Assembleia propõe debate sobre queda de consumo do pescado no Maranhão

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão realizará, nesta quarta-feira (6), às 8h30, reunião para discutir temas que dizem respeito às barreiras zoofitossanitárias, Síndrome de Haff (doença da urina preta) e medidas de proteção a pescadores afetados pela queda do consumo de pescado.

O anúncio foi feito pelos deputados Antônio Pereira (DEM) e César Pires (PV), durante a sessão plenária desta terça-feira (5). “Eu creio que a Síndrome de Haff precisa ser esclarecida cientificamente pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse César Pires.

O deputado Antônio Pereira complementou. “É preciso discutir essa problemática, que é muito importante para a economia maranhense. O peixe faz bem à saúde”.

Marcos Caldas (sem partido), que propôs o debate, explicou que, recentemente, alguns casos da doença surgiram no Pará e, em maior número, no Amazonas. Segundo ele, houve surto da doença sobretudo no Pará, mas que, até agora, não há caso registrado no Maranhão.

Indicação

Caldas informou que formulou Indicação pedindo ao governador Flávio Dino (PSB) que isente os piscicultores maranhenses do pagamento do imposto sobre ração para peixe.

“Nós estamos vendo a quantidade de fake news sobre a Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta. Depois que foi espalhado esse boato, as vendas de pescado despencaram em mais de 90%”, frisou Marcos Caldas.

Esclarecimentos 

Roberto Costa (MDB) acrescentou que as famílias de pescadores não estão conseguindo comercializar absolutamente nada. “Essas pessoas, que já vivem em dificuldade econômica, terminam sendo ainda mais prejudicadas. Eu me associo ao deputado Marcos Caldas e faço um apelo ao governador Flávio Dino e ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para, por meio da Vigilância Sanitária, venham a público esclarecer, oficialmente, o que está acontecendo, tranquilizando nossa população”. 

O deputado Hélio Soares (PL) também abordou o assunto, relatando que mercados estão desertos e que ninguém está comprando peixe, o que prejudica comerciantes, pescadores e empresas do ramo, incluindo supermercados e restaurantes. 

“A situação é especialmente problemática, porque está acontecendo durante uma pandemia que já dura quase 20 meses e que tem gerado severos impactos socioeconômicos”, finalizou Hélio Soares.

CCJ derruba veto do governo e mantém direito das mulheres a permanecer em sala separada após perda gestacional

Yglésio durante a reunião da CCJ realizada nesta terça-feira

Na manhã desta terça-feira (5), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa do Maranhão derrubou, por quatro votos a dois, o veto do Poder Executivo sobre o inciso II do Projeto de Lei 195/2021, de autoria do deputado Yglésio Moysés (PROS), que garantia às mulheres o direito de permanecer em sala separada após perdas gestacionais. A rejeição ainda precisa ser votada em dois turnos no plenário. Caso aprovada, o trecho será incluído na lei.

Oriunda do PL 195/2021, a Lei 11.571/2021, sancionada pelo Poder Executivo, no mês passado, prevê que as unidades de saúde das redes pública e privada do Maranhão garantam os direitos das mulheres que passem por perda gestacional, assegurando-as, ainda, acompanhamento por pessoa de sua escolha e informações acerca de qualquer procedimento que sejam adotados.

Elas não poderão, também, ser submetidas a quaisquer exames ou procedimentos sem fundamentação científica sem seu consentimento expresso, constrangidas ao ponto de serem obrigadas a conter emoções e sensações e nem coagidas a permanecer em silêncio.

Garantias

Também estão garantidos a liberdade de escolha sobre o contato físico imediatamente após o nascimento, em caso de natimorto, desde que a saúde da parturiente seja preservada; permanecer no pré e pós-parto imediato em enfermaria separada de outras pacientes que não sofreram perda gestacional; respeito ao tempo de luto para a mãe e acompanhante para a despedida do feto ou natimorto, e acompanhamento psicológico.

Creche-Escola Sementinha prossegue com programação alusiva à Semana da Criança

Alunos da Sementinha participam de circuito durante programação alusiva à Semana da Criança

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), deu prosseguimento, nesta terça-feira (5), à programação alusiva à Semana da Criança, cujas atividades serão encerradas na sexta-feira (8).

Os alunos da educação infantil participaram de atividades recreativas e circuitos, enquanto os do ensino fundamental de brincadeiras da década de 1980, abordagem que seguirá ao longo da semana, como preparativo para a Mostra Cultural da Creche-Escola, prevista para novembro.

Crianças da educação infantil durante atividade recreativa em homenagem à Semana da Criança

O professor de educação física Nério Sales, que acompanhou os alunos nas atividades, afirmou que, além de propiciar a interação social, as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento em diversos aspectos. “É um prazer estar à frente das atividades e poder estimular o desenvolvimento, imaginação e raciocínio lógico das crianças”, completou.

