Hoje, Dia Mundial da Saúde, Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Estado levou diversos serviços de saúde para a população na área da Litorânea. A Ação Resgate é uma das maiores atividades de prevenção e tratamento em saúde mental destinada a comunidade. Durante a ação os pacientes em recuperação de dependência química foram levados para realizarem atividade física na praia acompanhados do educador físico do CAPS AD Estado.
“O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde e desde 1950 comemorado com a intenção de fazer com que a população do mundo cuide mais de sua saúde”, explica o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD álcool e drogas do estado do Maranhão.
O Dia Mundial da Saúde é celebrado desde 1950 com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global. A data homenageia a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948.
Neste 7 de abril de 2021, a OMS convida a participar de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável.
Nosso mundo é desigual. Em todo o planeta, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que paguem um salário mínimo, pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e enfrentam insegurança alimentar. Os grupos que mais sofrem com essas desvantagens costumam ser aqueles que sofrem, também, discriminação de gênero e étnica. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis e morte prematura.
Isso não é apenas injusto: é evitável!
Na campanha do Dia Mundial da Saúde 2021, os líderes mundiais são convocados a garantir que a equidade na saúde seja a peça central para a recuperação global pós pandemia COVID-19, resultando em um mundo onde todos tenham condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde, onde os sistemas de informação em saúde sejam capazes de identificar populações em situação de vulnerabilidade, onde a sociedade civil e os indivíduos sejam parceiros na busca por soluções.
A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já enfrentavam vulnerabilidades significativas, estando mais expostas à doença, com menos acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas devido às medidas implementadas para conter a pandemia.
É imprescindível que os governos monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todos tenham acesso a serviços de qualidade quando e onde precisarem.
A OMS promoverá um Painel Virtual do Dia Mundial da Saúde, com a temática: Construindo um mundo mais justo, equitativo e saudável após COVID-19 na região das Américas, em 7 de abril de 2021, de 9h-10h AM EST
O evento será disponibilizado nas plataformas Zoom, YouTube, Facebook e Twitter com tradução simultânea em inglês, espanhol, português, língua de sinais e closed caption. Cadastre-se aqui!
Fonte: