Dirigentes da Assembleia de Roraima visitam a Alema para intercâmbio de conhecimento

Bráulio Martins e Tarcísio Araújo, da Alema, com Paulo Holanda e Jardel Filho, da Assembleia de Roraima (centro)

Os dirigentes da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Paulo Holanda, procurador-geral, e Jardel Silva, superintendente legislativo, estão em visita institucional ao Parlamento maranhense. A visita, realizada nesta quinta-feira (24), tem como objetivo a troca de experiências sobre a implantação da Assessoria Legislativa e a realização de concurso público para cargos de técnicos na Assembleia daquele estado.

Paulo Holanda explicou que, recentemente, o Parlamento de Roraima estruturou a carreira de consultor legislativo. “Então, há necessidade urgente de realizar concurso público para o preenchimento desses cargos na Casa. Nós vimos que a Alema está com um concurso em andamento e que conta com uma Assessoria Legislativa. Por isso, viemos conhecer essa experiência do Maranhão”, disse.

Segundo Holanda, os estados do Maranhão e Roraima sempre tiveram uma ligação histórica. “Eu, particularmente, sou maranhense de Santa Luzia e sempre mantive laços estreitos com meus conterrâneos. Acompanhamos o caminhar da Alema e buscamos aprender as experiências exitosas do Parlamento maranhense”, acrescentou.

Por sua vez, o superintendente legislativo Jardel Silva destacou a boa acolhida por parte dos dirigentes da Alema e a importância do intercâmbio entre as Assembleias. “Essa troca de experiências é muito importante para o Poder Legislativo, pois contribui para o aperfeiçoamento da prestação de serviço do Parlamento. Aqui, buscamos entender um pouco mais sobre o funcionamento da Consultoria Legislativa. Agradecemos a ótima acolhida e esperamos poder retribuir”, frisou.

Visibilidade

O procurador-geral da Assembleia, Tarcísio Araújo, destacou a satisfação de recepcionar os colegas de Roraima e a visibilidade que o trabalho da Alema está ganhando em âmbito nacional por conta da gestão moderna e focada em objetivos, realizada pelo presidente Othelino Neto (PCdoB).

“Ficamos lisonjeados em constatar que o trabalho da Alema vem sendo reconhecido em âmbito nacional. É com muita satisfação que recebemos os dirigentes da Assembleia de Roraima e nos colocamos à disposição para esse intercâmbio de conhecimentos. Isto é de fundamental importância para que possamos melhorar nossa prestação de serviço e fortalecer o Poder Legislativo”, afirmou Tarcísio.

Comunicado – Alema mantém medidas restritivas de acesso para controle e prevenção da Covid-19

A Diretoria Geral da Assembleia Legislativa do Maranhão informa que a Portaria 03/2022, com base na Resolução Administrativa 218/2022, mantém medidas restritivas de acesso à Casa, visando ao controle e à prevenção à disseminação do novo coronavírus. 

Segundo o documento, o acesso dos membros do comitê de imprensa fica condicionado à apresentação do crachá expedido pela Alema, com o selo de identificação de imunização com duas doses da vacina contra a Covid-19. 

Os demais profissionais de imprensa, que não tiverem o crachá e o selo, devem apresentar a carteira de imunização com comprovação de duas doses da vacina.

FRIBAL INAUGURA MAIS UMA LOJA EM SÃO LUÍS

FOTO – DIVULGAÇÃO: A mais nova loja da Fribal será inaugurada nesse sábado, na Rua 21 de Junho na Vila Luizão

A Fribal, marca especialista em carnes, segue expandido sua atuação em São Luís e inaugura mais uma loja, dessa vez na Vila Luizão.

A abertura acontece nesse sábado, dia 26 de março a partir das 07 horas. A nova loja está localizada na Rua 21 de Junho, na Vila Luizão.

Toda a qualidade e praticidade dos produtos Fribal agora estarão também à disposição dos moradores dessa região. A nova loja funcionará de segunda a sábado, das 07h às 18h30 e aos domingos e feriados das 07h às 12h.

A expansão das lojas de carne da Fribal em São Luís, busca levar qualidade, bom atendimento e mais comodidade aos clientes nos diversos bairros da cidade.

Quadra João Mohana é Inaugurada com adaptação para autistas em São Luís

Nesta segunda-feira (21), foi inaugurada a primeira quadra poliesportiva adaptada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Maranhão. O espaço faz parte do Centro de Ensino Especial Padre João Mohana, localizado no bairro Vinhais, em São Luís. A obra é uma realização da Equatorial Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A quadra é composta por uma cobertura de material termoacústico que visa amenizar sons e manter a temperatura do local agradável; o piso possui material emborrachado que reduz os impactos de possíveis quedas e coloração escolhida propriamente de acordo com as especificidades neurológicas dos estudantes; além de banheiros e arquibancadas com espaços reservados para Pessoas com Deficiência que utilizam cadeiras de rodas e seus acompanhantes; também conta com adaptações na iluminação e rampas de acesso. Desse modo, por meio da acessibilidade arquitetônica é possível promover a inclusão social.

Para a diretora da escola, Luciana de Carvalho, a quadra é a concretização de um sonho antigo da comunidade do centro de ensino Pe. João Mohana. “A gente precisava de um espaço assim dentro da escola, onde os estudantes pudessem se adaptar e reconhecer como um ambiente deles. A escola existe desde 1996 e nunca tivemos uma quadra desse porte, não poderia ser uma quadra qualquer, precisava ser uma como essa, voltada para as necessidades dos alunos. Agora sim temos um local onde podemos realizar projetos voltados a diferentes áreas de estimulação e desenvolvimento para nossos estudantes, a fim de prepara-los para um mundo mais inclusivo e lutar pelos direitos das Pessoas com Deficiência.”, contou Luciana.

Pensando na inclusão social dessas crianças e adolescentes, a Equatorial Maranhão acredita que o Esporte pode transformar vidas e por meio de incentivos como esse deposita esperança nas Pessoas com Deficiência, buscando contribuir para que todos possam ter as condições de acesso necessárias para usufruir dos direitos ao esporte, lazer, educação e dignidade. Sendo assim, no Ginásio Padre João Mohana, as crianças poderão, por meio da atividade esportiva, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e principalmente de socialização.

Através do esporte, Victor Gustavo, de 16 anos, atleta paraolímpico de bocha e também aluno da escola, conseguiu desenvolver maiores habilidades comunicacionais e psicomotoras. Para a mãe de Victor, Valdilene Silva, a quadra dará grande suporte a carreira atlética do filho e a inclusão de outros jovens. “A prática esportiva é muito importante para ele, além de ser atleta, os jogos funcionam como uma fisioterapia, por isso é gratificante ter um espaço como esse aqui. A quadra facilita o acesso aos esportes e isso é muito importante para a inclusão das Pessoas com Deficiência. Agora ficou mais fácil de levar meu filho aos treinos, pois fica localizada na própria escola”, pontuou Valdilene.

A cerimônia de inauguração contou com a participação de pais, alunos, professores, representantes do Grupo Equatorial Energia e Governo do Estado. No evento, houve quantidade reduzida de pessoas, brincadeiras lúdicas, lanches e música, respeitando sempre as interações comportamentais das crianças e adolescentes presentes. Durante o evento, o secretário Rogério Cafeteira, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), enfatizou sua gratidão ao apoio da Equatorial. “Antes de tudo, eu gostaria de agradecer muito a parceria com a Equatorial, foi fundamental para realizar essa quadra que era um sonho, para mim e para o Governo do Estado. É importantíssimo que essas crianças tenham um espaço adequado para realizar as atividades extraclasse, que são essenciais na aprendizagem e formação desses estudantes. Já fomos parceiros da Equatorial em várias obras, mas esta tem um toque muito especial, pois estamos entregando um espaço adequado, que oferece dignidade e respeito a essas pessoas que merecem tanto.”, disse Rogério.

Desta forma, ao realizar projetos desse segmento, é possível abrir oportunidades de inclusão e oferecer condições de melhoria da qualidade vida destas pessoas. “A atuação da Equatorial nessa obra foi muito importante, buscamos sempre incentivar projetos que tenham como objetivo a inclusão social. Estamos falando de meninos e meninas que precisam de um apoio maior, por isso é essencial incentivar a prática de esporte, através disso essas crianças podem cada vez mais se desenvolverem e se sentirem incluídas na sociedade. A expectativa é que parcerias entre o poder público, empresas privadas, famílias e comunidade em geral possam causar uma grande diferença e retornos positivos na vida das pessoas com deficiência”, enfatizou Giselle Dias, Gerente de Comunicação Corporativa da Equatorial Maranhão.

Sustentabilidade: descarte resíduos eletrônicos corretamente no E+ Reciclagem

Projeto da Equatorial Maranhão faz o descarte correto de resíduos recicláveis há mais de 10 anos

Há mais de 10 anos, o projeto E+ Reciclagem, que faz para do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Energia, atua no Maranhão com o objetivo de diminuir os impactos causados pelos resíduos sólidos expostos ao meio ambiente, promovendo ações voltadas para difundir a cultura da coleta seletiva, conscientização e a preservação ambiental. Além disso, os clientes trocam os resíduos recicláveis por bônus na própria fatura de energia elétrica ou tem a opção de doar o valor do bônus para a fatura de instituições sociais e filantrópicas.

O E+ Reciclagem recebe resíduos como: papel, plástico, metal e agora também eletrônicos. Veja abaixo a lista de materiais recebidos:

  • Papel em geral: livros, revistas, encartes, jornal, papelão, etc;
  • Plástico: pet, plástico duro (embalagens de cosméticos, por exemplo), plástico filme, PVC, canos e forros, etc;
  • Material Eletrônico: celulares, placas eletrônicas, televisor, aparelho de som e computador (exceto pilhas e baterias);
  • Metal: aço inox, alumínio, ferro, bronze e chumbo (baterias de carro, por exemplo);
  • Embalagens Tetra pak (caixinhas de leite, ervilha, creme de leite, extrato de tomate, etc);
  • Resíduo Orgânico: Óleo de cozinha.

Muitos clientes veem o projeto como uma oportunidade de fazer a sua parte em relação ao meio ambiente. É o caso do professor Felipe Rodrigues, que frequentemente acumula materiais recicláveis em casa para levar a um ponto de coleta. “Hoje eu tenho um filho de 1 ano que ainda não entende o que essa atitude representa, mas acredito que seja muito importante ele ver o exemplo dentro de casa de que é necessário pensar no meio ambiente, no lixo produzido e assim, cada um fazendo a sua parte, podemos ter um ambiente menos poluído e mais agradável”, comenta.

Para a supervisora do E+ Reciclagem na Equatorial Maranhão, Thaíse Hermógenes, o projeto já faz parte da cultura de muitos maranhenses, por isso, foi necessário ampliar os tipos de materiais recebidos. “Os clientes já têm nossos postos como referência em reciclagem de resíduos, vimos então a necessidade de receber, além do papel, plástico e metal, os materiais eletrônicos, que são de difícil degradação na natureza e que podem ser reaproveitados e transformados”, destaca Thaise. Vale ressaltar que o projeto, no momento, não recebe pilhas e baterias por inviabilidade de descarte adequado desse tipo de resíduo.

A Equatorial Energia, que tem a responsabilidade social e ambiental como um de seus valores, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu ainda o compromisso com a agenda 2031 da ONU. Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

Grandes empresas também contribuem com o projeto, seja como ponto de coleta, prática da reciclagem, ou como o caso do Centro Elétrico, que além de parceiro do E + Reciclagem, também faz a sua parte coletando resíduos e doando bônus na conta de energia de instituições sociais. Segundo José Gonçalves Neto, CEO do Centro Elétrico, a presença do posto de coleta oferece mais uma solução para os clientes, parceiros e fornecedores da loja por meio do descarte adequado de resíduos sólidos. “Responsabilidade social/ambiental é um de nossos principais valores e no que se refere ao cuidado que temos com nossos clientes e colaboradores. Acreditamos que apoiar projetos e atividades de impacto na vida da população local é sempre a melhor solução”, destaca. Em 2021, o posto de coleta localizado no Centro Elétrico arrecadou 157.483,35 Kg de resíduos, convertendo em R$15.354,31 de bônus. Desse valor mais de R$5.000 foram destinados a instituição sociais.

Só em 2021 foram quase 5 milhões de toneladas de resíduos levados pelos 2.733 clientes cadastrados no projeto, o que gerou mais de R$ 240 mil em bonificações na conta de energia. A Equatorial Maranhão, através do E + Reciclagem, direcionou para instituições sociais quase R$ 64 mil em bônus convertidos em desconto nas suas contas de energia.

Atualmente, além do Maranhão, o projeto atua em outros estados de concessão da Equatorial Energia: Pará, Piauí e Alagoas. Aqui no estado, são 17 pontos de coleta, sendo 7 postos fixos em São Luís, 1 em Timon, 1 em Caxias e 3 em Imperatriz. Outros 5 postos itinerantes (móveis) funcionam em São Luís em parceria com associações em bairros distintos. Consulte os endereços e funcionamento em www.equatorialenergia.com.br.

BRK FORMA SÉTIMA TURMA DO CURSO DE ENCANADOR

FOTO – DIVULGAÇÃO: A aluna Sintia Moraes, comemora a formatura na 7ª turma do Curso de Encanador BRK em parceria com o SENAI-MA

A BRK investe forte na geração de emprego e renda para os moradores de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, municípios onde atua no Estado, promovendo o Curso de Encanador, em parceria com o sistema FIEMA/SENAI-MA. A BRK também usa o curso como um celeiro de talentos para suas contratações. Desde a primeira turma, foram mais de 45 alunos do curso contratados pela empresa.

O curso profissionalizante é gratuito, com carga horária de 160 horas, e voltado para moradores de Paço do Lumiar e São José de Ribamar. E visa capacitar alunos para a elaboração de projetos de instalações

hidrosanitárias, planejamento e orçamento, técnicas de segurança do trabalho visando as normas da ABNT e a relação com a qualidade e o meio ambiente. Ao final, todos os alunos recebem certificados emitidos pelo SENAI.

A primeira turma promovida pela BRK foi formada em 2016, com mais de 1.500 candidatos. Desta vez, em sua sexta e sétima edição, a atividade, que antes acontecia dentro das instalações da BRK, foi realizada no Residencial Terra Livre e no Shopping Pátio Norte, em uma unidade móvel do SENAI-MA.

Outra novidade para as edições de 2022 é a entrega de um kit profissional para todos os formandos, composto de uma caixa com ferramentas específicas para o trabalho de encanador. O objetivo é estimular a replicabilidade do curso e reforçar o conceito de empreendedorismo.

As mulheres também fizeram boas participações nas edições do curso. Sintia Moraes, aluna da turma do Curso no Pátio Norte, declara: “Tenho muito orgulho em ter participado da 7ª turma do Curso de Encanador BRK em parceria com o SENAI-MA. Expresso meu sincero agradecimento e reconhecimento pela iniciativa da BRK que, em compromisso com a comunidade, nos ofertou esse curso, transformando não somente nossas vidas, mas visando a preparação dos alunos e a profissionalização e do mercado de trabalho local”.

LIGGA – PROJETO TUP PORTO SÃO LUÍS PROMOVE NOVOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA MORADORES DO CAJUEIRO, MÃE CHICA E ADJACÊNCIAS

PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL VISA FORMAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA PARA A GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA 

O TUP Porto São Luís, agora conta com acionistas 100% brasileiros e integra os projetos de mineração e logística da Ligga. E segue sendo um dos maiores projetos de infraestrutura em desenvolvimento no Maranhão e no Brasil. 

Enquanto a diretoria e equipe técnica trabalham na execução de estudos e adequações do novo projeto de engenharia; a equipe social segue com forte atuação em relevantes projetos de responsabilidade social empresarial, beneficiando diretamente pessoas das comunidades vizinhas ao empreendimento, que são os moradores do Cajueiro e Mãe Chica (Vila Maranhão), e ainda do Fumacê, Anjo da Guarda, Vila Embratel e Mauro Fecury I e II. Segundo a Diretoria, este é um empreendimento “de brasileiros que cuidam de brasileiros”, priorizando ações da agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e atuando para ser um indutor de desenvolvimento no Maranhão e no Brasil. 

Entre essas prioridades sociais está o aproveitamento da mão de obra local nas futuras obras de construção e na operação da Ligga no TUP Porto São Luís; além da ampla integração ao mercado de trabalho em geral. E para que possam ser aproveitados o maior número de pessoas da comunidade, estão sendo promovidos pelo empreendimento em parceria com o SENAI-MA, novos cursos profissionalizantes gratuitos de Pedreiro de Alvenaria e Carpinteiro de Obras. 

Na primeira turma que já concluiu a formação e receberá o diploma do SENAI-MA ainda neste mês de março, serão entregues ao mercado de trabalho 19 novos profissionais; sendo 9 pedreiros e 10 carpinteiros. São jovens e adultos das comunidades do entorno, que já sonham com melhores oportunidades de vida e de trabalho. 

Uma segunda turma com carga horária total de 160 horas acabou de começar, e conta com 37 alunos que terão aulas teóricas e práticas. O encerramento da capacitação está prevista para o final do próximo mês de abril. As aulas acontecem na sede do empreendimento. 

Um detalhe que merece destaque é o forte protagonismo feminino nesses cursos. Na primeira turma, 81% eram mulheres. Na segunda turma em curso, há quatro mulheres no Curso de Pedreiro de Alvenaria e 10 no Curso de Carpinteiro de Obras. 

A dona de casa Luzenira de Jesus Costa Alves, moradora do Andirobal, é uma das alunas da turma de carpintaria dessa segunda turma. Ela está animada com as aulas, e busca se capacitar para aprender mais sobre a construção de móveis em madeira. Ela é autodidata, já fabricava seus próprios móveis com pallets e restos de madeira reciclados. Mãe de quatro filhos e com 38 anos, ela tem o apoio do marido para aprender a nova função. Atualmente vende lanches e marmitas, mas no futuro, sonha em fabricar móveis reciclados para a comunidade:

“Eu já fazia consertos em casa e depois que vi umas aulas de fabricação de móveis na internet, arrisquei e consegui fabricar bancos e cadeiras. Percebi que levo jeito, e quando tivemos essa oportunidade do curso oferecido pelo Porto, me inscrevi para aprender mais. É muito bom ter esse curso sem sair da nossa comunidade, e ainda mais de graça. O Porto São Luís tem trazido muitos benefícios pra gente, e espero que continue assim” disse a talentosa aluna.

Sobre eventuais preconceitos para mulheres que atuam em funções antes consideradas “masculinas”, Luzenira é bem enfática:

“As mulheres não podem dar ouvidos a pessoas preconceituosas. Eu mesma já ouvi piadas, mas ignoro e busco alcançar meus sonhos. As mulheres podem fazer qualquer coisa se quiserem, e é importante que as empresas criem essas oportunidades pra gente, como fez o Porto nesses cursos, com vagas para todos os sexos”, declarou.

Maxx segue operando normalmente e com todos os serviços de atendimento ao cliente ativos

A operadora de Telecom Maxx comunica que, mesmo após o lamentável incêndio – felizmente sem vítimas –  que aconteceu na tarde dessa terça – feira (22.03) na unidade da empresa na Rua da Estrela onde funcionava o SAC / Serviço de Atendimento ao Cliente; todos os serviços Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica) seguiram funcionando normalmente, e sem nenhuma interrupção ou instabilidade, pois não funcionavam na área atingida.

Apenas o SAC instalado no Casarão Maxx precisou ser realocado; o que aconteceu de forma imediata e voltando a operar algumas horas depois; com os colaboradores instalados na sede da empresa no São Francisco, que funcionava normalmente. Assim sendo, seguem funcionando todos os canais de atendimento ao cliente: Loja física em São Luís no São Francisco; site www.sejamaxx.com.br; SAC 0800 727 4125 (somente via telefone fixo); whatsapp (98) 3197 7171; tel. pessoa física (98) 3199 7272 e tel. pessoa jurídica (98) 3199 7273.

O Casarão Maxx por enquanto ficará isolado para que as equipes de perícia façam as investigações necessárias para apontar as causas do ocorrido.

A Diretoria da Maxx aproveita para agradecer todo o empenho do Corpo de Bombeiros, que foi incansável na operação de debelar o fogo, até o final da mesma.

CAPS AD Estado promove palestra no IEMA de São José de Ribamar

A direção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) esteve no IEMA de São José de Ribamar realizando a abertura da Semana de Combate à Violência Contra Mulher do Tribunal de Justiça do Estado, no início da semana. O convite foi feito pela juíza da vara de violência contra mulher deste município Samira Hiley e contou ainda com a presença de vários magistrados, Ministério Público e do desembargador Jorge Rachid além de alunos da escola, que puderam ouvir o Dr. Marcelo Costa Diretor do CAPS AD Estado e especialista em saúde mental, que falou sobre os danos sociais e mentais do uso e abuso de drogas.

Neto Evangelista cobra diálogo entre prefeitura e governo para solucionar greve dos rodoviários

Deputado Neto Evangelista em pronunciamento na tribuna da Assembleia nesta quarta-feira

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (23), o deputado Neto Evangelista voltou a falar sobre os problemas do transporte público coletivo da Grande Ilha e reafirmou que a solução depende do entendimento entre Prefeitura e Governo do Estado.

“As pessoas estão sendo penalizadas pela falta de diálogo entre governo e prefeitura. Ambos têm obrigação de resolver esse problema, pois envolve tanto o sistema de transporte urbano quanto o semiurbano. O que não se pode aceitar é esse desserviço para com os mais de 700 mil usuários que dependem desse transporte”, disse Neto.

O parlamentar relatou que “as pessoas estão chegando atrasadas no serviço todos os dias, ficando na chuva no Terminal de Integração da Cohama. Por falta de manutenção, o teto do terminal desabou e os usuários ainda estão sujeitos a se molhar dentro de ônibus, pois alguns têm goteiras”, frisou ele, acrescentando que a empresa responsável pela manutenção do terminal tem 15 dias para resolver o problema.

“Eu vou ficar em cima. Daqui a uma semana, vou lá. Como é que está esse serviço? Não está andando? E se em mais uma semana não for entregue, multa-se a empresa”, afirmou Evangelista.

O deputado destacou, ainda, a situação dos cobradores, que correm risco de demissão. “Em pleno período de pandemia, com crise econômica e financeira, gente passando fome e altos índices de desemprego, trazer um debate desse para aumentar o número de desempregados é um absurdo. Eu digo e repito: a solução é Prefeitura e Governo do Estado se unirem para subsidiar o sistema de transporte da Ilha de São Luís e garantir o serviço”, finalizou.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima