CAPS AD Estado promove palestra de prevenção a drogas no Liceu Maranhense

A direção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) esteve, na manhã de hoje (4), no Liceu Maranhense, centro de São Luís (MA levando ação de prevenção para escolas da nossa rede de estadual. O tema foi Prevenção às Drogas e a Violência, além de palestra em seguida os alunos que tiveram atendimentos psicológico individualizado.

“Tenho certeza q a melhor forma de enfrentar as drogas e à violência nas escolas é por meio da educação e da escuta especializada , levar atendimento psicológico pela primeira vez a uma escola “, disse o diretor geral do CAPS AD Estado, Dr Marcelo Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.            

Juiz autoriza a saída temporária 745 apenados da prisão para o Dia das Mães

O juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Comarca da Ilha de São Luís, Rommel Cruz Viégas, encaminhou ofício à Secretaria de Administração Penitenciária, autorizando a saída temporária de 745 apenados do regime semiaberto para visita aos familiares em comemoração à semana do Dia das Mães de 2022. Os beneficiados foram autorizados a sair às 9h desta quarta-feira (04), devendo retornar aos estabelecimentos prisionais até as 18h do dia 10 de maio (terça-feira).

O magistrado também determinou que os dirigentes dos estabelecimentos prisionais da Comarca da Grande Ilha de São Luís comuniquem à VEP, até as 12h, do dia 23 de maio, o retorno dos internos e/ou eventuais alterações.

LEI DE EXECUÇÃO PENAL

Por preencherem os requisitos dos artigos 122 e 123 da Lei de Execução Penal, os apenados, se por outros motivos não estiverem presos, foram autorizados a sair das unidades prisionais, para visita aos seus familiares. Os beneficiados devem cumprir várias restrições como recolhimento à residência visitada, no período noturno; não frequentar festas, bares e similares; entre outras determinações.

De acordo com o artigo 123, “autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

Show de Sara Meireles (Ex- The Voice) no Almoço de Dia das Mães da Villa do Vinho Bistrô

FOTO – DIVULGAÇÃO: Na foto com Werher Bandeira, a cantora Sara Meireles (Ex The Voice), que será a atração especial do almoço de Dia das Mães do restaurante Villa do Vinho Bistrô

Uma das vozes mais bonitas da cidade, e que já foi destaque no programa The Voice Brasil, Sara Meireles será o presente especial de Werther Bandeira para as mães, nesse domingo (08.05).

A cantora fará pocket show no restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama à partir das 13H. E o melhor, sem cobrança de couvert artístico. Sua música vai completar a harmonização perfeita, unindo também boa gastronomia, drinks e vinhos para brindar o amor materno.

No Dia das Mães da Villa do Vinho, além da opção do menu individual e a la carte; haverá  também a opção de um menu especial, com entrada, prato especial e sobremesa no valor de R$ 98,90 por pessoa.

Para quem preferir celebrar a data em casa, com as delícias da Villa do Vinho Bistrô atenção, o serviço de delivery será somente para os pedidos antecipados e já reservados até sábado. Mais informações pelo whatsapp (98) 98125 3311.

Dia das Mães: especialista orienta sobre direitos do consumidor nas compras on-line

Saiba quais são as regras que ordenam as atividades no comércio eletrônico 

 As compras on-line ganharam novo significado com a pandemia da covid-19: mais cômoda e conveniente, com as medidas de distanciamento em vigor, a atividade se tornou preferência de muitos consumidores. O último levantamento realizado pela NielsenIQ Ebit demonstra que o comércio eletrônico apresentou alta de 2020 a 2021.  

Segundo a pesquisa, houve crescimento de 10% na quantidade total de consumidores on-line nesse período, saltando de 79,7 milhões para 87,7 milhões em 2021. De acordo com a sondagem, esse dado revela o amadurecimento no universo on-line, em que o novo comprador ou new shopper passa a ser um consumidor efetivo nesse tipo de compra. 

Faltando pouco para celebrar o Dia das Mães, que neste ano será comemorado em 8 de maio, o advogado Alan Morais, coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, faz uma lista de pontos para se manter a atenção na hora de fazer uma compra on-line: 

Não recebeu uma compra? 

É prudente que o consumidor tenha sempre algum comprovante de compra ou a página da aquisição realizada pela internet, mas quando não recebe o produto, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC da empresa para registrar o problema, e lembre-se de anotar o protocolo. Se nada for resolvido, a próxima etapa é a comunicação do ocorrido aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não haja resolução, procure o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível). 

Troca de produto 

Existindo eventual vício no produto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) assegura ao comprador o direito de exigir a substituição das partes viciadas. Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos ou o abatimento proporcional do preço. 

Se for produto essencial, como geladeira ou fogão, a loja deverá trocar assim que confirmar o defeito. De acordo com o artigo 26 do CDC, se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer quando a falha for detectada pelo consumidor. Caso a contratação tenha sido realizada fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio, o consumidor, independentemente da existência de vício ou defeito pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. Inclui-se nessa situação o fornecimento de produtos e serviços por telefone, em domicílio e on-line. 

Todo produto tem garantia 

De acordo com o artigo 26 do CDC, o prazo de garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Caso o fornecedor apresente prazo de garantia contratual maior do que o legal, obviamente, ele se compromete com essa oferta. Além das dicas acima, a especialista traz outros pontos mais específicos sobre o tema, mas que ainda são muito frequentes nas compras on-line. 

O desconto não foi dado corretamente 

Se a oferta foi apresentada ao consumidor, é aconselhável que ele tenha prova. Importante lembrar também que o desconto precisa ser claro e preciso sobre o que está oferecendo, seja preço, quantidade, característica, prazos e garantia. A solução aqui é repetir a primeira dica, ou seja, a comunicação do problema aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não se resolva, procurar o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível). 

Lembre-se também de conferir se a promoção é válida para o produto que está adquirindo, além de testá-lo na hora ou, se não for possível, realize o teste com a maior brevidade possível para poder usufruir das condições. 

Produto usado ou reembalado tem garantia? 

Sim. O CDC não diferencia venda de produto usado, reembalado ou de mostruário. Se o vendedor informar os vícios aparentes no momento da compra e incluir esses vícios na nota fiscal, o consumidor não poderá buscar a reparação. Agora, se o produto apresentar algum vício não relacionado na nota fiscal no ato da compra, o comprador poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal ou garantia contratual, se houver. 

E se o produto não chegar no prazo previsto e já tiver passado sete dias da compra? Posso desistir para pedir a devolução integral do valor? 

Como o CDC prevê que a desistência, nas negociações on-line, terá que ser feita no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto, assim caso o consumidor não receba o produto, ele estará no prazo de legal de desistir da compra e solicitar a restituição do dinheiro.  

Caso desista de uma compra on-line, a loja pode conceder crédito em vez de devolver o dinheiro em espécie? 

O CDC não prevê que a devolução seja apenas em espécie. Mas se a compra foi feita em dinheiro ou cartão, a loja terá que devolver da mesma forma. Entretanto, caso o consumidor aceite a devolução de forma diferente, o vendedor poderá fazê-lo. Colocando em prática essas dicas, o consumidor poderá realizar compras on-line sem prejuízos e, assim, desfrutar o Dia das Mães.  

Mais de 50 mil adolescentes aptos a votar no MA

Número de jovens eleitores cresce; campanhas lideradas por famosos estimulam adesão ao processo eleitoral

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Maranhão tem hoje exatos 52.455 adolescentes de 16 e 17 anos aptos a votar nas eleições de outubro. Esse quantitativo tem crescido nos últimos meses e deve ser maior a partir desta quinta-feira (05), quando já estarão encerrados os prazos para regularizar pendências junto à Justiça Eleitoral. Ainda segundo o TSE, o número de jovens eleitores aumentou 45% só no mês de março.  

Este ano, o apelo tem sido particularmente forte entre os adolescentes, graças a campanhas lideradas por ídolos juvenis como a atriz Larissa Manoela, a cantora Anitta e até mesmo astros de Hollywood, como os atores Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio. A professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Adriana Mendonça, afirma que essas mobilizações chamaram a atenção do público mais jovem.

“O aumento da quantidade de novos títulos de eleitor tirados por jovens, entre 16 e 18 anos, cujo voto é facultativo, decorre das campanhas mais atrativas e dinâmicas para os jovens, com adaptação de linguagem e atuação de forma assertiva dentro do espaço das mídias sociais”, explicou.

A facilidade em obter o documento – que pode ser feito em poucos minutos, pela Internet – é outro ponto positivo. Vale lembrar que, de modo geral, os adolescentes também estão mais engajados: em uma enquete realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a Ong Viração Educomunicação, dois em cada três adolescentes afirmaram acreditar que o voto tem poder para transformar a realidade, e 64% disseram que pretendem votar este ano.

Adriana frisa a importância de espaços adequados para os jovens, tanto nos canais institucionais quanto na militância partidária. “É preciso que se garanta à juventude espaços de atuação para além da função de eleitor. A juventude faz política através dos meios que encontra disponíveis, nas ruas, comunidades, associações de bairros e, sobretudo, na internet e nas mídias sociais”, afirmou. Ela frisa também o papel das escolas nesse processo, reforçando que os estudantes devem ser incentivados, desde cedo, a se organizar em grêmios e coletivos estudantis.

ABSTENÇÃO

Mas mesmo com o aumento do número de jovens com título de eleitor, o número de abstenções continua alto: nas últimas eleições, mais de 20% das pessoas deixaram de votar.

Para reverter a situação, Adriana reforça que é importante que as discussões que afetam a sociedade devem ser realizadas em linguagem adequada ao cotidiano e ao interesse das pessoas, aumentando assim o interesse pelo processo eleitoral.

“É preciso demonstrar a importância do voto consciente como ferramenta de transformação, necessária para uma vida melhor em sociedade, em diversas instituições como igrejas, associações e espaços culturais. Todos esses devem ser espaços de debate e conscientização sobre a importância do voto”, concluiu.

Existe uma maneira ideal de armazenar remédios?

Especialista dá dicas sobre a forma correta e práticas comuns que podem evitar riscos e acidentes

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento. A data foi criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. O objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

E um fator que pode influenciar diretamente nesses índices é o armazenamento dos remédios. Independente da sua forma, seja líquida, em comprimido ou pomada, guardá-los em qualquer local pode ser prejudicial à saúde. Dependendo da sua composição, o cuidado será ainda maior. Condições de temperatura, iluminação, umidade, entre outros aspectos, podem alterar sua eficácia.

Entre os locais mais inapropriados para o armazenamento de remédios estão: os armários de banheiros, despensas e janelas. Para explicar os motivos que tornam esses locais inadequados e a forma ideal para não alterar a composição, Maria Carolina, docente do curso de Farmácia da Facimp Wyden, deu algumas dicas.

“Antes de mais nada estejam atentos às instruções da embalagem e às bulas. Elas dão informações sobre o armazenamento ideal e a temperatura que o medicamento deve ser mantido”.

O que não é indicado

Umidade: Não é indicado manter os medicamentos em banheiros ou cozinhas. Esses locais são os mais úmidos da casa. O ideal é guardá-los em locais mais secos.

Temperatura: Não se indica guardar os medicamentos em locais mais quentes, como, por exemplo, em cima ou perto da geladeira e fogão. Tirando as exceções, é necessário que o remédio esteja numa temperatura entre 15 ºC e 30 ºC. O ideal é mantê-los em locais mais arejados.

Iluminação: É importante ter atenção à incidência de luz. Locais próximos às janelas devem ser evitados. Estes locais ficam expostos à luz do sol boa parte do dia.

Riscos

Segundo os registros recentes do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última década, os casos de intoxicação cresceram 20%. As crianças acabam sendo mais vulneráveis por não entenderem que não podem consumi-los a qualquer momento, como balas. Os animais domésticos também correm riscos.

Para finalizar, a docente da Facimp Wyden, alerta as pessoas sobre alguns riscos de intoxicação. “Nunca deixe xaropes, comprimidos e outras soluções em locais de fácil alcance. Todos os medicamentos precisam estar longe dos olhos dos pequenos e fora do alcance dos pets.

O uso equivocado de medicamentos pode reduzir a eficácia ou até mesmo agravar possíveis efeitos adversos.  Dessa forma, as pessoas aumentam as chances de desenvolverem problemas de saúde mais graves ou até mesmo morrer porque tomamos o medicamento errado.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima