Diversos deputados prestigiaram, na noite desta segunda-feira (28), o lançamento do livro “Inumeráveis – A história da pandemia que ninguém contou”, de autoria do secretário de Estado da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula. O evento aconteceu no hall do Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, com a presença do presidente da Casa, deputado Othelino Neto.
A obra reúne mais de 70 artigos publicados pelo gestor, em que ele retrata momentos de tormenta, esperança e caminhos para o combate à pandemia da Covid-19.
Carlos Lula lançou sua primeira coletânea de artigos, em 2018, com o livro ‘O SUS (s)em nós’, que narra os desafios enfrentados para conduzir o sistema público estadual de saúde e os resultados alcançados em sua gestão.
O presidente do Parlamento Estadual, Othelino Neto, destacou a importância da obra para contar a árdua missão que o autor enfrentou no combate à pandemia. “Ele vivenciou de perto experiências dolorosas. No início, era só incertezas e ele teve de comandar essa operação aqui no estado. Muitas vidas foram salvas em razão desta grande imobilização”, disse o parlamentar.
De acordo com o autor, o livro conta as histórias dos profissionais de saúde. “Eu escrevi com o coração, quis passar tudo o que vivemos, sofremos e construímos nesses últimos dois anos. O Maranhão tem uma excelente história para contar, temos o menor número de mortos por Covid-19 no Brasil. O leitor pode esperar algumas lágrimas e muita emoção”, afirmou Carlos Lula.
Lula disse, também, que o apoio da Assembleia Legislativa foi fundamental no enfrentamento ao coronavírus. “Sempre esteve ao lado do Poder Executivo apoiando as ações da Secretaria de Saúde no combate à doença. Juntos, mostramos a necessidade de unir todos os poderes para enfrentar a pandemia”. enfatizou.
Também presente ao evento, o deputado Roberto Costa parabenizou o autor pela iniciativa. “O relato do secretário Lula é extremamente importante para contar uma das maiores tragédias da história. Ele tem fortes depoimentos por ter comandado a linha de frente do combate à pandemia e isso é muito relevante para a sociedade para que nunca se esqueça desse fato e das lições que vamos tirar dele”, disse.