FOTO – DIVULGAÇÃO: Além de produtos como flores, doces, chocolates e bebidas, nas lojas do Empório Fribal podem ser montados kits ao gosto do cliente para presentear no Valentine´s Day (14.02), dia de celebrar a amizade e o amor.
Uma data dedicada ao amor, não apenas entre casais apaixonados, mas também para celebrar a amizade. Assim é comemorado o Valentine’s Day em diversos países, sempre no dia 14 de fevereiro.
Segundo pesquisadores, foi nessa data que o bispo da Roma antiga, Valentim foi decapitado. Ele apoiava os casais apaixonados, celebrando casamentos escondidos. Ao ser descoberto, foi preso e decapitado. Pós canonizado, ficou conhecido como o São Valentim, patrono dos namorados.
Nessa data (14.02) portanto, namorados, amigos e familiares trocam presentes como doces, chocolates, flores e cartões. Muitos aproveitam para celebrar com jantares especiais. E assim como a tradição do Halloween (Dia das Bruxas), que foi sendo incorporada no Brasil, fica a dica para aproveitar também essa data romântica e demonstrar todo o afeto e amor a quem se ama.
No Empório Fribal há muitas opções para presentear nesse Valentine’s Day: Flores, chocolates finos e vinhos das melhores safras. Há também a possibilidade de montar um kit com esses e outros produtos.
Para quem gosta de cozinhar, a dica, além do presente, é preparar uma massa importada com molhos especiais para um romântico jantar a dois ou entre amigos, harmonizado com um vinho ou espumante, também disponíveis no Empório Fribal. O que importa mesmo é aproveitar a data para celebrar a amizade e o amor!
Os ônibus novos irão facilitar os deslocamentos dos alunos até a escola
Mais qualidade e segurança ao transporte escolar de estudantes da rede pública de ensino. A Prefeitura de Bacabal entregou, nesta sexta-feira, (11), 04 novos ônibus escolares para à população. Para Davi Brandão, a entrega dos ônibus escolares, faz parte de uma série de ações em prol da Educação pública de Bacabal, que hoje, além de contar com novos ônibus, tem escolas reformadas, merenda de qualidade e professores municipais com salário em dia. “ A criança tem um transporte na porta da sua casa para levar até a uma escola totalmente reformada, ampliada e acessível, além de uma merenda saudável e com ensino de qualidade” afirmou Davi Brandão. A cerimônia de entrega dos ônibus, que aconteceu no Centro de Convivência Social, teve a participação de Davi Brandão, do Prefeito Edvan Brandão, Vereadores de Bacabal e lideranças políticas da cidade de Lago Verde.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Werther bandeira, que comanda a Villa do Vinho Bistrô, vai promover o jantar do Valentine´s Day nessa segunda (14.02) para que todos possam celebrar a amizade e o amor de forma especial
Vem aí o Valentine’s Day, data que em diversos países é celebrada no dia 14 de fevereiro, como sendo o Dia do Amor e da Amizade.
Além da tradicional troca de cartões e presentes nessa data, o Valentine´s Day que também é celebrado entre amigos e familiares e não apenas namorados, é uma data para se reunir e brindar a amizade acima de tudo.
Em países como Estados Unidos e Itália é uma das datas mais movimentadas nos restaurantes. E por aqui, que tal surpreender quem você ama ou reunir família e amigos para um jantar especial e delicioso, com o melhor custo benefício?
A dica por aqui é o jantar de Valentine´s Day na próxima segunda – feira da Villa do Vinho Bistrô. O badalado restaurante na Cohama é um point charmoso, com culinária contemporânea, e excelentes opções de vinhos, drinks e espumantes para aquele brinde marcante.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou da coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (11), em que foi anunciada a filiação do ex-secretário estadual de Segurança Pública, Jefferson Portela, ao PDT e sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições de 2022. A oficialização acontecerá em março, quando a Justiça Eleitoral abre a janela partidária.
Na oportunidade, o chefe do Legislativo deu as boas-vindas ao delegado. “Jefferson será uma importante adesão ao nosso grupo nos aspectos político e programático pelo excelente trabalho realizado à frente do Sistema de Segurança Pública, nos últimos sete anos, conseguindo reverter os graves indicadores de violência em que vivíamos, em anos anteriores, no Maranhão”, destacou.
Jefferson Portela agradeceu o apoio do presidente Othelino que, na semana passada, também anunciou sua filiação ao PDT. “Éramos do PCdoB e nos reencontramos no PDT, porque continuamos defendendo o que acreditamos, que é um trabalho social dentro da política”, disse o ex-secretário após declarar, mais uma vez, seu apoio à pré-campanha do senador Weverton Rocha ao governo do Estado.
O senador e líder do PDT no Maranhão também deu as boas-vindas ao novo colega partidário, destacando a importante atuação de Jefferson Portela na Secretaria de Segurança. “Tem um trabalho fantástico, que precisa continuar no Estado. Agora, como pré-candidato a deputado federal no PDT, somará para nos fortalecer no plano de governo do sistema de segurança, reforçando mais o nosso time e propostas para os maranhenses”, ressaltou Weverton.
A coletiva de imprensa contou, ainda, com as presenças de outras autoridades políticas filiadas ao Partido Democrático Trabalhista do Maranhão, entre elas o vice-presidente da Assembleia, deputado Glalbert Cutrim, e o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), prefeito Erlânio Xavier.
Uma empresa concessionária de energia elétrica pode multar unidade consumidora que efetua auto religação. Foi assim que entendeu uma sentença proferida no 12º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, ao julgar improcedentes os pedidos de uma consumidora que pleiteava o cancelamento da multa, além de indenização por danos morais. Trata-se de ação, que teve como parte demandada a Equatorial Maranhão Distribuidora de Energia S/A. Narra a autora que é usuária dos serviços de fornecimento de energia elétrica, oferecidos pela requerida.
Ocorre que teve a interrupção da sua energia elétrica, após atraso no pagamento de sua conta de energia do mês de setembro de 2020, mesmo sem nenhum tipo de aviso prévio da empresa. Realizou o pagamento da sua conta de energia no dia 10 de outubro de 2020, e logo em seguida entrou em contato com a requerida para efetuar o religamento. Todavia, passados mais de 4 dias sem o fornecimento de energia elétrica em sua residência, a empresa requerida lhe cobrou na fatura do mês de novembro de 2020 uma multa no valor de R$ 91,23 por uma suposta multa “Auto Religação”.
Por causa disso, a autora requereu o cancelamento da referida multa, bem como a indenização pelos danos morais. A empresa requerida refuta as pretensões autorais, por entender que não praticou condutas aptas a fundamentarem a pretensão indenizatória da parte autora. Afirma a requerida que, em 19 de outubro de 2020, a conta contrato da requerente teve o fornecimento de energia elétrica suspenso em decorrência do não pagamento da fatura de setembro de 2020 e que, após o corte, a autora não solicitou religação.
COMPROVOU A AUTORRELIGAÇÃO
Segue relatando que, em 10 de novembro de 2020, foi identificado que a unidade estava autorreligada, dessa maneira não há que se falar em cancelamento de multa e nem mesmo em indenização por danos morais, pois não houve nenhum tipo de constrangimento à requerente. “Compulsando os autos a empresa requerida logrou êxito em comprovar que a unidade consumidora possuía uma conta em atraso e por isso foi efetuado o corte, porém a requerente não solicitou junto a empresa o religamento, e foi verificado pelos documentos anexados que a requerente efetuou a religação sem autorização, daí a multa”, esclarece a sentença.
Para a Justiça, a empresa requerida não causou nenhum tipo de constrangimento ou vexame à parte autora. “Sendo assim, trata-se de fatura paga com atraso e não havendo tempo hábil para compensação, o que o requerente assumiu o risco de corte, portanto não pode atribuir o dano à empresa concessionária requerida”, finalizou, julgando improcedentes os pedidos da autora.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O Diretor da Maxx Augusto Diniz entre os gerentes Walkíria Pinto, Flávia Pessoa, Jefferson Bandeira e André Carmelo com a nova marca da empresa de Telecom
Novo foco do negócio agora voltado para conexões e inclusão digital
O Maranhão ganha uma nova marca Maxx, que dará continuidade à trajetória de 23 anos de sucesso conquistados pela então TVN no Maranhão.
Trata-se da mesma empresa e mesma gestão, porém com foco de negócio diferente e ampliado, não mais focado em TV a cabo apenas, como sugeria o nome anterior. Mudar a marca foi uma evolução natural, para uma empresa genuinamente maranhense que soube crescer ao longo de 23 anos, mantendo a qualidade e o foco na satisfação de sua ampla base de clientes.
Atualmente a Maxx está presente em 11 cidades maranhenses, sendo 4 da grande Ilha e 7 no interior do Estado: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Itapecuru, Vargem Grande, Chapadinha e Santa Inês. E seguirá crescendo para levar mais conexão e inclusão digital a outras cidades em breve. Segundo o Diretor da Maxx, Augusto Diniz, a mudança da marca demonstra na prática a missão da empresa, cujo foco é a conexão e a inclusão digital. O slogan Conectar para Transformar resume bem esse novo momento da empresa e da nova marca:
“Em 199 quando a TVN foi criada inovamos ao oferecermos a TV a cabo que na época foi revolucionário em termos de entretenimento e informação. Ao longo dos anos fomos crescendo, pois sempre acompanhamos de perto a inovação tecnológica. Nunca paramos no tempo e na oferta de um único serviço. Em 2005 lançamos o serviço de internet, em 2008 foi a vez da TV 100% digital, em 2010 vieram os canais em HD. Em 2011 lançamos o serviço de telefonia fixa convergente, e em 2021 lançamos a telefonia móvel. Assim, deixamos de ser uma operadora de TV a cabo para nos tornarmos uma empresa completa de Telecom. Oferecemos ao cliente tudo agora, e no mesmo lugar. A Maxx é uma empresa maranhense que oferece a máxima experiência em conexão e comunicação. O mundo já é digital, e isso só tende a crescer. Estamos prontos com a Maxx para essa nova era, e promover a inclusão digital e aumentar a conexão das pessoas é a nossa missão”, explicou Augusto Diniz.
Os serviços da Maxx são divididos em quatro categorias: Móvel (telefonia celular); Play (TV a Cabo / Streaming), Voice (Telefonia Fixa) e Fibra (Internet Fibra Óptica). Desses segmentos, as tendências de mercado apontam que os serviços de Banda Larga e de Telefonia Móvel serão aqueles que devem crescer mais nos próximos anos.
Para quem já era cliente TVN, nada muda com a chegada da Maxx. Foram mantidos todos os canais de atendimento ao cliente, apenas com o novo nome de Maxx, mas nos mesmos contatos: Loja física em São Luís no São Francisco; site www.sejamaxx.com.br; SAC 0800 727 4125 (somente via telefone fixo); whatsapp (98) 3197 7171; tel. pessoa física (98) 3199 7272 e tel. pessoa jurídica (98) 3199 7273. E para quem ainda não é cliente, a empresa deixa um convite: Seja Mais, Seja Maxx!
Nas redes sociais o novo perfil do instagram e facebook é o @sejamaxx. Novo nome, nova identidade visual e mais tecnologia. Mas mantendo sempre a mesma essência – inovação, tecnologia e qualidade, além de foco na máxima satisfação dos clientes.
É assim que a Maxx chega ao mercado, gerando mais de 300 empregos diretos e indiretos, apoiando a cultura local através de patrocínios, e contribuindo para o amplo desenvolvimento dos maranhenses através da conexão e inclusão digital. Tudo isso respeitando as comunidades, os colaboradores e o meio ambiente, e mantendo um estreito relacionamento de cooperação para com a Academia, fomentando projetos de pesquisa na área tecnológica no Maranhão.
Setor de Pets resiste à crise econômica provocada pelo novo coronavírus e é considerado um dos que mais cresceu durante a pandemia
Dois fatores se destacaram durante a pandemia. O fato de algumas pessoas ficarem mais em suas casas fez com que observassem mais as necessidades de seus pets, isso faz todo sentido, destacou Pedro Fernandes, sócio-proprietário do PetMania.
“Questões relacionadas à saúde e bem-estar foram priorizadas e os tutores buscaram formas de entreter seus pets através de brincadeiras, jogos e passeios próximos de casa, deram mais atenção a sua alimentação com rações de melhor qualidade, procuraram cuidar preventivamente dos companheiros de estimação realizando check-ups, serviços dentários, colocando os esquemas vacinais em dia, além de mantê-los limpos por mais tempo levando-os com mais frequência para serviços de banho e higiene”.
Além disso, Pedro destaca que em segundo e não menos impactante, foram os aumentos acima da média na indústria, principalmente de alimentos para Pets que sofreram com a escassez de insumos. Somente em alimentos foi registrado uma inflação de 24% no último ano.
De acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil, divulgada em março de 2021, foi constatado que o Brasil ocupa o 3º lugar em números de pets, tendo movimentado cerca de 40,1 bilhões no mercado no ano anterior.
Higiene e alimentação tem sido, em ordem de serviços e produtos, os mais procurados. “Cuidados com a saúde tem sido cada vez mais observados e novas especialidades vem surgindo a cada dia. Antigamente, um médico veterinário cuidava praticamente de toda saúde de um animal, mas assim como nós humanos, as especializações vêm agregando mais qualidade nos atendimentos e hoje, a veterinária já conta com Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, entre outras especialidades trazendo inúmeros benefícios, desde o diagnóstico passando por tratamento muitas vezes mais específicos e eficazes”, pontuou o empresário.
Recentemente o PetMania ganhou uma ala exclusiva para Felinos com Lounge de espera, consultório e duas salas de internação (uma delas exclusiva para felinos com doenças infecto contagiosas) tudo pensando em oferecer mais conforto e segurança aos pets e seus tutores. “Firmamos uma parceria com a Ecolab, líder mundial em desenvolvimento de produtos de higiene e desinfecção de ambientes, sendo a primeira rede a utilizar esses produtos no Brasil”, finalizou Pedro Fernandes.
A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-São Luís) anunciou nesta semana o seu calendário oficial de competições de sinuca 2022. Nove eventos, entre campeonatos, copas e atividades sociais, estão programados para serem realizados no Salão de Sinuca João Bosco e na arena de jogos. O calendário é uma realização da AABB-São Luís, com apoio da Federação Maranhense de Bilhar (FMBS), Jornal Pequeno, dentre outros.
O diretor técnico e de eventos de sinuca da AABB-São Luís e da FMBS, Antônio Bento Pereira, informou que a primeira competição acontecerá neste final de semana. “A AABB-São Luís abre neste sábado (12), o seu calendário de sinuca. O evento de abertura é a 9ª Copa João Bosco de Sinuca, que reunirá 32 atletas da categoria máster e contará pontos para o ranking estadual. A competição já é tradição da sinuca local”, disse Bento Pereira.
Nos dias 12 e 13 de março, a AABB-São Luís promoverá a 6ª Copa Nélio Corrêa de Sinuca. Também reunirá 32 atletas da categoria máster e garantirá pontos para o ranking estadual. Em abril, será aberto o Campeonato Interno de Sinuca da Associação. Também vai gerar pontos para a classificação no ranking estadual. Nos dias 28 e 29 de maio, acontecerá a 5ª Copa JP de Snooker Six Red, com 32 atletas e ranking. A Copa encerrará a programação do primeiro semestre.
Segundo semestre
O primeiro evento no segundo semestre deste ano será o 1º Norte-Nordeste Maranhão de Six Red. Será um evento nacional, do tipo desafio, onde estarão reunidos os 144 melhores atletas regionais. Em outubro, nos dias 08 e 09, a XVI Copa Félix Pinto de Snooker Six Red será disputada por 32 atletas máster e também garantirá aos vencedores, pontuação no ranking da FMBS. No mês de novembro, dias 08 e 09, haverá a final do Campeonato Interno de Sinuca da AABB-São Luís.
Encerrando o calendário oficial de sinuca da AABB-São Luís, nos dias 19 e 20 de novembro será realizada a Copa dos Campeões de Sinuca, com 16 atletas máster na disputa e mais pontuação para o ranking estadual. Em dezembro, a Associação Atlética vai realizar a sua tradicional festa dos esportes, onde estarão reunidos os atletas que se destacaram neste ano, em suas respectivas modalidades desportivas.
Conheça os resultados do Programa de Incentivo à Redução Voluntária
Em 2021 foi registrado o pior regime de chuvas em 91 anos, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e para compensar esse baixo nível dos reservatórios, uma das estratégias de economia foi a criação do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica pelo Governo Federal, por meio da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.
Lançado em setembro de 2021 com efeitos visíveis até 2022, o programa veio com o objetivo de incentivar os consumidores a reduzirem o consumo individual de energia elétrica nesse momento de escassez hídrica, onde o Brasil vem passando por uma longa estiagem, visando aumentar a segurança do fornecimento de energia para todos.
Benefícios na conta de luz – Mas, além da segurança do fornecimento elétrico, esse programa beneficiou diretamente o bolso dos consumidores. No maranhão, quase 700 mil clientes da Equatorial Energia conseguiram diminuir seus consumos e receberam bônus financeiros na fatura do mês de janeiro. Somados, esses bônus contabilizaram mais de 49 milhões de reais de descontos nas contas de energia de clientes de todo o estado.
De acordo com a Analista de Regulação, Luisa Azevedo, “com essa economia, muitos maranhenses puderam poupar dinheiro e usar esse bônus em outras despesas pessoais. Desse modo, entende-se que mais de 49 milhões de reais que antes seriam usados para pagar as contas de energia, foram injetados na economia local, favorecendo a população e o mercado maranhense”, destacou Luisa.
Participaram do programa todos os consumidores de baixa tensão (grupo B) e os de média e alta tensão (grupo A), inclusos nas classes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços e outras atividades, rural e serviço público, incluindo também os residenciais com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), com histórico de medição junto à Equatorial, que tiveram redução de 10% a 20% do consumo de energia elétrica nos meses de setembro a dezembro de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020 receberam bônus de 50 centavos a cada quilowatt-hora do total da energia economizado.
Não houve necessidade cadastro ou inscrição prévia. Logo, aos clientes inclusos nos critérios acima, o bônus na conta de energia foi automaticamente aplicado na fatura de janeiro de 2022. Dessa forma, se o consumidor economizou 100 quilowatt-hora, por exemplo, no somatório do consumo de setembro a dezembro de 2021 comparado ao somatório do mesmo período de 2020, houve um crédito de R$ 50,00 na última conta de luz.
As orientações de economia de energia continuam
Não só pelo bônus, é importante continuar sempre economizado energia. Por isso a Equatorial Maranhão selecionou algumas dicas fáceis de aplicar no dia a dia que resultam em economias elétricas, e consequentemente, financeiras:
Na hora de comprar um equipamento, verifique se ele possui o Selo Procel ou a Etiqueta A de eficiência energética do Inmetro. Essas são duas sinalizações de que o aparelho segue as recomendações de economia de energia, medida importante para evitar o desperdício.
Troque suas lâmpadas incandescentes por Led, que consomem até 90% menos que as incandescentes.
Se ligue no ar condicionado. Atualmente existem modelos de condicionadores de ar com a tecnologia inverter, capaz de gerar uma economia de energia de até 60%.
Evite deixar aparelhos em modo stand-by;
Não coloque o celular para carregar a noite;
Tente não deixar lâmpadas acesas durante o dia ou em ambientes que não estão sendo utilizados;
Evite o “abre e fecha” da geladeira ao longo do dia.
Cuidados contra a covid-19 também foram redobrados frente à nova variante da doença.
Os primeiros dias de fevereiro marcaram o retorno das atividades no Fórum Jaracaty após um breve período de descanso para alunos e professores que, no ano passado, garantiram muitas conquistas para o projeto, mesmo diante do cenário pandêmico. Para 2022, o projeto conta com algumas novidades. Uma delas corresponde aos dias e horários do tênis de mesa: antes, o esporte era praticado apenas duas vezes por semana, e agora, os treinos ocorrem de segunda à quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino.
Os cuidados contra a covid-19 também foram redobrados frente à nova variante da doença. Segundo Márcia Assunção, diretora-executiva do Fórum Jaracaty, alunos, pais e comunidade em geral têm sido conscientizados sobre os cuidados básicos, como o uso de máscaras, álcool em gel e, principalmente, a importância da vacinação. “Nesse meio tempo, vimos o quanto a vacina foi fundamental para as nossas crianças e adolescentes, e seguimos constantemente alertando sobre a necessidade da vacinação, para que eles sigam no projeto, participando das competições” afirmou.
Competições
Duas competições estão confirmadas já para o início deste ano, com participação do Fórum Jaracaty. Para os atletas do tênis de mesa, a participação na primeira etapa do TMB Estadual definirá se os atletas do projeto terão o mesmo bom desempenho do ano passado, quando o Fórum Jaracaty chegou a dominar todo o pódio no infantil feminino em uma das etapas da competição. Serão dois fins de semana de competições: 12 e 13 e 19 e 20 de fevereiro.
Para os judocas, a primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô está prevista para ocorrer nos dias 19 e 20 de fevereiro. Vale lembrar que, em 2021, o Fórum Jaracaty foi destaque no esporte, ficando em segundo lugar no ranking de medalhas do circuito. Destaque ainda para o Gran Prix de Judô em Parauapebas, com 6 medalhas para os atletas do projeto e nos Jogos Escolares Brasileiros, onde a judoca do projeto, Kaylane Azevedo, levou o bronze. Kaylane, inclusive, concorre ao Prêmio Troféu Mirante.
Com a modalidade iniciada em 2021, a equipe de futsal também deve participar de campeonatos seguindo o calendário a ser formalizado pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma).
Inscrições para o projeto
Apesar do retorno das atividades no Fórum Jaracaty, momentaneamente, não haverá novas inscrições para as modalidades esportivas, como explica Márcia Assunção. “Vamos aguardar o retorno das aulas para, aí sim, fazer o balanço de quantos alunos precisarão adequar os horários do projeto com o da escola. Somente após este balanço poderemos anunciar as quantidades de vagas disponíveis, modalidades e faixa etária”.
Sobre o Fórum Jaracaty
Patrocinado pela Equatorial Maranhão e pelo governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o projeto atua há quase duas décadas na região do Jaracaty e bairros adjacentes, levando oportunidades a crianças, jovens e comunidade em geral. Além das modalidades esportivas e das aulas de Informática, o projeto conta, também, com uma brinquedoteca. Cursos e palestras também são oferecidos no projeto. Todas as atividades do Fórum Jaracaty são gratuitas.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…