Othelino reforça apoio aos municípios da Baixada no ‘Maranhão Verde Pró-Campo’

Cerimônia de entrega dos cartões do programa ‘Maranhão Verde Pró-Campo’ para trabalhadores rurais de municípios da Baixada

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), prestigiou, nesta terça-feira (6), no Palácio dos Leões, a entrega de cartões do programa ‘Maranhão Verde Pró-Campo’ para trabalhadores rurais de municípios da Baixada Maranhense, dentre eles Pinheiro, Santa Helena, Palmeirândia e Penalva. 

A cerimônia, conduzida pelo governador Flávio Dino, contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares, além de gestores e beneficiários dos quatro municípios contemplados.

Na ocasião, Othelino Neto ressaltou que é muito importante que vozes lúcidas ecoem pelo Brasil com a bandeira da sustentabilidade e que o programa ‘Maranhão Verde Pró-Campo’ tem esse viés. “Com mais esta ação, o Governo do Estado protege o meio ambiente, envolvendo os cidadãos e fazendo com que se sensibilizem a utilizar de forma racional os recursos naturais, em especial, na Baixada, que é muito rica nesse aspecto. E esse estímulo é fundamental no sentido preservar o ecossistema local”, disse.

O programa, que promove dignidade e renda para famílias carentes, é desenvolvido em parceria com as prefeituras, através da assinatura de Termo de Cooperação Técnica. “Fortalece a visão de que precisamos de programas sociais e, ao mesmo tempo, temos de cuidar da natureza para as futuras gerações”, disse o governador Flávio Dino.

Flávio Dino e Othelino entregam cartões do ‘Maranhão Verde Pró-Campo’ para trabalhadora rural da Baixada Maranhense

Conservação ambiental

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participou da cerimônia, ocasião na qual falou da importância do programa para o fortalecimento do meio ambiente na região da Baixa Maranhense.

“A iniciativa alia restauração, conservação ambiental, promoção da cidadania e elevação da renda dos beneficiários, que irão receber o recurso para se capacitar e preservar o meio ambiente. Agradeço ao deputado Othelino pela parceria de sempre e ao governador Flávio Dino pelo olhar sensível, principalmente àqueles mais necessitados”, ressaltou Ana Paula.

Os prefeitos de Santa Helena e Palmeirândia, Zezildo Almeida e Edilson da Alvorada, respectivamente, agradeceram a chegada do benefício que alcançará 100 famílias de cada cidade contemplada. “Feliz em levar para os helenenses um programa voltado para os menos favorecidos, que também contribuirá para o fortalecimento do nosso meio ambiente”, disse Zezildo

Othelino no ato de entrega dos cartões que visam estimular boas práticas de sustentabilidade ambiental no campo

Ana Paula participa da entrega de cartões do ‘Maranhão Verde’ para Pinheiro

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT)

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT), participou, nesta terça-feira (6), no Palácio dos Leões, da cerimônia de entrega de cartões com auxílio financeiro de R$ 300 do Programa Maranhão ‘Verde Pró-Campo’ para trabalhadores rurais da cidade de Pinheiro.

Na oportunidade, Ana Paula destacou o fortalecimento do meio ambiente na região. “Alia restauração, conservação ambiental, promoção da cidadania e elevação da renda desses beneficiários, que irão receber o dinheiro para se capacitar e preservar o meio ambiente. Agradeço ao presidente Othelino pela parceria de sempre e ao governador Flávio Dino pelo olhar sensível, principalmente àqueles mais necessitados”, ressaltou a vice-prefeita, ao lado da secretária adjunta de Estado do Meio Ambiente, Lucyana Genésio.

A vice-prefeita, ao lado da secretária adjunta de Estado do Meio Ambiente, Lucyana Genésio

A cerimônia, conduzida pelo governador Flávio Dino, contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, além de secretários de estado, parlamentares, gestores municipais e beneficiários dos quatro municípios contemplados da Baixada Maranhenses, dentre eles, Pinheiro, Santa Helena, Palmeirândia e Penalva.

O chefe do Legislativo falou da importância de o Maranhão contar com vozes lúcidas ecoando pelo Brasil em prol da sustentabilidade. “Com mais esta ação, o Governo do Estado protege o meio ambiente, envolvendo os cidadãos e fazendo com que se sensibilizem a utilizar de forma racional os recursos ambientais, em especial, na baixada, que é muito rica em recursos naturais”, enfatizou.

O programa, que promove dignidade e renda para famílias carentes, é desenvolvido em parceria com as Prefeituras, através da assinatura de Termo de Cooperação Técnica, onde as gestões municipais vão se responsabilizar pela parte de estrutura do programa e a SEMA vai fazer o pagamento das bolsas e o monitoramento. “Fortalece a visão de que precisamos de programas sociais e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza, para as nossas e para as futuras gerações”, disse Dino.

Em Dom Pedro, Othelino vistoria obras de asfaltamento realizadas por sua solicitação

Othelino, ao lado do prefeito Galego Mota e do vice Lucyan Rezende, visita obra de pavimentação em Dom Pedro

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), vistoriou, nesta terça-feira (6), o início da obra de pavimentação da Rua Santa Terezinha, em Dom Pedro, umas das vias contempladas em mais uma etapa do programa ‘Mais Asfalto’, executado pelo Governo do Estado. O município foi beneficiado com mais de 3 km de asfaltamento de ruas, após solicitação do parlamentar ao governador Flávio Dino.

Acompanhado do prefeito Galego Mota, do vice-prefeito, Lucyan Rezende, e de uma comitiva de vereadores, o parlamentar destacou a satisfação em ver Dom Pedro sendo novamente contemplada pelo programa que, desta vez, executará obras de pavimentação em 11 ruas do município.

“Nós fizemos essa solicitação ao governador Flávio Dino, que prontamente atendeu. O prefeito Galego Mota indicou as ruas contempladas nesta fase e essa parceria, certamente, está trazendo muitos benefícios para a melhoria da mobilidade urbana em Dom Pedro”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.

Othelino acompanha serviços de pavimentação realizados na Rua Santa Terezinha, mais uma via contemplada pelo ‘Mais Asfalto’

O prefeito Galego Mota agradeceu o comprometimento de Othelino Neto com as demandas do município. “Dom Pedro, há muito tempo, não tem uma parceria tão positiva e com tantos resultados como essa. Agradecemos ao governador Flávio Dino e ao deputado Othelino Neto por tantos benefícios destinados à nossa população”, declarou o gestor.

O vice-prefeito Lucyan Rezende também falou sobre o trabalho do parlamentar em benefício da cidade. “Graças à sensibilidade do deputado Othelino Neto e a rápida ação do Governo do Estado, estamos executando esse importantíssimo trabalho de mudança, que já acontece no Maranhão e, agora, chega a Dom Pedro”, completou.

A rua Santa Terezinha está sendo amplamente pavimentada para melhorar a trafegabilidade no local

Paciente se aglomeram nos corredores do Socorrão

Imagem mostra aglomeração nos corredores do Socorrão

Enquanto desfila com o colete do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrando a qualidade na vacinação da população de São Luís contra a Covid-19, o prefeito Eduardo Braide (Podemos), tem praticamente ignorara os pacientes com problemas vasculares, politraumatismo e outras enfermidades graves. Com isso, os pacientes que deram entrada no pronto-socorro do Hospital Municipal Djalma Marques, conhecido como Socorrão I, estão internados em macas nos corredores. Outros ainda precisam esperar sentados por horas em cadeiras, por falta de leitos.

Os registros foram feitos na manhã de ontem(5). Nas imagens, pacientes aparecem amontoados nos corredores, além da lotação que não respeita aos protocolos de distanciamento das autoridades sanitárias.

Informação: Blog Wallace Braga

Destaque de ouro do Garoto Davi Hermes no Campeonato Maranhense de Natação

O Paraatleta Davi Hermes participou, no último sábado, do Campeonato Maranhense de Categorias de Natação, realizado pela Federação Maranhense de Desportos Aquáticos – FMDA. Davi, que é atleta com síndrome de Down, ganhou ouro nas provas 50m borboleta, 100m Medley e 100m nado livre, é patrocinado pela Equatorial Energia e do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Esse apoio é fundamental para que o atleta consiga manter um bom nível de preparação para participar de competições locais, nacionais e internacionais. 

CURSO DE FÉRIAS DO TERCEIRÃO DOM BOSCO

FOTOS – DIVULGAÇÃO: Alunos do Colégio Dom Bosco que até sábado (10.07) estão fazendo o Curso de Férias do Terceirão 2021, na sede da Pós Gradução da UNDB no Golden Shopping Calhau

Excelência acadêmica, apoio pedagógico constante e uma revisão especial para consolidar os conhecimentos. Essa é a receita dos alunos do Dom Bosco para ter êxito no Enem que vem aí…

Até o próximo sábado (10.07) a turma do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco está participando do Curso de Férias do Terceirão 2021. Essa é mais ação pedagógica de apoio aos alunos nesse momento decisivo antes do exame.

A proposta é fazer um intensivão de uma semana, para a revisão dos conteúdos aplicados ao longo do semestre, com foco especial nas áreas de Natureza e Exatas / Matemática.

As aulas estão acontecendo na moderna sede da Pós Graduação da UNDB no Golden Shopping Calhau. Segundo a Supervisora do Ensino Médio do Dom Bosco Letícia Nogueira os alunos também irão participar de um workshop de orientação ao vestibulando, para a melhor organização de suas rotinas de estudo nessa reta final de preparação para o esperado exame.

Primeiro semestre fecha com mais de 950 mil famílias de baixa renda cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica

Essas famílias estão recebendo descontos na conta de luz, que chegam até 65%

Pagar a conta de energia com até 65% de desconto é direito das famílias brasileiras de baixa renda, cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Esse importante benefício concedido pelo Governo Federal tem feito a diferença na vida de várias pessoas, principalmente durante a pandemia. No Maranhão, esse número tem crescido e a busca ativa para cadastrar essas famílias tem sido intensa.  De janeiro a junho de 2021, a Equatorial Maranhão contabilizou mais de 24 mil novas famílias cadastradas no TSEE.

Em dezembro de 2020 eram 924.879 beneficiadas, e hoje já são 950.821 beneficiários em todo o Estado. Esse resultado é reflexo da parceria entre Equatorial, Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Maranhão (Sedes), Federação dos municípios do Estado do Maranhão (Famem) e os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios maranhenses.

A gerente de Relacionamento com Clientes da Equatorial Maranhão, Francila Soares, explica sobre os números. “Hoje já temos mais de 950 mil famílias recebendo esse importante benefício em todo o Estado, mas nossa busca ainda não terminou, pois ainda há muitas famílias que podem receber esse desconto e não se cadastraram, ou estão com NIS (Número de Identificação Social) desatualizado. Nosso foco é conseguir alcançar as 225 mil famílias que podem pagar uma conta mais barata, mas ainda não tiveram acesso a este benefício. Quando essas famílias passam a receber os descontos, isso faz a economia do Maranhão girar e é bom para o consumidor, para o comerciante, pois esse dinheiro que seria destinado a pagar conta de energia, é injetado na economia local. Isso representa mais de 109 milhões de reais no primeiro semestre desse ano. Vale destacar também que o Maranhão é o 2ª estado do Brasil em famílias cadastradas nesse benefício.”, relatou Francila.

Para quem deseja ter acesso ao benefício da Tarifa Social, a orientação é: se você não tiver o NIS,dirija-se até algum Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, levando a documentação pessoal para cadastrar o seu Número de Identificação Social. Para quem já possui o NIS, basta buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social, pelo site www.equatorialenergia.com.br,  pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 ou presencialmente em um dos pontos de atendimento da Equatorial Maranhão.

Critérios para ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica:

-Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional; OU

-Recebendo o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; OU

-Inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (trêsa) salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; E

-Estar classificado como as classes Residencial ou Rural na subclasse Residencial.

Para saber se você tem o NIS ou se ele ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.   

“Cringe”: entenda o conflito de gerações causado por nova gíria

Os jovens já não são tão jovens assim? Especialista explica como funciona o processo de identificação de uma nova geração 

“O que é cringe?” Essa foi a pergunta que muitas pessoas da geração millenials (geração Y) fez nas últimas semana. O surgimento da nova gíria, que significa cafona, brega ou até mesmo ‘mico’, ganhou força nas redes sociais, depois de uma guerra silenciosa entre millenials e geração Z (que são os jovens mais novos). O caso mostra um cenário de conflito de gerações, quando uma faixa etária percebe que está ficando mais velha e que, aqueles que antes eram crianças, agora são os novos jovens criadores de gírias, tendências e que acham tudo o que a antiga geração fazia, brega. Ou melhor, cringe.  

Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da faculdade Pitágoras São Luís, Fernanda Zeidan,  a sociedade está cada vez mais veloz, o choque de gerações agora se dá entre os jovens e os muito jovens. Antes, era necessário certo espaço de tempo para colocar em campos opostos as nuances geracionais.  

“Hoje, as distâncias são mais curtas e, por isso mesmo, as diferenças são mais sutis. Provavelmente, a palavra da moda será considerada ultrapassada em um piscar de olhos. Logo, o cringe vai virar cringe. Portanto, respeito e resiliência são os mecanismos de defesa do momento”, aconselha.  

Ela acrescenta que existe um meio termo entre os adolescentes e os pertencentes à geração Y. Isso porque pessoas com mais ou menos 30 anos viveram nos dois momentos e por isso, têm a bagagem dos anos 90 e foram impactados pelas novas tecnologias. “Os choques geracionais começaram a ser documentados e estudados após o fim da II Guerra Mundial. A evolução da tecnologia, bem como, o maior acesso às redes por todas as gerações culmina nesse processo, por vezes, confuso e ao mesmo tempo esperado”, detalha a psicóloga. 

A especialista aponta que o conflito acontece porque sempre existe uma sensação de conforto à época vivida. Usar a expressão “no meu tempo”, por exemplo, ainda traz este sentimento, mesmo que não tenha se passado tanto tempo assim, além de ser uma tendência individual, subjetiva àquilo que foi vivido à época relacionada. “É muito  genérico pois há também muita gente que se identifica com aspectos de épocas distintas, independentemente da geração a qual pertence”, pontua. 

FACULDADE PITÁGORAS   

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.  

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/  

Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920,6 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1,5 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br   

Férias: 3 dicas de lanches saudáveis para a criançada

Nutricionista dá dicas de receitas práticas e nutritivas 

Julho chegou e junto com ele um dos momentos mais esperados pela meninada, as férias escolares. Se para as crianças esse é um período de completa diversão, para os pais é momento de atenção redobrada com a alimentação dos pequenos. Afinal, se não é fácil controlar a alimentação deles em dias comuns, imagine no período de férias.

Apesar de desafiadora, a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza, reforça que mesmo em dias de muita agitação dos pequenos, dá para combinar um cardápio saudável e divertido que agrade a criançada e reponha as energias gastas nas brincadeiras. “O principal é tentar manter uma rotina alimentar, tendo sempre frutas e legumes à disposição. Procure não mudar muito os horários das refeições”, aconselha.

Durante as férias as crianças costumam ter um pouco mais de liberdade para escolher o que consomem. Por isso, a especialista orienta que as guloseimas não devem ser oferecidas todos os dias. “São calorias vazias, só engordam e não trarão nenhum nutriente ao organismo da criança. Nem por isso significa que vamos abolir, mas a oferta tem que ser esporádica”, ensina.

Para ajudar os papais e mamães a prepararem refeições saudáveis, divertidas e práticas durante esse período de férias, juntamos três receitas que vão ajudar no dia a dia. Confira:

Bolinho de Banana

Seja no café da manhã ou no lanche da tarde, um Bolinho de banana sempre cai bem. Para preparar esse delicioso lanche você vai precisar de:

2 bananas bem maduras;

1 xícara de uva-passas ou tâmaras;

2 ovos;

¼ xícara de óleo de coco;

1 xícara de aveia;

1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Ingredientes separados é hora de botar a mão na massa. Então bata todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último. Caso tenha dificuldade para bater, coloque um pouquinho de água.Em seguida coloque em uma forma pequena e untada. Deixe assar por 30 minutos e está pronto seu bolinho.

Wrap de Atum

Outra opção prática e nutritiva de lanche é o Wrap de Atum. Para a receita vamos precisar de:

2 fatias de pão folha;

2 colheres de sopa de atum (também pode ser frango cozido desfiado);

2 fatias de queijo branco;

1/2 cebola picada;

2 folhas de alface picada;

2 colheres de sopa de cenoura ralada;

1 colher de sopa de tomate picado.

Depois de separar os ingredientes convite a criançada para montar seus wraps usando a criatividade. Basta rechear os pães e enrolar como rocambole. 

Frozen de morango

Para finalizar é claro que não poderia faltar uma sobremesa bem refrescante. O frozen de morango leva os seguinte ingredientes:

1 xícara (chá) de morangos

Meia xícara (chá) de suco de laranja (ou tangerina)

1 pote de Iogurte Integral

O modo de preparo é bem simples. Coloque os morangos em um saco plástico e leve ao freezer até que estejam congelados. Em seguida coloque-os em um liquidificador e bata com o suco de laranja e o iogurte. Pronto, o Frozen de morango está pronto!

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima