Uma experiência ancestral oferecida pelo Instituto Da Cor ao Caso(@dacoraocaso)
“Esta herança foi deixada por nossos avós. Hoje cultivada por nós, pra compôr tua história, Maranhão.”
(Boi de Maracanã)
Tendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o Centro Histórico de São Luís é marcado pela ancestralidade através da presença e narrativas de negros e negras que por aqui passaram – invisibilizadas pelo racismo estrutural, marcando a história da nossa cidade, bem como através das manifestações culturais que pulsam e resgatam a nossa identidade: a terra do Bumba-meu-boi, do Tambor de Crioula, do Tambor de Mina e de grandes personalidades negras, como Maria Firmina dos Reis e João do Vale.
Sendo a população maranhense composta por mais de 70% de pessoas negras, é fundamental contar a história de nossa ancestralidade que resistiu, resiste e permanece presente no cotidiano e na construção cultural, social e política da nossa cidade, entre os becos, monumentos, praças e acervos.
Já pensou em conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história negra por meio de uma experiência ancestral no Centro Histórico de São Luís, fazendo um roteiro deresgate à ancestralidade e fortalecimento da nossa memória?
O INSTITUTO DA COR AO CASO apresenta o CAMINHO ANCESTRAL, um novo olhar e modo de contar a cidade, valorizando e celebrando a presença e protagonismo do povo e da cultura negra na história de São Luís, por meio de um roteiro no coração cultural da Ilha do Amor, recheado de histórias, curiosidades, lugares emblemáticos e personagens marcantes, além de dinâmicas interativas.
Você está preparado(a) para viver essa experiência ancestral? Garanta o seu passaporte preenchendo o formulário disponível em https://linktr.ee/dacoraocaso
O que: CAMINHO ANCESTRAL
Quando: 18/12/2021 (sábado) às 14h
Onde: Centro Histórico de São Luís
Recomendamos o uso de roupas leves e calçados confortáveis
#Investimento: R$ 60,00 (inteira)/R$ 30,00 (meia)
Após o preenchimento deste formulário, a equipe do Instituto Da Cor ao Caso entrará em contato por telefone para informar o ponto de encontro e instruções de pagamento. *Atenção no preenchimento dos seus dados.
#Quem tem direito à meia entrada?
Professores da Rede Pública ou Privada (apresentar carteira funcional ou contracheque atualizado e carimbado – digitalizado ou impresso); Estudantes (apresentar carteira estudantil, comprovante de matrícula declaração de vínculo com a IE); Doadores de Sangue registrados nos bancos de sangue dos hospitais estaduais (apresentar a carteira de doador de sangue); Idosos: documento oficial de identificação que comprove idade igual ou superior a 60 (sessenta anos); Pessoas com Deficiência: cartão de benefício da assistência social; Jovens Hipossuficientes (ID Jovem atualizado).
Para informações adicionais:
[email protected] ou (98) 98710-9167