Prefeitura de Paço do Lumiar é alvo de contratos suspeitos com empresas “fantasmas” no setor da construção civil

Os vereadores José Santos Feitosa e Miercio Roberth Lopes Martins denunciaram ao Tribunal de Cotas do Estado do Maranhão (TCE-MA) que pelo menos duas empresas, supostamente de fachada, estariam sendo usadas para cometer ilícitos pela Prefeitura de Paço do Lumiar, em contratos relacionados à construção civil, reforma de prédios públicos e terraplanagem.

A empresa RN da Costa Eireli e seu sócio administrador, Rômulo Nascimento Costa; a empresa Panorama Empreendimentos Serviços Eireli e seu representante legal, Domingos Lopes Carvalho da Silva, além de funcionários públicos, inclusive a prefeita Paula da Pindoba Azevedo (PCdoB), foram denunciados no TCE.

A denúncia dos parlamentares aponta que a gestora de Paço do Lumiar estaria escondendo gastos do Tribunal de Contas, por não disponibilizar informações por meio do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (SACOP), sobre as contratações e contratos celebrados com a Prefeitura de Paço do Lumiar.

Fonte: Mário Carvalho

Continua a Testagem Rápida e Gratuita para Covid-19 na APAE de São Luís

A realização do teste acontece de segunda a sexta sempre das 14h às 16h

Continua a testagem rápida para a Covid-19 no Laboratório de Análises Clínicas da APAE de são Luís em parceria com a Secretaria Municipal de saúde da prefeitura de São Luís. Só nesta primeira semana 124 pessoas já foram atendidas, 7 delas testaram positivo para a Covid-19 e encaminhadas a Unidades Básicas de Saúde municipal que realizam atendimento de síndrome gripal.

A testagem rápida para a Covid-19, dentre outros atendimentos de saúde, é mais uma forma da APAE de São Luís contribuir com a população no diagnóstico e prevenção ao novo coronavírus.

Teve quem saiu festejando com o resultado negativo, a Thaisa Helena de 22 anos, foi uma. “Muita felicidade, testei negativo. Estava com medo de ser positivo, mas graças a Deus deu tudo certo”, disse ela.

A realização do teste acontece de segunda a sexta sempre das 14h às 16h. O exame realizado é tipo coleta Swab nasal, indicado para aquelas pessoas que estão sentindo algum sintoma entre o primeiro ao sétimo dia. O teste é importante para poder detectar possíveis infectados da doença e assim evitar a proliferação do vírus.

Festival Queijos e Vinhos do Spazio está de volta

Evento é uma boa opção para o fim de semana, em São Luís (MA)

Uma nova edição do Festival de Queijos e Vinhos reforça o lugar de destaque que o Spazio Mateus tem ocupado no cenário gastronômico maranhense. O evento começou ontem (15) e segue até este sábado (17), proporcionando ao público a experiência de aprimorar o paladar a partir da harmonização da bebida que proporciona as melhores sensações à pessoa. Uma boa opção para fazer neste fim de semana, inclusive. Entre as novidades do festival está a degustação de cervejas e sucos, além da ofertas de produtos feitos no próprio Spazio, como pães especiais e frios.

O Festival de Queijos e Vinhos tem como tema ‘Sabores irresistíveis e aromas marcantes’ e a programação é realizada nas três unidades Spazio, sendo elas Cohama, Renascença e Calhau.

A gerente comercial do espaço, Raquel Aciole, destaca que o evento envolve todos os vinhos que estão na adega do Mateus, inclusive as marcas exclusivas. “Temos 15 fornecedores de vinho e seis fornecedores de queijo. Temos duas estações de cervejas especiais e degustação de sucos que não tivemos na edição passada”, ressalta. “As pessoas que vieram participar vão ter uma experiência completa”, completou.

Durante a degustação o público também vai aprender um pouco mais sobre harmonização entre vinhos e queijos, como o que alia queijo gorgonzola e vinho do porto, queijo prato e vinho sauvignon blanc – que, por sinal, também senta com mussarela. “O público vai conhecer os nossos fornecedores, com quem a gente trabalha”, concluiu Aciole.

Dica de Passeio para as Férias: Parque do Rangedor ganha Borboletário para estudos e visitação pública

Novo Borboletário foi inaugurado no Parque do Rangedor e está aberto ao público de terça a domingo, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30

Uma ótima dica de passeio para essas férias com as crianças, é o recém-inaugurado Borboletário que fica no Parque do Rangedor, em São Luís, espaço que consiste em um viveiro de borboletas com o objetivo de promover a educação ambiental. Por meio dele será possível observar de perto todas as fases da vida de uma borboleta, o que desperta mais sensibilidade e respeito ao meio ambiente, além da possibilidade de compreender a importância desses insetos para a preservação e manutenção dos ecossistemas.

O espaço foi construído pela Equatorial Maranhão e entregue ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e Secretaria Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), ambas secretarias responsáveis pela manutenção e gerenciamento do local. O valor investido foi de R$161 mil reais.

A solenidade contou com a presença do Governador do Maranhão, Flávio Dino, o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, a Gerente de Comunicação Externa e Marketing, Giselle Colins, o Secretário de Governo, Diego Galdino, além de colaboradores da área de meio ambiente da Distribuidora e também representantes da SEGOV e SEMA.

O momento também foi de assinatura de uma ordem para expansão do Parque do Rangedor. O Governador Flávio Dino destacou as ações de cunho ambiental desenvolvidas. “Entre os investimentos que fazem parte dessa política ambiental estão os parques e as praças. Aqui no Rangedor onde estamos hoje, temos duas conquistas: o borboletário, que é um equipamento de educação ambiental para crianças, adolescentes e todas as idades; e temos também a ampliação do Rangedor. Eu assinei hoje a autorização e as obras começam nessa segunda – feira. ” O Governador destacou ainda que são mais 7 milhões e 200 mil de investimentos nessa expansão e que haverá trilha ecológica e novos equipamentos.

Para o secretário da SEMA, Diego Rolim, o borboletário representa um espaço de preservação e para desenvolvimento de projetos ambientais. “Aqui é para que nós possamos fazer a preservação e a conservação dos nossos recursos naturais. É justamente esse espaço belíssimo que nós criamos nesse parque excepcional, central em nossa capital, que poderemos trazer as crianças, a população em geral, os estudantes, as universidades, os professores, todos. ” O Secretário destacou ainda, que o local servirá para conscientização com a educação ambiental e também como piloto para projetos que possam ser desenvolvidos no âmbito ambiental.

O horário de visitação pública no viveiro é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30, com entrada permitida de apenas seis pessoas por vez. Os visitantes deverão estar acompanhados por monitores. Para visitação de escolas será necessário agendar a visita no Parque Rangedor ou através do telefone (98) 98408-2816.

Para a Gerente de Comunicação e Marketing do Grupo Equatorial, Giselle Colins, essa pareceria entre a distribuidora e o Governo do Estado tem sido de grande relevância para a população. “Desde a sua inauguração em 2019, o Parque do Rangedor conta com o apoio e parceria da Equatorial Maranhão. Para nós é motivo de orgulho poder fazer parte de ações como essas que promovem lazer para a sociedade e uma maneira de recarregar as energias ao ar livre, perto da natureza e respeitando os recursos naturais. Até o fim do ano estão previstas mais contribuições da Equatorial Maranhão dentro do parque, como as bicicletas elétricas para o uso da população e a disponibilização do primeiro posto de carregamento elétrico do Maranhão”, enfatizou Giselle.

O sistema de videomonitoramento do local foi doado pela distribuidora de energia, que também presenteou o Parque com uma árvore de energia solar com entradas para carregar os celulares, na inauguração do parque. Esta árvore utiliza uma tecnologia inovadora para entregar energia sustentável ao público que visita o Rangedor.

A inauguração do posto de carregamento elétrico e da estação de bicicletas elétricas da Equatorial Maranhão, que estão sendo construídos no Parque do Rangedor, está prevista para o mês de novembro deste ano. O posto e as dez bicicletas ficarão disponíveis gratuitamente para a população na cidade. A novidade é uma iniciativa do Grupo Equatorial por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e contará também com geração de energia solar fotovoltaica.

O Parque do Rangedor possui 120 hectares de área verde, sendo 90% de sua área é de mata preservada. São oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds, uma pista para caminhada e ciclovia de 3,5km. O parque é bem utilizado por quem busca atividade física e lazer, é ponto de encontro da população de São Luís e funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h.

Neste sábado acontece o sorteio da campanha ‘Vacine Já!

Um mês após o seu lançamento oficial, a campanha ‘Vacine Já! No Maracap a Segunda Dose Vale Prêmio!’ recebeu 15 mil comentários aproximados, postados por seguidores do Instagram oficial do referido título de capitalização. Neste sábado, 17, às 19h, será conhecida a pessoa vencedora do prêmio de R$ 5 mil (cinco mil) reais em dinheiro. A campanha incentiva a população para receber a vacinação completa contra a Covid-19.

Para concorrer no sorteio, exclusivo aos seguidores do Maracap no Instagram, a pessoa tem que tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, ser maior de 18 anos, apresentar o comprovante da segunda dose da vacina contra a Covid-19, seguir o Instagram Oficial do Maracap e comentar na foto oficial do Maracap: Eu Vacinei! Saiba mais sobre a campanha e os prêmios do domingo em www.maracap.com.br ou nas redes sociais oficiais.

Casa de acolhimento de pessoas com HIV em São Luís recebe apoio de empresário paquistanês

A Casa Sonho de Criança da Divina Misericórdia e o Lar Santa Mônica, são frutos do Grupo Solidariedade é Vida que acolhedesde 1998, crianças, adolescentes e adultos que vivem e convivem com o vírus da Imunodeficiência humana, (HIV), oferecendo melhor e maior qualidade de vida, por meio de orientação médica, psicossocial e jurídica ligada aos direitos previdenciários e trabalhistas.

Localizada no bairro Santa Fé, em São Luís do Maranhão, os abrigos do Grupo Solidariedade é vida, que são coordenados pela Irmã Monique Laverriere, possuem quartos, refeitório, espaços de convívio — com brinquedos-, amplo pátio e uma cozinha. Atualmente a casa mantém dez crianças, entre 06 meses e 18 anos de idade, que ficam à disposição da justiça até retornarem aos seus lares ou serem adotadas. A rotatividade nos abrigos é constante, chegando a atender cerca de 570 crianças e adultos por ano.

Serviços Voluntários

Por ser uma ONG sem fins lucrativos e dependendo exclusivamente de doações e trabalhos voluntários, a instituição filantrópica passar por vezes, por uma recessão de profissionais qualificados para exercer de forma voluntária algumas atividades da casa, como, por exemplo: atividades administrativas. Diante dessa situação, o empresário e fundador de uma escola de idiomas, Hammad Ghori, colocou à disposição em tempo integral, uma das funcionárias do Hammad’s English Office para prestar serviços voluntários na parte administrativa da ONG.

Taize Castro, de 31 anos, formada emServiço Social, vem realizando diversas atividades que tem contribuído para um melhor desempenho no que diz respeito a documentação e processos de registros em órgãos públicos como no CRES e CRAS. Para Irmã Monique, fundadora do Grupo Solidariedade é Vida,os serviços prestados pela voluntária enviada pelo Hammad’s English Office têm servido de grande assistência, pois vai desde o cuidado com as crianças e atenção aos adultos até a organizaçãodos processos documentais da ONG “Os serviços prestados pela Taize, tem sido um grande marco no Grupo, pois hoje a ONG tem uma documentação padronizada, organizada e digitalizada, o que facilita o atendimento dos que procuram acompanhamento e apoio da casa”, pontuou a irmã.

Outro resultado positivo que vem através do serviço voluntário, é a mudança de vida pessoal. Desde que Taize Castro foi contrata pelo Hammad´s English Office e passou a prestar serviços voluntários em nome da escola, ela tem percebido uma grande mudança na sua relação familiar e interpessoal: “Hoje consigo compreender o contexto social da casa, e através desse trabalho que me é proporcionado pelo Hammad’s English Office consigo ter uma visão mais humana e empática. Essa compreensão me ajuda a ter boas relações com quem está ao meu redor e acolher a todos de forma respeitosa” destacou Taize.

O Hammad’s English Office é uma escola de idiomas fundada pelo empresário Paquistanês, Hammad Ghori, que mora no Brasil há 10 anos. Localizada no bairro do Renascença, a escola oferece cursos de inglês, francês, espanhol e alemão, por meio de aulas personalizadas, tanto presencial como online. Pensando no papel social da escola, o CEO Hammad Ghori, contratou uma funcionária para prestar serviços exclusivos e voluntários ao Grupo Solidariedade é vida, e um dos motivos que o levaram a tal doação foi a forma de homenagear seu pai Irfan Ghori que faleceu na cidade de Karachi no Paquistão, em 2020, vítima da Covid-19. “Quando conheci o Grupo Solidariedade é Vida e a irmã Mônica vi que o lar precisava de melhorias e ajuda na parte administrativa, então pensei: ‘porque não contratar uma funcionária para ajudar de forma voluntária ereceber uma ajuda de custo para fazer um bom trabalho na casa?’. Essa também é uma forma de homenagear meu pai, de senti-lo mais próximo de mim através do bem que fazemos a quem precisa” destacou Hammad.

Doações, como fazer?

São diversas as formas de ajudar a ONG, seja por doação de alimentos perecíveis ou não, produtos de limpeza, roupas e brinquedos, assim como trabalhos voluntários na instituição e doações em dinheiro que podem ser feitas pela conta bancária:

Banco do Brasil

Agência:1612-8

Conta 17746-6

Professora da Florence comenta sobre importância da Medicina Veterinária para o combate à Covid-19

O conhecimento em vigilância epidemiológica do profissional é essencial para conter a doença

Para combater a Covid-19, segmentos distintos de profissionais da saúde se uniram desde 2020 na corrida por uma vacina ou tratamento eficaz contra a doença, como é o caso dos médicos veterinários. E para explicar a importância desse profissional para conter a pandemia do novo coronavírus, convidamos a professora Adriana Anunciação, docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence.

De acordo com a professora Adriana Anunciação, a participação do médico veterinário na área de combate à Covid-19 é relevante por esse profissional atuar em serviços de saúde essenciais para a sociedade, sendo eles: Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde, Promoção em Saúde, Estudos Epidemiológicos, barreiras sanitárias, bem como nas atividades das equipes multiprofissionais.

“Dessa forma, é importante a atuação do médico veterinário nos laboratórios, conduzindo o processamento de amostras biológicas mediante os diversos diagnósticos laboratoriais, incluindo os testes sorológicos, avaliação molecular, sequenciamento genético e outros apropriados para as demandas da Covid-19”, destacou a professora.

O conhecimento do médico veterinário em vigilância epidemiológica contribui em situações de surtos alimentares e outros agravos, transmissíveis ou não, no controle de zoonoses emergentes e reemergentes e nas campanhas de imunização.

Dentro das equipes de contenção da Covid-19, ele exerce atividades em laboratórios, na pesquisa, no diagnóstico, na produção de imunobiológicos e participa da produção de vacinas e medicamentos de uso humano e animal.

Vale destacar que, entre tantas pesquisas sobre a doença, duas pesquisas brasileiras inovadoras são conduzidas por médicos veterinários. Um desses estudos envolve a produção de um soro hiperimune por meio do plasma de cavalos, enquanto o outro foca na produção de um medicamento feito de nanocorpos derivados de lhamas.

O assessoramento técnico também é outra frente de atuação do médico veterinário, visto que essa demanda da Covid-19 necessita de um olhar voltado à saúde animal, humana e ambiental, configurando a interface da Saúde Única referenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso uma bolsa de mérito acadêmico.

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Ribeiro, coordenador do curso.

Para capacitar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Participe do vestibular 2021.2.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!

Quantidade de crianças com obesidade infantil alerta médicos na pandemia

No Brasil, existem 4,4 milhões de crianças e adolescentes acima do peso ideal e com risco de desenvolver hipertensão diabetes e cardiopatias

O aumento do número de casos de crianças que estão com excesso de peso ou que apresentam um quadro de obesidade tem preocupado a comunidade médica e reacendido o alerta para as consequências do problema. De acordo com a Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e da Síndrome Metabólica, nos últimos treze anos, a taxa da população obesa saltou em 67,8%, no país. Dados do Ministério da Saúde apontam que 12,9% das crianças entre cinco a nove anos de idade estão obesas; bem como 7% dos adolescentes entre 12 a 17 anos de idade. Estes números levam em consideração 4,4 milhões de crianças e adolescentes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a pandemia estes índices parecem ter ganhado ainda mais força, pelo menos é o que já observam médicos e especialistas em seus consultórios. A pediatra do Sistema Hapvida, Alinne Barros, é uma das profissionais que têm alertado pais e mães sobre os riscos dos filhos estarem acima do peso, muitas com quadro de obesidade. “O fato das crianças estarem mais tempo em casa, sedentárias, sem contato com outras pessoas, fez com que elas acabassem desenvolvendo uma compulsão alimentar muito grande e de difícil controle”, atenta. “Os pais não sabem o que fazer. As crianças estão comendo absurdamente fora de controle”, reforça.

A especialista explica que fatores genéticos e doenças de base podem deixar meninos e meninas propensos a desenvolver obesidade. Crianças que sofrem de hipertireoidismo, que é uma metabólica, têm grandes chances de ficarem obesas. “É preciso investigar o que está levando aquela criança a ganhar peso. A obesidade infantil é preocupante porque ela vai desencadear outros problemas que vão afetar a saúde. Elas podem ficar hipertensas, adquirir diabetes ou manifestar alguma cardiopatia e ficar dependente de medicações”, sinaliza Alinne, que atua no Sistema Hapvida.

“É importante lembrar que não existem remédios para combater ou tratar a obesidade. Isto é feito com hábitos e alimentação saudáveis”, frisa a médica.

Covid-19

Outra preocupação da pediatra Alinne Barros em relação a obesidade infantil é com este período de pandemia de covid-19. Isto porque a infecção provocada pelo coronavírus é uma doença multissistêmica e pessoas obesas – sejam adultas ou crianças – podem apresentar elevado grau de comprometimento. “Não é só adulto e idoso que morre em decorrência de covid-19, crianças também. Meninos e meninas com excesso de peso e obesas podem manifestar complicações no quadro. Este risco tem feito muitos pais atentarem para o peso dos filhos”, ressalta.

Cuidados com a alimentação

No próximo dia 25, a pequena Ana Clara vai completar 3 anos de idade. Aos seis meses de vida, ela manifestou comportamentos que indicavam que somente o leite materno não mais a satisfazia. Desde então, a introdução de novos alimentos passou a ser motivo de preocupação para o pai dela, o digital influencer Paulo Henrique Gaia, 27. “Foi um aprendizado porque até hoje mantenho o cuidado para não dar à ela alimentos com muito açúcar, gorduras e sódio. Até mesmo no açaí dela não colocamos açúcar, por exemplo. Tudo é natural para evitar que ela adquira sobrepeso”, relata.

Os esforços de Paulo têm dado certo e a menina tem se mantido no peso ideal. A partir do ano que vem, ela começará a ir para a escola e ele já começou a pesquisar o que as cantinas oferecem para a garotada. “Ela vai levar o lanche dela, é claro, mas preciso tomar cuidado para que alguém não vá oferecer refrigerantes para ela, por exemplo. Também não quero que ela coma salgadinhos industrializados”, disse.

Para a nutricionista Alana Diniz o excesso de peso e a obesidade infantil podem ser reflexo do que os pais servem para os filhos. Em meio a rotina conturbada e corriqueira, a alternativa mais rápida acaba sendo oferecer os alimentos considerados vilões da segurança alimentar. “Os alimentos que mais prejudicam a dieta infantil são os embutidos (salsichas, mortadela), os refrigerantes, os sucos industrializados, os salgadinhos, doces, biscoitos recheados, nuggets, macarrão instantâneo”, aponta. “Esses produtos possuem uma alta quantidade de sódio, açúcar, gorduras saturadas, conservantes etc. Essas substâncias podem provocar diabetes, obesidade, hipertensão arterial, cardiopatias e outras doenças”, alerta.

Ela recomenda para os lanches da garotada uma fonte de proteína, uma fruta, um carboidrato e uma bebida saudável. “Sucos naturais de frutas, cookies caseiros, sanduíches naturais, frutas in natura, bolos caseiros de frutas, queijos brancos, pães caseiros, cereais (granola com pouco açúcar, aveia)”, sugere.

Alana sabe que introduzir uma dieta saudável para a molecada não é fácil, principalmente quando se trata de legumes e verduras, onde a resistência acaba sendo maior. E o consumo de refrigerantes e ultraprocessados pode contribuir para que eles recusem alimentos saudáveis. Pratos coloridos (salada) pode ser uma boa estratégia para agradar a garotada. A alimentação saudável e equilibrada garante o fortalecimento do sistema imunológico de qualquer pessoa, em qualquer fase da vida – criança ou adulto. “Sempre deve ter frutas, verduras, legumes, oleaginosas que são ricos em minerais e vitaminas”, pontua.

Atividades físicas podem ser variadas

Em relação ao tipo de atividade física que as crianças podem praticar, o educador físico Raphael Furtado considera importante que a garotada experimente as mais variadas práticas esportivas, sejam elas individuais ou coletivas. Isto vai combater o sedentarismo e ajudar no desenvolvimento da coordenação motora e saúde de meninos e meninas, além de contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico. “O sedentarismo infantil pode ser fator de risco para desenvolvimento de obesidade e outras doenças crônico-degenerativas, doenças cardiovasculares e diabetes”, adverte. “A falta de uma atividade física pode impactar nas habilidades motoras básicas. Andar, correr, saltar e arremessar podem ser afetados de maneira negativa devido ao sedentarismo”, acrescenta.

Furtado é professor do Centro Universitário Estácio, pesquisa os benefícios da atividade física regular também em meninos e meninas com menos de 16 anos de idade. Para ele não restam dúvidas de que a criança que se dedica a alguma prática esportiva tem mais chances de se tornar um adulto saudável, sempre estimulado a fazer exercícios físicos. “Não existe esporte ou modalidade melhor ou pior para crianças, elas devem passar pela maior quantidade de esportes possíveis. Porém, a especialização em uma modalidade (ou seja, o treinamento dessa modalidade) só pode ocorrer quando ela já estiver em um estágio avançado do desenvolvimento motor, e isso vai ocorrer quando ela tiver por volta de 12 a 14 anos de idade”, encerra.

Link para download da sonora com a pediatra Alinne Barros:  https://wetransfer.com/downloads/ee5bf7d819b469b3d6c74d0c59e4c34220210713133022/b9d3d519a340569ee41e10af394c93ab20210713133109/1aad78

Ciclismo: bom para o corpo e para a mente

Especialista aponta os benefícios da atividade física que cresceu durante a pandemia  

Nas avenidas, na Beira Rio ou nas trilhas, as bicicletas estão cada vez mais presentes nos espaços urbanos, seja como alternativa de lazer, atividade esportiva ou meio de transporte. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto às 40 empresas associadas, houve um aumento de 50% nas vendas de bicicletas em 2020, em relação ao ano anterior.  

Os benefícios do ciclismo são diversos. Quem pratica a atividade esportiva destaca a sensação de bem-estar, como o instrutor de esportes e aventuras, Adailton Gama, que pedala três vezes por semana, há seis anos. “Eu me sinto muito bem com o ciclismo. Pratico outros esportes, porém o pedal é mais completo. Consegui ganhar mais resistência e me ajudou muito com meu problema de insônia, hoje durmo melhor”, conta.  

O profissional de Educação Física e coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras Imperatriz, Moisés Charles, ressalta que o ciclismo ajuda a tonificar a musculatura, além de ser uma atividade de alta intensidade que possibilita o aumento da resistência física, podendo ser alternada com outros exercícios físicos, o que ajuda na prevenção de lesões. “Quem pratica esta atividade terá glúteos e coxas tonificados, além de toda a região do quadril”, detalha.  

O ciclismo vai além dos benefícios físicos, melhorando a saúde mental e reduzindo o risco de depressão, angústia e estresse. “Toda atividade física que possibilita uma relação de movimento, de alta ou baixa intensidade, já trabalha na perspectiva de combater várias doenças ligadas à mente. Esse benefício do ciclismo e de outros exercícios já é comprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, acrescenta.  

Confira algumas orientações do especialista para quem quer iniciar a prática do pedal: 

– Escolha uma modalidade: se você quer fazer trilha, precisa de uma Mountain Bike; se quer velocidade, precisa de uma road, e assim por diante. Entenda as diferenças antes de comprar. 

– Tamanho da bike: sabia que as bikes têm tamanhos e variam de acordo com a sua altura? Não tente se encaixar em uma bicicleta que não seja adequada para você. Confira com atenção esse detalhe antes de comprar. 

– Cuidados básicos: ciclismo requer equipamentos de segurança (capacete, luvas, roupas apropriadas para pedalar), pneus calibrados e corrente lubrificada, além de itens de reparo de pneu (bomba de mão, câmaras de ar e espátulas). Também é preciso se hidratar e alimentar antes, durante e depois do pedal. 

Segurança: pedale sempre à direita, sinalize suas intenções usando o braço, nunca use fones de ouvido para que você̂ possa escutar o entorno, use roupas chamativas e luzes para possa ser avistado de longe pelos motoristas. Leve seus documentos pessoais e dinheiro para uma emergência.  

Agora é só seguir as orientações para curtir o pedal!  

FACULDADE PITÁGORAS   

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.  

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/  

Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br   

CDL SÃO LUÍS DESTACA SEUS BENEFÍCIOS AOS ASSOCIADOS

FOTO – DIVULGAÇÃO: Fábio Ribeiro, Presidente da CDL São Luís

Com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrando um crescimento de 3,9% do comércio varejista em maio, a CDL / Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís destaca suas soluções para dinamizar os negócios do varejo local. A entidade oferece diversos benefícios para os associados.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís integra o sistema CNDL, que tem o SPC Brasil, o maior banco de dados da América Latina, com informações de consumidores e empresas de todo o país. Por meio do SPC Brasil, a CDL São Luís oferece produtos variados que melhoram a gestão de uma empresa e potencializam a assertividade na decisão de crédito.

O presidente da CDL SLZ Fábio Ribeiro ressalta que o aquecimento do mercado deve se manter neste segundo semestre, especialmente em função de datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, além da demanda de consumo reprimida, devido ao cenário da pandemia.

“Com o avanço da vacinação e os programas de crédito para as empresas, o comércio precisa contar com o suporte das entidades para se fortalecer; por isso, a CDL SLZ tem serviços e benefícios moldados a partir das necessidades dos seus associados”, explica Ribeiro.

Além dos produtos voltados para a gestão de negócios e análise de crédito, a CDL São Luis também tem parcerias que permitem aos lojistas ter descontos na aquisição e renovação de certificado digital, salas para treinamentos, orientação jurídica e descontos em empresas especializadas.

Para associar-se à CDL é só contactar o Departamento Comercial da entidade. Mais informações pelo fone (98) 984010061.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima