“Concretização de um sonho antigo da população”, destaca Othelino durante entrega de nova praça em Pinheiro

Othelino, Luciano Genésio, senador Weverton e demais autoridades, no ato de entrega da Praça da Juventude em Pinheiro

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou, nesta sexta-feira (17), a entrega da Praça da Juventude em Pinheiro, ao lado do prefeito Luciano Genésio, do senador Weverton Rocha (PDT) e de lideranças políticas da Baixada Maranhense. “É a concretização de um sonho antigo da população, efetivado pela Prefeitura de Pinheiro”, disse o parlamentar. 

A comitiva também visitou o local onde será construída uma unidade do Hospital Aldenora Bello, que atenderá pacientes oncológicos de toda a região.

“Parabenizo o prefeito Luciano Genésio, a vice-prefeita Ana Paula Lobato e toda a equipe pela entrega do novo espaço de lazer, que, certamente, vai servir muito aos jovens e a toda a população do entorno”, ressaltou o chefe do Legislativo maranhense. 

Viabilizada com recursos da Prefeitura Municipal, a nova praça atende a um sonho antigo dos moradores da Vila Dondona, Vila Genésio e Vila Kiola, que há muito esperavam por um espaço de lazer no local. 

Com quadra poliesportiva, pista de skate e campo de futebol, a comunidade conta, agora, com um moderno local para a prática de esportes e realização de eventos.

Othelino participa da solenidade de inauguração da Praça da Juventude em Pinheiro, ao lado do prefeito Luciano Genésio

O prefeito Luciano Genésio afirmou que tem sido uma prioridade da gestão municipal atuar nas mais diversas áreas, contemplando todos os segmentos da administração. “E não seria diferente com o lazer da população. Essa praça foi construída com muito carinho e pensando na qualidade de vida que ela vai proporcionar a tantas pessoas que usufruírem desse belo espaço”, disse o gestor.

Hospital Aldenora Bello

Othelino Neto também visitou o local onde será construída uma unidade do Hospital Aldenora Bello, que atenderá pacientes da região da Baixada em tratamento de câncer. O terreno foi doado pela Prefeitura de Pinheiro e a obra será executada com recursos viabilizados pela bancada federal maranhense.

Durante a visita, o senador Weverton Rocha ressaltou que o Hospital Aldenora Bello terá o importante papel de salvar vidas na Baixada. “Tenho certeza de que esse trabalho preventivo e de enfrentamento à doença se dará graças a essa grande parceria. Agradeço a toda a bancada federal do Maranhão e à Assembleia Legislativa, que têm feito esse papel fundamental na interlocução com os municípios”, disse.

Na inauguração, Othelino Neto destacou a gestão do prefeito Luciano Genésio e da vice-prefeita Ana Paula Lobato, que têm trabalhado para levar muito mais obras e serviços públicos aos pinheirenses.

“Tenho a satisfação de poder ajudar sempre que me apresentam uma demanda importante para a cidade. Mantemos uma parceria muito produtiva e que contribui para continuarmos fazendo com que o município se torne um lugar, cada vez melhor, para os pinheirenses viverem”, enfatizou Othelino.

Comitiva visita a área onde será construída a nova unidade do Hospital Aldenora Bello em Pinheiro

Musicoterapia: dança e música aliviam dores e ansiedade durante o trabalho de parto

A inclusão da dança no trabalho de parto integra a estratégia de humanização da assistência ao parto e nascimento preconizado pela Política Nacional de Humanização 

 É comum viralizar nas redes sociais vídeos de mulheres dançando enquanto estão em trabalho de parto. O que muitos não sabem é que a técnica, conhecida como musicoterapia, traz diversos benefícios físicos e emocionais para a gestante. É o que explica Wedia Duarte, enfermeira e professora do curso de Enfermagem na Faculdade Pitágoras Bacabal. “O trabalho de parto é um momento mágico e temido. A musicoterapia pode ajudar na ansiedade, no medo, na dor, contribuindo para o relaxamento da mulher”, pontua.  

A enfermeira destaca que os movimentos da dança trazem importantes contribuições. “A dança como a música é uma técnica lúdica, que contribui no relaxamento da mãe. Os movimentos vão ajudar na diminuição da dor, bem como na fisiologia do processo de dilatação”, detalha.  

A especialista destaca que a dança é um exercício considerado de baixo impacto e por isso é totalmente recomendada tanto para a gestação, quanto durante todo o trabalho de parto. As exceções e restrições ficam a cargo apenas das gestantes que possuem problemas de mobilidade física como fraturas, das gestantes com risco de abortamento ou trabalho de parto prematuro e daquelas com incompetências do colo.  

Wedia diz que não existe restrições quanto ao ritmo da música. “A playlist pode ser de acordo com a preferência da mamãe, porém o ritmo, volume, intensidade devem ser acompanhados por toda equipe que conduz o trabalho de parto. No entanto, em gestações de risco não está indicada”, destaca.  

A dança é uma atividade física reconhecida pelo Ministério da Educação, regulamentada e habilitada pelo Sistema CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e CREF’s (Conselhos Regionais de Educação Física), órgãos responsáveis por assegurar que as atividades físicas sejam socialmente reconhecidas. É uma atividade física de baixo impacto e com inúmeros benefícios. A dança atende, ainda, ao programa de humanização da assistência obstétrica como mais um dos métodos não farmacológicos de alívio da dor.   

A pesquisa Nascer no Brasil, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), afirma que 45% das gestantes sofreram violência obstétrica no país. Incluir a dança no processo de parturição faz parte da estratégia de humanização da assistência ao parto e nascimento preconizado pela Política Nacional de Humanização.  

Setembro Verde: APAE de São Luís realiza a semana da inclusão social da pessoa com deficiência


 

Setembro Verde é o mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência

Em alusão ao Setembro Verde, mês da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, a APAE de São Luís através da coordenação de Assistência Social, irá realizar de 21 a 24 de setembro a Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência com o tema, “Cidadania se faz com Inclusão e Respeito”. Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21.091 ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Nesta semana, o esporte e habilitação auditiva serão apresentados pela APAE de São Luís como ferramentas de inclusão social da pessoa com deficiência. Vídeos, oficinas, palestras e outras atividades foram desenvolvidas para conscientização da importância da inclusão. Todas essas ações poderão ser acompanhadas através dos canais oficias da APAE de São Luís, pelo Instagram (@apaesaoluis) e também pelo canal do Youtube (APAE São Luís).

SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

21.09 – 08h30 – Abertura no Auditório da APAE de São Luís

     09h30 – Oficina de Sabonetes II

     10h30 – Vídeo sobre Habilitação e Reabilitação Auditiva como Inclusão Social(redes sociais)

22.09 – 08h30 – Palestra “Direitos da Pessoa com Deficiência” com a Profa. Dra. Bruna Feitosa ( Curso Direito CEST)

      10h30 – Vídeo sobre Esporte como Inclusão Social (redes sociais)

23.09 – 14H – Oficina “Direitos Previdenciários – INSS”no Auditório da APAE de São Luís

24.09 –  16H – Minicurso de Libras II no Auditório da APAE de São Luís

Omega.360 discute o futuro da energia renovável

Evento promovido pela Omega Energia abordará soluções para o setor elétrico brasileiro, empreendedorismo e sustentabilidade. Um movimento nacional será lançado

A energia renovável como uma solução definitiva para os problemas do setor elétrico no Brasil é o pano de fundo do Omega.360, evento online que começará no próximo dia 21 de setembro e que deve reunir dez mil pessoas, dentre elas personalidades globais. Serão três dias de trocas de experiências, conhecimentos e iniciativas sobre Sustentabilidade e Empreendedorismo como caminhos para a transformação de realidades e cidades. Uma oportunidade para a população se informar um pouco mais sobre alternativas que podem garantir economia quando o assunto for tarifa de energia e flexibilidade do setor elétrico, evitando, portanto, as consequências do desabastecimento que os brasileiros enfrentam atualmente.

A Omega Energia, maior geradora brasileira de energia renovável, está à frente da organização das palestras que serão realizadas sempre a partir das 17h, com mediação da jornalista Rosana Jatobá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site  www.omegaenergia.com.br/omega360. O objetivo do Omega.360 é consolidar-se nos próximos anos como um fórum que coloque em pauta novas abordagens para o mercado de energia brasileiro. O evento é de interesse dos consumidores de energia, líderes empresariais e setoriais, e formadores de opinião. Durante o evento, a Omega Energia lançará um movimento nacional para acelerar o acesso à energia renovável para todos os brasileiros.

Para o fundador da Omega Energia, Antonio Bastos Filho, a iniciativa faz parte do DNA empreendedor da empresa, que sempre buscou soluções para os grandes problemas dos consumidores de energia brasileiros através da energia 100% renovável, barata e digital.

“Como pioneiros da energia renovável no Brasil, temos certeza de que existem caminhos melhores para garantirmos energia barata e limpa para todos os brasileiros. O nosso país pode ser líder global em energia sustentável e promover uma revolução energética que transforme a realidade e crie oportunidades para milhões de pessoas. Temos tudo para ter a energia mais limpa e barata do mundo e o Omega.360 é um espaço que criamos para testar hipóteses, discutir experiências globais e propor caminhos para o futuro da nossa energia.”, defende Bastos.

Participam da programação o casal Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert, que vão falar sobre como a empresa ativista pode transformar realidades. Juntos, o casal soma mais de nove milhões de seguidores nas redes sociais. Também já confirmaram participação o empreendedor do Vale do Silício Tony Seba, autor do bestseller “Clean Disruption of Energy and Transportation”, e o jovem africano William Kamkwamba que inspirou o filme da Netflix “O menino que descobriu o vento”, que abordarão conteúdos inéditos e participarão de discussões transformadoras com empresas e experts.

O empresário maranhense Ilson Mateus encerrará o ciclo de palestras do Omega.360, numa apresentação sobre empreendedorismo e práticas socioambientais do Grupo Mateus. O executivo vai contar como sua ação visionária o fez partir de um simples dono de uma mercearia em Balsas (MA) até o posto de dono da quarta maior rede de varejo alimentar do Brasil.

Programação

Os painéis serão mediados pela jornalista Rosana Jatobá, divididos em três temas durante os três dias:

  • 21/09: O pós-sustentável: como a empresa ativista transforma pessoas e realidades
  • 22/09: Repensando a energia do Brasil: a oportunidade 100% renovável
  • 23/09: Empreendedorismo de superação e o poder do inconformismo

Sobre a Omega Energia

Fundada em 2008, a Omega Energia é a maior geradora brasileira de energia renovável. Pioneira em fontes renováveis e detentora da primeira plataforma digital para venda de energia limpa no Brasil, a Omega é referência em sustentabilidade tendo promovido ao longo dos anos, várias iniciativas relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento social e educacional nas regiões que possui operações, com destaque para o projeto Janela Para o Mundo. Presente em sete estados brasileiros, a Omega possui capacidade instalada de 1.869 MW, equivalente à energia consumida por aproximadamente 3,8 milhões de residências.

Professores protestam na porta da prefeitura de São Luís

Professores e trabalhadores de escolas comunitárias realizam um ato, na manhã desta quinta-feira (16), em frente à sede da prefeitura de São Luís.

O motivo é o atraso no repasse de verbas da prefeitura para as escolas comunitárias municipais.

Em vários casos são mais ou menos 9 meses de atraso, portanto desde o início desta gestão.

Os trabalhadores também reclamam da ausência da merenda escolar, que não foi repassada nenhum mês este ano.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima