Ministro do STF determina bloqueio do Telegram no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (18) o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram. Na decisão, o ministro determinou que as operadoras de telefonia realizem o corte no funcionamento da plataforma. Em caso de descumprimento será aplicada multa diária de R$ 100 mil. 

Em fevereiro, Moraes havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo. 

Em outra frente, no início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tenta localizar os representantes da empresa, por meio do escritório de advocacia no Brasil. Um ofício foi endereçado ao diretor-executivo do serviço de mensagens, Pavel Durov. 

As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país por não buscar implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas. No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 300 pessoas.

Decisão

O bloqueio do Telegram foi solicitado pela Polícia Federal (PF) no âmbito de uma investigação que está em andamento na Corte envolvendo o jornalista Allan dos Santos. 

Segundo a PF, o aplicativo é “notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países”. 

Moraes ressaltou que o Telegram vem descumprindo as decisões que determinam a suspensão de perfis, em uma atitude de “total omissão em fazer cessar a divulgação de notícias fraudulentas e a prática de infrações penais”. 

“O desprezo à Justiça e a falta total de cooperação da plataforma Telegram com os órgãos judiciais é fato que desrespeita a soberania de diversos países, não sendo circunstância que se verifica exclusivamente no Brasil e vem permitindo que essa plataforma venha sendo reiteradamente utilizada para a prática de inúmeras infrações penais”, afirmou. 

Matéria atualizada às 16h45 para acréscimo de informações

Edição: Maria Claudia

Transcrito da Agência Brasil

Assembleia participa de reunião sobre Censo 2022 a convite do IBGE

Fachada do Palácio Manuel Beckman

A convite do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Maranhão (ASPLAN) participou, nesta quinta-feira (17), no auditório da reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), de uma reunião para tratar do  acompanhamento do Censo 2022 de São Luís.

A reunião, cujo objetivo principal era dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE em São Luís e promover o conhecimento a respeito da metodologia e do trabalho em campo, contou com a participação de representantes dos poderes constituintes, entidades, líderes comunitários, empresários e sociedade civil.

O assessor técnico da ASPLAN, Aziz Júnior, representou o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e destacou a importância do evento. “Foi um momento importante, de troca, e para entendermos um pouco mais sobre o maior levantamento de dados do país, que está atrasado desde 2020 por conta da pandemia”, disse.

Aziz explicou, ainda, que a Assembleia está à disposição para ajudar na divulgação e, principalmente, no engajamento da população para o Censo 2022. “Nos comprometemos a ajudar no que for possível, porque é um levantamento precioso para as políticas públicas, próximos investimentos e todos os repasses dos municípios, que estão defasados”, ressaltou.

O IBGE já realizou os encontros para discutir a temática em todos os municípios do Maranhão.

Dia Mundial sem Carne: confira dicas para incluir mais vegetais na sua alimentação

Especialistas ensinam receitas e dão dicas para balancear o cardápio

Neste domingo, 20 de março, é comemorado em todo o mundo o Dia Mundial sem Carne. A data existe desde 1985 e foi criada por organizações não governamentais, como estratégia para fomentar uma alimentação vegetariana. Atualmente, 14% dos brasileiros, segundo pesquisa Ibope, se autodeclaram vegetarianos.

A nutricionista do Grupo Mateus, Larêssa Taise dos Santos, explica que uma alimentação vegetariana ou vegana pode oferecer os mesmos benefícios nutricionais de um cardápio que inclua animais e derivados. “É importante procurar incluir na dieta alimentos ricos em proteína vegetal e cálcio, entre outros nutrientes”, orientou.

De acordo com a nutricionista, alimentos como soja, grão-de-bico, tofu, quinoa, lentilha, espinafre, ervilhas e castanha de caju são alguns alimentos que podem substituir a carne, do ponto de vista nutricional. Incluir gradativamente mais legumes, verduras, leguminosas e hortaliças na dieta, aproveitando para passar mais tempo na seção de hortifruti, pode ser uma boa opção para quem planeja aderir a um cardápio vegetariano.

Larêssa Taise explica que uma mudança tão drástica na alimentação pode ser fonte de várias dúvidas, mas também um período de descobertas. “Para muitas pessoas, aderir a essa filosofia representa um sacrifício para valorizar a vida animal. Esse é um processo que precisa ser feito de maneira muito responsável. Por isso, o primeiro passo é buscar um nutricionista que possa auxiliá-lo nessa trajetória”, disse. 

RECEITAS

O chef do Spazio Mateus, Antônio Alcântara, destaca que é possível ter uma alimentação, além de saudável, saborosa, sem utilizar ingredientes de origem animal. Ele compartilha abaixo duas receitas vegetarianas de dar água na boca: uma fritada de legumes e um espaguete de abobrinha. Confira: 

Fritada de legumes

Ingredientes:

– 500g de legumes variados, de acordo com o seu paladar

– 4 ovos

– 50ml de água

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 01 tomate picado

– 01 cebola picada

– 02 dentes de alho

– coentro, cominho e sal a gosto

Modo de preparo: 

Corte e tempere os legumes com o tomate e a cebola picados, o coentro e o cominho. Em uma frigideira, refogue com um fio de azeite e o alho. Adicione os 50ml de água e deixe ferver até secar a água. 

Enquanto isso, bata os ovos com um garfo, misturando aos poucos a farinha de trigo. Depois, é só misturar os ovos batidos aos legumes refogados, colocar em um refratário e levar ao forno por cerca de sete minutos. Está pronto!

Espaguete de abobrinha

Ingredientes:

– 01 abobrinha

– duas xícaras de água

– 01 fio de azeite

– sal a gosto

Modo de preparo:

Passe a abobrinha por um ralador, para que ela fique cortada em tiras de 09 a 10 cm. Coloque para ferver na água com sal e um fio de azeite por dois a três minutos, apenas o suficiente para modificar a textura. Para temperar, você pode usar tomates, cebolinha, azeite e manjericão. Acerte o sal e prontinho, é só aproveitar. 

Conectados desde cedo: conheça os riscos da superexposição às telas

Exposição das crianças aos dispositivos eletrônicos traz mais riscos que benefícios, alertam especialistas 

Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, é quase impossível impedir o acesso das crianças e adolescentes a smartphones, tablets, televisões e computadores. As telas existem em diversas opções de formatos e tamanhos, são um prato cheio de entretenimento para os filhos e podem significar até mesmo algumas horas de descanso para os pais. Mas quanta tela é tela demais? Existe um limite de exposição das crianças aos conteúdos online?

É consenso entre os especialistas que a exposição de crianças e adolescentes ao excesso de dispositivos eletrônicos traz mais riscos que benefícios. Dificuldades de socialização, problemas de visão, alterações no sono e até mesmo atrasos no desenvolvimento estão entre os possíveis problemas. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as crianças de até dois anos, por exemplo, não tenham nenhum tipo de exposição às telas.

Já para os maiores, esse tempo deve ser regulado de acordo com a faixa etária. Mas nem sempre isso acontece: segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), 86% das crianças e adolescentes brasileiros entre nove e 17 anos estão conectados. Transportando essa média para o Maranhão, esse total seria de mais de um milhão de pessoas.

PROBLEMAS

O pediatra do Sistema Hapvida, Guilherme Steinmetz, explica que diversificar os estímulos recebidos pela criança é uma maneira de desenvolver todas as áreas do cérebro ao longo dos diversos estágios de crescimento. “Quando a criança recebe só um tipo de estímulo, não consegue desenvolver igualmente todas as áreas do cérebro. E as crianças que passam muito tempo em frente à tv ou ao celular deixam de brincar, o que é importante para desenvolver o físico, por exemplo. Elas também podem ter problemas de visão ou até de audição, caso passem muito tempo com o fone de ouvido”, enumerou.

Segundo Steinmetz, o problema piorou na pandemia, já que muitas crianças e adolescentes foram privadas do convívio com os amigos e de outras formas de diversão. “Muitas não podiam nem sair de casa, durante os períodos mais restritos. Hoje, a gente vê no consultório crianças que já entram com o celular na mão, que só param quietas na consulta se o pai ou a mãe dão o celular para elas”, alertou.

ESTÍMULOS

Com o abrandamento das restrições em face da pandemia, retomar atividades físicas e brincadeiras em família, oferecendo uma alternativa ao uso constante das telas, é uma excelente ideia. Que tal matricular os pequenos num esporte, como futebol ou natação? Os pais também podem resgatar as brincadeiras do seu período de infância e transmiti-las aos filhos. Assim, além de reduzir o tempo em frente aos dispositivos eletrônicos, tem-se uma opção divertida de integração da família.

O pediatra destaca também a importância dos múltiplos estímulos para o cérebro, que não venham só dos dispositivos eletrônicos. “Pode ser interessante ensinar às crianças xadrez, dominó, damas ou outros jogos de tabuleiro. Com as opções corretas, podemos ajudá-las a passar dessa fase”, concluiu.

Pandemia agravou o número de crianças analfabetas no Brasil

Aula para idosos nao alfabetizados. Grupo de jovens lecionam para idosos.

Durante o período em que o coronavírus assola nosso país, o número de crianças analfabetas entre 6 a 7 anos, cresceu em 66,3%

Década após década, as estatísticas no número de crianças sem alfabetização no Brasil sempre despertaram preocupação e uma atenção reforçada das entidades e órgãos educacionais responsáveis por esse processo. Agravando ainda mais esse quadro, a pandemia chegou e impactou negativamente diversas esferas em nosso país, inclusive na educação.

Segundo um levantamento da ONG Todos Pela Educação, no mês passado, foram revelados dados preocupantes que apontam um aumento de 1,4 milhões (2019) para 2,4 milhões (2021) de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler nem escrever – ou seja, nos dois últimos anos, o crescimento de crianças analfabetas nessa faixa etária foi de 66,3%.

Pandemia x PNE

O Congresso decretou em 2014, sancionada pela presidência da época, o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 10 anos, que tem como diretriz a erradicação do analfabetismo. Entretanto, o PNE não contava com o imprevisto da pandemia durante esse recorte de tempo, o que, segundo a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio São Luís, Karolinne Lima, trava completamente esse planejamento. “A expectativa era de erradicar o analfabetismo até 2024, porém, não estava previsto o contexto pandêmico com todas as dificuldades e adaptações desse período, que aumentou o percentual de crianças entre 6 e 7 anos, que não conseguiram tempo hábil previsto para sua alfabetização”.

Na tentativa de amenizar os impactos negativos trazidos pela pandemia, Karolinne acredita que alguns esforços e pontos de atenção podem ser essenciais para a retomada do processo educacional, tão afetado nos últimos anos. “Dentro desse contexto, estratégias municipais e nacionais dos órgãos educacionais nas escolas brasileiras, podem diminuir esse número tão assustador. É necessário que os pais também fiquem atentos para desenvolver o que possa ter ficado de deficiência no cenário pandêmico, para diminuir o distanciamento da criança do processo ensino-aprendizagem”.

A coordenadora de Pedagogia da Estácio ainda afirma que o incentivo à leitura e a escrita em casa, em um momento tão atípico da sociedade no cenário da saúde, pode fazer total diferença nesse processo de alfabetização infantil na cronologia certa de sua formação escolar.

Santa Helena é a mais nova cidade a receber um Camiño Supermercado

Loja abre as portas, no próximo dia 24, com uma vasta seleção de produtos a preços especiais

O Grupo Mateus já figura como a maior rede de varejo alimentar do Norte/Nordeste e a quarta do país. Após inaugurar duas lojas na Bahia, o Grupo segue seu plano de expansão com a inauguração de mais uma loja, desta vez a nova unidade será no município de Santa Helena, localizada na microrregião da Baixada Maranhense, banhada pelo Rio Turiaçu, distante 115 km da capital São Luís.

Para os mais de 40 mil Santa Helenenses, a bandeira Camiño chega com grande diferencial de produtos com qualidade e preços acessíveis. A loja, com mais de 4 mil m² de área construída, mais de 1mil m² de área de vendas, possui padaria, hortifrúti, açougue e peixaria, além de estacionamento com 71 vagas para carros e 50 para motos.

Foram criados 109 empregos com as contratações de novos colaboradores que se unem a um quadro que ultrapassa 45 mil pessoas. “A cada nova inauguração diversas famílias são impactadas positivamente com as centenas de vagas que abrimos. Mais do que funcionários, buscamos colaboradores que estejam dispostos a crescer junto a empresa’, afirma Railma Costa, gerente de Recursos Humanos do Grupo. 

“Sempre quando chegamos numa nova cidade, temos a alegria de entregar uma loja que oferece qualidade, modernidade e economia, além de gerar novos empregos na região. Por isso, nossa alegria é enorme de possibilitar tudo isso com a nossa chegada na querida cidade de Santa Helena”, comenta o presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus.

O Grupo Mateus – O Grupo Mateus atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (“cash and carry”), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento. 

Uma história de sucesso que teve início com o trabalho incansável de um engraxate, ex-torneiro mecânico, garimpeiro e vendedor de cachaça nascido em Imperatriz, interior do Maranhão. O ano era 1986, quando Ilson Mateus abriu uma pequena mercearia com apenas 50 m² na cidade de Balsas, no Maranhão. Seria o começo de uma história de 35 anos marcada pela sua visão empreendedora e trabalho incansável de uma equipe que hoje já ultrapassa os 45 mil colaboradores.

Atualmente, o Grupo Mateus possui 214 lojas em operação, sendo 67 de varejo, 46 de atacarejo e 101 de eletro. Por estado, são 123 lojas no Maranhão, 74 no Pará, 13 no Piauí, 2 no Ceará, 1 na Bahia e 1 em Pernambuco. Somente em 2021 foram inauguradas 44 lojas. 

Para sustentação do avanço do Grupo em 6 novos estados do Nordeste, foram inauguradas sede administrativas em Recife e Salvador. Além disso, os Centros de Distribuição já estão em funcionamento nos municípios de Cabo de Santo Agostinho-PE e em Feira de Santana-BA. 

SERVIÇO

O QUE: Inauguração Camiño Santa Helena – MA

QUANDO: Quinta-feira (24), 7h

ONDE: Rod. MA 106, km 0,5 – Lote 01 – Quadra 42 – S/N, Bairro: Caema, Santa Helena-MA

Imposto de renda: veículos usados que foram vendidos com lucro podem estar com pendências no fisco

Proprietários precisam informar à Receita Federal e pagar a tributação referente ao ganho de capital 

Com o mercado aquecido e com uma valorização média de 30% no valor dos veículos usados muitas pessoas estão vendendo seus automóveis e obtendo lucros com as transações financeiras. Porém, isso deve ser informado a Receita Federal num período de 30 dias. 

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, Kennedy Veloso, o proprietário que não realizar a declaração nesse período com o ganho de lucro terá que realizar a declaração posteriormente e recolher o valor com juros e correção monetária. 

“Ao realizar a venda do veículo com ganho de valores, o proprietário é obrigado a informar a receita num prazo de 30 dias. O contribuinte deverá baixar o programa do Ganho de Capital no site da Receita Federal, efetuar o preenchimento do referido aplicativo (com todos os dados do veículo, as informações de compra e venda) e pelo programa gerar a guia de recolhimento”, explica. 

O docente acrescenta “as informações deverão compor a declaração de imposto de renda pessoa física a ser entregue até 29 de abril de 2022.Na própria plataforma é possível gerar a guia de pagamento para o fisco”, explica o docente. 

Veloso destaca que as transferências de bens com valores superiores a 35 mil reais onde se registra lucro poderá ter uma tributação de 15%. A declaração do Imposto de Renda também deve contar com as informações, mesmo se o proprietário já tiver informado a negociação via plataforma de Ganho de Capital.  

“É simples a forma de informar a negociação. Na própria ferramenta a pessoa pode solicitar a exportação das informações para o IRPF, porém é necessário ficar atento para não deixar esse dado de fora”, alerta. 

A declaração do Imposto de Renda começou no último dia 07 de março e o prazo final para entregar os dados é o dia 29 de abril. Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.   

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.  

Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.  

NOVO PERFIL DO CONSUMO FEMININO

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Cartão de Benefício Consignado – Credcesta, disponível para funcionários púbicos estaduais; tem a missão de empoderar ainda mais as mulheres servidoras às quais se destina.

Pesquisas indicam que vem aumentando o consumo em todas as classes sociais, e que a maior protagonista deste crescimento é a mulher, que passou a investir mais em segmentos como educação, saúde e beleza. Empoderadas pelo trabalho e pelo estudo, as mulheres brasileiras são também as principais responsáveis pelas decisões das compras e pela boa gestão do orçamento doméstico.

Ciente dessa realidade, o Cartão de Benefício Consignado – Credcesta tem a missão de empoderar ainda mais as mulheres, em especial as servidoras públicas estaduais às quais se destina; através da oferta de crédito a juros menores que a de outros cartões de crédito convencionais. Mais crédito e facilidade para que as usuárias possam investir em estudos, compras de itens desejados como computador, automóvel e também para realizar sonhos, como viagens por exemplo.  

Sem cobrança de anuidade, o Credcesta tem diversas vantagens: Acesso ao “Saque Fácil”, para ser utilizado de acordo com as necessidades do dia a dia; cartão de crédito para compras em milhares de estabelecimentos físicos e online no Brasil e exterior, com a credibilidade da bandeira Visa. E mais, possibilidade de pagamento em até 60 meses. Para solicitar ou ativar o cartão, basta ligar para Central de Atendimento no 0800 729 0660, ou acessar www.credcesta.com.br, para mais informações.

Kitesurf: Bruno Lima celebra Top 10 no Campeonato Asiático

Bruno Lima terminou Campeonato Asiático no Top 10. (Divulgação/Formula Kite)

O kitesurfista maranhense Bruno Lima começou a temporada 2022 com um bom desempenho na Tailândia, palco do Campeonato Asiático de Kitesurf. Ao longo da semana, Bruninho, que conta com os patrocínios do governo do Estado, da Fribal e da Potiguar por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, demonstrou talento nas regatas e também precisou superar contratempos para terminar o evento internacional no Top 10.

O resultado conquistado na Tailândia representa a evolução de Bruninho, que mira a disputa dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. Para o kitesurfista, terminar uma competição de altíssimo nível técnico no Top 10 alimenta o sonho de brigar por um lugar na próxima Olimpíada.

“O Campeonato Asiático chegou ao fim e estou muito feliz com o meu desempenho. Tive alguns contratempos durante esses dias, mas levo isso como aprendizado para as próximas competições. Sei que tenho de melhorar e irei. Mais uma vez, gostaria de agradecer aos meus incríveis patrocinadores governo do Estado, Fribal e Potiguar porque, sem vocês, viver esse sonho não seria possível. Agora é voltar para casa e trabalhar os pontos que preciso melhorar”, afirmou o atleta maranhense.

Vale destacar que Bruno Lima é um dos principais nomes do país nas disputas do Hydrofoil na atualidade. No ano passado, conquistou a Copa Brasil de Vela, um dos principais eventos de kitesurf do país.

Após o bom resultado na Tailândia, Bruno Lima já foca nos próximos eventos. Somente em 2022, o atleta do Maranhão participará de mais quatro eventos fora do Brasil visando Paris 2024. No mês que vem, inclusive, ele disputa uma competição na França.

Gaeco realiza operação em Viana, Cajari e Matinha

Mandados estão sendo cumpridos em três municípios

O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (GAECO), juntamente com as Polícias Civil e Militar do Estado do Maranhão, com o apoio do Comando Tático Aéreo (CTA), realiza, nesta sexta-feira, 18, a Operação Descomando nos municípios de Viana, Cajari e Matinha.

A Operação – que resulta de investigação realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Viana – constatou a ação orquestrada por grupos criminosos armados na Comarca de Viana. Eles atuavam com objetivo de angariar domínio territorial e poderio econômico para o desenvolvimento das atividades criminosas, como tráfico de drogas, homicídios, uso de armas de fogo, crimes patrimoniais, entre outros, especialmente durante os anos de 2020 e 2021

PRISÕES

Foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, resultando em 12 prisões, e 26 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Viana, Cajari e Matinha. Além disso, foram efetuadas sete prisões em flagrante por porte ilegal de armas e drogas.

Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados para a realização de exames de corpo de delito e posteriormente direcionados a Unidades Prisionais do Estado do Maranhão, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Notícia atualizada às 9h37

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima