Consumidor que não comprovou defeito de produto não tem direito à indenização

Ilustração

Uma loja de eletroeletrônicos não tem dever de indenizar se o defeito em aparelho celular foi causado por mau uso. Foi esse o entendimento de sentença proferida no 7º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, em ação na qual um homem alegou ter adquirido um celular, que veio com um acessório defeituoso. A ação teve como parte demandada a B2W Companhia Global de Varejo. Narrou o autor ter comprado, no dia 25 de maio de 2021, um Smartphone Samsung Galaxy Note 20 256GB, pelo valor de R$ 3.889,00. Alegou que o produto foi entregue com a caneta, que é um acessório que acompanha o celular, trincada. 

Afirmou que, ao testar o celular utilizando a caneta, verificou que ela não funcionava, de modo que enviou o produto à assistência técnica, que por sua vez, alegou mau uso e exclusão da cobertura. Diante desse suposto cenário, ingressou com a demanda visando à substituição da caneta, além de indenização por danos morais. Em contestação, a ré alegou, preliminarmente, a necessidade de perícia técnica. Quanto ao mérito, sustentou que não é a fabricante do produto e tampouco é responsável por reparar possíveis vícios ocultos ou aparentes nele. Destaca que a ré que apenas comercializa produtos ao consumidor, não existindo, portanto, descumprimento do contrato firmado entre as partes, visto que a mercadoria fora entregue corretamente e dentro do prazo estipulado.

Outro fato alegado pela demandada é que não presta serviço de assistência técnica, e sequer tem conhecimentos necessários para avaliar se há defeito ou não do produto em questão. Afirmou, ainda, que a parte autora não colacionou ao processo provas cabais de que o produto tenha sido entregue com defeito. Daí, pediu pela improcedência da ação.

 “Não há que se falar em necessidade de perícia, uma vez que as provas produzidas são perfeitamente suficientes ao julgamento do mérito, como adiante será demonstrado (…) Também não há que se falar em ilegitimidade processual, pois a ré é membro inegável da cadeia de consumo, pois foi quem efetivamente vendeu produto ao autor. Portanto, a princípio, isto a torna parte legítima para figurar no polo passivo da presente ação”, esclareceu a sentença.

E colocou: “Importa salientar que, sendo o autor consumidor dos serviços prestados pela demandada, não há dúvidas de que se aplica ao caso o Código de Defesa do Consumidor (…) Analisando friamente o processo, entende-se que o pleito autoral não deve ser acolhido (…) A alegação do autor é de que o produto em comento já foi entregue com avaria, e não funcionava corretamente (…) Ocorre que, para comprovar minimamente suas alegações, o consumidor deveria ter observado o vício apontado logo após a entrega, e com presteza, encaminhado o acessório defeituoso à assistência técnica ou comunicado o fato à loja vendedora”.

NÃO TESTOU O PRODUTO

A Justiça observou que o próprio autor admitiu não ter testado o produto como um todo ao receber a encomenda, vez que não utilizou a caneta supostamente defeituosa em um primeiro momento. “Além disso, afirmou que até abrir a caixa, após a entrega, demorou de 7 a 10 dias (…) Dessa forma, somando o período em que o produto não fora aberto, e ainda, depois de aberto, o tempo em que não fora observado o defeito na caneta, é impossível verificar o nexo de causalidade entre o defeito observado e a conduta da ré, uma vez que nesse ínterim, a caneta poderia ter perecido por mau uso, como manuseio, queda, etc”, explicou.

Daí, decidiu: “Dessa forma, considerando que a assistência técnica verificou que o defeito se deu por mau uso, com exclusão de garantia, e não foi apresentada qualquer prova em sentido contrário, o pleito autoral não deve ser acolhido (…) Muito embora haja, no caso em exame, a inversão do ônus probatório prevista no Código de Defesa do Consumidor, isto não desobriga a parte autora de comprovar minimamente os fatos constitutivos do seu direito (…) E no caso, mesmo aplicando a redução do módulo da prova, o conjunto probatório trazido aos autos pelo reclamante não permite concluir acerca da ocorrência dos danos declarados”.


Assessoria de Comunicação

Helena Duailibe destina emenda para pavimentação de rua em São José de Ribamar

Helena Duailibe caminha na Rua Bom Jesus, no bairro São José dos Índios, em São José de Ribamar

A deputada Helena Duailibe (Solidariedade) participou, na sexta-feira (18), em São José de Ribamar, ao lado do prefeito do município, Dr. Julinho, da inauguração da Rua Bom Jesus, no bairro São José dos Índios, que ganhou pavimentação com bloquetes.

A obra é fruto de emenda parlamentar da deputada em parceria com o governo estadual e a Prefeitura de São José de Ribamar. Helena reafirmou o compromisso com o município. 

“Reforço meu compromisso de continuar trabalhando junto ao governo estadual para atender às demandas do município de São José de Ribamar, ao lado do prefeito, Dr. Julinho, que está fazendo uma boa administração. Fico muito feliz em poder contribuir para a melhoria da vida das pessoas”, explicou a deputada.

O prefeito Dr. Julinho informou que, em breve, outras ruas serão entregues com recursos de emendas da deputada. “Agradeço e parabenizo a deputada Helena, que muito nos honrou com essa emenda parlamentar.  Outras ruas também serão contempladas com obras de pavimentação” 

Investimentos avançam em Timon: confira o cronograma das obras de esgotamento sanitário até o dia 4 de março

Nas próximas duas semanas, as obras de rede coletora de esgoto do programa Timon Saneada 2 estarão concentradas em ruas e avenidas dos bairros Parque Piauí, Centro e Boa Vista. Em paralelo, a Águas de Timon também realiza uma intervenção em trecho da avenida Francisco Carlos Jansen e mantém a frente de construção do túnel sob Ferrovia Transnordestina, ambas no bairro Parque Piauí

A primeira fase do programa Timon Saneada 2 está na reta final e colocará o município de Timon como referência em saneamento básico no Maranhão. A cidade já recebeu mais de 27 mil metros de rede de esgoto e, até março, será cumprido o cronograma de obras que prevê a implantação total de 30 mil metros de rede. Saúde, qualidade de vida e valorização imobiliária são os principais benefícios que o esgotamento sanitário trará para Timon.

Os investimentos estão intensos, com outras frentes de obra pela cidade, tais como: os ajustes finais na nova sede da escola Norberto Moreira Lima, na zona rural; a construção da Elevatória de Esgoto no bairro Parque Piauí; e a construção da mais nova Estação de Tratamento de Esgoto no povoado Piranhas, também na zona rural do município.

Confira a seguir o cronograma das obras de execução de rede coletora de 22/02 a 04/03

21/02 – avenida Boa Vista e rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Carlos Jansen;
22/02 – rua Ananias Carvalho, entre Jamil Miranda e Francisco Carlos Jansen;
23/02 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
24/02 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
25/02 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
26/02 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
28/02 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
01/03 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
02/03 – Avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
03/03 – Avenida Boa Vista e avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico;
04/03 – Avenida Boa Vista e avenida Carlos Jansen, entre avenida Jaime Rios e rua Sambico.

Obras em trecho da Avenida Francisco Carlos Jansen: conheça a rota alternativa

A Águas de Timon reforça que o trecho que será interditado faz parte da 2ª etapa de obras e melhorias que estão sendo realizadas na área. Para viabilizar os trabalhos na avenida Francisco Carlos Jansen, que iniciarão no dia 23 de fevereiro, será necessária a interdição temporária de um trecho da via. Diante disso, a Águas de Timon reforça que, os condutores que transitarem no sentido Oeste-Leste, deverão realizar uma conversão à direita na rotatória de acesso à avenida Jaime Rios. Daí, o condutor deve seguir pela avenida Jaime Rios até a rua João Lula, onde fará uma conversão à esquerda e seguirá até a avenida Piauí. A concessionária destaca que a área estará devidamente sinalizada e o Departamento Municipal de Trânsito em Timon (DMTRANS) dará o suporte necessário para orientar o tráfego de veículos e pedestres na região.

RELEASE AP ASSESSORIA – Atletas do tênis de mesa do Fórum Jaracaty brilham na 1ª etapa do TMB Estadual

Paola Morais e Ingrid Saraiva, primeiro e terceiro lugares no Juvenil Feminino (Divulgação)

A temporada de competições para os atletas do Fórum Jaracaty começou com o pé direito para o projeto, que conta com os patrocínios da Equatorial Maranhão e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Logo na primeira etapa do TMB Estadual, foram seis medalhas para os atletas do tênis de mesa do Fórum. A competição, iniciada na semana passada, foi encerrada no domingo (20).

Paola Morais foi o nome da competição, arrebatando o ouro nas três categorias em que competiu (Juvenil Feminino, Infantil Feminino e Rating G Feminino). Bronze em duas categorias, Ingrid Saraiva dividiu o pódio com Paola no Juvenil; no Juventude, ela dividiu o pódio com atletas da Apcef e do Independente.

No masculino, Hian Sá ficou com o bronze no Infantil, complementando a tabela de premiações para o Fórum Jaracaty nesta etapa do TMB Estadual, para alegria do técnico Antônio “Buraco” Ferreira. “Nosso trabalho é feito sempre com o objetivo de superar os resultados anteriores e já começamos muito bem. É importante destacar que como agora temos treinos diários do tênis de mesa no projeto, esse rendimento tende a crescer ainda mais”, reforçou Buraco, que também competiu nesta etapa do TMB Estadual e levou o ouro no Veterano Masculino.

O calendário de competições para os atletas do Fórum Jaracaty em 2022 prevê, ainda, a participação no Circuito Maranhense de Judô, além de competições para os atletas do futsal.

Fórum Jaracaty

O Fórum Jaracaty é um projeto patrocinado pela Equatorial Maranhão e governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e atua há quase duas décadas na região do Jaracaty e bairros adjacentes. Além das modalidades esportivas oferecidas às crianças, adolescentes e jovens, o projeto oferece ainda curso de Informática e brinquedoteca para as crianças, além de cursos de qualificação profissional para a comunidade. Todas as ações do projeto são gratuitas.

BRK INVESTE NA PERFURAÇÃO DE NOVOS POÇOS PARA APRIMORAR O ABASTECIMENTO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

A BRK investe na perfuração de 4 novos Poços Tubulares Profundos (PTPs), para beneficiar mais de 50 mil moradores de diversos bairros em São José de Ribamar

Nos últimos meses, a concessionária investiu na perfuração de quatro novos PTPs (poços) para garantir a melhoria no fornecimento de água para mais de 50 mil moradores


Quatro novos Poços Tubulares Profundos (PTPs) tiveram suas perfurações iniciadas pela BRK desde o ano passado e, juntos, vão beneficiar mais de 50 mil moradores de diversos bairros em São José de Ribamar, município onde a empresa atua no Maranhão.

O primeiro deles, o PTP ID46, já iniciou suas operações em outubro de 2021 e é responsável por aprimorar o abastecimento de água nos bairros do centro de São José de Ribamar, dentre eles: São Raimundo, J. Câmara I e II, Moropóia, Mirititiua, São Benedito, Caúra, Campina, Olho d´água, Outeiro, Vieira, Vila Alcione Ferreira e Cruzeiro, e integra o Sistema de Abastecimento SA16.

De acordo com Jefferson Alves, Gerente de Operações da BRK no Maranhão “esse sistema de abastecimento é formado por dois reservatórios que recebem a água produzida pelo novo poço, somado a outros dez poços na região, reservando, tratando e distribuindo um total de 2,3 milhões de litros de água para abastecer os quase 31 mil moradores dos bairros que compõem a região central do centro de Ribamar”.

O segundo poço foi perfurado no bairro de Panaquatira e deve entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de abastecer aproximadamente 2 mil pessoas e aprimorar o abastecimento do bairro.

O terceiro poço, teve suas obras iniciadas neste mês de fevereiro e também irá compor o SA16, principal sistema de abastecimento de São José de Ribamar, ampliando a atuação deste sistema no abastecimento do município e levando água para mais de 17 mil pessoas.

Com sua perfuração em andamento, o quarto poço será implantado para gerar melhorias no abastecimento dos bairros que compõe o Araçagy; e vai atender a um total de mais de 3.700 moradores daquela região.

Em seguida, esses poços também serão monitorados pelo Centro de Controle Operacional da BRK (CCO), que acompanha o funcionamento dos PTPs a partir de uma central totalmente automatizada. A unidade detecta rapidamente possíveis problemas de paralização do fornecimento de água e ajuda a antecipar a manutenção corretiva destes ativos, minimizando assim transtornos relacionados ao desabastecimento da população.

Juntos esses quatro novos ativos somam mais de R$ 1,3 milhão investidos pela BRK somente no município de São José de Ribamar, o terceiro maior do estado.

“Parar sanar os problemas de falta de água que tem acometido a região do centro e do Araçagy, promovidos principalmente pelo crescimento populacional e pelos constantes roubos e depredações dos poços, fizemos investimentos significativos tanto na recuperação e modernização da estrutura operacional já existente, quanto na ampliação da rede de distribuição de água como um todo. A perfuração destes novos poços é um exemplo das ações na região, e tem como objetivo garantir uma maior disponibilidade de volume de água para atendimento da população”, finaliza Jefferson Alves.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima