Cerca de 60 mil pessoas serão beneficiadas com econúcleo de Cantanhede, inaugurado pela DPE/MA no dia do aniversário da cidade

0comentário

Em comemoração ao aniversário de 69 anos da cidade, o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, inaugurou, no município de Cantanhede, nesta sexta-feira (24), o 12º econúcleo entregue em sua gestão. A nova unidade beneficiará também as cidades de Matões do Norte e Pirapemas, alcançando uma população de cerca de 60 mil habitantes. Dotado de placas solares, o econúcleo de Cantanhede foi instalado em contêineres reutilizáveis e adaptados por internos do sistema prisional, evidenciando o caráter sustentável da iniciativa.

Também estiveram presentes à solenidade, o prefeito de Cantanhede, José Martinho Barros “Kabão”, o presidente da Câmara de Vereadores, Edmilson Marques, o corregedor-geral da DPE/MA, Ideválter Nunes, os deputados Gil Cutrim e Glalbert Cutrim, o defensor público titular do econúcleo, Marcelo de Miranda Taglialegna, e a ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz. Participaram, ainda, os prefeitos Fernando Cutrim (Pirapemas), Solimar Alves (Matões do Norte), Elder Aragão (Anajatuba), vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil de Cantanhede e das cidades vizinhas.

Com mais essa entrega, a Defensoria estadual passa a marcar presença em 49 comarcas, atendendo um total de 107 municípios maranhenses, e beneficiando uma população superior a 4,6 milhões de habitantes. Na gestão Alberto Bastos, dos 12 econúcleos, dois foram inaugurados na capital, em áreas de grande adensamento populacional e baixo Índice de Desenvolvimento Humano: Itaqui-Bacanga e Zona Rural de São Luís. Até o próximo ano, serão mais 13 econúcleos abertos no interior, impactando a vida de cerca de 1,4 milhão de maranhenses.

Para o defensor-geral Alberto Bastos, a entrega do econúcleo de Cantanhede foi um presente à população da cidade. “Estamos muito felizes por entregar essa obra em data tão especial para os cidadãos, que agora contarão com um instrumento efetivo de acesso a seus direitos. É importante destacar a união de esforços neste município, onde fechamos importantes parcerias com gestores públicos e o Poder Legislativo”, disse Bastos, agradecendo ao prefeito Zé Martinho e aos parlamentares Gil e Glaubert Cutrim pelo compromisso com os mais necessitados e vulneráveis.

Bastos, ainda, demonstrou gratidão ao governador Flávio Dino e ao vice Carlos Brandão, pelo apoio e sensibilidade na causa da Defensoria, priorizando a liberação dos recursos, oriundos do Orçamento Participativo, para construção do econúcleo de Cantanhede. “Não se faz nada sozinho e aqui reconheço publicamente o empenho de todos que fizerem este núcleo se tornar uma realidade. Também é necessário ressaltar que essa obra é um bom exemplo de que é possível fazer mais com menos, preservar o meio ambiente e ainda contribuir com a ressocialização de presos do sistema, já que eles não só estiveram envolvidos na adequação do contêiner como também na confecção de parte dos móveis da unidade”, assinalou o defensor-geral, lembrando que as obras dos econúcleos são cerca de 60% mais baratas que as realizadas nos moldes convencionais.

O prefeito de Cantanhede, José Martinho Barros, disse que a inauguração do econúcleo chega em importante momento, onde a administração municipal se empenha para garantir qualidade de vida, em tempos de pandemia. “Esse é um grande presente para a nossa população, que agora poderá reivindicar seus diretos, o que representará mais desenvolvimento para a nossa cidade”, declarou.

Na solenidade, o deputado estadual Glaubert Cutrim ressaltou o belo trabalho do defensor-geral à frente da instituição, que vive intenso processo de expansão. Reiterando os elogios feitos pelo irmão, o deputado federal Gil Cutrim acrescentou que a semente plantada pela Defensoria, em breve, dará muitos frutos. “Alberto Bastos está prestando um grande serviço para o Maranhão, fortalecendo o resgate da cidadania dos mais carentes, com reflexo na redução das desigualdades sociais”, frisou o representante da Câmara federal.

Assim como outras unidades já inauguradas na capital e interior do estado, o econúcleo de Cantanhede conta com 89,28 metros² de área construída, distribuídos em uma recepção de 18 lugares, salas para o defensor público, estagiários, além de outro espaço para conciliação e administração, área técnica, bem como copa e área de serviço, banheiros masculino e feminino e outro adaptado para atender as necessidades de pessoas com deficiência. O econúcleo já está à disposição da população, com funcionamento de segunda à sexta-feira, na esquina entre a Rua Ruth Gomes e Avenida Rio Branco, Centro.

Sem comentário para "Cerca de 60 mil pessoas serão beneficiadas com econúcleo de Cantanhede, inaugurado pela DPE/MA no dia do aniversário da cidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS