Eles não usam capa mas têm super poderes. Para seus filhos são verdadeiros super heróis, que resolvem tudo, acalmam e garantem um futuro para toda a família
Para a sociedade, são heróis anônimos, pois realizam trabalhos essenciais, e por isso, eles não pararam nem mesmo nos piores momentos da pandemia. Graças ao trabalho deles, a comunidade pode seguir em frente consumindo produtos e serviços básicos. E para que isso acontecesse, esses super pais e profissionais de linhas de frente abdicaram do seu lazer e do tempo com seus filhos, para cair em campo em suas respectivas áreas. Do saneamento básico à educação. Do varejo à energia elétrica, internet e telefonia; além da área da saúde que foi sem dúvida a mais demandada e arriscada, todos arriscaram suas vidas em prol da sua missão profissional.
O técnico em análises clínicas do Laboratório Lacmar Carlos Jr. viu seu trabalho duplicar em função da pandemia: “Precisei ficar mais ausente de casa e do meu filho para poder ajudar a cuidar de pessoas enfermas e que precisavam com urgência do meu trabalho” diz ele. O mesmo aconteceu com o médico intensivista Aminadabe Sousa, que trabalha no Hospital São Luis (HSLZ) prestando atendimento aos servidores estaduais. No total já foram salvos 2.800 pacientes da Covid19 no hospital.
Arriscar a vida também faz parte da rotina do eletricista da Equatorial Maranhão Radielson Pereira, que precisou redobrar a atenção e cuidar do emocional nesses tempos de pandemia: “No nosso trabalho qualquer erro pode ser fatal, então precisei ter foco redobrado e muito equilíbrio emocional, sempre pensando também no meu filho Ravi ainda bem pequeno”, relata ele.
No varejo o maior risco foi o desemprego e o desabastecimento. No Grupo Potiguar, o Gerente da Loja de Imperatriz Reginaldo Gonçalves lembra que a cada medida restritiva era preciso se adequar rapidamente para não deixar os clientes na mão.
Já o técnico de instalação da TVN é grato por ter conseguido manter seu emprego entre tantos desempregados no país: “Sei que sou um privilegiado por estar trabalhando nessa grande empresa que é a TVN. Tem sido um período desafiador para todos, mas recarrego meu otimismo em ver minha família com saúde e nosso clientes bem atendidos com serviços essenciais como telefonia, internet e tv a cabo”, diz ele.
Muitos lojistas tiveram que se reinventar para driblar a crise e a queda nas vendas. O Presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro foi triplamente desafiado – como lojista que precisou investir no digital de repente; como líder da entidade que atuou forte na orientação aos lojistas e lançando medidas educativas no comércio, e como pai de dois filhos convivendo mais de perto na fase de lockdown.
“Apesar de todos os desafios, pude construir laços ainda mais profundos com meus filhos, que são tudo para mim. Filhos são sempre o maior tesouro de um pai”, lembra Fábio. “Ser pai é criar, amar, proteger, ensinar, transformar, repreender, acalmar, sorrir e chorar junto. Quem é pai sabe que esse é o maior privilégio de sua vida”, resume sabiamente Clodoilto da Cruz, colaborador de operação e manutenção da BRL Ambiental.
A todos esses pais e super profissionais a nossa homenagem, reconhecimento e votos de muita saúde e anos de vida para que possam curtir com seus filhos momentos bem felizes.