Nesta terça-feira (7), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) realizou a 30ª Ação Resgate deste ano, na Praça Deodoro, direcionada à população de rua e comunidade em geral.
Foram oferecidos serviços como testagem rápida de Hiv, Sífilis, Hepatite, COVid-19. Além disso glicemia capilar, avaliação médica clínica e em saúde mental do consumo de álcool. Segundo o CAPS AD, com a pandemia houve aumento na busca por tratamento de álcool, ansiedade e depressão.
“Fechamos o ano com 30ª Ação Resgate, que promoveu mais de 15.000 atendimentos, 154 usuários em situação de rua retirados da vulnerabilidade, desta vez contamos com apoio do departamento de estado de prevenção a Hiv. Realizamos testagem para esta doença, testamos ainda 150 pessoas para Covid-19, fizemos diversas consultas de clínica médica. Além de 4 internações para tratamento de dependência química de usuários que se encontravam na Praça Deodoro. Parabéns a nossa equipe linda, sem eles não somos nada, minha gratidão por estarem comigo a tanto tempo. Alguns desde o início, há 13 anos. Somos uma verdadeira família. Todos somos iguais em funções diferentes e somados formamos uma grande unidade. Avante sempre saúde mental”, avaliou o diretor geral do CAPS AD Estadual, Marcelo Sores Costa.
CAPS AD Estado
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.