Sucesso do show O Bis do cantor e compositor Marconi Rezende

De parabéns o  cantor e compositor Marconi Rezende que reuniu convidados para apresentar o show O Bis na Laje 98; viabilizado com o patrocínio do Grupo Potiguar e do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; celebrando seus 30 anos de carreira.

O espetáculo com produção geral de Ana Marques trouxe no repertório sucessos da MPB, além de várias canções inéditas de Marconi Rezende e outras feitas por ele em parceria com Zeca Baleiro, Fernando Japona, Aderson Sena (Badeco) e Joãozinho Ribeiro.

Nessa nova fase de compositor, que brota cada vez mais forte nesse multifacetado e talentoso artista que é Marconi, O Bis revelou um artista ainda mais completo e cujo bom gosto musical reflete-se em suas composições autorais.

O nome “O Bis” veio da música de autoria dele e de Fernando Japona, que revela a arte em suas múltiplas formas. Em breve, todas as canções do álbum “O Bis” poderão ser conferidas pelo grande público também nas plataformas digitais, a exemplo do Spotify.

Os riscos de atravessar em zonas alagadas com automóveis no período de chuvas

Especialista lista cuidados e danos que veículos podem sofrer ao enfrentar alagamentos 

 Com a chegada do período de chuvas, praticamente todo estado está em atenção. Nessa época é comum vermos cenas de enchentes em diversas regiões, com ruas e avenidas alagadas por causa do transbordamento de córregos e rios. Com isso, quem transita de carro pelas vias corre um risco ainda maior. Quando a água em excesso entra nos automóveis, diversos equipamentos podem ser comprometidos, como sistema de admissão de ar, motor e componentes elétricos, pois os veículos não foram projetados para essas situações. 

Para o engenheiro e coordenador do curso de Engenharia Mecânica da faculdade Pitágoras, Carlos Aranha, a travessia de trechos alagados, com a água ultrapassando a metade da roda do veículo cerca de 65 cm variando de veículo para veículo,  deve ser realizada em último caso e se o nível da água estiver abaixo do meio da roda do carro, além de ficar atento para buracos e desníveis na via. “A orientação é sair de pontos alagados, procurar outros percursos mesmo que sejam mais longos. O melhor é evitar o carro em contato com água para não ter grandes prejuízos, ou até mesmo a perda total do automóvel”, informa Carlos Aranha.   

Outro ponto importante citado pelo engenheiro mecânico é que com a travessia em zonas alagadas, os motoristas estão colocando sua integridade em risco. “Além de comprometer a visibilidade, buracos ficam escondidos por conta da água. Durante o período de chuvas ou em locais com asfalto molhado, o risco de aquaplanagem é grande, e por isso, é importante redobrar a atenção, não apenas no trajeto, mas também nos carros ao redor e em possíveis obstáculos”, alerta. 

O professor dá algumas dicas para aumentar a segurança dos motoristas durante as chuvas:  

– Planeje sua rota antecipadamente e, mesmo conhecendo a região, avalie a possibilidade de um caminho alternativo, uma vez que imprevistos podem acontecer na ocorrência de chuvas fortes;  

– Ao dirigir em áreas alagadas, o carro deve se manter em marcha reduzida, com uma aceleração constante e velocidade média, o suficiente para formar uma pequena movimentação na água à frente do para-choque, caso o condutor decida ou seja obrigado a passar em área alagada.; 

– Não acione a embreagem e não troque de marchas durante o trajeto em locais alagados. Faça isso apenas ao chegar em um local seco e seguro;  

– Mantenha uma distância maior do carro à frente, assim você permite mais tempo e espaço para manobras em caso de problemas e evita acidentes; 

– Desligue rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for fundamental para sua segurança durante a travessia em área alagada, pois o veículo pode apresentar aumento do esforço para vencer a resistência da água ou apresentar pane elétrica por conta de sensores em contato com a água. 

– Fazer a verificação semanal do seu veículo como pneus, freio, luzes de sinalização, motor e itens eletrônicos no período de chuva para evitar surpresas desagradáveis quando estiver dirigindo seu veículo neste período. 

Chuvas no Maranhão: Equatorial realiza ações de segurança com energia elétrica que podem salvar vidas

Todo o Maranhão está em alerta devido às fortes chuvas nos últimos dias, que vem causando danos em vários municípios. Alguns locais já sofrem com alagamentos e as consequências dos estragos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também já informou a previsão de mais chuvas em todo o estado. Com esse cenário e a grande incidência de ventanias e descargas atmosféricas, é preciso ter atenção dobrada, principalmente contra os perigos com a energia elétrica. Além disso, quedas de árvores e as pistas molhadas, podem causar danos a rede de distribuição elétrica, como quebras de postes e rompimento de cabos.

“Acidentes com eletricidade no período chuvoso, muitas vezes, são fatais, pois chuva e energia elétrica não combinam! Por isso, os cuidados com eletricidade devem ser redobrados nessa época, seja em casa ou na rua”, alerta Jeová Xavier Rodrigues Palheta Júnior, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão. O especialista traz ainda algumas medidas de segurança para evitar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e quebra de postes.

  • Quando a chuva vier com raios e trovões, retire imediatamente das tomadas equipamentos como televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Mas fique atento, ao fazer isso, é importante que esteja usando calçados com solados isolantes (de borracha);
  • Se perceber que as paredes de casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas no local, pois a umidade pode gerar danos às instalações elétricas, causando defeitos nos equipamentos.
  • Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios). Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;
  • Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
  • Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento pelo número 116 e para o Corpo de Bombeiros da cidade.
  • Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.

“Outro alerta importante é sobre acidentes com quebra de postes, que podem trazer graves transtornos para a população. Além de ser perigoso para o condutor do veículo, a ocorrência pode acontecer em áreas onde tem imóveis que prestam serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, delegacias, clínicas, lotéricas e para as pessoas que moram na área desse acidente. Por isso, é preciso ficar atento ao volante e dirigir com cautela, praticando a direção defensiva”, reforça Jeová Júnior.

Nos últimos meses, a Equatorial Maranhão vem realizando uma série de ações preventivas para diminuir a incidência de falta de energia nesse período. São mutirões de podas de vegetação, substituição de postes, instalações de espaçadores e mapeamento de pontos de melhoria.

A Distribuidora orienta que em situações de ocorrência, as pessoas devem entrar em contato com os canais de atendimento. Dessa forma, uma equipe será acionada para resolver o caso em menor tempo possível. E mesmo que algum dos vizinhos já tenha registrado a ocorrência, é fundamental que outros também registrem por meio da Central 116 ou enviar mensagem para a assistente virtual Clara, por meio do WhatsApp (98) 2055 0116, quando houver falta de energia.

Associação Comercial do Maranhão abre programação 2022 com reunião de Diretoria

Com foco no apoio às empresas associadas, na disseminação de conhecimento e informações e na união das entidades empresariais em favor do setor produtivo, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) inicia 2022 projetando ações relevantes para o empresariado. Nesta terça-feira, 11 de janeiro, a partir das 19h:30min, o presidente da entidade Cristiano Barroso Fernandes, reúne virtualmente os diretores da Casa para tratar de pautas importantes. A primeira reunião de 2022 apresentará um balanço das ações empreendidas pela ACM no ano passado, o Calendário de Eventos que serão realizados nos próximos meses e outras iniciativas.

De acordo com Cristiano Barroso Fernandes, 2022 segue com bastantes desafios para a economia do Maranhão, que busca sua retomada em meio a um cenário de incertezas – reflexos da pandemia da covid-19 e suas variantes, além, claro, de ser um ano de transição política, que gera ainda mais expectativas para a sociedade e, parte do que está programado na agenda da ACM para este ano, serão ações ainda mais direcionadas, de representatividade, articulação política, de suporte, orientação e ações sociais, para apoiar o empresário local na condução de seus negócios, independente do seu setor de atuaç&at ilde;o.  

O presidente da ACM, ao fazer um rápido balanço do ano de 2021, ressalta que o empresário maranhense, mesmo com a chegada da vacina, esperou do Poder Público ações de alto impacto que pudessem reverter de fato a situação sem precedentes vivenciada na economia do Maranhão. Para ele é necessário que, em 2022, o governo adote políticas públicas de estimulo ao empreendedorismo e medidas concretas, que possam aumentar o percentual de sobrevivência de muitas empresas, entre elas a desburocratização de serviços, o diferimento de impostos, de redução de ICMS em alguns produtos .

Giga Férias TVN: Mais conexão com muita economia

Para esse mês de janeiro a TVN está com a campanha promocional  “Giga Férias”, que reuniu dois serviços em um só pacote e com um super desconto.

Trata-se da assinatura do serviço de Internet Fibra 250 Mega associado ao serviço de Telefonia Móvel de 20 Giga, ambos pelo preço mensal de R$ 189,80. Perfeito para garantir a conexão da garotada em casa nessas férias ou para quem está em quarentena devido à pandemia em curso e precisa se manter bem ligado.

Seja qual for o motivo, quem quiser ficar conectado e com muita economia, a dica é aproveitar esse pacote. Para assinar basta ligar para (98) 3199 7270 ou (98) 99109 7270.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima