Grupo Mateus inaugura dois Mix Atacarejo em menos de uma semana

Loja de Floriano, no Piauí, conta com 15.639,60m² de área construída

As inaugurações aconteceram em Ananindeua, no Pará e Floriano, município da região sul do Piauí 

Em menos de uma semana, o Grupo Mateus abriu dois Mix Atacarejo e dois Eletro Mateus. A primeira inauguração da semana aconteceu na última sexta-feira (25), em Ananindeua, região metropolitana de Belém, no estado do Pará.  Por lá chegaram um Mix Atacarejo e Eletro Mateus.

Já na última quinta-feira (01), foi a vez da cidade de Floriano, no Piauí, receber mais uma loja do Grupo Mateus no município. O novo Mix Atacarejo abriu as portas exatamente uma semana antes da cidade completar 124 anos de emancipação política.

A loja conta com 15.639,60m² de área construída, salão de vendas de 5.156,12m², estacionamento com capacidade para 615 vagas, sendo 312 para carros, 303 para motocicletas e bicicletário.  “É uma loja que segue a proposta inovadora do Grupo Mateus. Com espaço amplo, layout moderno e uma grande variedade de produtos, o Mix Atacarejo de Floriano chega para marcar a história de nosso município”, afirma Nélio Maia, gerente de loja. 

Mais um Eletro Mateus para Floriano

Junto com o  Mix Atacarejo, a cidade ganhou a sua segunda unidade do Eletro Mateus, um ano depois da chegada do Grupo no município. Seguindo uma demanda complementar para os clientes de varejo, a loja oferece eletrodomésticos, eletrônicos, celulares, móveis e artigos de bazar.

Geração de emprego

Diante de um cenário de pandemia, onde o desemprego no país mantém recorde de 14,7% e atinge 14,8 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o novo Mix Atacarejo chega na cidade gerando 354 novos postos de empregos diretos, favorecendo o aquecimento da economia local e produzindo renda. 

Aos 32 anos, Viviana Borges foi uma das florianenses que conquistou uma vaga no quadro de colaboradores do Grupo Mateus. Depois de sete anos desempregada, Viviana encontrou no Grupo a oportunidade de mudar sua história. “Quando eu soube que Floriano iria receber mais uma loja do Grupo eu não pensei duas vezes, logo cadastrei meu currículo no site e fiquei na expectativa. No dia que recebi a ligação do RH falando que eu havia sido aprovada foi uma emoção tão grande. Após tanto tempo fora do mercado de trabalho, hoje posso dizer que tenho muito orgulho de fazer parte de uma das maiores redes varejistas do Brasil”, comemora a auxiliar de loja.

Além da geração de emprego, o Grupo Mateus segue crescendo de forma expressiva, especialmente, nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. “Cada nova loja inaugurada é a conclusão de mais um passo em nosso plano de expansão, que segue em ritmo acelerado. A chegada de nossas lojas também é sinônimo de novos postos de emprego, crescimento e valorização da economia local”, destaca Ilson Mateus, presidente do Grupo Mateus.

Mais que números

A história do Grupo Mateus vai muito além de números. O sonho que iniciou em agosto de 1986, em Balsas-MA, numa pequena mercearia, hoje é composto por 182 lojas em operação distribuídas em supermercados, atacarejo, atacado, móveis e eletrodomésticos, e-commerce, indústria de panificação e centros de fatiamento e porcionamento.

Após a persistência do visionário Ilson Mateus, presidente do Grupo, aquele empreendimento de apenas 50m² se tornou a 4ª maior empresa de varejo alimentar do Brasil, gerando todos os anos milhares de postos de emprego.

Com espaço amplo, layout moderno e uma grande variedade de produtos, o Mix Atacarejo de Floriano chega para marcar a história do município

Reta final da campanha “Vacine Já! No Maracap a Segunda Dose Vale Prêmio”

Começou a contagem regressiva para o sorteio da campanha ‘Vacine Já! No Maracap a Segunda Dose Vale Prêmio!’. Realizada pelo título de capitalização, a campanha sorteará um prêmio de R$ 5 mil (cinco mil) reais em dinheiro para quem tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 e seguir as regras do sorteio, publicadas no Instagram oficial do Maracap.

O prêmio incentiva a população para seguir a vacinação completa. Será sorteado apenas quem tomar a segunda dose da vacina e seguir todas as regras. Para concorrer, a pessoa tem que ser maior de 18 anos, apresentar o comprovante da segunda dose da sua vacina, seguir o Instagram do Maracap e comentar na foto oficial do Maracap: Eu vacinei!. O sorteio será dia 17 de julho/21, às 19h. Participe!

Mobiliza SLZ instala mais uma escultura de matracas em São Luís

Centro Histórico foi o cenário escolhido pelo Mobiliza SLZ, que, esta semana, também realizou primeiro encontro para conectar parceiros do movimento

As cores vibrantes que dão vida à arte do muralista Origes encheram de brilho a Praça Deodoro, no coração do Centro Histórico da capital maranhense. O cenário foi escolhido pelo Mobiliza SLZ para receber a terceira escultura em homenagem à cultura, ao turismo e à economia criativa da Ilha do Amor. Assim como as duas primeiras esculturas instaladas na cidade, em junho, a pintura de Origes foi desenvolvida na plataforma que representa mãos e matracas, em um movimento que quem ama e admira o Bumba Meu Boi conhece muito bem. “É uma alegria poder fazer parte do projeto e deixar um legado de arte pra nossa cidade”, emociona-se o artista.

Quem passou pelo local, na manhã desta sexta-feira (02), não resistiu à beleza da obra e parou para fazer o registro, com o olhar cheio de admiração. Há 40 anos sem vir à terra natal e aproveitando uma viagem em família, o aposentado Edmilson Costa Oliveira, que vive em Belém (PA), sentiu-se presenteado ao se deparar com o símbolo da cultura  popular maranhense. “Eu achei muito bonito, quando era criança, eu brincava nos bois. Fui embora muito cedo e agora voltei, estou muito orgulhoso da cidade onde nasci”, derrete-se.

As obras de arte são, de fato, um presente repleto de muitos significados para a capital maranhense. “Com essas esculturas, nós materializamos o afeto dos maranhenses e de quem nos visita, porque as matracas representam muito para nós. Por isso, decidimos deixar esse legado e anunciar que o Mobiliza São Luís será um grande marco na cultura, no turismo e na economia criativa da cidade”, justifica Danielle Abreu, coordenadora do movimento, de iniciativa do Sebrae Maranhão e parceiros.

Arte e dança

Após a instalação da escultura, uma ação-surpresa encantou o público: as irmãs e bailarinas Thalita Sousa, Isabella Sousa e Thayná Matarazzo, que compõem o grupo de dança Trois Dance, realizaram uma performance de 4 minutos que levou muita emoção a quem acompanhou tudo, de perto. O trio passeou pelos ritmos da cultura maranhense, em passos hipnotizantes. “Deu até vontade de dançar junto, é uma emoção contemplar a beleza da nossa gente e da nossa arte”, comentou a comerciária Amanda Silva.

“Nós já estamos no Mobiliza SLZ, porque acreditamos no poder transformador da dança e da arte. Em setembro, vamos movimentar a cidade com o que sabemos e amamos fazer”, anunciou a bailarina Thalita Sousa, do grupo Trois Dance.

Na plateia que se formou na Praça Deodoro, além de admiradores, também estavam alguns dos parceiros e incentivadores do Mobiliza SLZ, como a Prefeitura de São Luís, por meio da AMDES (Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social); a AJE-MA (Associação dos Jovens Empresários do Maranhão); e o próprio Sebrae Maranhão, que reuniu diretores e colaboradores durante a ação. “Estamos muito felizes com o movimento que está ganhando a cidade, isso só demonstra o enorme potencial de São Luís para os negócios da indústria criativa”, enfatizou Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MA.

Conexão Mobiliza

Com envolvimento cada vez maior dos empreendedores criativos da Ilha, o Mobiliza começou a desenhar a programação do que vai rolar nos 9 dias de movimento, de 04 a 12 de setembro. Para isso, reuniu, pela primeira vez, quem já está mobilizado, em um encontro presencial que serviu para criar conexões.

Na ocasião, cerca de 100 pessoas acompanharam a apresentação da proposta do Mobiliza e também conheceram o case do Floripa Conecta, evento de inovação realizado em 2019, em Florianópolis (SC). “A gente veio mostrar um pouco da experiência do Floripa Conecta para mostrar tudo o que pode acontecer em São Luís, e motivar os empreendedores locais a se envolverem para deixar um legado histórico pra cidade”, destacou Marcelo Bohrer, coordenador-geral do evento catarinense e consultor do Mobiliza SLZ.

“Minha expectativa para o Mobiliza é muito positiva, pois eu trabalho fazendo conexões. A oportunidade de reunir a galera da economia criativa em um único espaço é muito gratificante, vamos potencializar as ideias criativas na Ilha”, opinou Manoel Mougeot, do coletivo de moda regional “Seja Açu”.

O próximo Conexão Mobiliza já tem data marcada: 05 de agosto. Nesse segundo encontro, todos os parceiros já mobilizados irão conhecer a programação do Mobiliza, e iniciar oficialmente a contagem regressiva para o movimento que vai transformar a Ilha do Amor na Ilha da Criatividade.

Othelino acompanha novas obras de infraestrutura em Olho d’Água das Cunhãs e Turilândia

Othelino Neto, Márcio Jerry e comitiva percorreram vias inclusas no programa “Mais Asfalto” em Olho d’Água das Cunhãs

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado do secretário de Cidade, Márcio Jerry, participou, nesta quinta-feira (1), do lançamento da nova etapa do programa ‘Mais Asfalto’ em Olho d’Água das Cunhãs e da inauguração do Posto do Destacamento da Polícia Militar em Turilândia. Os serviços são frutos de indicações de autoria do parlamentar para contemplar obras de infraestrutura nos dois municípios. 

Em Olho d’Água das Cunhãs, Othelino também participou da entrega do Calçadão da rua Marcos Passos. Com cerca de 2km, a nova via é utilizada para a prática de atividades físicas e de lazer.

Em Olho d’Água das Cunhãs, Othelino e Márcio Jerry também participaram da entrega do Calçadão da rua Marcos Passos

O chefe do Legislativo comemorou os benefícios que têm chegado a Olho d’Água das Cunhãs, muitos deles concretizados com  seu apoio. 

“Feliz de ver o asfalto  chegando a mais vias do município e muitos outros benefícios que a população olho-daguense tanto sonhava. São serviços importantes que impactam positivamente a vida da população e proporcionam dignidade”, afirmou o parlamentar. 

Em discurso em Olho d’Água das Cunhãs, o chefe do Parlamento Estadual demonstrou satisfação em ver o asfalto chegando a mais vias do município, assim como outros benefícios que a população sonhava

Malha viária 

A nova etapa do ‘Mais Asfalto’ em Olho d’Água das Cunhãs iniciou pela rua Antônio Rodrigues, na Vila Elvira, e se estenderá por mais 12 vias nunca antes asfaltadas. 

Segundo o secretário Márcio Jerry, serão implantados cerca de  2,5 km de malha viária. “É mais um sonho sendo realizado, melhorando a trafegabilidade e a vida das pessoas”, frisou. 

O prefeito Glauber Azevedo enfatizou a importância das obras para o município. “Agradeço ao deputado Othelino e ao Governo do Estado por cuidarem da nossa querida Olho d’Água”, disse. 

Em Turilândia, Othelino participou da inauguração do Posto do Destacamento da Polícia Militar, uma das primeiras demandas apresentadas pelo prefeito da cidade, que pediu o apoio do parlamentar

Turilândia 

Em Turilândia, acompanhado do prefeito Paulo Curió e do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB), Othelino lembrou que a instalação do Posto do Destacamento da Polícia Militar foi uma das primeiras demandas apresentadas pelo gestor da cidade, que pediu o apoio do parlamentar e foi prontamente atendido pelo secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela. 

“Havia uma demanda da população para reforçar a estrutura policial no município. Há três meses, tive um audiência com o secretário  Jefferson, acompanhado do prefeito Paulo Curió, que fez essa solicitação, hoje atendida, com a ampliação do efetivo policial, uma nova viatura e o Destacamento entregue, o que vai deixar a cidade mais segura”, assinalou o chefe do Legislativo maranhense. 

Presente ao evento, o secretário Jefferson Portela afirmou que o Posto de Destacamento é fruto de uma parceria com a Prefeitura de Turilândia, que cedeu o prédio para as instalações da unidade. O município também foi contemplado com uma nova viatura. 

O prefeito Paulo Curió agradeceu o apoio do deputado Othelino Neto. “Turilândia só tem a agradecer a parceria com o deputado Othelino, que é sempre muito solícito com todas as nossas demandas”, declarou o gestor.

A FORÇA E A BELEZA DO SÃO JOÃO E DAS QUADRILHAS

Cenas lindas com as mais importantes quadrilhas juninas da região tocantina emocionam no videoclipe do Grupo Potiguar em homenagem ao São João

O Grupo Potiguar nos deu um verdadeiro presente cultural ao lançar um videoclipe estrelado pelas principais quadrilhas de Imperatriz e da região tocantina: Matutus do Rei, Xodó Junino, Arrastapé e Balão de Ouro.

É que pras bandas do Tocantins, o São João dança com as Quadrilhas e mantém forte essa tradição. E assim, o vídeo emociona mostrando toda a força, riqueza e beleza da cultura popular maranhense, enquanto os quadrilheiros evoluem com a poesia do artista Chico Cruz e de Rogério Benício (da Okazajo). O roteiro e a produção foram da Captura Produções e Gleyser Azevedo.

O belo clip está  sendo exibidos no perfil da potiguar no instagram @potiguarhomecenter e já viralizou entre internautas

PROJETO DE HUMANIZAÇÃO “GESTOS QUE CURAM”

FOTO – DIVULGAÇÃO: Equipe multidisciplinar do HSLZ no lançamento do projeto “Gestos que Curam”

O Hospital São Luiz / HSLZ, sob a Direção Geral de Plínio Valério Tuzzolo e destinado ao atendimento de servidores estaduais do FUNBEN fez o lançamento de um projeto inédito de tratamento humanizado junto a pacientes de Covid19.

Trata-se do programa do HSLZ “Gestos que Curam”, executado pelo Grupo de Trabalho de Humanização / GTH do hospital. A ideia é levar de forma lúdica e até mesmo artística, as mensagens dos familiares aos pacientes internados. Música, arte e criatividade são os elementos desse programa que conta com funcionários voluntários na execução. E mais, foi criado um traje especial, tipo um grande jaleco plástico, para que o familiar possa vestir e dar um ”abraço seguro” no seu paciente, sem risco de contaminação para ambos.

       Plínio Tuzzolo sempre defendeu a humanização no atendimento aos pacientes e no HSLZ isso é parte da missão institucional do Hospital, que agora promove doses extras de carinho e amor aos pacientes em tratamento.

Julho Amarelo: Florence chama atenção para luta contra as hepatites virais

A hepatite é a inflamação do fígado e seus tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A campanha Julho Amarelo foi criada para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em apoio à campanha, a Faculdade e o Instituto Florence chamam a atenção de toda a comunidade acadêmica para a importância do diagnóstico precoce e para o combate à doença.

“No Brasil, as hepatites A, B e C são as mais comuns. Existem, ainda, os vírus D e E, mais frequentes na África e na Ásia. A detecção e o tratamento feitos de forma precoce podem evitar o agravamento da doença para cirrose hepática ou câncer de fígado. Por isso, é tão necessário fazer os exames de rotina. O diagnóstico da doença pode ser feito por testes rápidos ou por exames laboratoriais”, comentou a professora Tatiana Siqueira, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.

Ela acrescenta que nem sempre a doença apresenta sintomas, mas, quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Sintomas das hepatites

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Geralmente, a doença já está em estágio mais avançado quando os sintomas aparecem. Dentre esses sintomas, os mais comuns são:

Febre;

Fraqueza;

Mal-estar;

Dor abdominal;

Enjoo/náuseas;

Vômitos;

Perda de apetite;

Urina escura (cor de café);

Icterícia (olhos e pele amarelados);

Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

No caso específico das hepatites virais, que são o foco da campanha Julho Amarelo, para saber se há necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

A recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste, gratuitamente, em qualquer posto de saúde e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde.

Escolha cuidar da sua vida. Previna-se!

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado?

Inscreva-se agora!

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima