
Em alusão ao centenário de nascimento do Prof. Luiz Pinho Rodrigues, o Colégio Dom Bosco lança a sua nova escola de xadrez com o nome do homenageado, com oferta de turmas para alunos da escola, nos níveis iniciante e avançado, à partir de 10 anos. As aulas serão ministradas por Nicolau Duailibe Leitão, Mestre Nacional de Xadrez e ex-aluno e campeão de xadrez pelo Colégio Dom Bosco.
A aula inaugural online será nessa terça – feira (15.06) para os alunos do Dom Bosco já inscritos. Para o técnico Nicolau Leitão o objetivo dessa escola de xadrez será não só formar novos campeões da modalidade, mas acima de tudo, ajudar os alunos a atravessarem essa pandemia e a vida, com melhor controle emocional e mais habilidades fortalecidas pelo jogo.
A nova escola de xadrez leva o nome do ex-diretor do Dom Bosco, Luiz Pinho Rodrigues, que na verdade foi um jogador campeão da modalidade e quem introduziu o ensino do xadrez para jovens nas escolas maranhenses na década de 70. Ele foi também técnico da equipe de xadrez do Colégio Dom Bosco; e formou campeões na modalidade, a exemplo da família Leitão, com pai e filhos campeões nacionais e tendo o maranhense Rafael Leitão, como campeão mundial de xadrez por duas vezes e até hoje é o número um brasileiro da modalidade.
Com a possibilidade de poder ser jogado online, o xadrez só cresceu com a atual pandemia; e também após a série exibida pela Netflix “O Gambito da Rainha”. Essa série mostra o competitivo mundo do xadrez mundial e os benefícios do jogo, considerado uma poderosa ferramenta pedagógica, que ajuda a desenvolver nos alunos habilidades importantes para a vida em geral.