MENU MUSICAL NA VILLA DO VINHO BISTRÔ NESSE FERIADO E FIM DE SEMANA

O saxofonista Henrique França, que se apresenta nessa quarta (20.04) na Villa do Vinho Bistrô na Cohama.

Nada melhor que curtir a Ilha em clima de feriadão; unindo boa gastronomia, drinks especiais e shows intimistas com música de qualidade e detalhe: Sem cobrança de couvert artístico.

Estamos falando da programação do restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama, que sob o comando de Werther Bandeira, está com música ao vivo nessa quarta – feira(20/04), véspera do feriado, com o sax de Henrique França. Na quinta – feira (21/04), o restaurante estará fechado com eventos privados.

A cantora Patrícia Ribeiro, que fará show intimista na Villa do Vinho Bistrô nessa sexta (22.04)

Mas na Sexta (22.04) estará aberto desde o almoço, e no jantar terá pocket show intimista da cantora Patrícia Ribeiro. E no sábado (23.04) tem o melhor da MPB com a cantora Lívia Amaral.

A Lívia Amaral que vai apresentar o melhor da MPB no jantar deste sábado (23.04) na Villa do Vinho Bistrô.

Já no domingo, a casa abre somente para almoço, com menu à la carte ou a opção do almoço executivo. Vale a pena curtir esse feriado e fim de semana com música, drinks e excelente gastronomia.

Lojas Potiguar abertas no Dia de Tiradentes (21/04)

FOTO – DIVULGAÇÃO: Todas as lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão abertas das 8H às 18H nessa quinta – feira, no Feriado do Dia de Tiradentes (21/04)

As lojas Potiguar de São Luís e de Imperatriz estarão abertas das 8H às 18H nessa quinta – feira(21.04), Feriado do Dia de Tiradentes. Apenas  CD / Centro de Distribuição estará fechado.

Quem quiser aproveitar o feriado para ir até uma loja Potiguar, poderá conferir as diversas ofertas e o amplo mix de produtos para construção, decoração e utensílios para o lar em geral; além de descontos especiais em mais de 200 produtos do Festival de Banheiro e Cozinha Potiguar. Fica a dica!

Livro dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito vai revelar ao mundo a voz de uma floresta e de um povo que tem muito a ensinar e inspirar

FOTO – EDGAR ROCHA: O cacique Sílvio Santana, Fabiana Guajajara, Davi Guajajara e os fotógrafos Meireles Jr. e Taciano Brito, que estão na fase final de produção do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”

O Dia dos Povos Indígenas (19.04) esse ano teve sabor especial: O dos bastidores da produção do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo” assinado pelos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, que vai mostrar um pouco da riqueza cultural, ancestral e espiritual dos povos Tenetehar ou Tentehar (Guajajaras) e Awá Guaja, que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão.

Em fase final de produção, esse livro conta com o patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e será lançado até o início do próximo mês de junho. A obra vai revelar, através dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel; a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.

Para a matriarca Maria Santana “este livro será uma lembrança eterna para aqueles que estão ficando. Eu me sinto feliz e a comunidade também entende que o livro é histórico. É mais um avanço para nós, Guajajara!”.

Davi Guajajara lembra que “cada ancião é uma biblioteca viva, com uma riqueza de sabedoria que não pode ser esquecida ou perdida. Registrar é resistir, para garantir que as próximas gerações possam manter viva a cultura e a ancestralidade do nosso povo”, defende ele.

Segundo o Cacique Sílvio Santana, Presidente do Instituto Centro de Saberes Tentehar Tukan “essa obra torna-se então um registro importante para a preservação do nosso território e dos Tentehar”. A Diretora Geral do Centro de Saberes Tentehar Tukan Fabiana Guajajara reforça que “a cultura originária nos foi repassada através da oralidade. Os saberes milenares do Povo Tentehar, por meio de suas festas tradicionais, agora estão eternizados em uma obra para as futuras gerações”.   

Vale lembrar que, como pontua no livro a Doutora em Educação Indígena Hosannah Bandeira “o Maranhão possui uma das maiores concentrações de povos indígenas do Brasil. É uma região que concentra  aldeias urbanas, rurais e povos isolados. Dos seus 217 municípios, 25 são habitados por indígenas. Há 18 áreas indígenas demarcadas no Maranhão, sendo que os Tentehar, mais conhecidos como Guajajara, ocupam 12 dessas áreas. São povos resistentes, determinados, dinâmicos, espirituais, falantes do tupi. Para eles, os mundos natural e sobrenatural, homem e natureza se confundem”.  

Mais que um livro de registros culturais, essa é uma obra para ensinar, inspirar e transformar a todos.

Equatorial Maranhão informa sobre funcionamento durante o feriado de Tiradentes

Por conta do feriado do dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, a Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial, credenciados e postos E+ Reciclagem não funcionarão, em todo o Maranhão. A Distribuidora orienta que os clientes antecipem sua reciclagem ou ida aos pontos de atendimento, caso desejem resolver algo presencialmente, ou aguardem o retorno das atividades na sexta-feira (22).

A Equatorial Maranhão reforça o uso dos canais digitais de atendimento, que funcionam 24 horas, inclusive nos feridos e fim de semana. Os clientes que precisarem informar falta de energia, emitir código para pagamento, segunda via de conta, consultar débitos, solicitar religação ou realizar cadastro de tarifa social baixa renda poderão fazê-lo pelo WhatsApp, no número (98) 2055-0116 e, serão atendidos pela Clara, a Assistente Virtual da Equatorial Maranhão.  Outros serviços poderão ser acionados pelo aplicativo da Equatorial Maranhão ou no site www.equatorialenergia.com.br. Se preferir ligar, a Central 116 também atende 24 horas, com ligação gratuita.

Campanha Abril Laranja alerta sobre maus-tratos aos animais

O objetivo é prevenir ações de crueldade contra os pets 

Este mês é voltado para a campanha “Abril Laranja”, destinada à sensibilização e combate aos crimes de maus-tratos e crueldade com os animais. O objetivo é atuar junto à população com campanhas informativas e de conscientização sobre essas ocorrências e prevenir que situações, como abandonos e agressões, não ocorram. 

A médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Pitágoras, Camila Silva, detalha sobre as práticas de maus-tratos aos animais. “A agressão, mutilação, envenenamento, manutenção em local incompatível com seu porte, sem iluminação, ventilação e boa higiene, deixar o animal exposto ao sol por longo período de tempo ou em lugar sem abrigo de sol, fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades nutricionais são situações de maus-tratos, além de prender o bicho em corrente ou corda muito curta”, pontua. 

A pandemia do novo coronavírus trouxe impacto, também, na vida dos animais. O abandono e maus-tratos de cães e gatos cresceram neste período. Segundo ONGs de proteção animal, o aumento de denúncias foi de mais de 20%, no ano de 2020. 

A médica veterinária lembra que durante a pandemia existiu um tabu que os animais, ainda, poderiam transmitir a COVID-19 para os humanos. “No entanto, a ciência mostra que o animal não tem a capacidade de transmitir o vírus para o ser humano, pelo contrário, o ser humano que tem esse potencial de transmissão. Nesta percepção equivocada muitos pets foram abandonados pelos seus tutores”, analisa.  

É crime maus-tratos aos animais  

A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres e domésticos. A lei prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas a detenção de três meses a um ano, além de multa. 

Abril Laranja 

O Abril Laranja foi instituído pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os animais, em 2006, para alertar as pessoas sobre os maus-tratos. Após o lançamento, diversas outras cidades no mundo aderiram à campanha e utilizam o mês para ações de conscientização. 

FUNCIONAMENTO DA POLICLÍNICA DO SERVIDOR ESTAUAL DE IMPERATRIZ

Unidade oferece 12 especialidades de consultas e exames para servidores contribuintes do FUNBEN

Inaugurada recentemente e com gestão do Grupo Mercúrio / HSE – HSLZ, a Policlínica do Servidor Estadual em Imperatriz já está funcionando com força total, ajudando a descentralizar o atendimento de consultas e exames, exclusivamente voltada para servidores estaduais contribuintes do FUNBEN.

A nova e moderna unidade funciona no terceiro andar do Imperatriz Medical Center, no bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia, além de análises clinicas realizadas pelo Laboratório Lacmar, que conta com um dos mais modernos parques tecnológicos do país. E também, consultas nas seguintes especialidades: Clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, nutrição e neurologia.

A Policlínica do Servidor funciona de segunda à sexta, sempre das 7h às 17H no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, N. 3650.

Davi Brandão participa de solenidade de 102 anos de emancipação política de Bacabal

No último domingo, (17), Davi participou da solenidade dos 102 anos de emancipação política da cidade da Bacabal, cidade onde nasceu e reside. Ao lado do Prefeito Edvan Brandão; da vice-prefeita, Graciete Trabulsi; do deputado federal, João Marcelo; do ex-senador, João Alberto; dos vereadores da cidade e secretários de governo, Davi acompanhou o hasteamento de pavilhões na Avenida Barão do Rio Branco, a apresentação da Banda Santa Cecília; do Coral Infantil Brilho da Cidade e dos cantores Bianca Wetyna e Marcio Damasceno. 

Na ocasião, Davi Brandão comunicou à população a sua saída da Secretária de administração e planejamento de Bacabal, além de parabenizar o trabalho da gestão municipal: “Bacabal é a nossa terra. Nossa cidade que amamos e é por isso que ficamos com o coração vibrante ao comemorar os 102 anos da nossa princesa do Mearim. A gestão atual marca a história dessa cidade, levando qualidade de vida para toda à população, temos vários motivos para nos orgulharmos de sermos bacaba, bacabalenses.” Declarou Davi. 

Após a solenidade, Davi Brandão acompanhou o prefeito, Edvan Brandão, na entrega da Praça Célio de Jesus Silva no bairro Cohab II, que já é considerado o mais novo cartão postal de Bacabal.

Othelino reúne-se com Brandão e discute demandas de Vargem Grande, Santa Helena e Pedro do Rosário

Othelino reunido com o governador Carlos Brandão e o prefeito Zezildo Almeida, de Santa Helena, e comitiva

O presidente da Assembleia Legislativa  do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado dos prefeitos Carlinhos Barros (Vargem Grande), Zezildo Almeida (Santa Helena) e Toca Serra (Pedro do Rosário), reuniu-se, nesta segunda-feira (18), com o  governador Carlos Brandão (PSB), no Palácio dos Leões, para discutir demandas desses municípios.

O parlamentar destacou o encontro como uma agenda produtiva de trabalho em prol dessas cidades. Na ocasião, os prefeitos apresentaram pleitos para seus respectivos municípios.

“Eles pediram o apoio do Governo do Estado para a melhoria em diversas áreas. E eu que, inclusive, já havia destinado algumas emendas para essas cidades, os acompanhei nesse importante diálogo. Ficamos felizes com as garantias dadas pelo governador no sentido de firmar novas parcerias que trarão mais benefícios à população dos três municípios”, destacou Othelino.

Presidente da Assembleia após reunião com governador e o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria com o Legislativo na busca de promover uma gestão cada vez mais municipalista. “Abrimos um espaço para discutir com os prefeitos sobre as próximas ações nos mais diversos setores. Nós vamos continuar com essa agenda intensa de diálogos, recebendo os prefeitos de todos os municípios maranhenses”, garantiu.

O prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, agradeceu a disponibilidade e a parceria  do presidente da Alema. “O deputado Othelino tem colaborado muito com nossa gestão por meio do seu mandato, sempre buscando soluções para as demandas mais urgentes do nosso município”, disse.

Já o prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade de reafirmar a continuidade das obras que vêm sendo realizadas no município pelo Governo do Estado, muitas com o apoio do presidente da Assembleia. “Estamos buscando novas parcerias com o governador. E o empenho de Othelino nesse processo tem sido fundamental e só fortalece nossa gestão”, afirmou.

O prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, também  considerou positiva a reunião. “Com o apoio do presidente da Assembleia e do governador Carlos Brandão, faremos o melhor por nossa cidade”, frisou.

Deputado Othelino Neto também acompanhou a reunião do prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra, com o chefe do Executivo Estadual

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima