Othelino lamenta morte de subtenente Israel Silva e pede celeridade na investigação do caso

Othelino disse que pediu à Secretaria de Segurança os esforços necessários para elucidar o assassinato do subtenente Israel Silva

Na sessão plenária desta terça-feira (19), o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), lamentou a morte do subtenente da Polícia Militar, Israel Silva, que exercia suas funções no Gabinete Militar do Parlamento Estadual. O Plenário da Casa também fez um minuto de silêncio em homenagem ao militar, a pedido do deputado Neto Evangelista (DEM).

Othelino Neto cobrou celeridade na elucidação do caso, a fim de que sejam encontrados e punidos os responsáveis pelo assassinato do subtenente Israel Silva, 51 anos, ocorrido no último sábado (16).

O parlamentar afirmou que telefonou imediatamente ao secretário Jefferson Portela, assim que foi informado do ocorrido pelo coronel Jinkings, chefe do Gabinete Militar da Assembleia.  

“Reforcei, ontem, o pedido à Secretaria de Segurança Pública para que faça os esforços necessários e com a urgência que o caso requer para encontrar os dois assassinos e, também, descobrir as circunstâncias do fato, se foi realmente latrocínio, para que possa colocar esses dois elementos fora do convívio social, tanto pela vida que se perdeu, como também pelo exemplo que este episódio deve dar ao Estado”, disse Othelino Neto.

O subtenente Israel Silva exercia suas funções no Gabinete Militar da Assembleia Legislativa como Auxiliar do Oficial de Serviço de 24 horas. 

Na sessão, os deputados Neto Evangelista (DEM), Dr. Yglésio (PROS) e Rildo Amaral (Solidariedade) também lamentaram o ocorrido.

Gupy adquire empresa maranhense Niduu e entra no mercado de treinamento e desenvolvimento

Cofundadores da Gupy – Bruna Guimarães (COO da Gupy), Guilherme Dias (CMPO da Gupy), Mariana Dias (CEO e cofundadora da Gupy), Robson Ventura (CTO e cofundador da Gupy)

Um ano após receber o último aporte de R$ 40 milhões, a Gupy, empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, anuncia a sua primeira aquisição. Em meio ao aquecimento do mercado de HR Techs, a companhia acaba de anunciar a compra da Niduu, startup maranhense que cresceu mais de 200% no último ano e possui soluções de educação corporativa para treinar colaboradores de todos os níveis das empresas, utilizando princípios de Microlearning, Mobile Learning e Gamificação.

A cofundadora e CEO da Gupy, Mariana Dias, afirma que a aquisição foi uma forma de juntar forças com um time de grande conhecimento no mercado de treinamento e com isso levar mais inovação para o setor de Recursos Humanos, cujos desafio de requalificar e desenvolver os colaboradores das empresas tem se intensificado com os efeitos da pandemia. Além disso, a executiva destaca a importância da diversidade regional e o potencial de inovação que isso trará a ambos os negócios. “Foi fundamental descobrir que uma das empresas mais inovadoras em educação corporativa não estava no polo do sudeste, mas sim do nordeste, e certamente esta diversidade nos nossos times agregará mais ideias e novas maneiras de inovar. A Gupy transformou o mercado de recrutamento e seleção no Brasil e com isso vem dobrando de tamanho todos os anos. Já são mais de 70 mil novas vagas publicadas mensalmente por mais de 1.300 clientes. Com a Niduu, vamos dar mais um passo na jornada do talento e oferecer uma experiência ágil, justa e encantadora para que empresas desenvolvam seus colaboradores na velocidade e qualidade que o negócio e as pessoas precisam”, analisa a executiva.

Desde a fundação em 2017, a startup Niduu já viabilizou 140 milhões de horas de treinamento com mais de 300 mil profissionais de 300 empresas. Além disso, possui mais de 70 colaboradores em seu escritório no Maranhão e deve faturar mais de 5 milhões de reais neste ano. Com a compra, a Gupy entra em um novo mercado e passa a oferecer para o RH desde uma solução digital para onboarding de novos colaboradores até uma solução completa de treinamento e desenvolvimento, com foco em upskilling e lifelong learning. “Queremos ser o principal parceiro dos RHs e dos talentos. Pela frente, temos um roadmap robusto com muitas melhorias e inovações voltados para a nossa missão que é melhorar a empregabilidade no Brasil através de empregos e, agora, de educação”, finaliza Mariana.

A Niduu continuará sendo liderada pelos cofundadores, Júnior Mateus e Rômulo Martins e tem como objetivo triplicar de tamanho no próximo ano. “Desde as primeiras conversas percebemos que havia muita sinergia entre as duas empresas em termos de cultura e propósito. Nos demos muito bem com os founders da Gupy, parecia que já nos conhecíamos há muito tempo. Foi muito bom ver que já estávamos indo na mesma direção e trabalhando para sanar dores do mesmo mercado. Estamos muito animados para transformar o futuro do RH no Brasil juntos”, diz Júnior Mateus, co-CEO da Niduu.

Sobre a Gupy
A Gupy é a empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, com 20 milhões de usuários cadastrados e mais de 60 mil posições publicadas mensalmente. Pioneira na utilização de Inteligência Artificial aplicada ao processo de Recrutamento e Seleção no país, a plataforma da Gupy oferece ferramentas para realizar desde o processo de recrutamento até a admissão das pessoas candidatas. Com clientes em 10 países, entre eles Ambev, GPA, Sicredi, Vivo, Cielo e Renner, já foi investida por fundos como a Canary, Yellow Venture, Maya Capital, Valor Capital e Oria Capital. Para mais informações acesse: https://www.gupy.io/

Sampaio e Coritiba se enfrentam com objetivos opostos

Equipe Tricolor fechou a preparação sob um frio intenso em Curitiba

Lutando para se manter na Série B do Campeonato Brasileiro, o Sampaio Corrêa enfrenta o Coritiba, nesta terça-feira, às 21h30, no Couto Pereira, pela 31ª rodada. Com 40 pontos e nomeio da tabela de classificação, a Bolívia Querida precisar somar no mínimo cinco pontos pra se garantir na Segundona. Em quanto, o Coxa com 54 pontos precisa dos três pontos para se garantirem na liderança da competição.

No Sampaio Corrêa, o lateral-esquerdo Alyson e o atacante Ciel estão suspensos e devem dar lugar a Matheus Mascarenhas e a Jackson, respectivamente. No sistema ofensivo, Diego Cardoso ainda corre por fora de olho na vaga. Essas, porém, não deverão ser as únicas mudanças feitas pelo técnico Felipe Surian.

No meio-campo, Baraka tem vaga garantida, mas seu companheiro está entre o experiente Márcio Araújo, favorito à vaga, e Ferreira. Já na armação, Eloir deverá ter a companhia de Nádson. Léo Artur, no entanto, também tem chances de entrar.

Em sua pior fase na Série B, o Coritiba acumula quatro tropeços seguidos e vem de derrotas para Cruzeiro (3 x 0) e Vasco (2 x 1). Ainda assim, o clube paranaense segue na liderança com 54 pontos. A boa notícia é que o Sampaio Corrêa também vem de derrota, 1 x 0 para o Vitória.

No Coritiba, Gustavo Morínigo deverá poder contar com o volante Willian Farias. Poupado na rodada passada por conta de um quadro viral, ele se recuperou e já até treinou com o grupo. Assim, Jhony Douglas, seu substituto, deve voltar ao banco. Outra mudança deve ser a saída do lateral Matheus Alexandre para a entrada do veterano Rafinha. O jogador tem a concorrência de Waguininho.

FICHA TÉCNICA

Coritiba x Sampaio Corrêa

31ª rodada

Data: 19/10/2021

Hora: 21h30

Arbitro: Sávio Sampaio (DF)

Assistentes: Daniel Henrique (DF) e José Reinaldo (DF)

Estádio: Couto Pereira – Curitiba (PR)

Coritiba: Wilson; Natanael, Henrique, Luciano Castán e Guilherme Biro; Willian Farias, Val, Rafinha (Waguininho) e Robinho;Igor Paixão e Léo Gamalho

Técnico: Gustavo Morínigo

Sampaio Corrêa: Luiz Daniel;Watson, Alan Godói, Nilson Júnior e Matheus Mascarenhas; Baraka, Márcio Araújo (Ferreira), Eloir e Nádson (Léo Artur); Pimentinha e Jackson

Técnico: Felipe Surian

Vereadores de São Luís acusam Eduardo Braide de dar calote em suas emendas

O clima entre o o prefeito Eduardo Braide (Podemos) e os vereadores de São Luís não é dos melhores. Uma boa parcela dos parlamentares da Câmara Municipal da capital maranhense anda descontente com o que consideram descaso por parte do prefeito em não pagar as devidas emendas que os edis têm direito. 

A situação é complicada. Até mesmo o vereador Francisco Chaguinhas (foto), que é do mesmo partido de Eduardo Braide, está criando um clima propício para levantar uma tempestade na Câmara.

Chaguinhas avisa ser da base aliada do prefeito, mas que não vai tolerar descaso com o parlamento municipal, pois a Casa é independente e quer manter a harmonia entre os Poderes.

Mediante o clima de insatisfação, o líder do governo no Legislativo, vereador Marcial Lima (Podemos), avisa que uma reunião com os 31 vereadores será realizada para encontrar uma saída viável. 

Vale lembrar que até quarta-feira, 20, os representantes do parlamento em São Luís devem discutir em plenário os vetos do prefeito Braide à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

28 presos não retornam à prisão após saída do Dia das Crianças

Dos 725 apenados com o benefício para a saída temporária do Dia das Crianças, 28 presos não retornaram ao sistema prisional. Os apenados foram liberados na quinta-feira (7), e deveriam ter retornado até as 18h dessa quarta-feira (13).

No balanço de 2021, 113 presos liberados durante as saídas temporárias no Maranhão, não retornaram ao sistema prisional. Na saída do Dia dos Pais, 33 apenados não voltaram; na Páscoa, 31; Dia das Mães, 21; e no Dia das Crianças, 28.

Para receberem o benefício, os presos devem atender aos requisitos de comportamento adequado, compatibilidade do benefício com os objetivos da pena e cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente. Não tem direito à saída temporária o condenado que cumpre pena por praticar crime hediondo que resultou em morte da vítima, segundo a Lei de Execução Penal nº 13.964/2019. Os beneficiados não podem se ausentar do estado, nem frequentar festas, bares ou similares. Caso de descumprimento, eles serão penalizados, como regressão de regime (do semiaberto para o fechado) como também serão considerados foragidos da Justiça.

Membros do MPMA participam de ato contra a PEC 5 em Brasília

Membros do Ministério Público do Maranhão participaram, na manhã desta terça-feira, 19, de ato público contra a Proposta de Emenda à Constituição 5/2021, em frente à sede do MP do Distrito Federal e Territórios, em Brasília. O ato reúne o Conselho dos Corregedores Gerais dos MPs dos Estados e da União (CCGMPEU), o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e membros do MP de vários estados e da União. A votação da PEC na Câmara Federal está prevista para ocorrer nesta terça-feira, 19.   

Do MPMA, participam do ato público o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau; a corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho; os promotores de justiça Gilberto Câmara e Reinaldo Campos Castro Júnior, presidente e vice-presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem); Alessandra Darub (chefe de Gabinete da Corregedoria Geral) e Tarcísio José Sousa Bonfim (1ª vice-presidente na Conamp).

Segundo Eduardo Nicolau, a união de procuradores-gerais, corregedores, promotores de justiça é para tentar impedir que a PEC 5 não reduza as atribuições do Ministério Público com um Conselho Nacional não democrático. “Nós temos que combater isso. O Poder Legislativo tem que ter a sensibilidade para deixar que o Ministério Público, em sua legitimidade, trabalhe para que a nossa democracia seja cada vez mais fortalecida. O Ministério Público do Maranhão está aqui para dizer não à PEC 5”, destacou o PGJ do MPMA.

Themis Pacheco também ressaltou a insatisfação do MP brasileiro com a proposta. “A manifestação é fundamental para demonstrar o repúdio da classe do Ministério Público brasileiro contra as propostas de alteração da composição do Conselho Nacional e da escolha do corregedor nacional. O Ministério Público como um todo não aceita a PEC em qualquer dos seus termos”, destacou Themis Pacheco.

O presidente da Ampem, Gilberto Câmara, informou que, além do ato público, o dia também será de conversas com parlamentares para que a PEC seja rejeitada. “A partir de agora vamos intensificar durante todo o dia os contatos com os parlamentares de cada bancada estadual, com o objetivo de rejeitar a PEC 5, que traz efeitos deletérios ao Ministério Público e à sociedade brasileira”.

Reuniões

A PEC 5 foi um dos pontos discutidos em reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União (CNPG), realizada, nesta segunda-feira, 18. Após a reunião, os procuradores-gerais de Justiça e da União aprovaram texto com sugestões para aperfeiçoar a Proposta de Emenda Constitucional, entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Para os membros do MP brasileiro, é preciso enriquecer o debate sobre a tramitação da PEC 5, que, segundo relatório atual, altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), podendo fragilizar a autonomia da instituição.

Também nesta segunda-feira, 18, a corregedora-geral do Ministério Público do Estado do Maranhão, Themis Maria Pacheco de Carvalho, participou de reunião extraordinária do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNCGMP), que teve como pauta a PEC 5/2021.

CAROLINA – Aumento de tarifa de água motiva ACP do Ministério Público

Valor do serviço foi reajustado em 20% apesar de IPCA ter sido 4,52%, em 2020

O aumento ilegal e abusivo na tarifa de água em Carolina levou o Ministério Público do Maranhão (MPMA) a ajuizar, em 15 de outubro, Ação Civil Pública com pedido liminar contra o Município, o prefeito Erivelton Neves, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o diretor do órgão municipal, James Dean Oliveira.

Na ACP, o promotor de justiça Marco Tulio Rodrigues Lopes requer a imediata suspensão do decreto municipal nº 09, de 12 de janeiro de 2021, que reajustou o valor dos serviços do SAAE em 20%, apesar de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter sido registrado em 4,52%, no ano de 2020.

O percentual foi aplicado acima do permitido pela Lei Federal 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para saneamento básico e que determina que não pode haver alteração de tarifa sem autorização de agência reguladora.

MAJORAÇÃO

Em 7 de outubro, a Promotoria de Justiça de Carolina recebeu requerimento de audiência extrajudicial do vereador Iomar Teixeira (mais conhecido como Din Vaqueiro), questionando a legalidade do decreto. Durante o encontro, o prefeito e o diretor do SAAE afirmaram que não iriam anular o aumento.

O MPMA solicitou que o SAAE encaminhasse explicações sobre a questão. O diretor do serviço autônomo informou a existência da Lei 572/2018 que autoriza o Poder Executivo a revisar os valores da tarifa e serviços prestados pelo órgão. O diretor também alegou que, em função da pandemia de Covid-19, todos os insumos utilizados pelo SAEE haviam sido aumentados, o que motivaria a revisão de valores.

Diante disso, a Promotoria de Justiça pediu que a Assessoria Técnica da Procuradoria-Geral de Justiça examinasse a questão. Além de falta de critérios objetivos, a Assessoria constatou majoração acima dos limites estabelecidos pela Lei Municipal e ocorrência de aumento abusivo.

O diretor usou o argumento de aumento imprevisto de 37,67%, segundo o qual teria havido acréscimo nos valores de combustível, materiais de expediente e hidráulico, sulfato de alumínio, energia elétrica e sistema de faturamento.

Entretanto, não foram disponibilizados documentos que comprovassem o aumento exato desses insumos no percentual citado. Assim, não foi possível verificar se houve realmente tal aumento nas despesas. “De onde saíram esses 37,67%? Como se chegou a esse percentual? Qual foi o método utilizado? Qual pesquisa de mercado foi feita e em que local?”, questiona o promotor de justiça, na Ação.

Além disso, o diretor do SAAE afirmou que o cálculo do IPCA utilizado se deu nos anos de 2018, 2019 e 2020, comprovando desrespeito à própria lei municipal. Isto também demonstrou acúmulo nos últimos 12 meses do exercício anterior, caracterizando total ilegalidade do decreto municipal nº 009/2021.

Segundo o MPMA, o fato de não ter havido reajuste nos dois anos anteriores não permite eventual aumento “em dobro”, porque atingiria o consumidor de modo inesperado, com aumento abrupto, resultado da acumulação nestes anos.

Também para o Ministério Público, é uma afronta direta ao interesse público o fato de que o SAAE tenha decidido gastar recursos na construção de uma sede nova, em plena pandemia de Covid-19, em vez de não repassar aos consumidores hipossuficientes os custos advindos do reajuste alegado no preço de insumos.

PEDIDOS

Na ACP, o MPMA solicita a suspensão liminar do decreto municipal nº 09/2021, bem como a proibição do SAAE e Município de Carolina de aplicarem nas tarifas o aumento de 20%.

Outro pedido é a proibição de emissão de notas fiscais ou faturas de água e esgoto e realização de cobrança de tarifas com aplicação do reajuste.

A lista de pedidos da Promotoria de Justiça de Carolina inclui, ainda, a suspensão de faturas ou cobranças emitidas pelo SAAE com aplicação do aumento, facultando emissão de novas faturas, sem aplicação do acréscimo.

Nestes casos, a multa requerida é R$ 10 mil diários.

O MPMA também pede que sejam devolvidos aos consumidores os valores pagos em função das tarifas com o aumento abusivo. Em caso de desobediência, a punição solicitada é o bloqueio das contas do Município de Carolina e do SAAE, no valor de R$ 300 mil.

Uma luz ao tratamento de pessoas com dependência química na Fazenda da Esperança

Projeto de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão viabiliza condições para que a instituição possa continuar com o trabalho social

A Fazenda da Esperança, localizada no município de Coroatá-MA, foi contemplada no programa E+ Energia do Bem, que leva eficientização energética a instituições sociais. A entrega oficial do projeto foi realizada no último dia 7 de outubro, na sede da fazenda em Coroatá, com o objetivo de promover a modernização dos sistemas de eficientização da iluminação, do condicionamento ambiental, da refrigeração do local e a implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica (placas solares) nas instalações da unidade. O valor investido foi de R$ 490.762,25, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Equatorial Maranhão e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Ao todo, foram substituídas 273 lâmpadas fluorescentes tubulares, compactas e refletores por modelos mais eficientes de LED, além da troca de 07 condicionadores de ar e 13 equipamentos de refrigeração pouco eficientes por modelos com selo Procel e classificação energética A. Foi realizada também a instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica conectada à rede. Essas medidas reduzirão consideravelmente o consumo de energia elétrica e impactarão positivamente em todos os meios envolvidos, tanto na redução dos custos para o beneficiário, como na redução da demanda no horário de ponta para concessionária. Atualmente a redução de energia para a casa é de 50% no valor da fatura. O sistema fotovoltaico, instalado no telhado, foi dimensionado com base no consumo médio da unidade consumidora, a fim de maximizar o impacto social e a redução no consumo de energia elétrica.

Márcia Maia, voluntária da Fazenda da Esperança pelo grupo Focolares, reafirma a importância da obra realizada e o que representou para o dia a dia do trabalho da Fazenda. “Achei muito bonito o trabalho que a Equatorial fez, a gente recebeu algo muito maior do que tínhamos pensado, pois apesar de ser uma empresa e ter um viés econômico, eles tiveram um olhar sensível quando souberam do que se tratava o trabalho. Foi um projeto que deu um impacto positivo para a Fazenda, porque muitas vezes as pessoas não percebem o quanto é difícil manter essa estrutura e foi uma ajuda essencial”, enfatiza Márcia Maia, voluntária da Fazenda da Esperança.

Laíse Azevedo, Gerente de Relacionamento com o Cliente da região Centro do Estado, lembra que um dos objetivos do E+ Energia do Bem é a busca por melhorar a estrutura de serviços de uma instituição que é tão importante para a comunidade. “É com muito orgulho que nos tornamos mais próximos da Fazenda da Esperança por meio do programa E+ Energia do Bem, e ainda, mais satisfatório fazer parte desse momento de entrega da eficientização desse espaço. Tive a oportunidade de conhecer presencialmente o trabalho que é desenvolvido na Fazenda da Esperança, que ancorados no tripé de trabalho, convivência e espiritualidade, todos os dias, histórias de vida são realmente transformadas. E hoje sentimos que podemos fazer parte disso ao proporcionar uma boa redução na conta de energia e, assim, esse recurso economizado será investido em outras áreas”, observa.

Raymundo Fagner Dias, responsável local pela Fazenda Esperança, reforça que o principal objetivo da instituição é a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos e também compartilha que um dos benefícios maiores com o projeto da Equatorial é a diminuição da energia. Além disso, destaca que a Fazenda tem vários outros projetos que foram beneficiados com a ação, como a padaria, o artesanato, a capela (atividade espiritual) e a produtora de polpa, uma vez que os recursos podem ser destinados para outras demandas agora. Ele ainda explica que a climatização dos ambientes com equipamentos mais eficientes proporciona melhor qualidade de vida. “Conseguimos investir em melhorias. A estrutura é muito grande e conseguimos investir na reforma de guarda-roupas e na compra significativa de colchões, por exemplo. São resultados desse projeto da Equatorial”, expressa.

Projeto da Equatorial incentiva a prática social e o bem-estar

Além da eficientização, a Equatorial Maranhão também equipou uma área de convivência com jogos, que foi instalada dentro da Fazenda para que os internos tivessem mais uma opção de lazer. De acordo com Raymundo Fagner, uma vez que a Fazenda é um espaço de acolhimento, as comunidades próximas também usufruem dos espaços de lazer, como a quadra e nova sala de jogos. “O projeto da Equatorial nos proporcionou essas melhorias. A sala de jogos mudou a Fazenda em relação ao lúdico. É um espaço bonito e os acolhidos ficaram muito contentes”, compartilha.

Nesta causa social, que diz respeito ao acolhimento e recondução humanizada de mulheres e homens assistidos (que tem histórias únicas), qualquer pessoa pode ser voluntária. Segundo o responsável Raymundo, a dependência química no Brasil ainda é estigmatizada. “Há um pouco de preconceito pelo fato das pessoas não entenderem os motivos que levam uma pessoa ao alcoolismo ou dependência química”, explica. Portanto, a Fazenda se coloca como uma fundamental ponte de suporte às pessoas e conscientização da sociedade quanto a esta temática.

Sobre a Fazenda Esperança

Com 38 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos em vários países, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias. Ao todo, são 155 unidades espalhadas pelo mundo, destas 96 estão distribuídas pelo Brasil. No Maranhão, a Fazenda já atua há 35 anos com 10 unidades nos municípios de Balsas, Bacabal, Imperatriz e Coroatá — e nestas duas últimas cidades conta com unidades femininas.

O sucesso da Fazenda da Esperança se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos. No ano de 2017, em média três mil jovens e suas famílias foram assistidas e atualmente 120 pessoas são acolhidas só em Coroatá. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na convivência e na espiritualidade. Prova disso é que todos os acolhidos vivem numa irmandade que de tão unida é capaz de devolver aos acolhidos o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, bem como da importância da comunhão.

Socorro Reis conquista o 3º lugar no Mundial de Kitesurf

Maranhense manteve o bom momento na temporada e segue entre as melhores atletas do mundo

Mais uma conquista importante para a kitesurfista maranhense Socorro Reis, do Time Fribal. Desta vez, a tetracampeã brasileira e campeã sul-americana de Hydrofoil garantiu um lugar no pódio no Campeonato Mundial de Kitesurf, competição realizada em Torre Grande, na Itália, ao longo da última semana. Com muita garra e superação, Socorrinho, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Fribal por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, conquistou o terceiro lugar na categoria Master Feminina, manteve o bom momento na temporada e segue entre as melhores atletas do mundo na atualidade.

Para Socorro Reis, esta edição do Mundial de Kitesurf foi marcada por alguns “contratempos”. A maranhense encontrou dificuldades no velejo e chegou a ser penalizada, o que prejudicou sua pontuação nas regatas. Mesmo assim, a “Rainha dos Mares” se superou, reagiu na competição para terminar com a terceira colocação na categoria Master Feminina e colocar o Maranhão e Brasil, mais uma vez, no pódio de um evento internacional.

“Com certeza mais um evento que ficará marcado na história. Tive muitos contratempos. No terceiro dia, fui protestada pela comissão organizadora e fui penalizada em todas as regatas que corri e isso me trouxe um prejuízo imenso que me deixou muito abaixo na colocação geral. Lugar de difícil velejo, raia de difícil leitura, enroscos e outros mais. Com certeza é um dos lugares mais difícil que já corri, mas consegui o terceiro lugar na categoria Master, subi no pódio levando a bandeira do meu país, do meu Estado, dos meus patrocinadores e apoiadores e estou muito feliz por isso”, disse Socorrinho.

O bronze na categoria Master tem um significado bastante especial para a kitesurfista maranhense, principalmente dentro do ciclo olímpico de Paris 2024, uma vez que o kitesurf será disputado nas próximas Olimpíadas. E o resultado motiva Socorrinho para os próximos desafios.

“Voltando para casa com muito dever a fazer, muita coisa para organizar, mas vou seguir focada no meu objetivo. Queria agradecer aos meus patrocinadores, apoiadores, amigos, família e todos aqueles que torceram por mim. Vamos sempre em frente, rumo ao próximo desafio”, concluiu.

Com o resultado no Mundial deste ano, Socorro Reis segue figurando entre as melhores da modalidade. Em grande fase nas últimas temporadas, o 2021 da “Rainha dos Mares” está sendo vitorioso. Em agosto, a maranhense havia sido vice-campeã pan-americana de Kitesurf, competição realizada em Cabarete, na República Dominicana.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima