Deputado Juscelino Filho recebe prefeitos maranhenses em Brasília

Estiveram com o parlamentar os gestores de Imperatriz, Ileilda do Queijo, Humberto de Campos e Sucupira do Riachão. Na agenda, encontros com o senador Weverton e com o presidente do DEM, ACM Neto, além de reuniões no FNDE

O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) cumpriu diversos compromissos com prefeitos maranhenses, na terça e quarta-feira, em Brasília. Estiveram com o parlamentar os gestores de Imperatriz, Assis Ramos; de Altamira do Maranhão, Ileilda do Queijo; de Humberto de Campos, Luís Fernando Santos; e de Sucupira do Riachão, Walter Azevedo. Na pauta, temas de interesse dos municípios e as perspectivas para as eleições de 2022.

Em uma das principais agendas, na tarde de terça-feira, Juscelino Filho e os prefeitos foram recebidos pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA). “Tratamos de projetos e ações para melhorarmos a vida da nossa gente e para construirmos um Maranhão mais feliz. Os prefeitos sabem que podem contar conosco”, disse Juscelino. Weverton completou: “esse é nosso mandato municipalista, sempre à disposição das cidades maranhenses”. O ex-prefeito de Sítio Novo, João Piquiá, também participou do encontro.

Mais cedo, o deputado do Democratas acompanhou Ileilda do Queijo e Walter Azevedo em audiências na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Trataram, respectivamente, de demandas de Altamira do Maranhão e de Sucupira do Riachão, sobretudo em relação à retomada de obras de escolas, creches e quadras de esporte. “A conclusão e a entrega desses equipamentos públicos são prioridade, e vamos seguir trabalhando para que isso ocorra logo, beneficiando a população dos dois municípios”, afirmou Juscelino.

Democratas fortalecido

Na quarta-feira, o deputado federal Juscelino Filho e os três prefeitos do DEM (Assis Ramos, Luís Fernando e Walter Azevedo) se reuniram com o presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Também participaram do encontro Dr. Benjamim, liderança de Açailândia, que disputou a Prefeitura nas eleições do ano passado; a primeira-dama de Imperatriz, Janaína Ramos, que deve disputar uma vaga de deputada estadual em 2022; e João Piquiá.

“O presidente ACM Neto enalteceu o fortalecimento do nosso partido no Maranhão. No ano passado, conquistamos mais prefeituras e fizemos alianças vitoriosas, e hoje buscamos filiar lideranças importantes em diversas regiões do estado. Apoiamos um projeto que é o melhor para os maranhenses, tendo à frente o senador Weverton, e trabalhamos para eleger mais nomes do DEM. A parceria com os prefeitos é essencial para avançarmos ainda mais e para conquistarmos mais benefícios para a vida das pessoas”, declarou Juscelino Filho.

Arte no muro: subestação da Equatorial Maranhão é grafitada em homenagem aos 409 anos de São Luís

A ação foi realizada pelo coletivo Rua e Raiz

O muro da subestação de energia elétrica da Equatorial Maranhão do bairro Cohafuma, foi grafitado neste fim de semana pelo coletivo de artistas Rua & Raiz. A ação faz parte do Mobiliza SLZ, movimento que conta com a parceria da Equatorial e conecta cultura, turismo e economia criativa para transformar São Luís na Ilha da Criatividade, nos seus 409 anos.

A arte grafitada retrata pontos turísticos da Ilha de São Luís, como a Praça do Pescador, elementos do centro histórico como a Fonte do Ribeirão, luminárias, casarões e manifestações culturais como o bumba meu boi, tudo com muita cor, vibração e energia.

A Equatorial Maranhão encontrou na arte uma forma de dar mais vida e cor às subestações, e também é uma forma de valorizar artistas locais, a exemplo do coletivo de artistas Rua & Raiz, responsáveis pela grafitagem. Eles formam uma rede de cultura e comunicação, que visa conectar agentes culturais pautados nos princípios da economia criativa, do associativismo e do cooperativismo, praticando o respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais.  O grupo hoje soma mais de 100 membros, distribuídos na região metropolitana de São Luís, desenvolvendo atividades culturais tendo como principal linguagem a arte urbana, porém dialogando e recriando conceitos com a cultura local de cada região. Atualmente utilizam a diversidade cultural como uma ferramenta de aproximação a temas como educação, esporte, meio ambiente, empoderamento feminino e geração de emprego e renda. 

O coordenador do coletivo Rua & Raiz, Billy Freire, comenta sobre o papel que a grafitagem desenvolve na sociedade a partir de temas sociais e culturais. “A arte urbana é uma forma democrática de produção e acesso cultural, por conta disso, dialogam diretamente com as pessoas que habitam e/ou circulam nas cidades. O graffiti é o grito no silêncio dos muros; é a expressão da arte e de temas relativos à sociedade exposto em uma galeria aberta. O projeto Arte e Energia com a Equatorial está sendo uma oportunidade para produzir, expressar, promover e trocar experiências e isso muda as expectativas de todos”, complementou Billy.

A Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância desse trabalho. “A arte fala por si só, ela representa muitas situações. E trazer um pouco mais de cor para os muros das subestações é uma prática que a distribuidora já faz há um tempo. Este ano retomamos a partir das novas obras que estão sendo entregues e esperamos passar mensagens de segurança e cuidados com energia, mas também de alegria por meio da arte”, conclui Jeane.

Outras subestações também receberam grafitagem este ano: subestação Vila Maranhão (em São Luís), subestação Lençóis (em Humberto de Campos), subestação Buriti (na cidade de Buriti) e a subestação localizada em Barra do Corda. 

Judocas do Fórum Jaracaty competem no Circuito Maranhense

Ao todo, 23 atletas do judô do Fórum Jaracaty vão disputar a competição deste sábado (18), em São Luís

Vinte e três atletas do judô do Fórum Jaracaty participam, neste sábado (18), da primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô 2021. A competição ocorre no Ginásio Paulo Leite, no Complexo Castelinho, a partir das 13h. Os judocas do projeto social, que conta com os patrocínios do governo do Estado e da Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, estarão nas disputas das categorias Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Sênior e Sênior Iniciante.

A primeira etapa do Circuito Maranhense de Judô 2021 marca o retorno das competições após pausa das atividades devido ao período pandêmico mais crítico. O evento deste sábado oserá realizado conforme protocolo da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e as liberações estaduais já decretadas.

Vale destacar que não será permitida a presença de público no campeonato, nem de acompanhantes para os atletas, com exceção para as categorias Sub-13 e Sub-15. Cerca de 200 atletas de todo o Maranhão devem competir nesta primeira etapa e os resultados serão contabilizados no ranking estadual.

Para o sensei Antônio Luís, o time do Fórum Jaracaty entra bastante preparado na competição. “Ficamos muito tempo sem competições oficiais e, nesse tempo, treinamos muito, sempre na expectativa de que os eventos esportivos fossem liberados. Agora, vamos atrás de mais resultados significativos para o Fórum Jaracaty e estamos prontos para isso”, enfatizou o sensei.

A pesagem dos atletas do Fórum Jaracaty será na sexta-feira (17). A competição, no sábado, terá início às 13h, com as categorias Sub-13 e Sub-15.

Sobre o Fórum Jaracaty

Presente há quase duas décadas na região do Jaracaty, o projeto, patrocinado pelo governo do Estado e Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, atende crianças, adolescentes e comunidade em geral. O Fórum Jaracaty oferece, gratuitamente, modalidades esportivas como o judô, tênis de mesa e futsal, além de brinquedoteca e aulas de Informática. Também são ofertados cursos de capacitação profissional, fomentando a inserção da comunidade no mercado de trabalho.

Programação do Circuito Maranhense:

Sub-13 e Sub-15 – a partir das 13h

Sub-18 e Sênior – 14h30

Sub-21 e Sênior Iniciante – 16h10

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima