O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado e a Unidade de Acolhimento (UA) realizaram curso de capacitação nos cuidados intensivos a pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos no ambiente hospitalar de cuidados com a Covid-19. A atividade foi realizada na manhã desta quarta-feira (14), no hospital Dr Raimundo Lima, no Monte Castelo.
O convite foi realizada pela direção do hospital, Leilane Campos, que relatou vários casos de pacientes que estavam em tratamento para coronavírus serem portadores de transtornos mentais e ou usuários de drogas e viu a necessidade da equipe estar preparada para o melhor atendimento e dar o suporte necessário com os devidos encaminhamentos.
A capacitação foi iniciada com a fala do coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa, que falou sobre os cuidados com dependentes químicos em ambientes hospitalares. Ele foi seguido pelo psicólogo Miguel Ferreira discutiu com a equipe sobre o acolhimento humanizado do paciente com doença mental. E o encerramento foi com o enfermeiro Maxuel Fernandes que falou sobre técnicas e métodos de contenção em pacientes psiquiátricos.
“Estas capacitações que o CAPS AD Estado realiza em outras unidades de saúde são de suma importância para sensibilizar as equipes sobre a necessidade de um olhar diferenciado acerca das pessoas com transtornos mentais e dependência química. Assim como qualquer outro indivíduo, eles também tem suscetivos a outras doenças, inclusive a Covid-19”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, atendendo demanda espontânea.