Amil não é obrigado a custear cirurgia estética reparadora

Uma sentença proferida no 1º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís decidiu que um plano de saúde não tem obrigação de cobrir uma cirurgia estética reparadora. A ação, de obrigação de fazer cumulada com danos morais, foi movida por uma mulher, em face da Amil Assistência Técnica Internacional S/A, na qual a autora alegou eventual falha na prestação de serviço por parte do plano de saúde.

Alega a requerente que, em 13 de setembro de 2003, submeteu-se a intervenção cirúrgica de gastroplastia, tendo uma perda de massa corporal equivalente a 40 kg. Assim, no início de 2021, uma médica cirurgiã, constatando flacidez importante nas mamas e no abdome da autora, encaminhou de pronto para a realização de cirurgia reparadora devido ao excesso de pele nas regiões citadas, dando continuidade, assim, ao tratamento da cirurgia bariátrica. Contudo, o procedimento foi recusado pelo plano de saúde.

Em contestação, a requerida argumentou que o procedimento pleiteado pela autora está fora do rol da Agência Nacional de Saúde e, desse modo, não possui cobertura obrigatória pelas Operadoras e Seguradoras de saúde privada, razão pela qual pediu pela improcedência da ação. Durante audiência de instrução, a parte autora acrescentou o seguinte: “Que realizou a cirurgia bariátrica em 12 de setembro de 2003; que a cirurgia não foi realizada pelo plano de saúde e sim no Hospital Presidente Dutra; que em 2020 solicitou a autorização do plano de saúde para realizar cirurgias de mama, de braço e abdome, sendo que o plano negou autorização”.

A autora destacou, ainda, que após a cirurgia bariátrica, engravidou e teve um filho e que não se recorda quando contratou o presente plano de saúde. “Diante da narração fática, bem como dos documentos juntados ao processo, impende destacar que o requisito da verossimilhança das alegações da parte autora não se faz presente, razão pela qual, deixa-se de inverter o ônus probatório (…) Pois bem, a requerente titular do plano de saúde réu, desde o ano de 2016, vem em juízo pleitear cirurgia reparadora de uma gastroplastia realizada no ano de 2003, quando não era beneficiária de um plano de saúde”, observa a sentença.

ESTÉTICA

E sustenta: “De fato, a cirurgia plástica reparadora é um direito de quem realizou cirurgia bariátrica e, nos casos em que há necessidade, os planos de saúde têm obrigação de autorizá-la (…) Contudo, impende destacar que, como o próprio nome sugere, a cirurgia reparadora ‘pós bariátrica’ é um procedimento complementar à cirurgia de gastroplastia, devendo guardar um nexo temporal com a mesma (…) Em outras palavras, sendo a cirurgia ora pleiteada complementar à bariátrica, deve ser feita logo que se detectar a necessidade da mesma, não perdurando tal direito eternamente”.

A Justiça ressalta o fato de que a autora informa que está com excesso de pele nas mamas e abdome, após quase 20 anos da realização da cirurgia bariátrica. “A requerente afirmou, ainda, em audiência, que nesse intervalo passou por uma gravidez, e só agora vem acionar o plano de saúde do qual repise-se, nem era beneficiária à época de sua cirurgia, com vistas a reparar pendências da bariátrica. A cirurgia reparadora que deve ser autorizada pelos planos de saúde não pode se confundir com cirurgia meramente estética”.

O Judiciário entende que, dentro de tal intervalo, não se pode afirmar que o excesso de pele informado no laudo médico juntado ao processo guarde nexo de causalidade com a bariátrica realizada no ano de 2003, ainda mais quando a autora passou por uma gravidez que, como é de conhecimento geral aumenta o peso corporal, esticando a pele e causando efeitos no corpo da mulher. “Desse modo, entendo que a cirurgia deve ser pós-bariátrica, ou seja, em lapso temporal em que se possa estabelecer um nexo entre ambas as cirurgias, já que uma decorre da outra, o que não restou demonstrado no processo”, pontuou a sentença, julgando improcedentes os pedidos da autora.

Projeto E+ Profissional da Equatorial Maranhão chega a Bacabal e oferece curso gratuito de Eletricista Instalador Predial

Inscrições acontecem nos dias 24 e 25, das 8h às 17h, no Centro de Treinamento da Equatorial

O Projeto E+ Profissional, da Equatorial Maranhão, chega à cidade de Bacabal oferecendo o curso gratuito de Eletricista Instalador Predial. A iniciativa faz parte das ações estratégicas da Distribuidora, se mantendo alinhada com o foco de trabalhar pelo futuro todo dia. O principal público-alvo são os clientes considerados baixa renda, já que o objetivo é promover capacitação e oportunidades no mercado. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (24), no Centro de Treinamento da Distribuidora na cidade (localizado na BR 316, KM 361, N° 132), e encerra no dia 25. Serão oferecidas 25 vagas e as aulas começam na primeira semana de fevereiro.

Esta é uma oportunidade imperdível para quem visa entrar no mercado de trabalho mais preparado e qualificado, já que potencializa os conhecimentos. O E+ Profissional se preocupa em estimular a economia com a possibilidade das pessoas já utilizarem os saberes adquirido nos cursos ofertados. Os interessados em participar da ação em Bacabal devem ficar atento a três pré-requisitos: comprovante de residência estar cadastrado no Baixa Renda, possuir idade a partir de 18 anos e ter cursado, no mínimo, o ensino fundamental incompleto. Durante o curso haverá aulas práticas e teóricas e, ao final, certificação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Cumprindo essas exigências, ao se dirigirem ao local de inscrição, precisam levar a cópia dos seguintes documentos: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e o comprovante de escolaridade. Vale explicar, ainda, que para aqueles que não possuem ou não consigam a comprovação de escolaridade, durante a matrícula poderão preencher uma autodeclaração disponibilizada pelos funcionários.

Após completar as 25 vagas oferecidas para o curso de Eletricista Instalador Predial, ainda será feito um cadastro reserva com 10 vagas (caso haja alguma necessidade de substituição). Laise Rabelo, Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão, reforça a importância de iniciativas nesse formato para a população. “ Visamos preparar a comunidade para atuar no mercado de trabalho após sua qualificação. É gratificante para nós da Equatorial Maranhão fazermos parte desse momento, possibilitando a geração de mais renda para as famílias e transformando a vida das pessoas. As inscrições permanecem enquanto tivermos vagas disponíveis”, externa.

Com mais essa ação, a Equatorial Maranhão reforça seu compromisso junto à sociedade no que diz respeito à responsabilidade social e promoção da igualdade.

BBB22 registra aumento de 25% no engajamento com o público da internet

Na semana de pré-estreia, programa atingiu a marca de 2,4 milhões de menções na redes sociais; número chegou a 769 mil na estreia oficial. Entre as cotas de patrocínios, PicPay, QuintoAndar, Above, C&A e 99 foram as marcas que mais cresceram no número de total de ações nos posts sobre o reality

Com grande sucesso de público em suas últimas edições, o Big Brother Brasil tem se consolidado como fenômeno de audiência não somente na televisão, mas também no ambiente digital. Na última segunda-feira (17), durante a estreia, o BBB22 alcançou 769 mil menções nas redes sociais e contabilizou 2,4 milhões de menções ainda na semana anterior. Os números refletem um aumento de 25% no total de engajamento com o público em relação à estreia da edição de 2021.

Os dados fazem parte de uma análise conduzida pela Comscore, consultoria de planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, com base em dados captados por ferramentas como BrandWatch e Shareablee. A análise identificou que, até o momento, o pico de audiência ocorreu no dia 14 de janeiro, data de divulgação dos participantes, marcado pela hashtag #BigDay – apenas no Twitter o termo chegou a contabilizar 27 mil menções naquele dia.

Participação das marcas

Com onze cotistas principais nesta edição, BBB22 é recordista também em patrocinadores. PicPay, QuintoAndar, Above, C&A e 99 foram as marcas que mais cresceram no número de total de ações (comentários, likes e compartilhamentos) nos posts durante a semana da pré-estreia (10/1 a 17/1) em relação à semana anterior (1/1 a 9/1). O banco Santander, por exemplo, aproveitou a grande audiência para lançar a campanha “Desendivida”, que conta com os vencedores de outras edições do BBB para apresentar condições especiais do banco.

“O Big Brother Brasil se tornou um outdoor interessante para diversas marcas anunciarem seus produtos de maneira diferente. O formato do programa ajuda neste sucesso, pois tem o poder de gerar grande identificação do público com os participantes, mostrando o potencial das marcas em satisfazer os clientes. Além disso, o vasto alcance do reality no ambiente digital torna a visibilidade das empresas ainda mais expressiva”, afirma Alejandro Fosk, Gerente Geral da Comscore na América Latina.

Movimentação nas redes

Na semana pré-estreia, o reality foi abordado em sua maioria (58%) pelo público feminino. Ao todo, o BBB22 foi comentado por 228 mil usuários únicos nas redes sociais, interessados por música, esportes, artes e TV.  Entre os trending topics estiveram os nomes dos participantes Arthur Aguiar e Naiara Azevedo, além de alto volume de menções à Luana Piovani, ex-mulher de Pedro Scooby, que também integra o elenco da casa mais vigiada do Brasil. Outros tópicos de interesse foram “participantes com Covid-19”, “quem é Linn da Quebrada?” e “Silvio Santos grava vídeo para Tiago Abravanel”.

Além disso, a influenciadora Jade Picon, participante do camarote do BBB, já conquistou o primeiro lugar entre os mais engajados no Instagram com a hashtag #BBB22. A cantora Ludmilla, esposa da participante Brunna Gonçalves, e o jornalista Hugo Gloss também aparecem entre as principais publicações. A plataforma é líder em ações com marcas envolvendo o reality, respondendo por 90% delas.

Sobre a Comscore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) é uma parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas. Com uma cobertura de dados que inclui TV digital, linear, over-the-top (OTT) e inteligência de bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite aos compradores e vendedores de mídia que quantifiquem o comportamento em várias telas e, assim, tomem decisões de negócios com confiança. Líder consagrada em medição de audiências digitais, set-top box bem como publicidade em escala, a Comscore é uma fonte contratada que surge no mercado para medição confiável de multiplataformas.

Para saber mais sobre a Comscore, por favor, visite nosso site  comscore.com.

Com atendimento digitalizado e ambiente descolado, Mais1 Café chega às cidades de São Luiz e Imperatriz

Unindo qualidade, praticidade e tecnologia, rede vai oferecer o melhor dos cafés especiais para os maranhenses

Com um robusto plano de expansão, a Mais1 Café, maior rede de cafés especiais do Brasil, dá continuidade aos projetos e abre mais 15 lojas no mês de janeiro, sendo duas delas na região Nordeste do país. As unidades serão implantadas nas cidades de São Luís e Imperatriz, ambas localizadas no Maranhão. 

A rede possui um cardápio de cafés quentes e gelados, feitos a partir de grãos de categoria especial. Para acompanhar, há ainda cinco opções de comidinhas, como cookies de chocolate, donuts, croissant, pão de queijo e pastel de Belém. O atendimento é automatizado e o pedido é feito e pago por meio de um totem ou app, que encaminha a solicitação diretamente para o barista.

Desde seu surgimento em dezembro de 2019, coincidindo nos meses seguintes com o início da pandemia, a marca vendeu mais de 400 franquias. Com operações simplificadas, de 12m² e 20m², e investimento inicial de R$135 mil, a expansão agressiva vai ao encontro da perspectiva da rede, que prevê um faturamento de R$ 110  milhões e 700 unidades até o final do ano.

Sobre Mais1 Café 

A Mais1 Café, maior rede de cafés especiais do Brasil, fundada em dezembro de 2019, pelos empresários Alan Parise, Vinícius Delatorre, Hilston Guerim e Gare Marques, nasceu com a proposta de ser uma franquia de cafeterias cujas operações se baseiam no conceito “to go”, que em livre tradução significa “para levar”. O objetivo é otimizar a experiência do cliente por meio de um atendimento totalmente personalizado e digitalizado. A rede oferece bebidas da mais alta qualidade em várias opções, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar as bebidas, o cardápio tem salgados e doces importados da Espanha e França que possibilitam diversas combinações para potencializar tal experiência. Atualmente, a Mais1 Café está presente em 17 estados e conta com mais de 400 unidades vendidas. Para o ano de 2022, a meta é chegar a 700 unidades e um faturamento de R$ 110 milhões. Para mais informações, clique aqui. 

CAPS AD Estado promove palestra sobre Janeiro Branco no encerramento da Semana Pedagógica do IEMA U.P. Gonçalves Dias

Nesta segunda-feira (24), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) por meio do coordenador geral da instituição, Marcelo Soares Costa, realizou o encerramento da Semana Pedagógica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Unidade Plena (U.P.) Gonçalves Dias, na Rua Armando Vieira da Silva, S/Nº, na Aurora, em São Luís (MA). O gestou proferiu palestra sobre o Janeiro Branco e Estratégias de Saúde mental para os professores de da rede estadual.

“Nossa missão é levar além de atendimentos a comunidade, educação e informações acerca de prevenção em saúde mental e promoção de qualidade de vida. Quem ganha sempre é a sociedade”, disse o diretor geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Sores Costa.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.

E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo.

O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014.

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2022, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha priorizará espaços abertos e meios online. Entre em contato.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima