Especialista dá dicas de brincadeiras e como deixar este tempo mais divertido
Chega as férias e nada melhor quer ter esse período para relaxar e brincar. As crianças ficam na expectativa para esse momento e fazem planos de viajar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. O tempo para a criançada é se divertir e aproveitar o máximo.
A psicopedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da faculdade Pitágoras, Tatiana Bacellar, conta que as crianças do século XXI são muito mais atarefadas, com muitos compromissos e horários, “as férias constituem excelentes períodos para que elas possam desfrutar mais das brincadeiras, que são tão importantes e que ajudam a desenvolver a noção espacial e corporal”, acrescenta.
Mas diante de tantos recursos tecnológicos como trazer o brincar para os pequenos? A especialista ressalta que as tecnologias se diferenciam muito das brincadeiras que exigem movimentos, entendimento da realidade e das coisas que as circundam. Segundo Bacelar, as telas mostram uma fantasia dirigida e não algo que estimule a elaboração do próprio pensamento.
“Com o uso recorrente, muitas crianças ficam entediadas na ausência de seus aparelhos, o que revela a angústia de não preencher esse vazio com aquilo que a imaginação poderia construir. A família deve estar preparada para não seguir por um único caminho, utilizando a tecnologia sim, mas reconhecendo também a importância de brincar e de explorar aquilo que a virtualidade não consegue proporcionar”, orienta.
A especialista destaca que é importante que neste período tenha uma flexibilidade maior, não tenha tanta rigidez em relação às rotinas. “As férias funcionam para a criança poder explorar mais livremente o ambiente, ter acesso àqueles brinquedos não tão formais, não tão prontos. Com isso, ela pode desenvolver a criatividade, a capacidade de simbolização e a própria socialização”, pontua.
Para deixar as férias ainda mais divertida, a psicopedagoga dá dicas de brincadeiras. Confira:
Uso de analógicos: quebra-cabeça, baralho, uno, cubos, legos, jogos da memória, dominó.
Brincadeiras com mais movimentos: pular corda, pular elástico, verdade ou desafio, mímica.
Preparar juntos o Cardápio da Semana: pesquisar receitas em livros, site e app.
Escolher uma série para maratonar.