O QUE FAZER PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 40% da população mundial sofre com algum distúrbio do sono

Quem nunca passou uma noite em claro ou sofre constantemente com esse problema? Se você é daquelas pessoas que têm dificuldade para dormir, saiba que não está sozinho. 

Estudos comprovam que, pelo menos, um terço da população brasileira sofre de insônia ou algum outro tipo de distúrbio e cerca de 45% da população mundial sofre algum problema para dormir.

Tudo está associado às mudanças nos padrões do sono ou a hábitos que podem afetar negativamente a saúde. É importante entender que não basta dormir muitas horas se o corpo e a mente não descansarem. É preciso ter uma boa qualidade de sono. Dormir e acordar realmente descansado e recuperado do cansaço do dia anterior. Mas as pesquisas mostram que mais de 73 milhões de brasileiros já tiveram insônia e quase metade da população assume que dorme mal. 

O distúrbio do sono é um grupo de fatores que afetam a capacidade de dormir bem, como explica o professor de Psicologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Jefther Rocha. “Os principais referem-se a problemas com ansiedade, depressão, dificuldade em conseguir relaxar, estresse da vida diária ou uso excessivo de aparelhos que emitem a chamada luz azul (uma iluminação comum a celulares, TV’s e computadores que interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono)”.

Os casos mais comuns são:

Insônia: a pessoa não consegue dormir nem quando está cansada;

Apneia obstrutiva do sono: vias aéreas ficam respectivamente bloqueadas e podem dificultar a respiração. Esse distúrbio pode causar ruídos de asfixia ou ronco alto.

Síndrome das pernas inquietas: intensa vontade de mover as pernas, principalmente, à noite. Pode apresentar também dores desagradáveis, formigamento, queimação e sensação de que algo está rastejando na panturrilha.

Mas afinal de contas, quantas horas devo dormir? 

“A quantidade de horas de sono recomendadas vai variar de acordo com a idade. Curiosamente, quanto mais idade temos, menor necessidade de horas de sono teremos. Em média, para todas as faixas etárias, 8 a 9 horas de sono costumam ser suficientemente saudáveis, pontuou Jefther Rocha.

Bom, no caso de Denilson Almeida, jornalista, 35 anos de idade, esse privilégio de dormir bem e durante horas ficou para segundo ou terceiro plano. Hoje, ele afirma que o seu relógio biológico já está acostumado a dormir pouco.

“Acho que tudo começou quando eu ainda estava na faculdade. Tinha dois estágios de dia e a noite aula. Só sobrava a madrugada para eu estudar e fazer os trabalhos da madrugada (inclui aí o TCC). Acho que desde aí o meu relógio biológico está desregulado. Não consigo dormir antes da 1h30 da madrugada. Geralmente, acordo entre 6h30 e 7h30”.

A insuficiência de sono – que muitos médicos classificam como menos de sete horas por noite – pode ter um impacto negativo na energia, humor, concentração e saúde em geral. Causa irritabilidade ou ansiedade, depressão, fadiga diurna, forte desejo de tirar uma soneca durante o dia.

“Há dois anos tive problemas hormonais em decorrência dessa vida louca. Meu T3 desregulou e fiquei à beira de um hipertireoidismo. O médico reforçou a importância de eu dormir bem para ter qualidade de vida. Na época, me aquietei em um só emprego e consegui normalizar o problema”, finalizou o jornalista.

Bom, se você sofre com algum distúrbio do sono e deseja um sono tranquilo, que tal seguir algumas boas maneiras para dormir bem? Se liga nessas dicas:

·        

  • Estabeleça um horário regular de sono (ou seja, não varie tanto o horário em que você vai para a cama)
  • Limite a exposição à luz nas horas anteriores a dormir (e isso inclui o uso de aparelhos eletrônicos);
  • Crie um ambiente de sono tranquilo, confortável, escuro;
  • Evite estimulantes à noite (em especial, o café).

Se mesmo seguindo essas orientações continuar tendo problemas para dormir, peça ajuda de um especialista da área.

É NESSE SÁBADO: A MOSTRA DE JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL E DE PORTUGAL

Essa mostra já teve edições anteriores em Portugal e no Recife; sempre atraindo muitos visitantes ávidos em conhecer mais sobre os periódicos dos dois países

ABERTURA ACONTECE NESSE SÁBADO (16.10) ÀS 17H NO CONVENTO DAS MERCÊS E FICA EM CARTAZ ATÉ O DIA 19.11

Na atual era que vivemos, marcada pelo fenômeno das fake News e das intolerâncias políticas e religiosas, o papel da imprensa nunca foi tão relevante. Os jornais impressos são verdadeiros guardiões da memória dos povos na terra. Registram fatos, cobram mudanças, intercedem pelos invisíveis e sem voz, e são a base das democracias no mundo.

Não por acaso, os dois escolhidos para o Prêmio Nobel da Paz deste ano são jornalistas e editores de jornais, a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov. Isso demonstra o quão relevante é o papel da imprensa para preservar a paz global.

E em meio aos desafios de se manter a imprensa livre e os jornais impressos ativos, chega a São Luís uma mostra que é uma verdadeira viagem pelo tempo e pela história do Brasil e de Portugal. Estamos falando da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: Um Legado Cultural”; que reúne dois séculos de história, em uma viagem emocionante a ser feita pelos visitantes através das fotos das capas de  jornais, sendo um total de 54 periódicos – 36 de Portugal e 18 do Brasil, incluindo o jornal O Imparcial –  único representante maranhense.

A exposição acontece no Salão “Casa de Portugal”, no segundo andar do Convento das Mercês, situado à R. da Palma, N. 502 no Centro de São Luís. É uma promoção conjunta da Associação Portuguesa de Imprensa; Associação de Imprensa de Pernambuco; Vice-Consulado de Portugal em Belém; Camões Portugal / Instituto da Cooperação e da Língua; Consulado Honorário de Portugal em São Luís e da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro; com apoio do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Maranhão.

Na abertura da mostra que acontece nesse sábado (16.10) das 17H às 19H30, estão confirmadas as presenças das autoridades portuguesas: Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas; Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal no Brasil; Maria Fernanda Pinheiro – Vice – Cônsul de Portugal em Belém. O Cônsul Honorário de Portugal no Maranhão Abraão Valinhas Jr. está na organização geral do evento.

Ao trazer a mostra para o Maranhão, no histórico Convento das Mercês, a Embaixada de Portugal, através do Instituto Camões em Brasília, apresenta um dos mais expressivos eventos culturais dos dois países. Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, afirma que “A Casa de Portugal no Convento das Mercês é o lugar ideal para receber a exposição, local de história e memória, espaço privilegiado de diálogo luso-brasileiro” declara ela.

Além de aspectos gráficos dos periódicos selecionados, a exposição é um resgate histórico, já que a imprensa oficial é testemunha de crises, guerras, descobertas, inovações e outras questões relevantes da vida em Portugal e no Brasil ao longo dos anos. Entre os periódicos nacionais, estão o Diário de Pernambuco (mais antigo em circulação), Jornal do Commercio e Estadão (SP). Nas páginas desses jornais, o público pode encontrar fatos que mostram a cultura de dois povos. Detalhe: Um dos critérios para integrar essa exposição é que o jornal continue na plataforma impressa.

Vale ressaltar que a primeira exposição foi dedicada exclusivamente aos jornais portugueses e aconteceu na cidade de Aveiro em 2018, promovida pela Associação Portuguesa de Imprensa.  Em 2019, a Associação da Imprensa de Pernambuco, que mantém cooperação com a congênere de Portugal, trouxe para o Brasil essa exposição, ampliando-a com a inserção de jornais brasileiros, e realizando na Fundação Joaquim Nabuco no Recife, a primeira exposição luso-brasileira dos Jornais Centenários.

O evento é aberto ao público e gratuito. Depois da abertura nesse sábado (16.10), a mostra poderá ser visitada no período de 18.10 a 19.11, sempre de segunda à sexta, das 8h às 17h no mesmo local, Salão “Casa de Portugal”, no Convento das Mercês.

SERVIÇO / EXPOSIÇÃO JORNAIS CENTENÁRIOS DO BRASIL E PORTUGAL: UM LEGADO CULTURAL

Quando: Abertura dia 16 de Outubro de 2021 (sábado) – 17H às 19H30

Onde: Salão “Casa de Portugal” no Convento das Mercês – Rua da Palma, N. 502 – Bairro Desterro – São Luís – MA

Visitação Aberta ao Público: De 18.10.2021 a 19.11.2021 (8h às 17h), Salão “Casa de Portugal”, Convento das Mercês.

RETORNO DO PROJETO SOCIAL “OFICINA DE LONAS POTIGUAR”

FOTOS – DIVULGAÇÃO: A sócia – diretora do Grupo Potiguar Camila Brasil com Anderson Penha, do Marketing da empresa, exibindo sacola confeccionada em uma das edições da Oficina de Lonas da Potiguar

A chamada agenda ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, está cada vez mais sendo incorporada ao chamado “core business” (foco principal dos negócios) das empresas, uma vez que sem sustentabilidade, simplesmente não há negócio.

Por aqui, o Grupo Potiguar já é adepto de práticas nessas três esferas há muitos anos, quando nem se falava em ESG; com forte destaque para o social. A empresa apoia várias entidades com trabalhos sociais relevantes em São Luís e Imperatriz, patrocina a cultura e valoriza ações voltadas para a proteção do meio ambiente, e desde o início da pandemia fez doações de máscaras, álcool em gel e cestas básicas além de participar do pool de empresas doadoras de equipamentos hospitalares para o Governo do Estado.    

E essa semana, uma parada estratégica devido a pandemia, a Potiguar voltou a promover um de seus mais relevantes projetos sociais autorais, a Oficina de Costura e Reciclagem de Lonas; e dessa vez a comunidade contemplada foi a do Gapara.

Trata-se de mini cursos de costura ofertados para mulheres de baixa renda, moradoras de áreas de vulnerabilidade social da capital. Além de oferecer o treinamento gratuito, para a aprendizagem da costura como nova habilidade geradora de renda extra; o projeto produz materiais diversos confeccionados com plásticos (lonas) que são doados às participantes pela Potiguar, tais como bolsas e aventais, e que podem ser comercializados pelas participantes após o treinamento. As lonas são materiais de propaganda que antes eram descartados, e que com o projeto, ganham um nobre destino: Servir de matéria prima para a aprendizagem de mulheres que sonham em ter trabalho e renda; e com isso uma vida mais digna.

BRK AMBIENTAL ABRE INSCRIÇÕES PARA SEU PRIMEIRO PROGRAMA DE TRAINEES

FOTO – DIVULGAÇÃO: Uma oportunidade com vagas para pessoas com até três anos de formadas, é o programa da BRK Ambiental “Trainess Transformadores 2022”

Com vagas em todas as regiões do país, primeira edição conta com oportunidades para pessoas com até três anos de formadas

A BRK Ambiental, empresa privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, abre inscrições para o primeiro programa de Trainee da companhia, o BRK Transformadores 2022, com oportunidades de trabalho no escritório corporativo de São Paulo e em operações da companhia em todas as regiões do país.

Para participar, é preciso ter até três anos de formação no ensino superior, disponibilidade de mudar de cidade e de estado, além do desejo de contribuir com a transformação do país por meio dos serviços de água e esgoto.

“O saneamento está entre os segmentos que terá um papel fundamental na retomada econômica. Com a expansão dos serviços, cada vez mais ampliaremos as oportunidades de emprego. Diante disso, o nosso objetivo é dar oportunidade também aos jovens. Estamos em busca de pessoas que estejam alinhadas com a nossa missão, que é construir um mundo melhor e mudar a realidade de milhões brasileiros que ainda não contam com os serviços de água e esgoto”, destaca Lívia Borela, diretora de RH da BRK.

O programa de Trainee oferece vagas para atuação nas áreas financeira, comercial, engenharia, operação e novos negócios. As oportunidades de trabalho são para o escritório corporativo de São Paulo e para as unidades de Limeira (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Blumenau (SC), Maceió (AL), Palmas (TO), Recife (PE) e São José de Ribamar e Paço do Lumiar (MA).

As inscrições para o Trainee BRK Transformadores 2022 podem ser feitas no site transformadoresbrk.com.br e vão de 13 de outubro ao dia 16 de novembro. 

O processo seletivo inclui avaliações online e painéis com executivos da empresa e os benefícios incluem vale refeição e alimentação, vale transporte, previdência privada, seguro de vida, seguro de saúde e odontológico.

Equatorial Maranhão informa sobre funcionamento dos postos E+ Reciclagem e agências de atendimento no dia do comerciário

Por conta do feriado referente ao dia do comerciário, a Equatorial Maranhão informa que as agências de atendimento presencial funcionarão normalmente.

Já os postos de coleta do E+ Reciclagem de São Luís não funcionarão nesta segunda-feira (18). A empresa orienta que você antecipe sua reciclagem para o sábado (16) ou aguarde o retorno das atividades na terça-feira (19).

Hoje, a Equatorial Maranhão conta com 14 postos de coleta fixos do E+ Reciclagem espalhados pelo Maranhão, sendo 9 em São Luís, 3 em Imperatriz, 1 em Caxias e 1 em Timon. Os postos estão funcionando seguindo às regras sanitárias conforme orientações dos órgãos de saúde. Acesse www.equatorialenergia.com.br para verificar endereços e horários de funcionamento.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima