhau (na rua do Colégio Upaon Açu)
Já para a doação de leite em São Luís, a lactante pode se deslocar até um dos bancos de leite localizados na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Juvêncio Mattos e HUUFMA, ou solicitar uma visita domiciliar. O contato com o banco de leite da MACMA pode ser feito pelo número (98) 99213-6886.
Adquirir tal selo permite que outras empresas e governos colaborem ainda mais com projetos estruturados na busca por um trânsito mais seguro
O Maio Amarelo refere-se a um movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, além de incentivar atividades voltadas à conscientização. A Cacique Pneus leva a sério todas as questões ligadas à segurança no trânsito, incentivando seus clientes e o público em geral, dentro e fora das lojas, a terem condutas mais conscientes ao dirigir. E é por isso que neste mês de conscientização para o tema, a empresa se tornou Laço Amarelo.
“Por meio dessa parceria, nos comprometemos a atuar ativamente na conscientização e combate do alto número de acidentes causados no trânsito. Proporcionando informação e soluções, ajudamos a cuidar dos veículos, das pessoas e atuamos na promoção de ações que ajudam a melhorar o trânsito nas nossas ruas e estradas”, Luciana Freitas diretora de marketing e qualidade da Cacique.
A empresa especializada em serviços automotivos está realizando um conjunto de ações durante o mês de maio que fazem parte da campanha: camisetas personalizadas com a frase “A vida não tem estepe”; nas lojas os colaboradores estão preparados para dar dicas de prevenção; informativos nas redes sociais; e ainda fizeram uma promoção: na compra de dois pneus pelo site, o cliente ganha 50% de desconto no balanceamento.
O programa Laço Amarelo foi desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de engajar as empresas na promoção de um trânsito seguro, além de conquistar apoiadores para o desenvolvimento de materiais educativos e informativos sobre boas práticas nesse ambiente. Esse ano, o Maio Amarelo, carrega o tema “Juntos Salvamos Vida”, um movimento cujo o intuito é trazer mais conscientização sobre o assunto para ajudar a reduzir os acidentes causados diariamente dentro desse contexto.
“É importante trazer a percepção ao assunto e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Pois acreditamos que a conscientização e o incentivo para a prática de um trânsito cada vez melhor e livre de acidentes, depende de cada um de nós”, explica Luciana Freitas.
Sobre a Cacique Pneus
Empresa piauiense com mais de 50 anos de mercado, especializada em serviços automotivos, vendas de pneus, baterias e uma linha de diversos produtos para a segurança do automóvel.
A Cacique valoriza a tradição, mas ao mesmo tempo investe constantemente em tecnologia para garantir qualidade e precisão nos serviços oferecidos.
Com atuação em todo o Piauí e centro sul do Maranhão, possui revenda oficial e distribuidor de toda a linha de pneus Goodyear. Além de distribuir pneus agrícolas Titan, baterias Bosch, toda a linha de produtos de estética automotiva Vonixx e Vintex, e Câmaras de Ar Tortuga.
Nas lojas físicas, tem serviços de alinhamento, balanceamento, suspensão, troca de óleo, injeção eletrônica, freios, higienização de ar-condicionado e rodízio de pneus dos carros. Além de possuir lojas especializadas em caminhões, com serviços somado a uma indústria de recapagem para poder ofertar o ciclo completo de pneus MRT Goodyear.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…