Para desespero de um movimento na internet criado por comunistas que se opuseram à instalação de uma réplica da Estátua da Liberdade da rede de lojas Havan, do empresário bolsonarista Luciano Hang, em São Luís, no Maranhão, ela já está instalada em seu pedestal. E como acontece em cidades que tem a replica da estátua, como Tóquio, Paris, Las Vegas, entre outras, pessoas já tiram fotos ao seu lado.
A estátua da Liberdade é uma criação francesa e por coincidência ela foi instala na loja da Havan, que fica na Avenida Daniel de La Touche (fundador da cidade) e São Luís (MA) é a única capital que os franceses fundaram no Brasil.
Com peso de 3,6 toneladas, a réplica tem 20 metros de altura, fora a base de 10 metros. Ela foi construída em fibra de vidro por uma empresa de Camboriú, em Santa Catarina. A fabricação demora em torno de 25 a 30 dias, envolve seis empresas e 50 colaboradores, segundo a assessoria de imprensa da Havan.
A primeira foi inaugurada na cidade catarinense de Brusque em 1995.
Simbologia
A ideia surgiu em 1994, quando um menino encontrou o empresário Luciano Hang no estacionamento de uma loja. Na época, a rede já tinha a fachada inspirada na Casa Branca, e a criança lançou a ideia de ter também a Estátua da Liberdade de Nova York. Hang já contou a colunista de GZH Giane Guerra que a estátua “representa o liberalismo econômico e a liberdade do cidadão”, fatores que, destacou, ele “sempre defendeu”.
A chegada da rede Havan em São Luís (MA) no dia 2 de setembro, fará parte das comemorações de aniversário de 409 anos da capital maranhense, dia 8 de setembro. Será a primeira filial no Estado e a 164ª Havan pelo Brasil. Atualmente, a rede está presente em 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. A varejista ficará na Avenida Daniel de La Touche, no bairro do Cohajap, com funcionamento diário, das 9h às 22 horas.
Com 20 mil m² de área construída e quase mil vagas de estacionamento, a loja Havan de São Luís contará com o mix de 350 mil itens nacionais e importados em diferentes setores, como: cama, mesa e banho, eletro, eletrônicos, utilidades domésticas, bazar e outros. O empreendimento terá praça de alimentação, a tradicional fachada estilizada da Casa Branca americana e a Estátua da Liberdade.
A chegada da Havan em São Luís estava sendo esperado com muita ansiedade pelos ludovicenses, pois deve gerar cerca de 200 empregos diretos e cerca de 1000 empregos indiretos. Antes mesmo de ser inaugurada, a loja recebeu mais de 60 mil currículos.
História
Estátua da Liberdade (em inglês: The Statue of Liberty; em francês: Statue de la Liberté), cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo (em inglês: Liberty Enlightening the World; em francês: La liberté éclairant le monde), é uma escultura neoclássica colossal localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. A estátua de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, foi construída por Gustave Eiffel e dedicada em 28 de outubro de 1886.[7] Foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França. A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei) sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. Uma corrente quebrada encontra-se a sob pés. A estátua é um ícone da liberdade e dos Estados Unidos, além de ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior.
Bartholdi inspirou-se pelo professor de direito e política francês Edouard de Laboulaye, que teria dito em 1865 que qualquer monumento erguido à independência estadunidense seria adequadamente um projeto conjunto dos povos francês e norte-americano. Ele pode ter sido ocupada para honrar a vitória da União na Guerra Civil Americana e o fim da escravidão. Devido à instabilidade pós-guerra na França, o trabalho de construção da estátua não começou até o início da década de 1870. Em 1875, Laboulaye propôs que os franceses financiassem a estátua e os estadunidenses fornecessem o local e construíssem o pedestal do monumento. Bartholdi completou a cabeça e o braço com a tocha diante da estátua antes da estátua ter sido totalmente projetada, então estas peças foram exibidas como uma forma de publicidade em exposições internacionais.
O braço da tocha foi exibido na Exposição Universal de 1876 na Filadélfia e no Madison Square Park, em Manhattan, de 1876 a 1882. A campanha de financiamento revelou-se difícil, especialmente para os norte-americanos, e em 1885 o trabalho do pedestal foi ameaçada devido à falta de fundos. Joseph Pulitzer, editor do New York World, começou um projeto de doações para completar o projeto, que atraiu mais de 120 mil colaboradores, a maioria dos quais deram menos de um dólar. A estátua foi construída na França, enviada para o exterior em caixas e montada no pedestal concluído na ilha que na época era chamada de “Bedloe”. A conclusão da estátua foi marcada por uma parada em Nova Iorque e uma cerimônia de dedicação presidida pelo presidente Grover Cleveland.
A estátua foi administrada pelo Conselho de Faróis dos Estados Unidos até 1901 e, em seguida, pelo Departamento de Guerra; desde 1933 tem sido mantida pelo Serviço Nacional de Parques. O acesso do público ao terraço que cerca a tocha está barrado por razões de segurança desde 1916.
Seja bem-vinda!! Que a Havan traga bastante emprego para São Luis do MA!