Cardosa e outros povoados de Barreirinhas recebem melhoria da qualidade de energia elétrica

A Equatorial Maranhão segue investindo com o intuito de disponibilizar mais segurança e energia de qualidade para os clientes maranhenses. Nesse sentido, realizou uma importante obra de manutenção em alguns povoados do município de Barreirinhas. Entre os beneficiados estão Cardosa, Boa esperança, Prata, São João, Passagem do Lago, Siquiriba, Marajá, Extrema, Contenda, Juçara, Cercado, Quebra anzol, Tiúba, São Pedro, Baixão Um e povoado Pedras.

A obra foi concluída no mês de junho e contemplou a troca de 78 transformadores, equipamentos fundamentais na transmissão da energia elétrica, com investimentos de R$ 396 mil reais que trouxe satisfação e comodidade para as mais de 400 famílias dessa região. Essas melhorias na rede proporcionaram aos moradores mais qualidade no fornecimento da energia elétrica.  

Antes de dar início à obra, a Equatorial realizou a análise da rede elétrica local, com levantamento completo da situação e informações necessárias para entender quais eram as melhorias que a rede precisava. Após essa etapa, as obras foram programadas, executadas e finalizadas com segurança para todos. Para a realização dessas ações, foram envolvidas dez equipes, que não mediram esforços para entregar um trabalho de qualidade. O acesso ao local foi realizado por meio de carros traçados, que são adequados para o tipo de solo do local. Tudo foi feito para que as obras fossem realizadas e resultassem no aumento da confiabilidade no sistema.

Para o morador do Povoado Cardosa, Melquezedeque da Silva, que é professor de informática, os ganhos com essa obra são diversos. “Como eu trabalho em uma empresa dando aulas de informática, preciso de energia sempre. Antes havia algumas faltas por aqui e reunimos a comunidade em busca de melhorias junto à Equatorial, que logo deu retorno e buscou um diálogo com a gente, se comprometendo a resolver essa situação. Hoje a gente já pode contar com uma energia de mais qualidade e melhorou muito a nossa qualidade de vida aqui na região”, destacou.

Dicas para economizar na conta de luz – por Eduardo Amendola Camara

Para alcançar uma redução ou mesmo a manutenção dos valores pagos em sua conta de luz as famílias podem buscar aumentar o uso da luz natural em casa, desligar eletrodomésticos em stand-by, ou mesmo ajustar a temperatura de equipamentos com maior consumo de energia, como chuveiro elétrico, geladeira ou aparelhos de ar-condicionado.

Na prática, algumas medidas como limpar filtros de aparelhos de ar-condicionado e observar a manutenção da vedação da borracha da geladeira podem exigir algum trabalho, ou custo adicional, mas poderão gerar redução efetiva da conta e aumento da vida útil destes equipamentos.

O consumidor está com poucas opções para equilibrar a despesa com energia via melhoria na eficiência dos eletroeletrônicos, isso porque nos últimos anos pouco foi investido em equipamentos. As etiquetas de eficiência energética das geladeiras, por exemplo, não são revisadas pelo Inmetro desde 2006. Se alguém quiser comprar um refrigerador realmente eficiente, não encontrará no mercado.

Além disto, os consumidores também podem considerar a mudança tarifária ou mesmo o uso de sistemas fotovoltaicos – que exigiriam investimento relativamente alto no curto prazo, mas que tende a se pagar em 3 a 4 anos e como a vida útil dos equipamentos de sistemas fotovoltaicos pode chegar a 15 ou 20 anos, a vantagem é bastante expressiva.

Ainda é possível optar pelo modelo tarifário diferenciado, conhecido como “tarifa branca”, onde o preço do KW varia conforme horário e dia de consumo, baseando-se em valores pré-determinados pelas companhias de energia.

Contudo, o consumidor deve estar atento. Caso não mantenha o controle, ele pode acabar consumindo muita energia no horário de ponta e ao invés de diminuir a conta de luz irá aumentar.

No início da pandemia, o nível de endividamento das famílias saltou de cerca de 48% para os atuais 58%, como podemos ver.

Endividamento famílias.png

Naquele momento o país enfretava as dificuldades econômicas impostas pelas medidas de isolamento social, necessárias ao combate à pandemia. Agravadas posteriormente pelo aumento no preço dos alimentos e combustíveis.

Embora o atraso no pagamento das contas tenha crescido, dados das empresas mostram que os consumidores também estão tentando renegociar suas dívidas. Segundo a ENEL, o número de pedidos de renegociação de dívidas aumentou 45%.Mesmo com a prorrogação do corte de energia por inadimplência para os consumidores de baixa renda até o final de setembro é importante buscar as concessionárias dos serviços e negociar um acordo benéfico para ambas as partes.

Cigarro e álcool potencializam os riscos de câncer de cabeça e pescoço, alerta médico

Sugestão de legenda: O diagnóstico precoce ainda é chave principal para a cura do câncer de cabeça e pescoço, destaca o cirurgião de cabeça e pescoço, Fábio Guimarães. Foto: Assessoria.

A Campanha Julho Verde, desenvolvida durante todo este mês, visa levar informações e incentivar o diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

O cigarro (inclusive os eletrônicos) e o álcool potencializam em até 10 vezes os riscos de surgimento do câncer de cabeça e pescoço. O alerta é feito pelo cirurgião de cabeça e pescoço da Oncoradium Imperatriz, Fábio Guimarães. Segundo ele, o fumante tem cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de cabeça e pescoço. Se associado ao consumo de álcool, sobe para dez vezes as chances de se desenvolver este tipo de câncer.

Vale ressaltar que o câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide.

“Esse tipo de câncer é mais comum em pacientes de meia idade, de 40 a 60 anos. É um câncer mais comum em homens, porém, dos 40 mil novos casos estimados pelo INCA, 12 mil devem ser em mulheres. Também estamos tendo uma crescente de pacientes jovens”, ressalta Dr. Fábio Guimarães.

Entre os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço estão: nódulo persistente no pescoço, lesão na boca e rouquidão prolongada. O médico alerta para a necessidade urgente de procurar um médico especialista, caso esses sintomas apareçam. Segundo ele, também é recomendável procurar um cirurgião de cabeça e pescoço quando houver uma lesão na boca que não cicatrize espontaneamente em até 21 dias.

Pesquisas também apontam outros fatores de risco, como a falta de higiene oral, doenças genéticas e a infecção pelo papilomavírus (HPV). Este último é um fator de desenvolvimento do câncer de faringe, e o contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral sem preservativos.

O diagnóstico precoce ainda é chave principal para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Por esse motivo, é desenvolvida a Campanha Julho Verde durante todo o mês de julho. O objetivo de levar informações e incentivar o diagnóstico precoce. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as lesões iniciais têm um prognóstico melhor.  Já nos estágios avançados, a sobrevida pode cair para menos de 50% em 5 anos.

Ippon Cruzeiro conquista o Estadual Sub-12 de Futsal

Mais um campeão maranhense de futsal definido. A garotada do Ippon Cruzeiro sagrou-se campeã da categoria Sub-12 do Campeonato Maranhense de Futsal – edição 2020, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). Na noite dessa segunda-feira (19), no Ginásio Costa Rodrigues, a equipe cruzeirense foi impecável e não deu chances para o Palmeirinha B. No fim, vitória por 3 a 0 e título garantido.

A decisão entre Ippon Cruzeiro e Palmeirinha B era uma partida bastante aguardada. Quando a bola rolou, a equipe cruzeirense foi mais eficiente e aproveitou as oportunidades de gol. Na etapa inicial, Hyago Henrique abriu o placar para o Ippon Cruzeiro.

O placar só voltou a ser alterado na etapa final. Brayan Henrique fez 2 a 0 e, na sequência, ampliou a vantagem cruzeirense para 3 a 0. O Palmeirinha B até tentou reagir, mas não conseguiu descontar. Melhor para o Ippon Cruzeiro que segurou o resultado, garantiu o título estadual Sub-12 e soltou o grito de campeão.

O Campeonato Maranhense de Futsal – edição 2020 estava previsto para ocorrer no segundo semestre do ano passado. No entanto, não pôde ser realizado na época devido às restrições ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

LOJAS POTIGUAR COM NOVO HORÁRIO APÓS LIBERAÇÃO DO GOVERNO

FOTO – DIVULGAÇÃO: As lojas Potiguar estão com novo horário de funcionamento, agora com mais tempo disponível para todos fazerem suas compras nas unidades de São Luís e de Imperatriz

O Governo do Maranhão acabou de liberar a volta do horário comercial em São Luís, e assim as lojas do Grupo Potiguar estão com novo horário. Nas lojas do Centro (Caminho da Boiada), Cohafuma e Africanos o horário será de segunda à sexta das 08H às 18H; aos sábados das 08H às 13H e fechado aos domingos.

Nas lojas da Cohama e Forquilha o novo horário é de 8H às 20H de segunda à sexta; de 8H às 18H aos sábados e das 8H às 13H aos domingos. O Centro de Distribuição (CD) agora funciona das 8H às 18H de segunda à sexta e das 8H às 13H aos sábados, ficando fechado aos domingos.

Já na loja Potiguar de Imperatriz o funcionamento é das 08H às 19H de segunda à sexta; das 08H às 18H aos sábados e fechado no domingo. Vale ressaltar que, para maior segurança de todos, o uso de máscara continua sendo obrigatório, assim como a Potiguar seguirá cumprindo todos os protocolos de distanciamento social.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima