Especialista dá algumas orientações para ajudar as mamães neste processo
Este mês é marcado pela campanha nacional “Agosto Dourado”, que tem como objetivo trazer ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A amamentação é um momento de interação entre mãe e filho, além de trazer vários benefícios à saúde de ambos. No entanto, às vezes esse processo pode trazer dor e desconforto para as mamães.
A coordenadora e enfermeira do curso de Enfermagem da faculdade Pitágoras Bacabal, Janaína Lima, dá algumas orientações. “A mama tem que ser preparada desde a gestação, com especial atenção ao bico do seio, que é muito sensível, podendo haver rachaduras nesta região de muita sensibilidade”, pontua.
A especialista explica que, para evitar isso, alguns cuidados precisam ser tomados, como a higienização correta. “A cada mamada é ideal que a mãe seque o bico do seio. A umidade pode favorecer o aparecimento de rachaduras e fissuras”, aconselha.
Com todos esses cuidados, a amamentação se torna ainda mais prazerosa neste vínculo de amor entre mãe e filho. Além disso, o bebê pode usufruir dos benefícios para a saúde. “O leite materno é um alimento completo, contendo todos os nutrientes necessários para a criança quando nasce, além de ser considerado uma vacina natural”, destaca.
Por meio do leite materno, o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar.