Às vésperas do embarque da seleção brasileira de atletismo para as Olimpíadas de Tóquio, Ilson Mateus recebeu um grupo de jovens atletas do Centro de Treinamento Maranhense (CTMA). O clube, que tem o patrocínio do Grupo desde o ano passado, conseguiu classificar 8 atletas para a competição mundial. Um deles é João Henrique. O jovem de 22 anos, nascido na cidade de Timon começou sua carreira no esporte em 2016, nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM ‘s). Ainda emocionado e sem acreditar na realização de um sonho, ele se encontrou com o presidente do Grupo Mateus para agradecer pelo incentivo.Não sei se choro ouse sorrio.Agradeço a Deus, ao meu treinador, ao CTMA, ao Governo do Maranhão, à Confederação Brasileira de Atletismo e ao incentivo do Grupo Mateus. Se não fosse esse apoio eu não teria ido às competições onde alcancei o índice que me levou à convocação para as Olimpíadas”.
Antônio Nilson de Souza é o treinador de João. Ele avalia que o suporte do Grupo Mateus foi fundamental para essa conquista. . “Com certeza o fato de treinar dentro do nosso estado só foi possível pelo apoio do Grupo Mateus, que deu toda a estrutura para que a gente pudesse treinar com tranquilidade e ir às competições na certeza de trazer bons resultados. O João está pronto para representar muito bem o Brasil, o nosso Maranhão e carregando o Mateus no peito do lado do coração”.
O Centro de Treinamento Maranhense realiza atividades desde a formação de base, com escolinhas em Codó, Timon e São Luís, atendendo 170 crianças, até o alto rendimento, com uma equipe composta por 30 atletas profissionais.
Para José Codó, coordenador técnico do CTMA e atleta maranhense ouro olímpico em Pequim, conta que as convocações para as Olimpíadas são resultado de muito trabalho. “Eu fico muito feliz, muito honrado. Isso tudo é fruto de muito de um projeto que está se tornando grande graças ao apoio de patrocinadores como o Grupo Mateus.Atletas que não tinham uma oportunidadeagora estão começando aparecer,l mostrando a força do Maranhão”.
Ilson Mateus desejou sorte aos atletas e fez que
tão de transmitir uma mensagem de otimismo à toda delegação brasileira. “Só a convocação já é uma vitória! Ver jovens maranhenses se destacando no esporte e ganhando visibilidade mundial é motivo de orgulho para nós. Incentivamos atletas em várias modalidades porque sabemos que o esporte é capaz de promover além da saúde, uma nova perspectiva de vida. Desejo sucesso a todos os atletas neste mundial”, disse.
Os atletas convocados foram Rodrigo Pereira (100m rasos e revezamento 4x100m masculino), Ana Carolina Azevedo (200m e revezamento 4×100 feminino), Alexsandro do Nascimento Melo (salto em distância e salto triplo), Eduardo de Deus (110m com barreiras), Thiago do Rosário (800m e 1.500m), Geisa Muniz (revezamento 4×400 misto), Bruna Jéssica (revezamento 4x100m feminino) e João Henrique Falcão (revezamento 4×400 misto).