Othelino comemora aniversário de Pinheiro com inaugurações e anúncio de novas ações

Othelino participa do ato de inauguração do terceiro pavilhão da Feira Municipal Tobias Cordeiro, em Pinheiro

Em comemoração aos 165 anos da cidade de Pinheiro, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), celebrou a data, nesta sexta-feira (3), com a entrega de equipamentos públicos e anúncio de novos investimentos no município em parceria com o Governo do Estado. O ato, comandado pelo governador Flávio Dino, contou com a presença também do senador Weverton Rocha (PDT), de secretários de Estado, deputados, entre outras autoridades.  

Na ocasião, Othelino acompanhou a entrega do terceiro pavilhão da Feira Municipal Tobias Cordeiro, realizada pelo governador Flávio Dino e o prefeito Luciano Genésio. Participou, ainda, do ato de assinatura da ordem de serviço para a execução de pavimentação asfáltica em ruas da cidade, além da entrega de materiais de irrigação e kits esportivos.

Othelino afirmou que as parcerias têm contribuído muito com a cidade e a população. “Aqui, temos vários projetos viabilizados e executados com emendas de minha autoria e de outros colegas deputados. Juntos, cada um colaborando e fazendo a sua parte, vamos transformando a nossa querida Pinheiro e tornando-a, cada dia mais, um lugar melhor de se viver”, disse.

Presidente da Assembleia fala das ações implementadas em Pinheiro com apoio do Governo e de emendas parlamentares

Ações 

Durante o evento, o governador Flávio Dino anunciou a ampliação dos serviços de saúde no município com a implantação de uma UTI Neonatal e Pediátrica, solicitada pela vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, que vai atender toda a região da Baixada Maranhense.

“A vice-prefeita Ana Paula, o deputado Othelino, o prefeito e vereadores me pediram um presente e estou aqui para dizer que, em 30 dias, estará funcionando, aqui em Pinheiro, a UTI Neonatal e Pediátrica para atender as crianças de toda a região”, ressaltou o governador.

Flávio Dino também destacou os resultados do trabalho que vem sendo realizado pelo refeito Luciano e a vice-prefeita Ana Paula. “Já realizamos vários projetos conjuntamente, a exemplo da construção e requalificação de espaços urbanos, obras do ‘Mais Asfalto’, muitas delas executadas com emendas parlamentares, como as de autoria do deputado Othelino. São ações que visam sempre à melhoria da vida dos pinheirenses”, assinalou Dino.

O prefeito Luciano Genésio agradeceu os investimentos destinados a Pinheiro, que têm colaborado para que o município se torne referência na Baixada. “Sinto-me feliz em fazer uma gestão compartilhada e, assim, vamos engrandecendo, cada vez mais, a nossa Pinheiro e os pinheirenses”, completou.

Também estiveram presentes o vice-governador Carlos Brandão, o deputado federal André Fufuca (PP), secretários de Estado, vereadores de Pinheiro, entre outras autoridades.

São Luís comemora 409 anos e ganha de presente a 13º edição do Lençóis Jazz e Blues Festival

O festival de música maranhense Lençóis Jazz e Blues Festival terá este ano sua edição de forma presencial, com limite de capacidade reduzida seguindo os protocolos de saúde, e acontecerá em duas cidades: na capital São Luís e no povoado Atins, município de Barreirinhas. 

Em São Luís, a programação acontece na Concha Acústica Reinaldo Faray – Lagoa da Jansen, com início no dia 07 (terça-feira) e finaliza em grande estilo no dia 08, data em que São Luís comemora seus 409 anos. 

O festival é realizado pelo produtor Tutuca Viana e patrocinado pela Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Além de contar com o apoio da Concha Acústica Reinaldo Faray e a Prefeitura de São Luís e estar dentro das programações do evento Mobiliza São Luís. 

Para participar, as pessoas devem fazer a retirada das pulseiras na bilheteria da Concha acústica entre as 17h e às 18h e levar 1kg de alimento não perecível. A abertura dos portões acontecerá as 20h e será obrigatório a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscaras. 

Parceria Público-Privada entre Equatorial Maranhão e Governo do Estado potencializa a busca ativa de famílias para a Tarifa Social e Tarifa Rural no Maranhão

Foi assinado nesta quarta-feira (01) no Palácio dos Leões, um termo de cooperação entre a Equatorial Maranhão e Governo do Estado para busca ativa de potenciais beneficiários dos programas Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Tarifa Rural no Maranhão, que concedem descontos escalonados na conta de energia.

No acordo firmado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disponibilizará sua base de dados para que a Equatorial Maranhão cruze as informações com seus cadastros, encontre novos consumidores que se enquadram no Tarifa Social, e repasse os nomes para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que fará o contato com os futuros beneficiados, explicando como eles podem se cadastrar no programa.

O Maranhão está em segundo lugar no ranking de cadastros da tarifa social de energia no país, e caminhando para ser o estado com o maior número de famílias cadastradas nesse programa, que concede o direito a descontos de até 65% na conta de energia. Mesmo já contabilizando 957 mil beneficiários em todo o Estado, ainda há muitas famílias que não se cadastraram ou não atualizaram seu cadastro. Segundo o Presidente da Equatorial Maranhão essa parceria é de grande importância para potencializar o número de famílias cadastradas. “É uma parceria entre ente privado e ente público em busca de ampliar a nossa base de cadastro de clientes, que fazem jus a tarifa social de energia elétrica. É um benefício social que cerca de 250 mil maranhenses ainda tem direito e que a gente precisa identificar. E essa parceria vai permitir cada vez mais a gente atingir os números que permitem colocar o Maranhão como o estado da federação com o melhor índice de aproveitamento deste indicador”, ressaltou o Presidente.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, “é fundamental o acordo entre a Secretaria de Saúde e a Equatorial Maranhão, pois vai permitir o caminho inverso.  Em vez da família procurar a Equatorial para ter acesso à tarifa social, a empresa com base nos dados que a gente já tem do Sistema Único de Saúde, vai conseguir encontrar essas famílias que muitas vezes nem sabem que tem direito a esse tipo de tarifa. Então, o que a gente vai fazer é um cruzamento entre a base de dados que a Equatorial possui e a base de dados dos SUS, que é bem atualizada. Então, a partir desse cruzamento temos certeza que a gente vai permitir o incremento do programa e o aumento do número de famílias beneficiadas no programa. ” Reforçou o Secretário.

Em outra frente de trabalho, a Equatorial desempenhará esforço conjunto com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) para implementar medidas que visem cadastrar novos consumidores, tanto no Tarifa Social como no Tarifa Rural.

O governador Flávio Dino foi o anfitrião da reunião, que teve ainda a participação dos secretários Rodrigo Lago (SAF), Sérgio Delmiro (Sagrima), o presidente da Agerp, Júlio Mendonça, e membros da Equatorial, como Francila Soares, Gerente de relacionamento com clientes, Adaildo Andrade, executivo de gestão de cadastro, e Carlos Hubert, executivo de comunicação e marketing.

Além de ser um benefício importante para os clientes baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica impacta positivamente a economia do Maranhão, somando mais de R$ 150 milhões de reais injetados somente no primeiro semestre de 2021.

Critérios para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica:

– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; OU

– Recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; OU

– Inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; E

– Estar classificado como as classes Residencial ou Rural na subclasse Residencial.

– Se você não tiver o NIS,dirija-se até algum Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, levando a documentação pessoal para cadastrar o seu Número de Identificação Social.

– Para quem já possui o NIS, basta buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social, pelo site www.equatorialenergia.com.br,  pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 ou presencialmente em um dos pontos de atendimento da Equatorial Maranhão.

Se deseja saber se o seu NIS ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.   

Equatorial Maranhão inaugura conjunto de obras na Vila Maranhão

A nova subestação e redes de distribuição devem fortalecer o sistema elétrico da Grande São Luís

Visando o desenvolvimento futuro da cidade de São Luís, a Equatorial Maranhão inaugurou, nesta sexta-feira (03), a nova Subestação Vila Maranhão. A obra, que integra o Projeto São Luís IV, é resultado do contínuo investimento em processos inovadores e de integração que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado.

Devido à sua posição geográfica favorável à importação e exportação de insumos, a capital recebeu cerca de 30 milhões de reais em investimentos voltados à expansão do sistema elétrico que atende a zona portaria e o distrito industrial do município. Em adição à nova subestação na Vila Maranhão, o Projeto São Luís IV ainda inclui outras seis novas redes de distribuição, que irão beneficiar, além dos eixos portuário e industrial, cerca de 47.542 unidades consumidoras residências e comerciais.

Totalmente automatizada e conectada pelas novas linhas de distribuição, a subestação passa a atender em 69 KV (quilovolt) e com maior estabilidade empresas de grande porte instaladas na zona industrial de São Luís como Ambev, Votorantim, Cimentos do Maranhão, Total Ferro, Coca-Cola, dentre outros mercados prospectados, como o novo terminal portuário de São Luís e futuras expansões do Porto do Itaqui (EMAP).

Estiveram presentes durante o evento, o Presidente da Equatorial Maranhão Sérvio Túlio, o Prefeito Eduardo Braide, o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Celso Gonçalo; o presidente Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz; a presidente da Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), Moisilesia Bucele; o Secretário de Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto,  além de representantes de órgãos públicos estaduais, de empresas instaladas na área, como a CIMAR – Cimento Bravo, colaboradores da Equatorial e moradores de bairros do entorno.

Para o Presidente da Equatorial Maranhão, Sérvio Túlio, todo esse empenho contribuirá para o desenvolvimento da região norte do Maranhão, proporcionando mais crescimento para a indústria e comércio no Estado, levando melhoria na qualidade de vida de muitas famílias. “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o futuro do Maranhão. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica para a região. A energia elétrica é um fator essencial para garantir a dignidade das pessoas e o crescimento das cidades, por isso, temos muito orgulho de trabalhar Pelo Futuro Todo Dia”, destacou.

Já o Prefeito Eduardo Braide destacou a importância da obra para o desenvolvimento da cidade.  “Energia elétrica de qualidade é fundamental para garantir o ciclo de desenvolvimento social e econômico de uma cidade. E é isto que a Equatorial Maranhão vem garantindo para São Luís. Com a inauguração desta nova subestação e rede de distribuição nossa cidade vai ganhar mais segurança no abastecimento de energia elétrica, sobretudo no distrito industrial e zona portuária, onde estão instaladas grandes empresas que garantem emprego e renda para a nossa população, além de fortalecer a capacidade de nossa cidade para receber novos investimentos. Por isso, parabenizo à Equatorial pelo compromisso com o desenvolvimento de São Luís”, destacou o prefeito.

Inovação e tecnologia

A implantação da nova subestação garante maior flexibilidade e interação entre as redes de distribuição, pois os novos alimentadores desta subestação estão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), permitindo a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção humana. Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids).

Além disso, a nova subestação é totalmente digitalizada, o que permite a supervisão de controle remoto através do COI – Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão, agilizando ações reparadoras e de redirecionamento em casos de falta de energia, por exemplo.

Sementinha promove atividade em homenagem à Semana da Pátria

Alunos da ‘Sementinha’ durante execução do Hino Nacional, atividade que integrou a programação alusiva à Semana da Pátria e ao aniversário de São Luís

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou, nesta sexta-feira (3), atividade alusiva à Semana da Pátria e, também, em homenagem ao aniversário de 409 anos de São Luís, a ser comemorado no próximo dia 8.  

Na oportunidade, foi aberta a XIV Mostra Cultural, que contou com a participação da escritora maranhense Márcia Marques, que assina o livro “Chocríveis”, sobre objetos, brincadeiras e brinquedos da década de 1980, alguns deles expostos durante a programação, como vitrolas, máquinas de escrever e ioiô. 

Escritora Márcia Marques autografa seu livro, “Chocríveis”, para alunos da Creche-Escola Sementinha

Bandeiras e hinos

Antes da escritora receber as turmas para mostrar o livro, as crianças participaram da solenidade de hasteamento das bandeiras de São Luís, do Maranhão e do Brasil, simultaneamente à execução dos hinos da Independência, de São Luís e do Brasil.

Banda de Músicos da Polícia Militar executou os hinos da Independência, de São Luís e do Brasil

De acordo com a diretora-geral da creche, Débora Cinthia Alves, o evento foi importante para conectar os estudantes à história do Brasil. “Foi, também, uma contribuição para o desenvolvimento social, cultural e emocional de cada uma das crianças”, frisou.

Programação incluiu exposição de brinquedos da década de 1980

Resgate 

A escritora Márcia Marques resgatou brinquedos e brincadeiras que marcaram outras gerações. “As crianças ficaram felizes por poder conhecer como eram os objetos e brinquedos usados na década de 1980. Eu também fiquei contente em participar desse momento especial”, disse.

Os alunos aprovaram a experiência. “Foi muito bom! Eu gostei porque conheci brincadeiras e brinquedos bem legais”, destacou Catarina Pestana, aluna do 3° Ano A. 

CAPS AD Estadual e SES planejam ações para o Setembro Amarelo

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), o departamento de saúde mental do Estado, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Municipal) e outros parceiros estiveram hoje (3) na Praça Antônio Vieira, recém inaugurada, no bairro do Monte Castelo. O objetivo do encontro foi de organizar a abertura das atividades do Setembro Amarelo, mês do combate a depressão e ao suicídio, da Secretaria Estadual de Saúde, onde no dia 10 de setembro o CAPS AD Estadual levará diversos serviços em saúde física e mental a partir das 8h

Entre os atendimentos que serão oferecidos a população estão:
-Avaliação e orientação psicológica
-testagem para COVid19
-testagem de hiv , sífilis e hepatite
– verificação de glicemia e pressão arterial
-atendimentos clínicos
– aula de alongamento e taí chi Chuan
– exposição de materiais confeccionados por nossos pacientes nos serviços de saúde mental E no dia

No dia 11 setembro as 15h será realizado um pedala da saúde mental saindo da Praça da Lagoa da Jansen.
“O importante deste momento é chamar a atenção da sociedade para os agravos que a depressão e o uso de drogas tem feito, inclusive levantar colóquios acerca do suicídio q a cada ano e com a pandemia só agravam”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

Desde 2003, o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Missão do Conselho Municipal de Turismo conhece projeto de reciclagem

Os representantes do Conselho Municipal de Turismo visitaram a Coopresl na busca por soluções para dar destino final à resíduos orgânicos, como cascas de côco

Uma missão de representantes do Conselho Municipal de Turismo de São Luís, liderada pelo seu presidente e diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, visitou a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl), localizado na área Itaqui-Bacanga. A ideia é conhecer o projeto na busca por soluções para dar destino final à resíduos orgânicos, como cascas de côco.  

“Essa visita é uma atitude válida para vermos projetos exitosos, na busca de pontos que podem ser usados para tratar e dar destino aos resíduos sólidos. Outras atitudes como adequação do Plano Gerenciamento de Resíduos de São Luís também estão sendo executadas, inclusive em apoio a outros conselhos”, disse.

A Cooperativa foi criada em 2000 e emprega pessoas de 32 famílias, é capaz de processar 215 toneladas de resíduos sólidos por mês e está instalado na área Itaqui- Bacanga.

Também participaram outros membros do Conselho: a vereadora Karla Sarney, representando a Câmara Municipal; Renata Costa, diretora da Associação Comercial do MA ( ACM); Allysson Soares, da Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio); Mari Anchieta e Jandira Miranda, da Secretaria Municipal de São Luís e Walternor Costa Silva, da Associação dos Bares e Restaurantes da Avenida Litorânea.

Prorrogada para o dia 19 de setembro a Feira dos Paises e Artes no Sao Luis Shopping

Público pode agora visitar a Feira dos Países e Artes localizada no São Luís Shopping até o dia 19 de setembro. Comerciantes e público em geral festejam a volta dos eventos de pequeno e, com isso, esses próximos dias são especiais para os expositores.

Com a realização de eventos como as feiras, a cidade ganha com a incrementação do turismo de negócios dando uma movimentada nos hotéis, restaurantes e lojas. “Estamos há um ano em meio sem realizar eventos, assim, com a nossa primeira feira em São Luís estamos gerando cerca de cem empregos diretos e mais de 500 indiretos. Empresários e artesãos que estavam sem trabalhar estão de volta com seus negócios”, enfatiza o coordenador da feira, Alcácio Lucena. E mais, estamos falando não só de um ganho com o turismo de negócios: ” Com a Feira dos Estados e Nações podemos ver também um valioso intercâmbio cultural, técnico e comercial para toda a população e turistas que visitam a histórica cidade de São Luís” completou Alcácio.

SOBRE A FEIRA DOS ESTADOS E NAÇÕES:

ARTE, CULTURA, ARTESANATO, MODA e DECORAÇÃOdo mundo todo em um só lugar,com mais de 40 expositores representando 15 Países. Por lá Paquistão, Turquia, Japão, Dubai, Portugal, Índia, Tailândia, Senegal, Egito, Peru, Inglaterra, Marrocos, Colômbia, Tanzânia e Brasil são os países que irão brindar com suas arte, cultura, artesanato, moda e decoração.

·         15 países;

·         20 estandes;

·         ARTE, CULTURA, ARTESANATO, MODA E DECORAÇÃO;

· 

SERVIÇO:      

O QUÊ? 1ª Feira dos Países e Artes– São Luís

QUANDO? Até 19 de setembro de 2021

Parque João do Vale será inaugurado neste sábado (4) e eterniza a história do artista

Com o Parque, Pedreiras ganha mais um espaço para celebrar a cultura regional

Será inaugurado oficialmente neste sábado, dia 4, às 9h, o Parque João do Vale, no município de Pedreiras. O espaço, que é único, conta com uma estrutura organizada especialmente para garantir à população conforto, imersão cultural e passeios incríveis pelas memórias e obras culturais do artista pedreirense João do Vale, nascido no ano de 1934. A Equatorial Maranhão, grande impulsionadora da cultura, destinou apoio à obra por meio da Lei de Incentivo à Cultura, tendo importante atuação na materialização deste espaço de memória, história e valorização regional.

A cerimônia de inauguração terá a presença de representantes do Governo do Estado do Maranhão, autoridades locais de Pedreiras, equipe da Equatorial Maranhão — Carlos Hubert, Executivo de Comunicação e Marketing, e Francila Soares, Gerente de Relacionamento da Distribuidora — e a comunidade local que terão a oportunidade de visitar partes específicas da obra de João do Vale. O evento cumprirá todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos para combater a propagação da Covid-19.

Importante detalhar que o Parque João do Vale é um projeto da Secretaria de Cultura que contempla o Museu João do Vale — contando um pouco da história do artista — e a Praça Musical, que receberá o nome de “Pisa na Fulô”, uma singela alusão a uma das músicas do artista homenageado. Além disso, na Praça o público poderá interagir com os instrumentos e, assim, mergulhar no universo musical.

Somando a tudo isso, o novo espaço se apresenta e solidifica com o intuito de proporcionar experiências únicas, lazer e entretenimento à população — principalmente a Pedreiras, mas servindo como ponto turístico para todo o Brasil — à medida que eterniza todo o trabalho e produção cultural de João do Vale.

Fomentar a cultura é peça-chave para o bom desenvolvimento social, por isso esta é uma das responsabilidades e compromissos da Equatorial Maranhão. Com o novo Parque em Pedreiras, as possibilidades de utilização dos espaços construídos são muitas, como a realização de apresentações culturais com shows de artistas, manifestações folclóricas e visitações turísticas sempre lembrando do grande artista que foi João do Vale.

Um pouco sobre a história de João do Vale

O artista João Batista do Vale, conhecido como João do Vale, nasceu na cidade de Pedreiras (Maranhão), no dia 11 de outubro de 1934. Aos 13 anos mudou para a capital maranhense. Sempre conectado à música, logo descobriu a paixão por esse universo, ainda na infância, mas teve que trabalhar para ajudar a família. Com o passar dos anos, conduzidos por muito trabalho duro, sua ascensão e destaque no ramo musical alcançou todo o país.  João produziu dezenas de músicas e algumas delas deram popularidade a muitos cantores: Peba na pimenta (com João Batista e Adelino Rivera), gravada por Ari Toledo, e Pisa na fulô (com Ernesto Pires e Silveira Júnior) e a inesquecível “Carcará”, por exemplo.

João do Vale faleceu em São Luís no dia 06 de dezembro de 1996, sendo sepultado em Pedreiras.

Além da beleza: Colágeno é bom para articulações e cartilagens

Consumo é recomendado para as pessoas a partir dos 30 anos 

Nos últimos anos o uso do colágeno se popularizou no Brasil em tratamentos estéticos para a obtenção de benefícios como melhor sustentação, firmeza e resistência da pele, prevenindo flacidez, rugas e linhas de expressão no rosto. Porém, os benefícios do colágeno vão muito além da parte estética.  

A farmacêutica e professora do curso de Farmácia da faculdade Pitágoras Bacabal, Luanda Santana, explica que o colágeno é indicado também para tratar problemas de saúde como a artrose, pois é uma proteína fundamental para a manutenção de vários tecidos, incluindo as cartilagens e as articulações. 

 “A artrose é uma patologia caracterizada por uma degeneração na cartilagem. O uso do colágeno hidrolisado tem uma função terapêutica positiva com um efeito protetor significativo da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor”, detalha Santana.  

De acordo com a farmacêutica é importante conversar com um especialista para quem deseja fazer essa suplementação. “A quantidade de colágeno no nosso organismo começa a diminuir entre 25 a 30 anos, nessa faixa etária já se torna indicado fazer a suplementação com a orientação do especialista”, destaca.  

Luanda explica que alguns alimentos são ricos em colágeno como as carnes vermelhas, frango e peixe, mas é preciso tomar cuidado com os que possuem gorduras saturadas. “Cuidado com excesso da carne vermelha e além das proteínas o colágeno pode ser encontrado em alimentos que contenham vitamina C, zinco, selênio que melhoram a absorção e aumento na produção do nutriente”, sinaliza. 

Confira alguns benefícios promovidos pelo consumo de colágeno:  

  • Melhora da firmeza e elasticidade da pele; 
  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos; 
  • Prevenção e tratamento da osteoporose; 
  • Prevenção do envelhecimento; 
  • Fortalecimento dos tendões e ligamentos; 
  • Melhora e controle da pressão arterial; 
  • Prevenção do aparecimento de úlceras gástricas. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima