Tribunal de Justiça do Maranhão mantém sentença que obriga Cassi a fornecer tratamento a criança

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve sentença do Juízo da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís, que julgou parcialmente procedente o pedido para determinar que a operadora de plano de saúde Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), no prazo de 24h, custeie, caso não possua profissionais devidamente especializados credenciados em sua rede, ou autorize, de forma contínua, ininterrupta e permanente, atendimento terapêutico baseado em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), em favor de criança com transtorno do espectro autista.

De acordo com o relator, desembargador Guerreiro Júnior, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que é abusiva a cláusula contratual que exclui tratamento prescrito para garantir a saúde ou a vida do beneficiário, uma vez que a operadora de plano de saúde pode estabelecer as doenças que terão cobertura, mas não o tipo de terapêutica indicada por profissional habilitado na busca da cura.

O relator explicou que o fato de eventual tratamento médico não constar do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não significa, por si só, que a sua prestação não possa ser exigida pelo segurado, pois, tratando-se de rol meramente exemplificativo, a negativa de cobertura do procedimento médico cuja doença é prevista no contrato firmado implicaria a adoção de interpretação menos favorável ao consumidor.

Acrescentou que o STJ, em recente decisão, assegurou o tratamento baseado no método ABA para menor com transtorno do espectro autista.

RELATÓRIO

O plano de saúde apelou ao TJMA contra a sentença do juízo de primeira instância, alegando que a criança, representada por sua mãe, aderiu ao plano de saúde, mediante cláusulas e condições expressamente estabelecidas que prescrevem, com clareza, as condições para cobertura/reembolso de despesas. Ressaltou que o método ABA não consta no rol de tratamentos previstos pela ANS, rol este de caráter taxativo. Pediu reforma da decisão de 1º grau, para que os pedidos fossem julgados improcedentes.

A Procuradoria de Justiça manifestou-se de forma contrária à Apelação Cível ajuizada pela operadora do plano de saúde, para manter integralmente a sentença de base.

VOTO

O desembargador Guerreiro Júnior citou os entendimentos do STJ a respeito do fato e disse que, havendo previsão contratual para cobertura de transtornos neurológicos, psiquiátricos e psicológicos, não há motivo para excluir o acompanhamento recomendado (análise comportamental aplicada – ABA) pelo médico responsável por seu tratamento, não tendo a operadora de plano de saúde demonstrado qualquer evidência em sentido contrário.

De igual modo, entende que não merece prosperar o argumento, segundo o qual a terapêutica prescrita não estaria incluída no elenco das estabelecidas pela ANS, pois a orientação firmada é de que é inadmissível a recusa do plano de saúde em cobrir tratamento médico voltado à cura de doença coberta pelo contrato sob o argumento de não constar da lista de procedimentos da ANS, pois este rol é exemplificativo, impondo-se uma interpretação mais favorável ao consumidor.

Neste sentido, prosseguiu o relator, deve ser mantida a obrigação ao custeio do tratamento na forma imposta na sentença, que ainda acrescenta o necessário acompanhamento interdisciplinar regular e ininterrupto por psicólogo especialista em análise do comportamento aplicada – 40h/semanais; consultas mensais com psiquiatria Infantil; fonoaudiologia – 2h/semana; psicopedagoga – 2h/semana, bem como eventuais necessidades do autor quanto a outros profissionais ou intervenções de acordo a sua evolução psicopatológica, como prescrito pelos médicos.

A multa diária estipulada, por descumprimento, foi de R$ 1 mil, limitada a um mês, reversíveis em favor da parte requerente.

As desembargadoras Nelma Sarney e Maria das Graças Duarte acompanharam o voto do relator.

Agência TJMA de Notícias

Othelino mostra força política em reunião para reforçar pré-candidaturas de Brandão e Flávio Dino

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), deu grande demonstração de força política ao reunir, na noite de segunda-feira (9), parlamentares federais e estaduais para reforçar a unidade do grupo em torno das pré-candidaturas majoritárias do governador Carlos Brandão à reeleição e do ex-governador Flávio Dino (PSB) ao Senado.

O encontro contou também com a presença do pré-candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT), da vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), pré-candidata à primeira suplência na chapa de Flávio Dino, além da senadora Eliziane Gama (Cidadania), de 21 deputados estaduais e dos deputados federais Márcio Jerry (PCdoB), André Fufuca (PP), Zé Carlos (PT) e Rubens Júnior (PT).

Na ocasião, Othelino Neto afirmou que a reunião de tantas forças políticas tem um significado muito forte e que a presença da ampla maioria dos deputados estaduais ao encontro reforça o compromisso dos parlamentares com esse projeto político, que pretende continuar promovendo grandes transformações no estado.

“Cada deputado estadual, que aqui está, representa milhares de maranhenses, pois foram escolhidos pelo povo do Maranhão. E nós vamos levar essa mensagem para cada canto do estado. O governador Carlos Brandão pode contar comigo, como um militante político, porque, sobretudo, tenho responsabilidade com o que estamos construindo desde janeiro de 2015”, declarou o parlamentar.

Othelino, que comandará a coordenação política da pré-candidatura de Flávio Dino ao Senado, destacou, ainda, que todo o grupo está empenhado em fazer com que esse projeto seja vitorioso.

“Faço parte desse projeto porque confio e acredito que é o melhor para o meu estado. O Maranhão merece continuar se desenvolvendo e superando desigualdades históricas. Tenho convicção, a cada dia, que esse grupo de deputados estaduais, deputados federais, do governador Carlos Brandão, do ex-governador Flávio Dino e de tantas forças políticas será vitorioso para o bem dos maranhenses”, assinalou o chefe do Parlamento Estadual.

Unidade

O governador Carlos Brandão agradeceu o empenho do deputado Othelino Neto em priorizar a unidade do grupo político pelo bem dos maranhenses. “A sua capacidade de articulação é o que mais se destaca. Othelino tem o nosso respeito e a nossa gratidão por decidir continuar conosco nesse projeto, iniciado pelo ex-governador Flávio Dino, e que pretendemos continuar desenvolvendo em prol do Maranhão”, disse.

O ex-governador Flávio Dino também reconheceu a importância de Othelino Neto nessa caminhada. “Quero agradecer a você pela parceria, lealdade e pela decisão de priorizar o nosso estado e esse projeto. Você sempre será reconhecido como uma figura fundamental na nossa caminhada que, certamente, será vitoriosa”, afirmou o pré-candidato ao Senado.

Ana Paula Lobato ressaltou que a chapa está comprometida em levar aos quatro cantos do Maranhão a bandeira pela continuidade. “Esse é um grupo que tem trabalho no Maranhão e tem resultado. Então, tenho certeza que teremos uma eleição vitoriosa, pois os maranhenses reconhecem isso. Contem sempre com o meu apoio, força de vontade e determinação para que possamos avançar ainda mais”, completou a vice-prefeita e pré-candidata à primeira suplência ao Senado.

A senadora Eliziane Gama falou sobre a importância da unidade do grupo político. ”Othelino e eu trabalhamos muito para manter a unidade do grupo e fomos ao limite dessa busca. Conseguimos a união daqueles que querem o bem do Maranhão e que os avanços continuem acontecendo. Estaremos juntos em mais uma vitória”, afirmou.

Oportunidade: Equatorial Energia lança a Escola de Eletricistas

Em parceria com o Senai, a capacitação gratuita prevê a formação de eletricistas aptos para atuar no setor elétrico, gerando oportunidade de emprego e renda.

A Equatorial Maranhão acaba de lançar a Escola de Eletricistas, programa de capacitação que visa a formação de novos eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica. O curso é direcionado para homens e mulheres, maiores de 18 anos, que possuam o diploma de conclusão do ensino fundamental e carteira de habilitação categoria B.

O curso é gratuito, ministrado em parceria com o Senai, com carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental, voltado para a formação de Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Além da capacitação profissional, a Escola também habilitará o aluno em todas as normas regulamentadoras necessárias para a entrada no mercado de trabalho. 

A engenheira da Equatorial Energia, Yasmin Oliveira, reforça a importância desse tipo de iniciativa. “Em meio a um cenário desafiador a Equatorial Maranhão está oferecendo uma oportunidade à sociedade que busca recolocação e formação profissional, capacitando-os a participarem de processos seletivos e inseri-los com rapidez no mercado de trabalho”, explica.

Um dos grandes diferenciais da Escola de Eletricistas é o alinhamento da Equatorial com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 1,4,5,8 e 10, da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, além da redução das desigualdades, até 2030.

Sobre o curso

No dia a dia, o profissional eletricista precisa se deslocar para atendimento das solicitações de serviços, para isso, o aluno da Escola de Eletricistas também terá aulas de direção defensiva e condução de veículos com tração 4×4. Além de todo o conhecimento técnico necessário para a capacitação profissional, o programa também contempla cursos comportamentais que tem como principal objetivo apoiar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal de estruturação do Projeto de Vida por meio da carreira na área de energia elétrica. Desta forma, amplia as oportunidades de empregabilidade dos participantes. O programa prevê ainda uma bolsa de incentivo aos alunos selecionados para o curso com o objetivo de auxiliar a subsistência do aluno durante o período de capacitação.

Ao total, serão 25 candidatos aprovados em São Luís.  O edital já está lançado, e as inscrições serão abertas nessa quarta-feira, dia 11/05. Confira mais informações através do site https://www.fiema.org.br/edital/4059/processo-seletivo-para-acesso-ao-programa-escola-de-eletricista-em-parceria-com-a-empresa-equatorial-maranhao-distribuidora-de-energia-sa-a-ser-realizado-no-centro-de-educacao-profissional-e-tecnologica-raimundo-franco-teixeira.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AGREGAM VALORES DE DIVERSIDADE NO MERCADO DE TRABALHO

O auxiliar de almoxarifado Carlos André Torres que foi contratado pelo Laboratório Lacmar e foi bem acolhido

O mercado de trabalho tem muito a ganhar com a inclusão de pessoas com deficiência. Muito mais que contratações devido à obrigatoriedade legal por cotas; as empresas devem despertar para as vantagens em ter um ambiente com mais diversidade, incluindo pessoas com deficiência.

A APAE de São Luís prepara pessoas com deficiência para o mercado de trabalho. Atualmente existem mais de 250 alunos regularmente matriculados, crianças com deficiências múltipla ou intelectual, à partir dos seis anos de idade que frequentam a escola Eney Santana, mantida pela entidade. Nessa escola de educação especial, essas crianças são alfabetizadas para a futura inserção no sistema de educação regular. Aqueles que não conseguem essa inserção, e passam mais tempo na entidade, participam de outras atividades da instituição, voltadas para a profissionalização em várias áreas, para que possam ser posteriormente inseridos no mercado de trabalho, e assim ajudar suas famílias no processo de geração de trabalho e renda. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma das áreas da Assistência Social desenvolvida pela APAE de São Luís.

A gestora de serviços de saúde da APAE de São Luís Emanuele Costa, recomenda empatia e respeito entre as equipes que vão trabalhar junto a pessoas com deficiência

A entidade também mantém , em parceria com o SENAC, diversos cursos como os de bordado, atendimento ao cliente entre muitos outros.

“Temos aqui um setor específico, onde mantemos convênios com várias instituições, micro, pequenas e grandes empresas que nos demandam profissionais PCD´s sempre que precisam. Eles nos passam os perfis das vagas que desejam preencher e nós fazemos um processo interno de seleção, e encaminhamos alunos da instituição para o mercado de trabalho” explica Emanuele Costa, gestora de serviços de saúde da instituição.

A pessoa com deficiência é formada pela Apae de São Luís para que ser um profissional com postura corporativa, mesmo dentro das suas limitações.

O Presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim com a ex- aluna Rosilene Alves, que é colaboradora da entidade e muito dedicada

“Eles são treinados para entenderem como funciona o ambiente de trabalho, a postura que devem ter no mesmo, o respeito a todos e o trabalho em equipe, esses são valores que procuramos desenvolver na formação de pessoas com deficiência aqui na APAE de São Luís” ressalta Emanuele.

Já as empresas que irão receber esses profissionais devem preparar internamente suas equipes para que haja o adequado acolhimento dos profissionais PCD´s, onde o respeito e a empatia serão fundamentais para a produtividade desses novos colaboradores, que apesar de suas limitação, podem e devem contribuir com suas habilidades.

Carlos André Torres tem um encurtamento na perna, mas isso não o impede de atuar como auxiliar de almoxarifado. Ele foi contratado para essa função há pouco tempo pelo Laboratório Lacmar, e garante que desde o início foi bem acolhido e se sente à vontade para desenvolver seu trabalho e crescer na empresa:

“Fui muito bem recebido aqui e estou satisfeito nessa empresa. Quero trabalhar bem para crescer e conquistar um patamar maior” declarou ele.  

Outra empresa com essa visão inclusiva é o Grupo Potiguar, que atualmente emprega um total de 33 pessoas com deficiências. A assistente de loja Josyane Silva é uma delas. O problema na fala não foi empecilho para a contratação, nem para que ela execute bem suas funções, conquistando o respeito de colegas e de clientes em geral.

“A nossa principal orientação para as empresas ao contratar PCD´s é a necessidade do respeito, do olhar de igualdade e de inclusão. A pessoa com deficiência mostra que é diferente por ter alguma limitação, mas todos temos capacidades e habilidades. E esse olhar de igualdade ajuda a desenvolver o melhor de cada profissional PCD. Todos temos um pouco pra ensinar e algo para aprender com eles. Aqui mesmo na Apae de São Luís e na Faculdade CEST temos vários colaboradores que foram alunos nossos, passaram pelo processo de formação e hoje são colaboradores eficientes, que contribuem muito no nosso dia a dia” lembra Emanuele Costa.

Rosilene Alves é ex- aluna da APAE de São Luís e foi contratada pela instituição. A colaboradora com deficiência intelectual é muito querida por todos, e revela que se sente realizada em poder contribuir com seus serviços e dedicação diariamente na entidade.

Joyce Silva tem problemas de fala e é atendente de loja na Potiguar, empresa que tem atualmente 33 colaboradores com deficiência

“Amo estar na Apae de São Luís, me sinto em casa aqui e não quero perder nenhum dia de trabalho. Sou feliz ajudando outras pessoas e devo muito a essa instituição” declara Rosilene.

Estudos mostram que trabalhadores PCD´s tendem a valorizar o emprego até mais que pessoas sem deficiência. Assim, as empresas no país devem enxergar a inclusão de colaboradores com deficiência como oportunidade, com muitas vantagens oriundas do ambiente corporativo mais diverso; e não como um problema legal a ser resolvido.

Grupo Fribal Conquista Destaque Atacadista: Ranking Abad / NielsenIQ 2022

Nessa terça – feira (10.05) às 10H30 será apresentado em evento online o Ranking Abad / NielsenIQ 2022 (ano base 2021). Serão conhecidos os maiores atacadistas e distribuidores do país.

O Grupo Fribal, pelo terceiro ano consecutivo, conquistou o primeiro lugar como a maior empresa atacadista do Maranhão (anos de 2019,2020 e agora 2021).

O evento terá a participação do Pres. da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) Leobardo Severini entre outros consultores convidados. Para acompanhar o evento online e ao vivo basta acessar o link: https://abad.com.br/inscricao-ranking-2022/

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima