A homenagem ao feirante é fruto de indicação do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto
O tradicional mercado do bairro Vinhais agora se chama “Hortomercado Cristino José Gonçalves Nascimento”. A homenagem é fruto de indicação do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), atendida pelo governador Flávio Dino (PSB), por meio do Decreto 37.059/21, que homenageia um dos fundadores da Cooperativa dos Feirantes do Vinhais, criada em 1996.
Para Othelino, a Indicação é justa, pois, além de ter exercido o cargo de diretor administrativo, o homenageado foi presidente da cooperativa até 2019, ano de seu falecimento.
“É um ato de justiça ao feirante, que era um cidadão admirado por sua força de vontade e dedicação à atividade. Fico feliz e agradeço ao governador pela sensibilidade em atender à solicitação”, disse.
Lutas
Cristino Nascimento deixou como legados a honestidade e a transparência, tornando-se referência em gestão de mercado em São Luís. Ele lutou, junto aos órgãos competentes, para que o espaço oferecesse condições dignas aos cooperados e consumidores, garantindo um ambiente limpo, higienizado e agradável.
O Hortomercado do Vinhais abastece mais de seis bairros da capital, atendendo a milhares de famílias
Prêmio Excelência em Competitividade dos Estados (Foto: Divulgação)
O Governo do Maranhão foi reconhecido pelas ações desenvolvidas no sistema penitenciário do estado, durante o 10º Prêmio Excelência em Competitividade dos Estados. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (30), em São Paulo. O governador Flávio Dino esteve no evento, recebendo a premiação. Esse ano, 280 políticas públicas foram inscritas no prêmio.
O Maranhão foi finalista com o programa de ressocialização do sistema penitenciário, saindo vencedor do prêmio. O programa foi considerado uma aula de gestão por dados e evidências, modificando, de forma significativa, o sistema prisional maranhense. Como resultados, aumentou 11 vezes o número de presos trabalhando, zerou o analfabetismo nas unidades do sistema e transformou um cenário que era caótico em case de sucesso. “Agradeço o reconhecimento e sobretudo, aos autores dessa grande transformação, citando a Secretaria de Administração Penitenciária, seus servidores e parceiros. São todos merecedores desse prêmio”, explicou o governador.
Ao receber a premiação, o governador Flávio Dino agradeceu o reconhecimento. Pontuou que o país vive um momento difícil e o principal deve ser a unidade nacional. “Em competições que são legítimas e importantes, destaco termos, em todas as regiões, bons caminhos em nosso país para que haja esperança. Vivemos várias crises e ao comparecermos aqui para tratar de experiências vitoriosas de gestão, mostramos que vale a pena a dedicação dos gestores públicos e privados, na dimensão do combate às desigualdades e às injustiças e que é possível termos atitudes transformadoras”, frisou.
Flávio Dino lembrou o cenário no sistema penitenciário de Pedrinhas, que chegou a ser um dos mais violentos do mundo. “Nesse contexto que nossa equipe assumiu em 2015, e conseguimos, por meio de ações de monitoramento, controle, ampliação de vagas e investimentos promover medidas que vão na direção da Lei de Execução Penal e deram condições de funcionamento, a ponto do sistema ser hoje premiado pela excelência em gestão”, explicou o governador.
Criado em 2015, o Prêmio Excelência em Competitividade reconhece os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado, por meio de políticas de alto impacto, que influenciam diretamente nos indicadores que compõem o ranking. Em 2020, o Governo do Maranhão venceu o prêmio com a experiência do Plano Mais IDH.
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) usou as redes sociais para denunciar que o Maranhão tem a quarta maior alíquota de ICMS na gasolina e que o estado é vice-campeão na alíquota de ICMS do diesel.
Roseana tem usado as redes sociais com frequência para criticar a gestão do governador Flávio Dino (PSB) por não baixar a incidência do tributo, já tendo ressaltado, em postagens anteriores, que outros estados têm reduzido o ICMS, como no caso do estado do Espírito Santo.
Em sua postagem, a ex-mandatária do Maranhão declarou o seguinte:
“Além de cobrar a quarta maior alíquota de ICMS na gasolina entre os estados brasileiros o MA é vice-campeão na cobrança do ICMS do diesel, que abastece a frota de transporte coletivo e de carga. Como já fizeram alguns estados (RS, ES é MT), não é possível diminuir essas alíquotas?”.
Em eleição realizada nesta sexta-feira, dia 1º, foram escolhidos os novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público do Maranhão, para o mandato do biênio 2021/2023.
Por ordem de votação, os eleitos para o colegiado foram os procuradores de justiça Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, com 201 votos; Regina Maria da Costa Leite, 195; Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, 175; Mariléa Campos dos Santos Costa, 170; Lize de Maria Brandão de Sá Costa, 147.
Como suplentes, ficaram os procuradores de justiça Francisco das Chagas Barros de Sousa, com 145 votos; Domingas de Jesus Fróz Gomes, 140; Carlos Jorge Avelar Silva, 120; e Marco Antonio Anchieta Guerreiro, 108.
Formada pelos procuradores de justiça Teodoro Peres Neto (presidente), Themis Maria Pacheco de Carvalho e Maria Luiza Ribeiro Martins (como titulares) e Selene Coelho de Lacerda (como suplente), a comissão eleitoral coordenou todo o processo.
A votação, que ocorreu por meio de voto eletrônico, registrou uma participação recorde dos membros do Ministério Público do Maranhão. Dos 324 procuradores e promotores de Justiça aptos a votar, 320 participaram da eleição, ou seja, 98,67%.
Após a divulgação do resultado, na sala de reunião dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, o procurador-geral, Eduardo Nicolau, cumprimentou todos os eleitos e desejou sucesso no cumprimento do mandato como integrantes do Conselho Superior do MPMA.
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão, Gilberto Câmara Júnior, também acompanhou o resultado e parabenizou os eleitos.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR
O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) é composto por sete membros, sendo dois natos – o procurador-geral de justiça e o corregedor-geral do Ministério Público –, e cinco procuradores de justiça eleitos por membros da instituição, para um mandato de dois anos.
Curso de atendimento ao público aberto nesta sexta-feira é destinado a servidores do Gabinete Militar
A Escola do Legislativo deu início, nesta sexta-feira (1), no Auditório Fernando Falcão, ao curso de atendimento ao público direcionado a servidores do Gabinete Militar. As boas-vindas aos alunos foram dadas pela diretora de Desenvolvimento Social da Escola, Silvana Leal, pelo major Bruno Ferreira (representando o chefe do Gabinete Militar, coronel Marcelo Jinkings) e pela professora de Gestão de Pessoas Chistiane Diniz, que ministrará as aulas.
Na abertura, Chistiane Diniz adiantou intens do plano de aulas, que inclui atendimento ao cliente interno e externo, gestão de crise, investigação de necessidades, atendimento via telefone e email e resolução de problemas.
“Nosso objetivo é aprofundar os conhecimentos dos policiais militares e civis para que possam acolher o público, interno e externo, com empatia e eficiência, administrando conflitos, buscando soluções e oferecendo respostas satisfatórias às suas necessidades”, explicou Christiane Diniz.
Setores
Silvana Leal destacou a importância da iniciativa. “Atendendo a uma solicitação do Gabinete Militar e do presidente Othelino, estamos oferecendo um curso que será destinado, também, a servidores de outros setores da Assembleia”.
Major Bruno Ferreira, por sua vez, informou que o curso terá duração de três dias. “Nós sempre fazemos o diagnóstico do nosso atendimento, não somente na recepção, mas em todos os campos operacionais onde atuamos dentro desta Casa. Tendo identificado essa necessidade, o coronel Jinkings, cumprindo diretriz da Mesa Diretora, na pessoa do presidente Othelino Neto, de prestar um melhor atendimento ao público externo e interno, solicitou a realização deste curso”, finalizou.
Entre um detalhe e outro, olhos e ouvidos bem atentos às explicações. A frase é: tudo pode ser aproveitado, da casca da fruta até a semente e pasmem, fica uma delícia. O aspecto, os nutrientes e, claro, o sabor são irresistíveis.
Muitas pessoas não sabem o valor nutritivo da casca da laranja, maçã, banana, semente de abóbora, caule de legumes que, na maioria das vezes, tem como destino o lixo, mas quepoderiam ser aproveitados em receitas fáceis e com resultado saboroso. Assim como o bolo de abóbora preparado com simples e poucos ingredientes e que fez sucesso em uma das oficinas realizadas pelos alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís em evento promovido para estimular o combate ao desperdício de alimentos.
“A gente desperdiça muito alimento que poderia ser aproveitado. As cascas, entrecascas e sementes têm alto valor nutritivo. E as receitas são simples, deliciosas e, o principal, com baixo custo financeiro”, enfatizou Emanuele Frazão, nutricionista do Sesi e ministrante da oficina “Alimentação Sustentável – receitas práticas com aproveitamento integral dos alimentos”.
O objetivo do curso de nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís foi estimular o debate de como podemos aproveitar aquilo que iria para o lixo e preparar receitas de dar água na boca. A coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio São Luís, professora Monique Nogueira, disse que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença na mesa do brasileiro. “A ideia é aproveitar ao máximo esses alimentos, combatendo o desperdício e evitando a produção excessiva de lixo que traz outros impactos ambientais e sociais. Então, por meio de ações simples no dia a dia a gente pode planejar melhor as compras, evitar o desperdício de alimentos, aproveitar ou reutilizar o alimento como um todo, são ações fundamentais para evitar esse tipo de desperdício”, destacou.
Para a aluna do 6º período do curso de Nutrição, Magda Mendes, o momento é delicado, em que muitas pessoas entraram nas estatísticas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade alimentar. “A situação se agravou ainda mais devido a pandemia e essa campanha vem justamente com o foco de ajudar àquelas pessoas que não têm o acesso a essas informações, para que possam buscar ajuda de programas de alimentação do governo, como por exemplo, os restaurantes populares, além de ações beneficentes que distribuem sopas e produtos de higiene pessoal”.
Ainda como parte da programação, a coordenadora Estadual do Banco de Alimentos vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES) do governo do Estado do Maranhão, Daniella Arraes, discorreu sobre o funcionamento do Banco de Alimentos e a atuação do nutricionista, além de repassar orientações práticas para uma alimentação sustentável. “A iniciativa do Centro Universitário é de fundamental importância porque escolheu como tema um assunto tão importante que é o desperdício de alimentos, gerando conhecimento e apresentando aos alunos que no estado existe um banco de alimentos que está ali trabalhando em conjunto para combater essa situação. Atualmente, a Central de Abastecimento e os principais doadores são os comerciantes dos boxes. Os alimentos que não estão apropriados para venda, mas são apropriados para consumo passam por um processo de seleção. Nós pegamos o alimento na empresa onde está sobrando e colocamos na mesa onde está faltando. São mais de 10 mil famílias credenciadas e beneficiadas pelo projeto”, pontuou.
Alimentos aproveitados e reaproveitados
Existe diferença entre eles. Os alimentos aproveitados são aqueles que seriam dispensados de alguma forma. Por exemplo: a casca da fruta, a semente, o caule, alguns tipos de folhas. Já o reaproveitamento é quando o alimento já foi preparado e houve sobra nas panelas, sendo utilizado como ingrediente em outra preparação. Temos como exemplo o feijão que pode ser reaproveitado para fazer um arroz baião de dois, muito conhecido na mesa dos maranhenses.
Vamos à receita?
Preparação: Bolo de abóbora
Ingredientes:
2 xíc. (chá) de abóbora cozida (300g)
2 xíc. (chá) de farinha de trigo (150g)
3 colheres (sopa) cheia de manteiga (60g)
1 xíc. (chá) de açúcar (100g)
4 ovos (200g)
1 xíc. (chá) de amido de milho (80g)
½ xíc. (chá) de coco ralado (30g)
1 colher (sopa) de fermento (10g)
Modo de preparo:
1- Cozinhe a abóbora com a caspa e reserve.
2- Bata no liquidificador a manteiga, os ovos, o açúcar e a abóbora.
3- Em um recipiente misture o trigo, amido de milho, coco ralado com a mistura do liquidificador. Por último, acrescente o fermento.
4- Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno para assar durante 30 minutos.
Clientes poderão negociar com redução de juros, multa e correção durante todo o mês de outubro
Buscando auxiliar o cliente que ainda sofre com os impactos econômicos da pandemia, a Equatorial Maranhão trouxe de volta a campanha de negociação de dívidas. A ação oferece condições especiais de pagamento para consumidores da classe residencial de todo o estado e deve durar até o dia 30 de outubro.
A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão, Mirelly Carvalho, destaca a importância da campanha. “Sabemos que não é um momento fácil, pois desde o início da pandemia, no ano passado, muitas pessoas tiveram sua renda atingida. Por isso, trouxemos de volta esta oportunidade de negociação de débitos aos clientes residenciais. São condições facilitadas de parcelamento para que todos possam ficar em dia e continuar usufruindo de um fornecimento de energia regular”, ressalta Mirelly.
O cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto, por meio do site, telefone ou presencialmente.
Site: acessando o www.equatorialenergia.com.br o cliente tem duas opções: “Pagar com cartão” – modalidade que permiteparcelar débitos no cartão de crédito, com redução de juros, multas e correção e a opção“Parcelar débitos” – onde o cliente poderá negociar na própria conta de energia, com redução de juros, multas e correção; Central de Atendimento Exclusivo: o titular da conta pode ligar no 0800 098 2997, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h, e solicitar a negociação com um dos atendentes; Presencialmente: o titular da conta pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar a negociação. Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento.
Othelino, acompanhado do prefeito Paulo Curió e de lideranças políticas da região, vistoria obras de hospital em Turilândia
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), vistoriou, nesta quinta-feira (30), em Turilândia, a obra de construção do Hospital Municipal Pedro Lucas Dias Fonseca. O serviço está sendo realizado pelo Governo do Estado após solicitação do chefe do Legislativo maranhense.
“Estamos acompanhando de perto o andamento da obra, que ainda este ano será entregue. É mais um grande sonho da população turilandense sendo concretizado. E eu me sinto muito feliz de poder contribuir com a melhoria do atendimento à saúde no município”, disse Othelino.
O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, agradeceu a Othelino pela atenção dada ao município. “Agradeço a disponibilidade do deputado de estar sempre presente em nossa cidade. Em breve, mais esta obra estará concluída com o seu apoio”, enfatizou.
Também participaram da vistoria à obra o ex-prefeito da cidade, Domingos Curió; o ex-prefeito de Governador Nunes Freire, Marcelo Curió; e o vereador Valdemar Barbosa.
Othelino acompanha o andamento dos serviços de construção do Hospital Municipal de Turilândia
“Eu e a maioria interna do PT do Maranhão apoiamos o nome do companheiro Felipe Camarão como pré-candidato ao governo. Respeitamos todos as instâncias do partido e todos os pré-candidatos, mas nós vamos defender o nome do companheiro Felipe Camarão, o candidato do Lula no MA”, afirmou Cricielle Muniz, dirigente nacional do PT e secretária Adjunta de Governo do Estado, Cricielle Muniz, em postagem no twitter.
Também da executiva nacional, o deputado do PT, Luis Henrique Lula da Silva lançou a candidatura de Camarão ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores, em discurso nesta manhã de quinta-feira (30), na tribuna da Assembleia Legislativa.
Além de Cricielle e Henrique, o movimento em favor da candidatura de Felipe Camarão ao governo conta com o apoio do deputado Zé Inácio, Francimar Melo (vice-presidente do PT/MA), e Chico Goncalves (secretário de Direitos Humanos).
Especialista explica sobre o autoexame e hábitos saudáveis que podem ajudar no combate à doença
O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Nesse período, diversas ações são realizadas e até os prédios públicos e particulares têm uma iluminação diferenciada evidenciando este movimento.
A enfermeira e coordenadora do curso Enfermagem da faculdade Pitágoras, Bruna Vasconcelos, destaca a importância da prevenção com o autoexame, estilo de vida saudável e acompanhamento médico. “O autoexame das mamas deve ser feito mensalmente, no sétimo dia após o primeiro dia da menstruação. Em mulheres que já chegaram na menopausa a escolha da data é feita a seu critério, desde que a data se repita todos os meses”, pontua.
A especialista destaca que o autoexame não é um exame tão recomendado, pois ele pode mascarar algumas alterações, “ou seja, a mulher faz o autoexame não sente o nódulo, este pode ser muito pequeno e imperceptível ao toque, e assim não procura o profissional de saúde, retardando o diagnóstico”, alerta.
Qualquer alteração que venha a observar deve ser comunicada imediatamente ao profissional de saúde, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia que a pessoa realizou ou do exame clínico das mamas feito por um médico.
“A doença pode ser percebida pelas alterações na mama, mamas assimétricas, que antes não eram assim, mama quente, avermelhada, dor no local. O sintoma mais comum do é o aparecimento de um nódulo ou massa. Percebendo qualquer sinal na mama é importante uma avaliação com um profissional de saúde”, orienta.
A especialista destaca que o câncer de mama também pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
• Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo);
• Nódulo único endurecido;
• Irritação ou abaulamento de uma parte da mama;
• Dor na mama ou mamilo;
• Inversão do mamilo;
• Eritema (vermelhidão) na pele;
• Linfonodos aumentados
Como prevenir o câncer de mama:
Faça o autoexame, mas também faça a mamografia regularmente;
Controle a sua alimentação. Evite alimentos ultraprocessados;
Pratique atividades físicas;
Evite o consumo de cigarros e álcool;
Faça reposição hormonal;
Tome banhos de sol;
Amamente pelo máximo de tempo possível.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…