O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse hoje (14), por meio de sua conta no Twitter, que a Pfizer antecipou para o dia 16 a entrega de mais 1,2 milhão de doses da vacina pediátrica contra a covid-19, que integram a segunda remessa do imunizante voltado a crianças com idade entre 5 e 11 anos.
A primeira remessa de doses da vacina foi descarregada na madrugada do dia 13 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no estado de São Paulo. A previsão é que o Brasil receba em janeiro 4,3 milhões de doses da vacina.
Segundo o Ministério da Saúde, neste primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.
Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo a pasta, as crianças devem ir aos postos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis ou levando uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.
Matéria alterada às 14h07 para correção, no primeiro parágrafo, da faixa etária à qual a vacina pediátrica da Pfizer é voltada.
Com o auxílio da ergonomia, é possível prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar dos trabalhadores
A chegada da pandemia trouxe mudanças significativas para a rotina de trabalho e consolidou uma nova tendência no mundo corporativo, que foi o home office. A flexibilidade no ambiente de trabalho trouxe muitos benefícios, mas também exige cuidados especialmente relacionados à saúde do trabalhador que exerce sua função no ambiente domiciliar. Para garantir uma boa postura, a ergonomia pode ajudar na adoção de medidas simples que ajudam cada indivíduo a executar as atividades de forma mais segura e eficiente no cotidiano, contribuindo para a prevenção contra as doenças ocupacionais.
De acordo com a fisioterapeuta e professora dos cursos de saúde da Estácio, Vanessa Barros, a ergonomia é uma ciência que leva em consideração as características físicas, fisiológicas e psicossociais do trabalhador e pode ser aplicada também na rotina do home office. “Há princípios dentro da ergonomia, que priorizam uma boa postura de trabalho, além de assegurar uma infraestrutura adequada, conforme a natureza da atividade. Além disso, outra medida priorizada é a redução do esforço físico excessivo ou repetitivo que possa causar lesões no trabalhador, como, por exemplo, os Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT)”, explica.
A especialista ressalta que devido a rotina de trabalho no ambiente domiciliar pode ocasionar alguns problemas de saúde relacionados à postura inadequada adotada durante as tarefas durante o expediente. Um dos mais comuns é a síndrome do túnel de carpo, que é uma inflamação no punho causada pela compressão de um nervo do punho chamado mediano, que provoca inchaço na região e dor durante a movimentação. Esse tipo de problema está geralmente relacionado à posição incorreta do punho durante a rotina de uso excessivo do celular ou do computador, provocando a hiperextensão nesta área específica do corpo e causando desde estresse do nervo mediano até a inflamação.
Outra patologia muito comum é a bursite, que é uma inflamação que atinge uma região do corpo chamada bursa, uma bolsa localizada entre os ossos e as articulações que têm objetivo de absorver o impacto mecânico, mas devido a movimentação repetitiva o indivíduo começa a sentir dor nesta região, levando a um desconforto constante. Outra enfermidade comum que pode ser desenvolvida durante a rotina do home office é a lombalgia, que ocorre quando a pessoa sente dor na lombar devido ao longo período sentado em uma posição não adequada, sobrecarregando a musculatura nesta região.
Para evitar problemas de saúde graves e trazer mais qualidade de vida e bem-estar, a docente da Estácio dá dicas para um home office mais ergonômico, confira:
– Evite trabalhar sentado no sofá ou no chão e busque sentar-se em uma cadeira adequada e utilize uma mesa apropriada para realizar as atividades de trabalho;
– Utilize uma cadeira, que tenha altura regulável para ficar alinhada em relação à mesa, garantindo que a visão em direção ao horizonte seja sempre reta;
– Ao ficar sentado na cadeira, é preciso estar com os pés apoiados no chão. Quando não for possível é importante utilizar algum tipo de apoio para garantir a correção da postura;
– Ao digitar é fundamental ajustar a posição do cotovelo na posição de noventa graus em relação ao antebraço;
– Durante a digitação e utilização do mouse, adote uma postura neutra em relação à posicionamento do punho com o auxílio de um apoio em formato ergonômico;
– Faça pausas durante o expediente para garantir descanso adequado do corpo, com o objetivo de desestressar as articulações e as musculaturas;
– Beba sempre água para preservar a saúde das articulações;
– Evite longas jornadas de trabalho no cotidiano do home office;
– Pratique atividades físicas regularmente e sempre busque alongar o corpo.
Deputado Othelino afirmou que a medida visa conter o aumento de novos casos de infecção pelo coronavírus no estado
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), defendeu a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de imunização (Passaporte Vacinal) contra a Covid-19 para acesso a estabelecimentos e eventos em geral, no estado. O parlamentar é autor do Projeto de Lei 001/2022, que trata sobre o tema. Ele justificou que a matéria tem como objetivo proteger não só a população, mas, também, a atividade econômica.
Othelino destacou que é cientificamente comprovado que pessoas vacinadas, quando contaminadas pela Covid-19, apresentam quadro sintomático mais leve e carga viral muito menor, o que faz com que o risco de transmissibilidade e de internação hospitalar também sejam reduzidos.
O chefe do Parlamento Estadual afirmou, ainda, que a medida visa conter o aumento de novos casos de infecção pelo coronavírus e evitar que ações mais restritivas sejam tomadas, a exemplo do que vem acontecendo em outros países, principalmente na Europa, onde restrições a pessoas não vacinados já estão em vigor. No Brasil, pelo menos 19 cidades já adotaram a obrigatoriedade do passaporte vacinal.
“Esse é o objetivo do projeto, proteger as pessoas e, também, a economia. Se nós não adotarmos iniciativas como essa e a rede hospitalar continuar sendo pressionada de forma crescente, medidas mais proibitivas acabarão se impondo, o que será prejudicial para a atividade econômica e para a vida das pessoas”, alertou Othelino Neto.
O chefe do Legislativo maranhense reforçou que a melhor forma de prevenir contra a doença é estimulando a vacinação. “Esse projeto de lei não visa tirar a liberdade de ninguém, mas garantir a liberdade daqueles que querem cuidar da sua saúde e, claro, respeitando a vida dos outros”, frisou.
Comprovação
De acordo com a proposição do parlamentar, o documento físico ou eletrônico comprovando a vacinação deverá ser exigido por bares, restaurantes, hotéis, pousadas, academias e eventos de maneira geral a todos os cidadãos que, de acordo com a sua idade, já estejam autorizados a tomarem o imunizante contra a Covid-19.
Aqueles que, por motivos médicos, não podem tomar qualquer tipo de imunizante contra a Covid-19 deverão comprovar essa condição para ter acesso aos estabelecimentos ou eventos.
Tramitação
O PL 001/2022 foi publicado no Diário Oficial da Casa, na quarta-feira (12), e passará ainda pelas comissões temáticas de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e Saúde para receber parecer antes de ir à votação no Plenário, em fevereiro, no retorno dos trabalhos.
Othelino afirmou que, durante esse período, o projeto está à disposição para que cidadãos, profissionais da saúde e de outras áreas deem a sua contribuição.
“Nós temos muito tempo ainda até o início de fevereiro para que possamos, inclusive, aperfeiçoar o projeto de lei. Por isso, esse período vai ser importante para que a gente possa acrescentar ou fazer alguma modificação no texto. A expectativa é de que, ainda no mês de fevereiro, seja aprovado pela Assembleia e encaminhado para a manifestação do governador Flávio Dino”, finalizou.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…