CAPS AD Estadual e SES planejam ações para o Setembro Amarelo

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), o departamento de saúde mental do Estado, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Municipal) e outros parceiros estiveram hoje (3) na Praça Antônio Vieira, recém inaugurada, no bairro do Monte Castelo. O objetivo do encontro foi de organizar a abertura das atividades do Setembro Amarelo, mês do combate a depressão e ao suicídio, da Secretaria Estadual de Saúde, onde no dia 10 de setembro o CAPS AD Estadual levará diversos serviços em saúde física e mental a partir das 8h

Entre os atendimentos que serão oferecidos a população estão:
-Avaliação e orientação psicológica
-testagem para COVid19
-testagem de hiv , sífilis e hepatite
– verificação de glicemia e pressão arterial
-atendimentos clínicos
– aula de alongamento e taí chi Chuan
– exposição de materiais confeccionados por nossos pacientes nos serviços de saúde mental E no dia

No dia 11 setembro as 15h será realizado um pedala da saúde mental saindo da Praça da Lagoa da Jansen.
“O importante deste momento é chamar a atenção da sociedade para os agravos que a depressão e o uso de drogas tem feito, inclusive levantar colóquios acerca do suicídio q a cada ano e com a pandemia só agravam”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima