Nesta quinta-feira (28), a Equatorial Maranhão recebeu a visita de importantes figuras do Exército Brasileiro. O General Chalella (Comandante Militar Do Norte); General Miranda Filho (Comandante Da 8ª Região Militar); General Gobert (Comandante Da 22ª Brigada De Infantaria De Selva) e suas comitivas.
Os militares vieram ao Maranhão para visitar o 24° Batalhão de Infantaria de Selva e infraestruturas estratégicas. E aproveitaram para conhecer as dinâmicas internas e dialogar sobre a atuação do Grupo Equatorial nos estados. Na reunião, os militares, juntamente com o Presidente da Equatorial Maranhão e diretoria do grupo, discutiram temas como geração e distribuição de energias sustentáveis, desafios ambientais das regiões amazônicas, ações socioambientais, acesso de serviços em áreas remotas, entre outros.
Para Sérvio Túlio, a visita das autoridades militares do Exército foi muito proveitosa. “Receber o Comandante Militar do Norte com sua comitiva é uma grande honra, e poder estreitar os laços de colaboração entre as instituições é de extrema relevância para as regiões de atuação do grupo e consecutivamente para a sociedade”, pontuou o Presidente da Equatorial Maranhão.
O General Challela agradeceu a recepção da Equatorial Maranhão e destacou a importância dessa relação amistosa. “Admiro a atuação da Equatorial pelo investimento em tecnologias, a atenção aos consumidores e o papel social importante. Pois a empresa produz e distribui energia em uma das áreas mais difíceis do brasil, a região da Amazônia Legal. Nós não só estamos preocupados com a segurança, mas também com o meio ambiente e a Equatorial se preocupa com isso desde a geração até a distribuição de energia elétrica. Foi muito bom vir até aqui para conhecer um pouco mais.”, enfatizou o General.
As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão fechadas nesse domingo (01.05), para uma merecida folga do Dia do Trabalho.
Quem quiser antecipar as compras nesse sábado (30.04), as lojas do Centro (Caminha da Boiada) e Av. dos Africanos abrem das 8H às 13H e as lojas da Cohafuma, Cohama e retorno da Forquilha funcionam até às 18H; assim como a Potiguar Imperatriz no bairro do Coco Grande.
No próximo domingo, 1º de maio – Dia do Trabalho, o Rio Anil Shopping vai funcionar da seguinte forma:
Lojas e Quiosques estarão fechados. A Praça de Alimentação e Lazer, vão funcionar das 12h às 20h. Academia Smart Fit, Banco Bradesco, Cartório e Lotérica não vão abrir. O Supermercado Mateus abre das 9h às 20h.
Milena Carvalho, aurora do projeto “Sou Mulher e Muita Coisa” que visa o empoderamento feminino, com Helder Teixeira, Dir. da Alumar, que através da Alcoa é patrocinadora master do projeto
Ação itinerante vai promover oficinas no NE visando o empoderamento femininocom patrocínio da Alcoa (master) e Grupo GR e tem como facilitadora aescritora e cineasta Milena Carvalho
As mulheres nordestinas são as protagonistas do projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, a cineasta e escritora maranhense Milena Carvalho; que conta com o patrocínio das empresas Alcoa (master) e Grupo GR e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, cujo início será nesse final de semana em Codó (MA) junto às quebradeiras de coco do bairro Nova Jerusalém.
O projeto tem a escrita autoficcional como forma de organização de pensamentos e sentimentos, a partir da leitura do livro “Quem é essa mulher” de autoria de Milena Carvalho; usado como material pedagógico e no qual ela aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.
Uma ação criada para levar à autoreflexão, e dar voz e vez às mulheres donas de casa, mães, de religião de matriz africana, parteiras, dançantes de grupos folclóricos, artesãs, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e muitas mais que carregam experiências particulares culturais, pessoais, estéticas e profissionais, e que ganharão força ao serem compartilhadas em rodas de conversa e através de oficinas de escrita criativa e afetiva com metodologia própria desenvolvida por Milena, responsável pela tutoria das oficinas. Ela vem realizando esses eventos junto a públicos diversos – professoras da educação básica, promotoras de justiça, internas de penitenciárias femininas, menores infratoras – sempre com muito êxito. Essa experiência despertou na autora o desejo não só de alcançar outras mulheres, nordestinas como ela, mas de ampliar sua perspectiva sobre as nuances deste universo feminino em sua própria escrita e disseminação desta literatura.
“Sou muito grata aos patrocinadores que nos permitiram viabilizar esse importante projeto. Nossa intenção é estimular, valorizar e resgatar o sentimento de pertencimento e autovalorização nas mulheres nordestinas, especialmente no interior do nordeste onde acontece essa ação. O projeto vem ao encontro da necessidade de criar um espaço comum e acolhedor exclusivamente para essas mulheres, onde elas possam sentir-se seguras e motivadas a realizar trocas de experiências e memórias tanto traumáticas quanto afetivas, com o intuito de identificar e modificar padrões comuns entre elas, como a culpabilidade, por exemplo, e de seu entorno. Vamos falar sobre situações traumáticas do universo feminino utilizando a linguagem do amor, e falar de abuso ou violência sexual sem o discurso do ódio, mas com foco no empoderamento feminino” explica Milena Carvalho.
Trata-se de uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, e acontece no período de 30 de abril a 03 de julho, percorrendo as cidades de Codó (MA), Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN). O projeto ainda prevê, para o mês de junho, a realização de uma palestra com roda de conversa sobre escrita criativa para estudantes da rede pública de ensino, a ser feita por Milena Carvalho em São Luís no IEMA / Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
A expectativa de Milena é que o projeto seja potente e transformador para as mulheres envolvidas, que carregam consigo a força e a resiliência típicas dos nordestinos; mas que habitam em uma região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio; desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país. Em suma, é preciso falar, escutar e refletir para fortalecer e mudar realidades ainda desfavoráveis às mulheres, reescrevendo novas histórias de vida e resistência.
Esse é uma ação de relevante papel social e cultural, e também uma oportunidade para as empresas patrocinadoras atuarem em uma ação alinhada ao ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e sustentabilidade).
“O Grupo GR acredita que apoiar projetos sociais sérios contribui para uma sociedade mais inclusiva, justa e com equidade, desta forma, confiamos no sucesso e na conquista dos objetivos almejados pelo projeto junto ao público em geral, trazendo aos envolvidos reflexões importantes sobre o tema proposto” declarou Rogério Rodrigues Santos, Gerente de Marketing do Grupo GR.
Nas rodas de conversas Milena Carvalho realiza a escuta afetiva, que serve de base para as Oficinas de Escrita Criativa do projeto
Para a empresa Alcoa, patrocinadora master do projeto, desenvolver estratégias em prol da valorização e do empoderamento das mulheres faz parte dos valores da empresa. “Acreditamos e valorizamos o talento das mulheres nas mais diversas áreas de atuação. Sempre apoiamos ações voltadas para a educação, desenvolvimento e empoderamento feminino e esse projeto vem colaborar para transformar a vida de muitas mulheres nordestinas, usando uma metodologia diferenciada e com impactos sociais relevantes. Desejamos muito sucesso a todas as participantes” declarou Helder Teixeira, Diretor da Alumar.
SERVIÇO / ROTEIRO DAS OFICINAS DO PROJETO “SOU MULHER E MUITO MAIS”
30/04 e 01/05 em Codó (MA) – Ass. das Quebradeiras de Coco do Bairro Nova Jerusalém
03 e 04/05 em Nazária (PI) – Ass. das Bordadeiras de Nazária
07 e 08/05 em Poranga (CE) – Aldeia Cajueiro
12 e 13/05 em Poço Redondo (SE)
17 e 18/05 em Cachoeira (BA)
16 e 17/06 em Santana do Mundaú (AL)
21 e 22/06 em Nazaré da Mata (PE)
26 e 27/06 em Taperoá (PB)
02 e 03 /07 em Macaíba (RN)
SOBRE A YABÁ FILMES
A YABÁ FILMES é uma empresa sociocultural que une o cinema, a literatura e o teatro em projetos multifuncionais, tendo como base a busca pelo protagonismo, o autoconhecimento, a cultura da coletividade, a doação, um olhar para a diversidade e para novas áreas integradas. Com projetos híbridos e itinerantes, abrange todo o território brasileiro, com a perspectiva de alcance internacional.
Sua missão é impactar diretamente nos territórios em que atua, utilizando ferramentas potencialmente transformadoras. Em um pacto com a solidariedade, a Yabá Filmes dedica-se a incentivar a auto percepção dos envolvidos como coautores e protagonistas de suas realidades gerando assim autonomia, a partir da mudança de perspectiva e por sua vez reconstruindo a relação com suas próprias histórias, com o outro e com o entorno.
SOBRE MILENA CARVALHO
Milena Carvalho é cineasta formada pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela, em Buenos Aires, onde residiu por cinco anos. É também arquiteta urbanista, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão. De volta ao Brasil realizou aulas de cinema no Complexo do Alemão – Rio de Janeiro, onde as atividades de roteiro e escrita criativa serviram de catarse para todos os participantes, especialmente para Milena. Dedicando-se a estudos de escrita e ao que ela tem de mais potente, publicou o livro de autoficção “Quem é essa mulher?”, que desencadeou em vários processos ressignificativos tanto para a autora, quanto para mais de 1.000 mulheres em todo o Brasil, e hoje alcança vôos mais altos. Compreendendo a construção de histórias como uma forma de organização de pensamentos e sentimentos, fundou a Yabá Filmes.
O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo recebendo Jéssica Melo, o Dir. do Lacmar Vinícius Braid, Paulo Braid Ribeiro, Pres. do Grupo Mercúrio; o Sec. Pedro Chagas (SEGEP), a Cons. Grupo Mercúrio Patrícia Vasconcelos, Valéria Amorim e Arthur Barros
SERVIÇOS ASSISTENCIAIS PARA USUÁRIOS DO FUNBEN SÃO APRESENTADOSPOR GESTORES DO GRUPO MERCÚRIO
Os serviços médicos e assistenciais ofertados aos servidores estaduais contribuintes do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão / FUNBEN são executados sob a gestão do Grupo Mercúrio que gerencia, entre outras redes credenciadas, as seguintes unidades próprias: o HSE / Hospital do Servidor estadual no Renascença; o HSLZ / Hospital São Luiz na Cidade Operária; a Unidade de Fisioterapia HSLZ; o CADH / Centro Ambulatorial e Diagnóstico Holandeses; Natus Lumine Maternidade e Hospital; todos esses em São Luís; além da Policlínica do Servidor em Imperatriz; e o Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar com 18 postos de coleta.
Todos os esforços da gestão do Grupo Mercúrio visam oferecer um serviço humanizado, descentralizado e de excelência máxima, tendo como maior objetivo a satisfação e o pronto atendimento dos usuários de todo o Maranhão, contribuintes do FUNBEN.
Esses e outros detalhes dessa prestação de serviços que é reconhecida e elogiada entre os servidores estaduais foi apresentada ao novo Secretário de Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (SEGEP) Pedro Chagas, em um evento de boas-vindas no HSE organizado pelo Diretor Geral do HSE / HSLZ / CADH / Policlínica do Servidor Plínio Valério Tuzzolo e equipe; e tendo o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mercúrio Paulo Braid Ribeiro como anfitrião. Abrindo a programação, o novo Secretário da SEGEP foi homenageado com uma placa, descerrada na sede do HSE.
“Nossa parceria com a SEGEP já dura dez anos e tem sido muito exitosa. Ao Secretário Pedro Chagas além de darmos as boas-vindas, também reforçamos o nosso compromisso em continuarmos investindo em equipamentos e acima de tudo, em pessoas, para oferecer sempre a melhor assistência a todos os usuários do FUNBEN. O Grupo Mercúrio se orgulha dessa parceria pautada pela ética e pelo trabalho dedicado de uma grande equipe multidisciplinar”, disse o Presidente Paulo Braid Ribeiro.
Também participaram do evento Vinicius Braid, Dir. do Laboratório Lacmar; a Conselheira Patrícia Vasconcelos e os Diretores Édem Lúcio Nicolau (Administrativo); Dra. Sílvia Mochel (Dir. Médica) e Beatriz Rosa (Dir. Enfermagem). Eles apresentaram suas respectivas áreas e indicadores.
O Sec. Pedro Chagas conheceu dados sobre os atendimentos prestados e que em 2021 alcançaram o total geral de 1.955.580 atendimentos realizados pelo HSE / HSLZ; além de mais de 3 milhões de procedimentos de exames clínicos realizados pelo Lacmar no ano passado. E mais que números, foram apresentados projetos inovadores e de qualidade, como a ação de medicina preventiva “HSLZ / HSE em Movimento”, que consiste em levar até as diversas autarquias da rede estadual, a oferta de exames e consultas clínicas com foco na prevenção de possíveis doenças silenciosas; com atendimentos descentralizados. Esse projeto tem obtido relevantes resultados e ajudado a detectar patologias como diabetes, cardiopatias; doenças vasculares e renais. Outro destaque é o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do HSE / HSLZ que durante o auge da pandemia da Covid19 criou e promoveu as ações “Gestos que Curam” e “Abraço Solidário” com mecanismos inovadores para aproximar as famílias dos pacientes internados em UTIS e em isolamento. Essas soluções foram decisivas para diminuir e/ou amenizar a incidência de casos de ansiedade e depressão entre os pacientes de longa internação.
Ao final da apresentação, o Sec. Pedro Chagas visitou as unidades do HSE, aproveitando para conferir de perto como são realizados os serviços considerados de alto padrão aos usuários do FUNBEN naquela unidade.
Segundo o Dir. do Lacmar Vinícius Braid a missão do Grupo Mercúrio é seguir investindo para oferecer os melhores serviços:
“Recentemente ampliamos e modernizamos toda a estrutura do Lacmar, que conta hoje com um parque tecnológico que é um dos mais modernos de toda a América Latina; e com equipamentos do mesmo nível dos melhores laboratórios do país”, revelou ele.
O Dir. Geral do HSE / HSLZ / CADH / Policlínica do Servidor Plínio Tuzzolo agradeceu a visita do Secretário Pedro Chagas, reforçando a importância da parceria com a SEGEP:
“Nós estamos aqui para prestar a melhor assistência aos servidores estaduais. Mas ressalto que, saúde não se faz apenas com capacidade técnica e com a razão. Se faz também com o coração, e é assim que trabalhamos aqui. Agradecemos a visita do Sec. Pedro Chagas ao HSE, reforçando que estamos em sintonia e compromissados em seguir prestando um atendimento de alto padrão, como nos exige a SEGEP”, declarou Plínio Tuzzolo.
O Sec. Pedro Chagas agradeceu a acolhida e reafirmou as diretrizes do Governo do Estado em priorizar a assistência de qualidade aos servidores estaduais:
“Gostaria de parabenizar o que já está sendo executado, e me colocar à disposição para que, de acordo com as diretrizes do Governador Carlos Brandão possamos planejar novos incrementos, novas metas e ações para melhoria desses atendimentos” afirmou o Secretário.
Ação da Equatorial Maranhão vale para a troca dos equipamentos antigos aos clientes da Grande Ilha
O programa “Troca com Bônus” da Equatorial Maranhão já está disponível para os clientes de São Luís e da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar) oferecendo 50% de desconto para a compra de novos eletrodomésticos mais econômicos e eficientes, em troca dos antigos que consomem mais energia. O programa faz parte das ações de Eficiência Energética da Equatorial Energia Maranhão regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O “Troca com Bônus” está disponibilizando 1.430 eletrodomésticos entre geladeiras, ar condicionados, ventiladores e televisores para aquisição, mediante troca do eletrodoméstico antigo, com o benefício do desconto de 50% sobre o valor total do produto. Ou seja: o cliente pagará apenas metade do valor do equipamento e a Equatorial Maranhão pagará a outra metade. O programa segue enquanto durar o estoque, com uma quantidade limitada de venda de produtos por dia, respeitando a capacidade diária de atendimento dos lojistas credenciados do projeto. Fique atento!
“Os clientes que participarem do programa, efetuando a troca, estarão adquirindo um equipamento mais econômico e eficiente, trazendo economia a curto prazo com o desconto de 50% na compra do produto novo, e a longo prazo com a redução no valor da fatura de energia, já que todos os produtos cadastrados na campanha têm selo Classe A do Procel”, pontua o Gerente de Relacionamento com o Cliente, Rainilton Andrade.
O Analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, chama atenção para os benefícios do programa para o meio ambiente. “Além do benefício do bônus de 50% aos clientes, o “Troca com Bônus” contribui para a proteção dos recursos naturais através do descarte correto dos eletrodomésticos que poderiam ser jogados no lixo comum. Ou seja, os clientes também contribuirão diretamente com o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais”, destaca.
Confira as regras do programa:
Para participar é necessário que o cliente seja residencial (comum, rural ou baixa renda), não possua débitos vencidos com a Equatorial Energia, acesse o site da Equatorial Energia (www.equatorialenergia.com.br), clique em Maranhão, em seguida no banner do programa e depois em “Cadastre-se”. Preencha os dados solicitados, escolha o seu produto e dirija-se a uma das 5 lojas credenciadas, em até 72h para realizar o pagamento.
Atenção – Será permitida a troca de um equipamento por conta contrato e o antigo, que será trocado, deverá estar em funcionamento. Além de arcar com o valor restante dos 50% do equipamento diretamente com a loja conveniada, o cliente deverá assumir os custos com a retirada e instalação tanto do equipamento usado, quanto do novo em sua residência.
Médico do IDOMED Fameac esclarece essa máxima popular
Ao perceberem uma melhora em seu quadro de saúde durante uma gripe, muitas pessoas já tiveram a sensação de piora dos sintomas durante o período noturno, como se o avançar das horas fosse a principal causa dessa condição. Além disso, é comum as pessoas escutarem recomendações dos familiares para que se tome mais cuidado no período da noite, pois este seria o momento em que estaríamos mais propensos a agravar o quadro de alguma doença respiratória.
Será que isso faz sentido ou é apenas mais uma espécie de conto popular? O médico e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Pablo Germano, explica melhor essa possibilidade.
Pablo conta que essa máxima é verdade para algumas doenças, principalmente as doenças respiratórias, como, por exemplo, a asma, gripe e resfriados. “Um dos principais motivos que explicam essa piora à noite, se dá pela diminuição dos níveis do hormônio cortisol, que influencia e ajuda a regular a parte respiratória”, explica o médico.
Outro detalhe explicado pelo professor do IDOMED Fameac, é que, à noite, normalmente as pessoas ficam mais tempo deitadas, seja naquele relaxamento pós estudo ou trabalho, ou mesmo na hora de dormir. Essa condição limita a realização dos processos de inspiração e expiração, gerando menos movimento respiratório e, facilitando assim, a obstrução nasal, o acúmulo de secreção nos seios da face e entupimento do nariz. Por isso, os casos gripais e alergias como a rinossinusite, são os mais comuns de apresentarem piora durante a noite.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…