Equatorial Maranhão recebe visita de generais do Exército Brasileiro

Nesta quinta-feira (28), a Equatorial Maranhão recebeu a visita de importantes figuras do Exército Brasileiro. O General Chalella (Comandante Militar Do Norte); General Miranda Filho (Comandante Da 8ª Região Militar); General Gobert (Comandante Da 22ª Brigada De Infantaria De Selva) e suas comitivas.

Os militares vieram ao Maranhão para visitar  o 24° Batalhão de Infantaria de Selva e infraestruturas estratégicas. E aproveitaram para conhecer as dinâmicas internas e dialogar sobre a atuação do Grupo Equatorial nos estados. Na reunião, os militares, juntamente com o Presidente da Equatorial Maranhão e diretoria do grupo, discutiram temas como geração e distribuição de energias sustentáveis, desafios ambientais das regiões amazônicas, ações socioambientais, acesso de serviços em áreas remotas, entre outros.

Para Sérvio Túlio, a visita das autoridades militares do Exército foi muito proveitosa. “Receber o Comandante Militar do Norte com sua comitiva é uma grande honra, e poder estreitar os laços de colaboração entre as instituições é de extrema relevância para as regiões de atuação do grupo e consecutivamente para a sociedade”, pontuou o Presidente da Equatorial Maranhão.

O General Challela agradeceu a recepção da Equatorial Maranhão e destacou a importância dessa relação amistosa. “Admiro a atuação da Equatorial pelo investimento em tecnologias, a atenção aos consumidores e o papel social importante. Pois a empresa produz e distribui energia em uma das áreas mais difíceis do brasil, a região da Amazônia Legal. Nós não só estamos preocupados com a segurança, mas também com o meio ambiente e a Equatorial se preocupa com isso desde a geração até a distribuição de energia elétrica. Foi muito bom vir até aqui para conhecer um pouco mais.”, enfatizou o General. 

Lojas Potiguar fechadas no Dia do Trabalho (01/05)

As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão fechadas nesse domingo (01.05), para uma merecida folga do Dia do Trabalho.

Quem quiser antecipar as compras nesse sábado (30.04), as lojas do Centro (Caminha da Boiada) e Av. dos Africanos abrem das 8H às 13H e as lojas da Cohafuma, Cohama e retorno da Forquilha funcionam até às 18H; assim como a Potiguar Imperatriz no bairro do Coco Grande.

RIO ANIL INFORMA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO NO FERIADO DE 1º DE MAIO – DIA DO TRABALHO

No próximo domingo, 1º de maio – Dia do Trabalho, o Rio Anil Shopping vai funcionar da seguinte forma:

Lojas e Quiosques estarão fechados. A Praça de Alimentação e Lazer, vão funcionar das 12h às 20h. Academia Smart Fit, Banco Bradesco, Cartório e Lotérica não vão abrir. O Supermercado Mateus abre das 9h às 20h. 

Projeto Cultural “Sou Mulher e Muita Coisa” inicia nesse sábado (30.04) em Codó com quebradeiras de coco

Milena Carvalho, aurora do projeto “Sou Mulher e Muita Coisa” que visa o empoderamento feminino, com Helder Teixeira, Dir. da Alumar, que através da Alcoa é patrocinadora master do projeto

Ação itinerante vai promover oficinas no NE visando o empoderamento feminino com patrocínio da Alcoa (master) e Grupo GR e tem como facilitadora a escritora e cineasta Milena Carvalho

As mulheres nordestinas são as protagonistas do projeto cultural “Sou Mulher e Muita Coisa”, iniciativa da Yabá Filmes e de sua fundadora, a cineasta e escritora maranhense Milena Carvalho; que conta com o patrocínio das empresas Alcoa (master) e Grupo GR e do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, cujo início será nesse final de semana em Codó (MA) junto às quebradeiras de coco do bairro Nova Jerusalém.

O projeto tem a escrita autoficcional como forma de organização de pensamentos e sentimentos, a partir da leitura do livro “Quem é essa mulher” de autoria de Milena Carvalho; usado como material pedagógico e no qual ela aborda temas como violência sexual, maternidade na adolescência, padrões comportamentais de uma educação não feminista, superação e amor.

Uma ação criada para levar à autoreflexão, e dar voz e vez às mulheres donas de casa, mães, de religião de matriz africana, parteiras, dançantes de grupos folclóricos, artesãs, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco e muitas mais que carregam experiências particulares culturais, pessoais, estéticas e profissionais, e que ganharão força ao serem compartilhadas em rodas de conversa e através de oficinas de escrita criativa e afetiva com metodologia própria desenvolvida por Milena, responsável pela tutoria das oficinas. Ela vem realizando esses eventos junto a públicos diversos – professoras da educação básica, promotoras de justiça, internas de penitenciárias femininas, menores infratoras – sempre com muito êxito. Essa experiência despertou na autora o desejo não só de alcançar outras mulheres, nordestinas como ela, mas de ampliar sua perspectiva sobre as nuances deste universo feminino em sua própria escrita e disseminação desta literatura.

“Sou muito grata aos patrocinadores que nos permitiram viabilizar esse importante projeto. Nossa intenção é estimular, valorizar e resgatar o sentimento de pertencimento e autovalorização nas mulheres nordestinas, especialmente no interior do nordeste onde acontece essa ação. O projeto vem ao encontro da necessidade de criar um espaço comum e acolhedor exclusivamente para essas mulheres, onde elas possam sentir-se seguras e motivadas a realizar trocas de experiências e memórias tanto traumáticas quanto afetivas, com o intuito de identificar e modificar padrões comuns entre elas, como a culpabilidade, por exemplo, e de seu entorno. Vamos falar sobre situações traumáticas do universo feminino utilizando a linguagem do amor, e falar de abuso ou violência sexual sem o discurso do ódio, mas com foco no empoderamento feminino” explica Milena Carvalho.

Trata-se de uma verdadeira “imersão na alma” da mulher nordestina, e acontece no período de 30 de abril a 03 de julho, percorrendo as cidades de Codó (MA), Nazária (PI), Poranga (CE), Poço Redondo (SE), Cachoeira (BA), Santana do Mundaú (AL), Taperoá (PB), Nazaré da Mata (PE) e Macaíba (RN). O projeto ainda prevê, para o mês de junho, a realização de uma palestra com roda de conversa sobre escrita criativa para estudantes da rede pública de ensino, a ser feita por Milena Carvalho em São Luís no IEMA / Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

A expectativa de Milena é que o projeto seja potente e transformador para as mulheres envolvidas, que carregam consigo a força e a resiliência típicas dos nordestinos; mas que habitam em uma região onde as taxas de abuso sexual e crimes de feminicídio; desemprego e maternidade na adolescência são das mais altas do país. Em suma, é preciso falar, escutar e refletir para fortalecer e mudar realidades ainda desfavoráveis às mulheres, reescrevendo novas histórias de vida e resistência.

Esse é uma ação de relevante papel social e cultural, e também uma oportunidade para as empresas patrocinadoras atuarem em uma ação alinhada ao ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e sustentabilidade).

“O Grupo GR acredita que apoiar projetos sociais sérios contribui para uma sociedade mais inclusiva, justa e com equidade, desta forma, confiamos no sucesso e na conquista dos objetivos almejados pelo projeto junto ao público em geral, trazendo aos envolvidos reflexões importantes sobre o tema proposto” declarou Rogério Rodrigues Santos, Gerente de Marketing do Grupo GR. 

Nas rodas de conversas Milena Carvalho realiza a escuta afetiva, que serve de base para as Oficinas de Escrita Criativa do projeto

Para a empresa Alcoa, patrocinadora master do projeto, desenvolver estratégias em prol da valorização e do empoderamento das mulheres faz parte dos valores da empresa. “Acreditamos e valorizamos o talento das mulheres nas mais diversas áreas de atuação. Sempre apoiamos ações voltadas para a educação, desenvolvimento e empoderamento feminino e esse projeto vem colaborar para transformar a vida de muitas mulheres nordestinas, usando uma metodologia diferenciada e com impactos sociais relevantes. Desejamos muito sucesso a todas as participantes” declarou Helder Teixeira, Diretor da Alumar.

SERVIÇO / ROTEIRO DAS OFICINAS DO PROJETO “SOU MULHER E MUITO MAIS”

30/04 e 01/05 em Codó (MA) – Ass. das Quebradeiras de Coco do Bairro Nova Jerusalém

03 e 04/05 em Nazária (PI) – Ass. das Bordadeiras de Nazária

07 e 08/05 em Poranga (CE) – Aldeia Cajueiro

12 e 13/05 em Poço Redondo (SE)

17 e 18/05 em Cachoeira (BA)

16 e 17/06 em Santana do Mundaú (AL)

21 e 22/06 em Nazaré da Mata (PE)

26 e 27/06 em Taperoá (PB)

02 e 03 /07 em Macaíba (RN)

SOBRE A YABÁ FILMES

A YABÁ FILMES é uma empresa sociocultural que une o cinema, a literatura e o teatro em projetos multifuncionais, tendo como base a busca pelo protagonismo, o autoconhecimento, a cultura da coletividade, a doação, um olhar para a diversidade e para novas áreas integradas. Com projetos híbridos e itinerantes, abrange todo o território brasileiro, com a perspectiva de alcance internacional.

Sua missão é impactar diretamente nos territórios em que atua, utilizando ferramentas potencialmente transformadoras. Em um pacto com a solidariedade, a Yabá Filmes dedica-se a incentivar a auto percepção dos envolvidos como coautores e protagonistas de suas realidades gerando assim autonomia, a partir da mudança de perspectiva e por sua vez reconstruindo a relação com suas próprias histórias, com o outro e com o entorno.

SOBRE MILENA CARVALHO

Milena Carvalho é cineasta formada pela Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela, em Buenos Aires, onde residiu por cinco anos. É também arquiteta urbanista, graduada pela Universidade Estadual do Maranhão. De volta ao Brasil realizou aulas de cinema no Complexo do Alemão – Rio de Janeiro, onde as atividades de roteiro e escrita criativa serviram de catarse para todos os participantes, especialmente para Milena. Dedicando-se a estudos de escrita e ao que ela tem de mais potente, publicou o livro de autoficção “Quem é essa mulher?”, que desencadeou em vários processos ressignificativos tanto para a autora, quanto para mais de 1.000 mulheres em todo o Brasil, e hoje alcança vôos mais altos. Compreendendo a construção de histórias como uma forma de organização de pensamentos e sentimentos, fundou a Yabá Filmes.

SECRETÁRIO DA SEGEP PEDRO CHAGAS VISITA HOSPITAL DOS SERVIDORES ESTADUAIS

O Dir. Geral do HSE / HSLZ Plínio Tuzzolo recebendo Jéssica Melo, o Dir. do Lacmar Vinícius Braid, Paulo Braid Ribeiro, Pres. do Grupo Mercúrio; o Sec. Pedro Chagas (SEGEP), a Cons. Grupo Mercúrio Patrícia Vasconcelos, Valéria Amorim e Arthur Barros

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS PARA USUÁRIOS DO FUNBEN SÃO APRESENTADOS POR GESTORES DO GRUPO MERCÚRIO  

Os serviços médicos e assistenciais ofertados aos servidores estaduais contribuintes do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão /  FUNBEN são executados sob a gestão do Grupo Mercúrio que gerencia, entre outras redes credenciadas, as seguintes unidades próprias: o HSE / Hospital do Servidor estadual no Renascença; o HSLZ / Hospital São Luiz na Cidade Operária; a Unidade de Fisioterapia HSLZ; o CADH / Centro Ambulatorial e Diagnóstico Holandeses; Natus Lumine Maternidade e Hospital; todos esses em São Luís; além da Policlínica do Servidor em Imperatriz; e o Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar com 18 postos de coleta.  

Todos os esforços da gestão do Grupo Mercúrio visam oferecer um serviço humanizado, descentralizado e de excelência máxima, tendo como maior objetivo a satisfação e o pronto atendimento dos usuários de todo o Maranhão, contribuintes do FUNBEN.

Esses e outros detalhes dessa prestação de serviços que é reconhecida e elogiada entre os servidores estaduais foi apresentada ao novo Secretário de Gestão, Patrimônio e Assistência aos Servidores (SEGEP) Pedro Chagas, em um evento de boas-vindas no HSE organizado pelo Diretor Geral do HSE / HSLZ / CADH / Policlínica do Servidor Plínio Valério Tuzzolo e equipe; e tendo o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Mercúrio Paulo Braid Ribeiro como anfitrião. Abrindo a programação, o novo Secretário da SEGEP foi homenageado com uma placa, descerrada na sede do HSE.

“Nossa parceria com a SEGEP já dura dez anos e tem sido muito exitosa. Ao Secretário Pedro Chagas além de darmos as boas-vindas, também reforçamos o nosso compromisso em continuarmos investindo em equipamentos e acima de tudo, em pessoas, para oferecer sempre a melhor assistência a todos os usuários do FUNBEN. O Grupo Mercúrio se orgulha dessa parceria pautada pela ética e pelo trabalho dedicado de uma grande equipe multidisciplinar”, disse o Presidente Paulo Braid Ribeiro.  

Também participaram do evento Vinicius Braid, Dir. do Laboratório Lacmar; a Conselheira Patrícia Vasconcelos e os Diretores Édem Lúcio Nicolau (Administrativo); Dra. Sílvia Mochel (Dir. Médica) e Beatriz Rosa (Dir. Enfermagem). Eles apresentaram suas respectivas áreas e indicadores.

O Sec. Pedro Chagas conheceu dados sobre os atendimentos prestados e que em 2021 alcançaram o total geral de 1.955.580 atendimentos realizados pelo HSE / HSLZ; além de mais de 3 milhões de procedimentos de exames clínicos realizados pelo Lacmar no ano passado. E mais que números, foram apresentados projetos inovadores e de qualidade, como a ação de medicina preventiva  “HSLZ / HSE em Movimento”,  que consiste em levar até as diversas autarquias da rede estadual, a oferta de exames e consultas clínicas com foco na prevenção de possíveis doenças silenciosas; com atendimentos descentralizados. Esse projeto tem obtido relevantes resultados e ajudado a detectar patologias como diabetes, cardiopatias; doenças vasculares e renais. Outro destaque é o Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do HSE / HSLZ que durante o auge da pandemia da Covid19 criou e promoveu as ações “Gestos que Curam” e “Abraço Solidário” com mecanismos inovadores para aproximar as famílias dos pacientes internados em UTIS e em isolamento. Essas soluções foram decisivas para diminuir e/ou amenizar a incidência de casos de ansiedade e depressão entre os pacientes de longa internação.

Ao final da apresentação, o Sec. Pedro Chagas visitou as unidades do HSE, aproveitando para conferir de perto como são realizados os serviços considerados de alto padrão aos usuários do FUNBEN naquela unidade.

Segundo o Dir. do Lacmar Vinícius Braid a missão do Grupo Mercúrio é seguir investindo para oferecer os melhores serviços:

“Recentemente ampliamos e modernizamos toda a estrutura do Lacmar, que conta hoje com um parque tecnológico que é um dos mais modernos de toda a América Latina; e com equipamentos do mesmo nível dos melhores laboratórios do país”, revelou ele.

O Dir. Geral do HSE / HSLZ / CADH / Policlínica do Servidor Plínio Tuzzolo agradeceu a visita do Secretário Pedro Chagas, reforçando a importância da parceria com a SEGEP:

“Nós estamos aqui para prestar a melhor assistência aos servidores estaduais. Mas ressalto que, saúde não se faz apenas com capacidade técnica e com a razão. Se faz também com o coração, e é assim que trabalhamos aqui. Agradecemos a visita do Sec. Pedro Chagas ao HSE, reforçando que estamos em sintonia e compromissados em seguir prestando um atendimento de alto padrão, como nos exige a SEGEP”, declarou Plínio Tuzzolo.

O Sec. Pedro Chagas agradeceu a acolhida e reafirmou as diretrizes do Governo do Estado em priorizar a assistência de qualidade aos servidores estaduais:

“Gostaria de parabenizar o que já está sendo executado, e me colocar à disposição para que, de acordo com as diretrizes do Governador Carlos Brandão possamos planejar novos incrementos, novas metas e ações para melhoria desses atendimentos” afirmou o Secretário.

Incentivo à economia de energia: Programa “Troca com Bônus” dá 50% de desconto na compra de eletrodomésticos

Ação da Equatorial Maranhão vale para a troca dos equipamentos antigos aos clientes da Grande Ilha

O programa “Troca com Bônus” da Equatorial Maranhão já está disponível para os clientes de São Luís e da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar) oferecendo 50% de desconto para a compra de novos eletrodomésticos mais econômicos e eficientes, em troca dos antigos que consomem mais energia. O programa faz parte das ações de Eficiência Energética da Equatorial Energia Maranhão regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O “Troca com Bônus” está disponibilizando 1.430 eletrodomésticos entre geladeiras, ar condicionados, ventiladores e televisores para aquisição, mediante troca do eletrodoméstico antigo, com o benefício do desconto de 50% sobre o valor total do produto. Ou seja: o cliente pagará apenas metade do valor do equipamento e a Equatorial Maranhão pagará a outra metade. O programa segue enquanto durar o estoque, com uma quantidade limitada de venda de produtos por dia, respeitando a capacidade diária de atendimento dos lojistas credenciados do projeto. Fique atento!

“Os clientes que participarem do programa, efetuando a troca, estarão adquirindo um equipamento mais econômico e eficiente, trazendo economia a curto prazo com o desconto de 50% na compra do produto novo, e a longo prazo com a redução no valor da fatura de energia, já que todos os produtos cadastrados na campanha têm selo Classe A do Procel”, pontua o Gerente de Relacionamento com o Cliente, Rainilton Andrade. 

O Analista de Projetos do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Luís Emílio Filho, chama atenção para os benefícios do programa para o meio ambiente. “Além do benefício do bônus de 50% aos clientes, o “Troca com Bônus” contribui para a proteção dos recursos naturais através do descarte correto dos eletrodomésticos que poderiam ser jogados no lixo comum. Ou seja, os clientes também contribuirão diretamente com o meio ambiente, minimizando os impactos ambientais”, destaca.

Confira as regras do programa:

Para participar é necessário que o cliente seja residencial (comum, rural ou baixa renda), não possua débitos vencidos com a Equatorial Energia, acesse o site da Equatorial Energia (www.equatorialenergia.com.br), clique em Maranhão, em seguida no banner do programa e depois em “Cadastre-se”. Preencha os dados solicitados, escolha o seu produto e dirija-se a uma das 5 lojas credenciadas, em até 72h para realizar o pagamento.

Atenção – Será permitida a troca de um equipamento por conta contrato e o antigo, que será trocado, deverá estar em funcionamento. Além de arcar com o valor restante dos 50% do equipamento diretamente com a loja conveniada, o cliente deverá assumir os custos com a retirada e instalação tanto do equipamento usado, quanto do novo em sua residência.

É verdade que algumas doenças pioram durante a noite?

Médico do IDOMED Fameac esclarece essa máxima popular

Ao perceberem uma melhora em seu quadro de saúde durante uma gripe, muitas pessoas já tiveram a sensação de piora dos sintomas durante o período noturno, como se o avançar das horas fosse a principal causa dessa condição. Além disso, é comum as pessoas escutarem recomendações dos familiares para que se tome mais cuidado no período da noite, pois este seria o momento em que estaríamos mais propensos a agravar o quadro de alguma doença respiratória.


Será que isso faz sentido ou é apenas mais uma espécie de conto popular? O médico e professor da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED Fameac), Pablo Germano, explica melhor essa possibilidade.


Pablo conta que essa máxima é verdade para algumas doenças, principalmente as doenças respiratórias, como, por exemplo, a asma, gripe e resfriados. “Um dos principais motivos que explicam essa piora à noite, se dá pela diminuição dos níveis do hormônio cortisol, que influencia e ajuda a regular a parte respiratória”, explica o médico.


Outro detalhe explicado pelo professor do IDOMED Fameac, é que, à noite, normalmente as pessoas ficam mais tempo deitadas, seja naquele relaxamento pós estudo ou trabalho, ou mesmo na hora de dormir. Essa condição limita a realização dos processos de inspiração e expiração, gerando menos movimento respiratório e, facilitando assim, a obstrução nasal, o acúmulo de secreção nos seios da face e entupimento do nariz. Por isso, os casos gripais e alergias como a rinossinusite, são os mais comuns de apresentarem piora durante a noite.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima