O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estadual em parceria com a Polícia Civil e Polícia Militar há 11 anos tem favorecido muito o combate e fortalecimento de um cuidado humanizado aos usuários de drogas, principalmente aqueles mais vulneráveis. Ontem (11) a unidade de saúde recebeu dois pacientes, trazido de maneira voluntária pelo tenente Oliveira do batalhão de Polícia do Turismo dois usuários que pediram ajuda para se tratar. A ação quebra o estigma da polícia repressora para uma polícia educativa e colaborativa com tratamento humanizado destes usuários.
“Uma das ações mais importantes q me orgulho de ter implantado com minha equipe, é Ação resgate, não somente pelo atendimento que ofertamos para os dependentes químicos e a comunidade que neste mês de junho faz 12 anos. Mas também pela união que ela fez entre as forças de segurança, a saúde e a assistência social, quebrando aquele preconceito de que polícia é para reprimir somente. Hoje diversos dependentes químicos de São Luís pedem para policiais os levarem até nós para poderem se tratar, o que demonstra confiança, assim como, está primeira foto que é de hoje onde dois usuários pediram para o Tenente Oliveira os ajudarem, e ele prontamente trouxe os usuários até nós. Um grande exemplo do erro é o bairro do João Paulo que há décadas optou pela repressão e hoje temos uma situação de Cracolândia irremediável”, explica o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD Estadual.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.