O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com diversas instituições na tentativa de gerar discussões e medidas preventivas para o abuso de drogas explica O coordenador geral do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Marcelo Sores Costa,que que é especialista em saúde mental e no tratamento de dependência química. Neste dia, temos uma oportunidade de lembrar da questão como problema de saúde pública.
Cabe ressaltar que a prevenção continua sendo a melhor saída para impedir o abuso de substância, lembrando que o público potente no declínio dos indicadores sobre uso e abuso de álcool e outras drogas são os jovens e adolescentes. Este dia enfatiza o combate ao comportamento de uso da população e busca estimular a discussão do problema de saúde pública. Nesse ano, em especial, temos mais um problema associado, que é a pandemia causada pelo Covid-19.
Álcool e pandemia
“Atualmente vivemos a pandemia do novo coronavírus, milhares de brasileiros de uma forma repentina tiveram suas rotinas modificadas de forma abrupta. O medo de se infectar, o isolamento social, o medo de complicação pelos infectados, o encontro com a morte repentina dos familiares, são apenas alguns dos problemas que fizeram a população aumentar o consumo de álcool e outras drogas”, explica o Dr. Marcelo Costa, diretor geral do CAPS AD álcool e drogas do estado do Maranhão.