O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou hoje mais uma palestra sobre prevenção ao suicídio alusivo ao Setembro Amarelo, mês da prevenção a depressão e ao suicídio. Durante a atividade foram discutidos com os alunos da escola Liceu Maranhense assuntos como depressão, uso e abuso de drogas, que são hoje as maiores causas de suicídio no mundo.
“Esta atividade faz parte do projeto criado em 2010 CAPS AD Estado nas escolas e pode contar também com delegado Joviano Furtado que falou sobre à violência relacionada ao uso de drogas. É importante chamar atenção da sociedade sobre esta questão, pois a depressão e o uso de drogas são as principais causas do suicídio e existe tratamento gratuito pelo sus nos centros de atenção psicossocial”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.