A OLÍMPÍADA DA RESILIÊNCIA E DA ALTA CONEXÃO

Augusto Diniz, Diretor da TVN, operadora de Internet Fibra, TV HD e telefonia celular, serviços indispensáveis para acompanhar a Olímpiada na era atual

Considerada uma das nações mais tecnológicas do planeta, o Japão prometia naturalmente uma Olimpíada de alta conexão e muita tecnologia. E isso ficou exponencialmente maior agora, pois tem sido através dela – a tecnologia – que o público está acompanhando e torcendo, mesmo que de longe, por seus atletas preferidos.

Para Augusto Diniz, Diretor da TVN, operadora de serviços de conexão (TV HD, Internet Fibra e Telefonia Móvel e Fixa) essa é a era da alta conectividade associada à mobilidade e à convergência digital. A TVN além de transmitir as Olimpíadas de Tokyo de forma especial pela Band Sports (canal 53); também é provedora de internet para clientes que poderão optar por acompanhar os Jogos pelo celular ou tablet quando não estiverem em casa junto à TV, até mesmo devido à diferença de fuso horário.

“Trabalhamos para oferecer serviços de alta confiabilidade e cada vez mais acessíveis, pois entendemos que a conexão e a convergência digital viabilizadas pela web vieram para ficar e são serviços de primeira necessidade para pessoas de todas as idades e perfis. Nessa Olimpíada de Tokyo, o que seriam dos torcedores e familiares de atletas sem a internet e sem a conexão digital?” provoca Augusto Diniz.

Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Tokyo 2021 estão com cinco novas modalidades estreando em uma Olimpíada, entre as quais o surfe e o skate que já deram três medalhas ao Brasil com as conquistas, respectivamente do ouro do surfista Ítalo Ferreira, e das pratas dos skatistas Kelvin Hoefler e Rayssa leal, a nossa Fadinha maranhense.

E tem mais atletas maranhenses brigando por medalhas: As gêmeas Thalia e Thalita Costa no rubgy feminino; a veterana do handebol Ana Paula Rodrigues; o cavaleiro de Imperatriz radicado na Bélgica Marlon Zanotelli, além de João Henrique Falcão (do CT MA), que integra a equipe de atletismo no revezamento inédito, na modalidade de 4×400 misto. Vale a pena ficar de olho nas telas de tvs e celulares para acompanhar nossos representantes olímpicos em suas respectivas provas no outro lado do mundo. 

ÚLTIMOS DIAS PARA PRESENTEAR OS PAIS

Presentes para todos os Estilos você encontra nas Lojas Potiguar da Cohama, Cohafuma, Forquilha e Centro

Lojas Potiguar contam com opções que cabem no bolso dos filhos e atendem aos mais variados gostos

No próximo dia 08 de agosto será comemorado o Dia dos Pais, data que merece comemorações especiais em torno daquele que é o grande herói dos filhos e o primeiro e maior amigo da família.

Para agradar no presente do papai a dica é surpreendê-lo com algo que combine com sua personalidade e que será útil para as atividades que ele pratica. Melhor ainda se for um presente que pai e filhos possam desfrutar em conjunto, criando memórias felizes e inesquecíveis. Em épocas de pandemia, os filhos que ainda podem contar com a presença física de seus pais, devem aproveitar a celebração para fazer um programa diferente em família, comemorando a saúde e a vida do papai.

Nas lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz há muitas opções pra o presente do Dia dos Pais, e o melhor, com preços que cabem folgadamente no bolso dos filhos.

Para os pais gourmets ou churrasqueiros, itens como panelas especiais em cerâmica, churrasqueiras de todos os tamanhos, tábuas, espetos e facas ou kits para churrasco são ótimas opções. Já para aqueles que curtem um bom vinho há mini adegas; abridor e outros acessórios. Para os papais fitness e que levam comida para o trabalho, nada melhor que a marmita elétrica, que esquenta os alimentos sem usar água, apenas ligando na tomada. Para aqueles que gostam de alimentos mais saudáveis, a fritadeira elétrica Air Fryer Silver Agratto é tudo de bom.  Outra dica que agrada sempre são as pipoqueiras elétricas.  

Para os aventureiros, há mochilas, lanternas e outros itens para acampar e fazer trilhas com segurança. Já os adeptos das bikes, nada como se proteger com capacetes especiais ou manter a hidratação com as mochilas – cantis. Para os que são habilidosos e resolvem tudo em casa, nada como as furadeiras e ferramentas multi – uso.

Para os pais executivos, uma cadeira ergonômica para trabalhar em home office ou no escritório é um presente que vai garantir mais saúde e qualidade de vida. Outra boa dica é o ring light portátil, para iluminar melhor as videoconferências. Ou ainda um fone de ouvido, acessório essencial para quem usa muito o computador seja para jogar ou trabalhar.

E para tomar aquela cervejinha gelada ou levar água e suco para a malhação, nada como os copos e garrafas térmicas em inox da marca Stanley. E outra opção que vale para todos os gostos de papais que curtem relaxar: cadeiras espreguiçadeiras em alumínio para a praia ou jardim; ou as famosas cadeiras do papai em couro, com grande nível de inclinação e ideal para ler, ver TV ou curtir um bom filme.  

Seja qual for o estilo do papai, além do presente, que tal preparar um café da manhã, um almoço com mesa posta caprichada ou mesmo fazer um picnic em família em um parque da cidade? Para todas essas opções, há itens na Potiguar que podem fazer a sua surpresa ainda mais bela. Passar um tempo de lazer saudável em família é o maior e melhor presente que os pais esperam dos filhos, então fica a dica para celebrar essa data em grande estilo.

Alunos do curso de MBA em Administração Pública da Estácio lançam livro sobre gestão pública

O Lançamento contou com a presença do Reitor do Centro Universitário Estácio São Luís, Ismael Leite; da Pró-Reitora de Graduação, Midori Oshima; do Deputado Federal, Zé Carlos; do Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; do Secretário Municipal de Esportes, Ricardo Diniz e também dos Coordenadores de Curso da Estácio

Obra aborda as mudanças e progressos socioeconômicos e culturais da sociedade

Coletar informações, realizar estudos, escrever, reescrever, revisar e enfim publicar. Quando folheamos um livro novinho, bem escrito e editado, não imaginamos os desafios enfrentados por seus escritores para conquistar esse feito. Em tempos de internet, onde o alcance de milhões de obras está a alguns clicks, lançar uma obra literária voltada ao meio acadêmico pode ser ainda mais desafiador.

Mas se para alguns esse cenário pode gerar medo, para os alunos do curso de MBA em Administração Pública do Centro Universitário Estácio São Luís foi a motivação. Nesta semana, seis discentes do curso lançaram a obra “Estudos contemporâneos em gestão pública”, que aborda a atuação da gestão pública do setor da saúde, a administração pública, demonstrando a dinamicidade da área e melhorias em diversos campos. 

Sob orientação e organização do Coordenador de Pós-graduação em Direito, Prof. Me. Marco Aurélio de Jesus Pio, os alunos produziram a obra dentro da disciplina Organização Pública e Legislação, realizando estudos aprofundados sobre a atuação da gestão pública nos mais diversos setores da sociedade. “O ineditismo dessa obra se dá pelas pesquisas de temáticas dentro das áreas de atuação de cada aluno, que passeia desde o setor da saúde à educação.  Hoje, no estado do Maranhão, temos poucas pesquisas sobre gestão pública no que diz respeito ao mercado de trabalho.  Por isso o livro ganhou tamanho destaque”, afirma. “Toda produção científica gera impacto na sociedade. A obra lança gera impacto na sociedade como um todo, no estado enquanto administração pública e também na academia, que ganha com a produtividade científica dessa área do conhecimento”, completa.

O coordenador  de Pós-graduação da área de Gestão e Negócios, Diego Henrique, lembra que o curso é fruto de uma parceria entre Estácio e o Governo do Maranhão, que  existe desde 2019. “A primeira turma do curso se forma ainda este ano, em outubro. Até lá, serão lançados mais dois novos livros, sendo uma coletânea de artigos produzidos dentro da disciplina Organizações Públicas e Legislação e outro que reunirá todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), na modalidade Proposta de Intervenção”, revela.

Durante a solenidade de lançamento, além do corpo docente da instituição e os autores da obra, estiveram presentes o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; o Secretário Municipal de Esportes, Ricardo Diniz e o Deputado Federal, Zé Carlos. 

Para o reitor do Centro Universitário, Ismael Leite, o lançamento de mais uma obra literária produzida pelos alunos só reforça o compromisso da instituição com o incentivo à educação. “Cada vez que, em nosso país, um livro é lançado, podemos dizer que há uma superação. Nos reunimos mais uma vez para celebrar a educação, a Literatura, a Escrita e a Administração Pública, através desse lançamento tão importante para a educação”, celebra. 

Luiz Argenta: mais que lindas garrafas

Nos dias 06, 13 e 20 de agosto, os Spazio Calhau, Cohama e Renascença realizam degustação com os melhores de Clássicos L.A

Quem conhece a vinícola Luiz Argenta, com certeza, associa seu nome às suas belas garrafas, de design italiano, que agregam aos rótulos ainda mais graça e sofisticação.  Afinal, quem não gosta de embalagens bonitas que viram até itens de decoração? 

Além da beleza que está por fora, os rótulos Luiz Argenta carregam um sabor único e inconfundível, sem contar os aromas que nos fazem viajar por Flores da Cunha, região da Serra Gaúcha, onde a vinícola está localizada.

Apesar de ser considerada nova, criada em 1999, a vinícola guarda o título de uma das mais belas do mundo. Seja por sua famosa sala de degustação que encanta desde os mais leigos até os experts em vinhos ou por suas mais modernas técnicas de elaboração de vinhos finos.

Luiz Argenta não produz apenas vinhos, seus espumantes também são destaque no mercado.  Um exemplo é o Rosé Nature. De cor rosada, aromas intensos e delicados, que lembram flores, frutas vermelhas e um leve toque amendoado, o espumante cremoso conquistou, antes mesmo de ser lançado, a melhor nota no Guia Adega de Vinhos do Brasil. 

Degustação

Depois de conhecer mais sobre os rótulos da Luiz Argenta tenho certeza que você ficou com aquela vontade de degustar um dos grandes sucessos dessa vinícola, não é mesmo? Então, já pode marcar na sua agenda. Nos dias 06, 13 e 20 de agosto, o Spazio das lojas do Calhau, Cohama e Renascença realiza uma degustação com os melhores de Clássicos L.A. 

Para participar da degustação no Spazio, basta adquirir os rótulos da Luiz Argenta tinto Merlot ou espumante Brut Rosé. E você ainda tem a chance de concorrer ao sorteio de um kit exclusivo. Imperdível! O que você ainda está esperando?

Dia dos Pais: especialista orienta sobre direitos do consumidor nas compras on-line

Saiba quais são as regras que ordenam as atividades no comércio eletrônico 

Fazer compras online durante a pandemia apresentou o comodismo dessa modalidade para muitas pessoas em 2020. Uma pesquisa conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Cetic, mostrou que o comércio eletrônico e as atividades culturais on-line apresentaram alta. De acordo com a pesquisa, entre os vários recortes de alta no setor que tivemos nesse ano, as compras on-line por usuários a partir de 16 anos saltaram de 44% em 2018 para 66% no ano passado. 

Neste Dia dos Pais, que será comemorado em 8 de agosto, o advogado e coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras São Luís, Kaleb Mariano, dá algumas orientações para a compra de forma virtual. “Por mais que a maioria das lojas sejam confiáveis e os descontos são reais, é imprescindível ter muita atenção antes que seu dinheiro vá embora e você não receba nada em casa. 

Em relação às promoções, o especialista aponta alguns cuidados. “É possível consultar quem são os responsáveis por qualquer site disponível na internet. Basta acessar https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/ e colocar o endereço eletrônico da loja para consultar os titulares, CNPJ, data de criação e responsáveis. Importante evitar lojas onde essas informações sejam recentes ou incompletas”, aponta. 

O especialista destaca o Direito à Informação na hora da compra seja de forma virtual ou presencial, pois as informações referentes ao produto devem estar de forma clara e de modo que o consumidor entenda. Quanto à política de troca e devolução de produtos em promoção, esta segue a mesma legislação prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e não obriga aos fornecedores a trocarem os produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto. “A loja física só é obrigada a trocar a mercadoria por vício ou caso tenha se comprometido com o cliente. Se há um procedimento de prazo da própria loja, o consumidor deve solicitar isso por escrito, na nota fiscal, por exemplo”. 

O especialista faz uma lista de pontos para ter certeza de quais são os direitos do consumidor nas compras on-line. Confira! 

Não recebeu uma compra? 

É prudente que o consumidor tenha sempre algum comprovante de compra ou a página da venda, mas quando não recebe o produto, o primeiro passo é entrar em contato com o SAC da empresa para registrar o problema e lembre-se de anotar o protocolo. Se nada for resolvido, o segundo passo é a comunicação do problema aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não se resolva, deverão procurar o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível). 

Troca de produto 

Existindo defeito no produto ou arrependimento da compra, o Código de Defesa do Consumidor assegura ao consumidor direitos para exigir a correção do defeito do produto ou do serviço ou o desfazimento do negócio.  

Em caso de defeito no produto ou no serviço, o consumidor entre 30 e 90 dias para reclamar, bem durável ou não, respectivamente. E a loja tem 30 dias para consertar. Após esse prazo, o consumidor tem o direito de solicitar o cancelamento do negócio, a substituição do produto ou ainda, o abatimento proporcional do preço. Se for produto essencial, como uma geladeira ou um fogão, a loja deverá trocar assim que confirmar o defeito no produto. De acordo com o artigo 26 do CDC, se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer quando o defeito é detectado pelo consumidor.  

Se o caso for de arrependimento, a contratação pode ser cancelada em até sete dias após o recebimento do produto ou início da prestação do serviço, sem ônus ao contratante. O produto deve ser devolvido e o consumidor restituído dos valores pagos. 

Todo produto tem garantia 

De acordo com o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo de garantia legal é de 30 dias para os produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis. Caso o fornecedor apresente prazo de garantia contratual maior do que o legal, obviamente, ele se compromete com essa oferta. 

Além das dicas acima, a especialista traz outros pontos mais específicos sobre o tema, mas que ainda são muito frequentes nas compras online. 

O desconto não foi dado corretamente 

Se a oferta foi apresentada ao consumidor, é aconselhável que ele a tenha prova da oferta. Importante lembrar também que o desconto precisa ser claro e preciso sobre o que está oferecendo, seja preço, quantidade, característica, prazos e garantia. A solução aqui é repetir a primeira dica, ou seja, a comunicação do problema aos órgãos oficiais de proteção das relações de consumo (PROCON); e, posteriormente, caso não se resolva, deverão procurar o Poder Judiciário (Juizado Especial Cível). 

Lembre-se também de conferir se a promoção é válida para o produto que está adquirindo, além de testá-lo na hora ou, se não for possível, teste com a maior brevidade possível para ter certeza das condições. 

Produto usado ou reembalado tem garantia? 

Sim. O CDC não diferencia venda de produto usado, reembalado ou de mostruário. Se o vendedor informar os vícios aparentes no momento da compra e incluir esses vícios na nota fiscal, o consumidor não poderá buscar a reparação. Agora, se o produto apresentar algum vício não relacionado na nota fiscal no ato da compra, o consumidor poderá exigir o reparo no prazo de garantia legal ou garantia contratual, se houver. 

E se o produto não chegar no prazo previsto e já tiver passado sete dias da compra? Posso desistir para pedir a devolução integral do valor? 

Como o CDC prevê que a desistência, nas negociações on-line, terá que ser feita no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto, assim caso o consumidor não receba o produto, ele estará no prazo de legal de desistir da compra e solicitar a restituição do dinheiro. 

Caso desista de uma compra online, a loja pode conceder crédito em vez de devolver o dinheiro em espécie? 

O CDC não prevê que a devolução seja apenas em espécie. Mas se a compra foi feita em dinheiro ou cartão, a loja terá que devolver da mesma forma. Entretanto, caso o consumidor aceite a devolução de forma diferente, o vendedor poderá fazê-lo.

RELEASE AP ASSESSORIA – Estadual de Beach Soccer arrecada mais de 1,4 tonelada de alimentos

Alimentos arrecadados foram distribuídos a instituições e projetos comunitários em Humberto de Campos, São Luís, Santa Inês, Lima Campos e Viana

Mais do que ser apenas uma competição esportiva, a edição deste ano do Campeonato Maranhense de Beach Soccer, evento patrocinado pela Equatorial Maranhão e pelo governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, teve um caráter social muito importante. Em 2021, a Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) aproveitou a realização das cinco etapas classificatórias do Estadual para promover uma campanha de doação de alimentos envolvendo todas as seleções, jogadores e a população de cada localidade que recebeu jogos de beach soccer. No total, a campanha conseguiu arrecadar mais de 1,4 tonelada de alimentos não perecíveis, distribuídos a instituições e projetos comunitários nas cidades de Humberto de Campos, São Luís, Santa Inês, Lima Campos e Viana.     

A maior parte dos alimentos arrecadados foi fruto das inscrições dos atletas das seleções que estiveram competindo nas etapas classificatórias do Campeonato Maranhense. Das cinco cidades que receberam esta edição do Estadual, Lima Campos foi a que conseguiu arrecadar a maior quantidade de alimentos: 420kg, entregues à Secretaria de Assistência Social, responsável em fazer cestas básicas e distribuir a famílias carentes do município.

Como incentivo às equipes, a FMBS decidiu premiar a seleção mais solidária – aquela que arrecadou mais alimentos – com kits esportivos com bolas e camisas da Seleção Brasileira de Beach Soccer. 

“Ficamos orgulhosos em unir o esporte ao social. Nesta edição do Maranhense de Beach Soccer, conseguimos arrecadar 1,4 tonelada de alimentos não-perecíveis que contribuiu, e muito, para centenas de famílias em várias cidades do nosso Estado. Quero parabenizar a cada uma das seleções que estiveram ao nosso lado e se esforçaram em arrecadar esses alimentos e, em especial, à equipe de Lima Campos, que foi a que mais arrecadou e, em breve, vai receber os kits para fomentar ainda mais a modalidade na cidade”, afirmou Eurico Pacífico, presidente da FMBS. 

A campanha de doação de alimentos também foi “abraçada” pela Equatorial Maranhão. O executivo de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da empresa, Carlos Hubert, destacou a importância de aliar o esporte ao social.

“Mesmo diante de todas as adversidades impostas pelo momento em que vivemos, considero que o campeonato cumpriu a missão de manter viva acesa a energia desse esporte que o Maranhão tem muito orgulho de pertencer. A Equatorial tem investido no hoje para proporcionar um futuro cada vez melhor para as pessoas e o esporte é ferramenta essencial de desenvolvimento social que a empresa faz questão de incentivar”, ressaltou Carlos Hubert.

Maranhense 2021

O Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais 2021 teve os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Neste ano, a competição foi realizada em seis etapas, sendo a última – a fase final – com as equipes classificadas nas fases anteriores.

Cada etapa classificatória foi realizada em uma região diferente. Em 2021, as cidades de Humberto de Campos, São Luís, Santa Inês, Lima Campos e Viana receberam os jogos do Estadual.

DOAÇÕES DE ALIMENTOS (por cidade)

Humberto de Campos: 125kg entregues à Igreja Quadrangular e 125kg entregues à Igreja Batista

São Luís: 250kg entregues ao Instituto Iboa

Santa Inês: 250kg entregues ao projeto social D10

Lima Campos: 420kg entregues à Secretaria de Assistência Social

Viana: 250kg entregues à Secretaria de Assistência Social

Total de alimentos arrecadados: 1,4 tonelada

Marcelo Medeiros segue viagem rumo ao Rally dos Sertões 2021

Será a 11ª participação do tetracampeão da mais longa das provas brasileiras de off-road. Cotado como favorito entre os quadriciclos, piloto afirma estar maduro e tranquilo para a competição. Serão 1.472 km de distância com a equipe Taguatur Racing entre São Luís (MA) e Tibau do Sul (RN)

A maior aventura nacional resultado da mistura entre automobilismo e natureza começa na próxima semana. O maranhense Marcelo Medeiros, tetracampeão do Sertões nos quadriciclos, já está a caminho do litoral do Rio Grande do Norte no próximo domingo, 08, para a sua 11ª participação na prova off-road mais longa do país.

O piloto da Taguatur Racing e seu Yamaha 700 vão se submeter, a partir do sábado, dia 14, a mais de 3,5 mil quilômetros, entre deslocamentos e especiais cronometradas, desde a Praia da Pipa até a cidade de Tamandaré, na mesorregião metropolitana de Recife, no Pernambuco, com chegada prevista em 22 de agosto. Mas antes terá a realização do prólogo com 11 quilômetros para definir a ordem de largada no dia 13 de agosto.

Considerado um dos favoritos da categoria, Medeiros considera que esta edição dos Sertões terá um significado particular. “Estamos prontos e ansiosos. Sabemos que todo ano é um rali diferente. Nestes onze anos de rali, ganhamos em superação e acumulamos experiência. A logística ficou muito boa com deslocamentos mais curtos e em uma região com piso que gosto de pilotar, mais arenoso e bem técnico. Não vejo a hora de acelerar!”, analisa o piloto campeão das edições de 2012, 2015, 2019 e 2020, além de deter o vice em 2013. 

“Realizamos treinos como preparação, além da disputa do Rally Jalapão (junho) com quatro dias de provas. Estamos programados para atender toda a necessidade da equipe durante os dias de prova. O segredo é ter tranquilidade para que nada saia errado, apesar da ansiedade.  O mais importante é manter a constância e ritmo para concluir as nove etapas e subir ao pódio”, ressalta o maranhense.

O box da equipe estará montado na Vila Sertões, sediado na Praia do Pipa. Marcelo e a Taguatur Racing passarão pelo credenciamento, vistoria de equipamentos pela FIM – Federação Internacional de Automobilismo e pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, briefing técnico, além da tomada de tempos e a largada promocional, que fazem parte das atividades preliminares do evento acontecerão entre os dias 12 e 14 de agosto.

Patrocinados através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Maranhão do Governo do Estado do Maranhão e do Centro Elétrico, piloto e equipe contam com uma forte estrutura de apoio para resistir durante os dez dias de prova, incluindo mecânico, auxiliar e cozinheiro. Tudo isso para encarar uma prova que desafia a potência da Yamaha 700 e a resistência física e psicológica do piloto.

A 29ª edição do Sertões promete um roteiro ainda mais desafiador com percurso 100% nordestino. Partindo de Tibau do Sul (RN), no sábado, 14 de agosto, serão nove dias de intensos obstáculos. Os participantes vão percorrer todo tipo de estradas, terrenos e trilhas, nos sete dos nove estados do Nordeste – Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, que destaca os diferentes aspectos do sertão brasileiro. Estão inscritos 203 veículos no grid: 93 UTVs, 73 motos e quadriciclos e 37 carros.

No total, serão 2.180 quilômetros de especiais (trechos cronometrados) em um trajeto que promete desafios: trechos sinuosos, terrenos de cascalho, areia, piçarra, pedras grandes e lajes, além de poeira e muito calor. Mas também presenteia os amantes do off-road com paisagens incríveis a serem descobertas entre as belezas do Nordeste.

Outro destaque da competição é a tradicional Etapa Maratona, distância que deve ser encarada sem o apoio de manutenção da equipe. Ou seja, caso o quadriciclo apresente algum problema, o próprio piloto terá que fazer os reparos. No Sertões 2021, a maratona inicia São Raimundo Nonato, no Piauí, passa por Xique-Xique, na Bahia, e finaliza Petrolina, no Pernambuco, totalizando 889 quilômetros de resistência.

Marcelo Medeiros conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Centro Elétrico, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, no Sertões.

Roteiro do Sertões 2021

Sexta-feira, 13/08 – Prólogo – 11 km

Sábado, 14/08 – 1ª etapa: Praia do Pipa, Tibau do Sul (RN) / Patos (PB)

DI – 82 km | DE – 235 km | DF – 93,2 km | Total= 410 km

Domingo, 15/08 – 2ª etapa: Patos (PB) / Araripina (PE)

DI – 27 km | TE – 245 km | DF – 237 km | Total = 509 km

Segunda-feira, 16/08 – 3ª etapa: Araripina (PE) / São Raimundo Nonato (PI)

DI -146 km | TE – 220 km | DF 38 km | Total= 404 Km

Terça-Feira, 17/08 – 4ª etapa: S. R. Nonato (PI) / S. Raimundo Nonato (PI)

DI – 0 km |TE – 306 km |DF – 5 km | Total= 311 km

Quarta-feira, 18/08 – 5ª etapa: S. Raimundo Nonato (PI) / Xique-Xique (BA)

DI – 11 km | TE – 329 km | DF – 93 km |Total = 433 km (MARATONA)

Quinta-feira, 19/08 – 6ª etapa: Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)

DI – 0 km | TE – 310 km | DF – 146 km |Total = 456 km (FIM MARATONA)

Sexta-feira, 20/08 – 7ª etapa: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)

DI – 133 km | TE – 242 km | DF – 60 km |TOTAL= 435 km

Sábado, 21/08 – 8ª etapa: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)

DI – 7 km | TE – 152 km | DF – 80 km | TOTAL= 235 km

Domingo, 22/08 – 9ªetapa: Arapiraca (AL) / Praia de Tamandaré (PE)

DI – 190 km | TE – 141 km | DF – 20 km | TOTAL= 351 km

TOTAL GERAL= 3.548 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.180 km

DIA NACIONAL DA SAÚDE & AS LIÇÕES DA PANDEMIA

PROFISSIONAIS DA LINHA DE FRENTE DO HOSPITAL DO SERVIDOR (HSLZ) FALAM SOBRE DESAFIOS

O Dia Nacional da Saúde é celebrado em 05 de agosto e foi criado em 1967 pela Lei de No. 5.352 do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. A data marca o nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, por seu papel destacado no combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. Ele foi responsável pela criação da Academia Brasileira de Ciências e do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz cujo papel tem sido relevante na atual pandemia, com a fabricação de vacinas para combater a Covid19 no país.

Essa data tem como objetivo a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância da educação sanitária, despertando na população o valor da saúde e dos cuidados para com ela.

Para os profissionais da linha de frente da área da saúde, que viram suas rotinas mudarem abruptamente com a pandemia, a missão de salvar vidas e restabelecer a saúde ganhou um novo significado desde então.

No Hospital São Luíz, mais conhecido como HSLZ ou Hospital do Servidor; unidade privada localizada na Cidade Operária e pertencente ao Grupo Mercúrio para o atendimento exclusivo de servidores estaduais contribuintes do FUNBEN, o Dia da Saúde tem gosto especial, de superação, união e de vitória.

Segundo o Diretor Geral do HSLZ Plínio Valério Tuzzolo, foram mais de 2.800 vidas salvas desde o início da pandemia pelas equipes do Grupo Mercúrio, que além do Hospital, contam ainda com unidades ambulatoriais e clínicas e com o Laboratório Lacmar.

“Enfrentamos o momento mais desafiador de nossas carreiras, mas conseguimos manter a garra e o equilíbrio emocional entre todos os nossos 1.500 colaboradores diretos e indiretos; e o mais importante, sem perdermos nenhum deles para a Covid19. Tivemos que superar o medo do desconhecido, os desafios logísticos e de suprimentos, ser criativos e inovadores, responder com velocidade às demandas e sempre trabalhando sob uma enorme pressão. Mas o saldo não poderia ser melhor, sinto que todo nosso time sairá fortalecido dessa pandemia, como grandes vencedores”, disse Tuzzolo.

A Coordenadora do CADH e unidades externas responsáveis pelo atendimento ambulatorial do Grupo Mercúrio Nalva Rodrigues já se sente uma vitoriosa:

“Esse é sem dúvida o momento mais desafiador de toda a minha vida e carreira. Mas apesar de todo o medo e inseguranças emocionais, eu sinto que sairei dessa pandemia mais segura, mais confiante e uma profissional bem melhor”, diz ela emocionada.

A Diretora médica do Grupo Mercúrio Dra. Sílvia Mochel lembra do quanto tem sido desafiador enfrentar uma doença tão nova:

“Tanto a minha vida pessoal e profissional sofreram mudanças importantes. O maior impacto pessoal foi ter que ficar distante da família e de amigos, isso foi muito difícil; assim como a vida profissional que exigiu a adaptação a novas e diferentes rotinas, além de nos obrigar a lutar contra o desconhecido e a termos uma nova realidade, bem difícil de se conviver. Medo, dúvidas e sofrimentos fizeram parte dessa jornada, mas a cada vida salva e a cada paciente com a saúde restabelecida temos a certeza de quem tem valido a pena estar nessa linha de frente, com nossas equipes trabalhando com muita determinação e profissionalismo”, pondera a médica.   

O médico Francisco Veras, clínico geral do HSLZ relata que a maior lição desse momento é a valorização do coletivo:

“Sem fé e sem Deus é impossível vencer os desafios impostos por essa pandemia. Nossa maior lição é o valor da união coletiva das diversas equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, nutrição, pessoal da limpeza, enfim todos os profissionais do HSLZ são únicos e fundamentais. Somente juntos e unidos como um só time, e que inclui também os pacientes, é que podemos combater e vencer esse vírus”, reflete o médico.

O Diretor Administrativo do HSLZ Édem Lúcio Nicolau concorda que o espírito de união faz a diferença:

“Nosso maior desafio tem sido trabalhar contra o desconhecido. Mas isso também fez fortalecer o espírito de união e de coletividade entre nossos times. A grande lição que fica é que sem a coletividade não conseguimos trabalhar com sucesso. E no âmbito pessoal, o medo de perder entes queridos fez a sociedade rever suas prioridades nas relações familiares”, defende Édem.

A Diretora de Enfermagem do HSLZ, enfermeira Beatriz Rosa compara essa pandemia a uma grande guerra, similiar às maiores catástrofes mundiais já registradas em hospitais:

“Nossa capacidade de atendimento foi abalada pela grande demanda de pacientes da Covid19. Foi necessária a intervenção de gestores para a ampliação em tempo recorde do nosso espaço físico, e também uma grande remodelação de toda a estrutura do HSLZ, para que esses pacientes de Covid19 não ficassem sem atendimento, e para que fossem atendidos em áreas restritas, para não contaminar outros pacientes. O desconhecimento do vírus foi outro problema, precisamos nos armar de todas as defesas possíveis. As equipes tiveram que reaprender muitas coisas e sair da zona de conforto; desde o uso correto de EPI´s até a melhor forma de lidarmos com doenças infecto contagiosas. O mais importante disso tudo foi a empatia com familiares e paciente, que nos induziram a inovar e a desenvolver ainda mais as nossas práticas de humanização a exemplo da criação do projeto Gestos que Curam. Considero tudo isso um crescimento profissional, e também, pessoal, muito grande. Em suma, tem sido um grande exercício profissional que nos preparou e especializou de forma ímpar”, avalia Beatriz Rosa.

As dúvidas e perdas impostas pela atual pandemia deixam como principal legado a importância, e aos mesmo tempo, a fragilidade da vida humana; assim como o valor de cada profissional multidisciplinar que integra o sistema de saúde.

“Sairemos todos mais fortalecidos. Ao fim dessa pandemia, seremos melhores pois aprendemos a trabalhar mais em equipe, e de forma mais solidária. Nos despreendemos de questões fúteis para focar no que de fato importa. Esse enriquecimento pessoal e profissional será o legado positivo dessa pandemia”, declara Plínio Tuzzolo.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima