Nesta segunda-feira (24), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) por meio do coordenador geral da instituição, Marcelo Soares Costa, realizou o encerramento da Semana Pedagógica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Unidade Plena (U.P.) Gonçalves Dias, na Rua Armando Vieira da Silva, S/Nº, na Aurora, em São Luís (MA). O gestou proferiu palestra sobre o Janeiro Branco e Estratégias de Saúde mental para os professores de da rede estadual.
“Nossa missão é levar além de atendimentos a comunidade, educação e informações acerca de prevenção em saúde mental e promoção de qualidade de vida. Quem ganha sempre é a sociedade”, disse o diretor geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Sores Costa.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.
O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.
O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014.
O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha priorizará espaços abertos e meios online. Entre em contato.