Cynthia Vieira, diretora pedagógica da Sementinha, ressaltou que as atividades seguem todos os protocolos de segurança contra à Covid-19, com escalas entre as turmas. “Seguindo todas as medidas de prevenção, ainda haverá durante a semana um piquenique com os alunos e atividades ligadas à musicalização”, acrescentou Vieira.

As atividades são coordenadas por professores e continuam até sexta-feira

São Luís recebe Cadastro para Troca de Geladeiras Gratuitas

Os moradores poderão realizar o cadastro nesta terça (05) e quarta (06) na Liberdade e Bairro de Fátima   

O programa de eficiência energética E+ Geladeira Nova da Equatorial Maranhão está em São Luís! Esta é uma iniciativa que faz parte do programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) – PEE/ANEEL.

O projeto tem como objetivo oportunizar aos clientes de baixa renda a troca de uma geladeira antiga, que consome muita energia, por um modelo novo e mais econômico. O cadastro ocorrerá durante os dias 05 e 06 de outubro (terça e quarta-feira) das 08h às 17h30, nas seguintes localidades:

– Bairro de Fátima: Centro de Ensino General Arthur Carvalho (Rua Armando Vieira Silva);

– Liberdade: Quadra de esportes do Instituto Iziane (Avenida Mário Andreazza, ao lado do Viva/ponto final de ônibus).

Ao todo serão sorteadas 100 geladeiras aos moradores de São Luís e para concorrer ao sorteio, o cliente precisa ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial, ser morador de São Luís e possuir uma geladeira velha, em funcionamento, pois será necessário para realizar a troca, caso seja sorteado. Além disso, é preciso levar a última conta de energia elétrica, juntamente com o RG, CPF e o Número de Inscrição Social (NIS), atualizado.  

O sorteio dos refrigeradores, bem como a divulgação da lista dos ganhadores, acontecerá na quinta-feira (07), no mesmo local dos cadastros. Durante a ação, também será possível fazer a troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED (é preciso levar as lâmpadas antigas). Haverá também o cadastro da Tarifa Social Baixa Renda (Programa que dá descontos de até 65% na conta de energia), negociações de débitos e atualização cadastral.  

A empresa ressalta ainda que todas as recomendações de higiene e segurança serão seguidas, portanto, os clientes deverão fazer o uso de máscara.    

CAMPANHA DE NATAL DA CDL SÃO LUÍS COM MUITAS ADESÕES

FOTO – DIVULGAÇÃO: Fábio Ribeiro, Pres. da CDL São Luís, anuncia o sucesso antecipado da Campanha Natal Show de Prêmios 2021 que promete agitar o comércio local com muitos prêmios

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís já iniciou o processo de adesão das empresas ao Natal Show de Prêmios, a tradicional campanha realizada pela entidade no final do ano, com o objetivo de alavancar vendas. No período de 1º a 30 de dezembro, os consumidores que comprarem nas lojas credenciadas à promoção vão concorrer a prêmios.

Com a aprovação do regulamento, pela Secretaria Especial da Fazenda/Ministério da Economia, a CDL São Luís está disponibilizando às empresas da Grande São Luís a oportunidade de aderirem à campanha e muitos lojistas já garantiram a participação.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, diz que a aceitação se deve à credibilidade conquistada pela promoção. “O Natal Show de Prêmios começou em 2018 e os resultados mostram o potencial que a campanha tem de provocar aumento nas vendas das empresas participantes, porque oferece um diferencial que motiva o consumidor a decidir comprar nos estabelecimentos credenciados. Ano passado, a campanha teve a adesão de mais de 400 pontos comerciais, e teremos uma quantidade ainda maior este ano”, afirma.

A campanha vai oferecer como premiação aos contemplados no sorteio um automóvel Fiat Argo e cinco smart TVs de 50 polegadas. Os clientes têm direito a receber um cupom a cada R$ 50 reais em compras nos estabelecimentos participantes. O Natal Show de Prêmios 2021 tem a parceria da Rede Pop, uma das maiores empresas de meio de pagamento do país.

ALEGRE-SE! O MÊS MAIS DIVERTIDO CHEGOU!

O mês mais esperado pela criançada chegou e com ele, uma programação pra lá de divertida

O dia das crianças não é uma data qualquer, todos nós sabemos disso porque cada um, mesmo já na fase adulta, tem um pouco de criança dentro de si, não é mesmo? E essa é umas das datas mais esperadas pela criançada. O clima já é de diversão, muita alegria, brincadeiras e recheado de atrações. 

No Rio Anil Shopping, o parque Floresta Encantada traz como tema a Chapeuzinho Vermelho. No espaço pensado para garantir diversão para toda a família tem escorregadores, campinho de futebol, pula-pula, mesa para pinturas, casa da árvore com escorregador, casa da vovozinha instagramável, personagens instagramáveis, além de uma área Baby exclusiva com piscina de bolinhas. 

Outra novidade é a “Fantástica Fábrica”. Com uma proposta lúdica e inovadora, crianças de 3 a 10 anos poderão brincar de mestre-cuca, com conforto e segurança. No mês das crianças o tema será pizza! Atentos, monitores vão acompanhar de perto a execução de cada etapa da produção culinária para que, ao final, a criançada se delicie com a sua saborosa obra-prima. 

E para quem gosta de leitura, tem também a Feira do Livro Letrinha. Livro didático, infantil, best-sellers e uma das coisas que os amantes da leitura mais gostam: preço acessível! 

E você pensa que acabou? Nada disso. Ainda tem várias opções de lazer. Tem parque de diversões com promoções imperdíveis todos os dias, aquele cineminha que não pode ficar de fora, não é mesmo? E ainda com promoção especial do mês da criançada. 

Isso sem falar das diversas opções para presentear as crianças da sua vida. Do presentão até a lembrancinha as lojas estão preparadas e na expectativa para uma das datas mais esperadas do ano. 

Judô: Fórum Jaracaty conquista pódios no Grand Prix e vagas para os JEBs

Fim de semana foi de resultados bastante expressivos para a garotada do projeto social

A fim de manter o bom desempenho nas competições que têm retornado gradativamente, o judô do Fórum Jaracaty dividiu sua equipe para conciliar a participação em dois importantíssimos campeonatos no último de semana. Enquanto parte dos atletas disputou o Grand Prix Parauapebas de Judô, no Pará, os demais judocas foram ao tatame assegurar a classificação para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís. E a estratégia resultou em conquistas expressivas para o projeto social, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

No fim de semana, o Fórum Jaracaty competiu com sete atletas no Grand Prix de Judô, em Parauapebas. Na edição comemorativa pelos 10 anos do festival, os judocas maranhenses conquistaram seis pódios para o projeto nas categorias Sub-15, Sub-18 e Sub-21: Levi Seguins e Gustavo de Oliveira garantiram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no Meio Médio; Marvin Vieira foi ouro no peso Médio; e Sam Gutierres foi campeão no Meio-Pesado.

Na disputa da categoria Ligeiro, a medalha de ouro ficou com o judoca José Manoel Silva, enquanto Jimyclif Cantanhede, também judoca do Fórum Jaracaty, arrematou o bronze no peso Leve. O Grand Prix Parauapebas de Judô reuniu, em três dias de festival, cerca de 250 judocas do Norte e Nordeste do país. 

Classificação para os JEBs  

No sábado (2), os judocas do Fórum Jaracaty também competiram na seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Como resultado, os atletas Davi Moraes, Kewelly Saraiva, Kaylane Vitória e Jardiene Correa, do Sub-13 e do Sub-15, se classificaram para a competição nacional, que ocorrerá no fim deste mês no Rio de Janeiro.

Para o sensei Ítalo Nunes, as expectativas para os JEBs são as melhores possíveis. “Apesar de ser um campeonato forte, temos atletas com grandes chances de medalhas e alguns até com grandes chances de compor a Seleção Brasileira de base. Os JEBs, para nós, será um termômetro para que os nossos judocas deem passos mais longos no esporte”, afirmou o sensei. Boa parte da seleção maranhense que parte para as competições do JEBs no Rio é de alunos do Fórum Jaracaty.

O judô do Fórum Jaracaty segue com as competições neste segundo semestre, conforme calendário da Federação Maranhense de Judô. O próximo evento previsto para os judocas do projeto será o Festival Infantil (até 10 anos e veteranos), no dia 16 de outubro. 

Sobre o Fórum Jaracaty 

Presente há quase duas décadas na região do Jaracaty, o projeto, patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atende crianças, adolescentes e a comunidade em geral. O Fórum Jaracaty oferece, gratuitamente, modalidades esportivas como o judô, tênis de mesa e futsal, além de brinquedoteca e aulas de informática. Também são ofertados cursos de capacitação profissional, fomentando a inserção da comunidade no mercado de trabalho. 

Quadrilha armada de fuzil assalta carro-forte no Maranhão

No final da tarde dessa segunda-feira (4), um carro-forte da empresa Prosegur foi alvo de bandidos armados com fuzis na MA-206, em Amapá do Maranhão.

O veículo foi interceptado e os seguranças e o motorista rendidos pelos marginais que estavam em uma picape. O carro foi explodido e todo o dinheiro que havia nele, que abasteceria agências bancárias em cinco municípios daquela região, foi roubado.

Houve troca de tiros entre bandidos e seguranças no momento da fuga mas ninguém ficou ferido.

O veículo usado pelo bando foi incendiado à beira do Rio Gurupi o que leva a polícia a crer que os assaltantes empreenderam fuga de barco.

A quantia roubada ainda não foi divulgada e nenhum suspeito foi preso.

Associação Comercial do Maranhão dialoga com Alumar e Sudene nesta quarta-feira, 06 de outubro

Diretor da Alumar, Helder Teixeira, estará na ACM falando sobre a retomada pela Alumar da produção de alumínio em São Luís

Marcando a volta das plenárias presenciais na Associação Comercial do Maranhão (ACM), nesta quarta-feira, a partir das 19h, a entidade recebe executivos da Alumar e da Sudene para discutir, de forma conjunta, oportunidades para o desenvolvimento do Maranhão e perspectivas de investimentos para impulsionar a retomada da economia. A Plenária será realizado na sede da entidade, localizada no Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite, 264, Centro.
Voltado para a classe empresarial (associados e não associados, entidades empresariais e convidados), o evento acontece após 15 dias em que a Alcoa divulgou o anúncio de retomada pela Alumar da produção de alumínio em São Luís, com capacidade de produção de 268 mil toneladas métricas de alumínio por ano (MTPY), após um hiato de seis anos de suspensão.  Convidado especial para a discussão, o diretor da Alumar, Helder Teixeira fará uma explanação sobre o assunto.
Na sequência, o diretor de Planejamento e Articulação da Sudene, o deputado Raimundo Gomes de Matos, fala sobre linhas de investimento do órgão que estão sendo operadas no Maranhão por agentes financeiros como Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Entre as áreas de investimento, destacam-se as seguintes: I – de infraestrutura, com projetos de energia, telecomunicações, transportes, instalação de gasodutos, produção de gás, abastecimento de água e esgotamento sanitário; II – turismo, para empreendimentos hoteleiros, centros de convenções e outros projetos, integrados ou não a complexos turísticos, localizados em áreas prioritárias para o de senvolvimento regional; III – agroindústria, vinculados à agricultura irrigada, piscicultura e aqüicultura;  IV – agricultura irrigada, fruticultura, para projetos localizados em pólos agrícolas e agroindustriais objetivando a produção de alimentos e matérias primas agroindustriais, voltados para os mercados internos e externos; V – indústria extrativa de minerais metálicos, representados por complexos produtivos para o aproveitamento de recursos minerais da região;  e VI – indústria de transformação.
Matos falará sobre o acesso a essas linhas de investimento na perspectiva do desenvolvimento regional, abordando incentivos fiscais e formas de financiamento disponíveis.
Para o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o recente anúncio de retomada de produção – com aporte previsto em aproximadamente US$ 75 milhões (R$400 milhões), é visto com bastante entusiasmo por empresários de diversos setores e também a comunidade, já que a empresa declarou que o reinício de produção de alumínio envolverá a contratação de mais de 750 funcionários e aumentará os 850 funcionários diretos da refinaria.
“É sempre muito bom receber notícias de investimentos, ainda mais depois de um ano tão delicado por conta da pandemia da Covid-19, será um momento oportuno para a classe empresarial conhecer como essa retomada está sendo planejada e de que forma podemos nos inserir neste processo. Esse tipo de investimento da iniciativa privada ajuda o Maranhão a ter um horizonte melhor já nos próximos meses”, avaliou o presidente Cristiano Barroso Fernandes.
Também destaque na Plenária, o lançamento do Projeto Elos por Elas, parceria da ACM com o Instituto Alcoa/Alumar, que envolve instituições executoras como o Instituto Embelezze e projetos Ela Faz e Wonder Woman, além do ICE-MA e ACM.

O projeto, intitulado “Elos por Elas”, tem o objetivo de promove a geração de emprego e renda para 130 mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade por meio de formação técnica, capacitação e acompanhamento da prática profissional. Selecionado pelo Instituto Alcoa dentro do “Programa Apoio a Projetos Locais”, dentre 16 que serão realizados em todo o país e apoiados pelo instituto, o “Elos por Elas” ficou entre os três projetos considerados como “Destaques de 2021 com foco em Diversidade”.  

Serviço: Alumar e Sudene dialogam com empresários na Associação Comercial do Maranhão.
Data: 06 de outubro de 2021
Local: sede da entidade, localizada no Palácio do Comércio, na Praça Benedito Leite, 264, Centro.
Hora: 19h

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima