Othelino Neto garante realização do “Arraiá da Vacinação” em Santa Inês

Othelino Neto, Carlos Lula e Felipe dos Pneus discutem ações para acelerar a vacinação contra Covid-19 em Santa Inês

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), junto com o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, viabilizou junto ao secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a realização do “Arraiá da Vacinação”, a fim de intensificar o processo de imunização contra a Covid-19 no município.

A realização da atividade, que é desenvolvida pelo Governo do Estado, foi discutida durante reunião realizada nesta quinta-feira (10). No encontro, ficou determinado que o município receberá o “Arraiá da Vacinação” na próxima quinta-feira (17).

“Conseguimos viabilizar essas doses extras de vacina para que a imunização possa alcançar mais pessoas. Agradeço ao secretário Carlos Lula, que atendeu nosso apelo e, prontamente, autorizou levar esta ação tão importante e que vai ajudar a acelerar a aplicação de vacinas na população santa-inesense”, destacou Othelino Neto. 

O secretário de Saúde Carlos Lula garantiu que o objetivo do Governo do Estado é vacinar cada vez mais rápido. “Por essa razão, atenderemos à solicitação do deputado Othelino Neto e do prefeito Felipe dos Pneus. Com certeza, mais doses de esperança chegarão em Santa Inês com o ‘Arraiá da Vacinação’”, afirmou.

Na reunião, o prefeito Felipe dos Pneus agradeceu o apoio. “Ainda estamos passando por uma fase de muitos casos da doença e, ao mesmo tempo, sabemos que mais vacinas têm chegado no Estado. Por isso, não hesitamos em solicitar mais imunizantes para a nossa cidade. Com a parceria do deputado Othelino, conseguimos obter uma resposta rápida e concreta”, disse o gestor.

MENU “EXPLOSÃO DE AMOR” PARA O DIA DOS NAMORADOS COM DELÍCIAS DA VILLA DO VINHO BISTRÔ

FOTO – DIVULGAÇÃO: Werther Bandeira, da Villa do Vinho Bistrô, mostra a linda caixa “Explosão de Amor”; com menu completo para o Jantar dos Namorados nesse sábado(12.06), somente sob reserva

Nada como celebrar o Dia dos Namorados (12.06) nesse ano de pandemia no conforto e segurança do lar. Mas de forma não menos especial e romântica….

Como a data merece uma celebração a dois muito romântica, o restaurante Villa do Vinho Bistrô preparou o Box Gift “Explosão de Amor” para garantir todo o sabor e sem trabalho de ir para a cozinha.

A caixa “Explosão de Amor” tem menu especial, com entrada, prato principal e sobremesa para duas pessoas.

Mas atenção, essa opção é somente sob reserva antecipada, e não terá entrega por delivery, será vendida para a retirada na sede do restaurante no Andreazza Center (Cohama) no sábado (12.06) à partir da tarde até às 19H. Mais informações e reservas pelo fone (98) 31814908.

Insônia: saiba como minimizar os efeitos dos plantões noturnos no sono

Profissionais da saúde que atuam na linha de frente da COVID-19 estão tendo insônia durante a pandemia do novo coronavírus, aponta pesquisa da Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS).

Para boa parte da população, dormir 8 horas por noite é um luxo. O ritmo agitado da vida urbana e o estresse do dia a dia são fatores que nos levam a dormir cada vez pior. Dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), revelam que a população brasileira está dormindo cada vez menos. Em 2018, o brasileiro dormia em média 6,6 horas por dia, já no ano seguinte, 2019, passou para 6,4 horas. O Brasil tem ainda, 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia.

O problema não está em dormir pouco, mas sim nas consequências que as poucas e, até raras noites de sono, podem causar ao organismo humano. Isso porque, é durante o sono que a imunidade é reforçada, células são renovadas e os radicais livres são neutralizados.

Para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da COVID-19  o desafio é ainda maior. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS), 41,3% dos profissionais de saúde do país estão tendo insônia durante a pandemia do novo coronavírus. 

O sono desses profissionais afetados com a crescente no número de casos do novo coronavírus desencadearam outros problemas. A psicóloga do Hapvida Saúde, Celine Chagas, explica que a ansiedade, estresse, alteração na rotina e incertezas quanto ao futuro são fatores que têm contribuído para que as pessoas tenham dificuldades de ter um descanso adequado na hora do sono. “Com a pandemia da Covid-19, as pessoas passaram a se deparar com seus  medos, ansiedades, receios, medo da morte ou de perder quem se ama, mudança repentina de hábitos. Tudo isso acabou mexendo com o sono tanto dos profissionais que atuam na linha de frente quanto da população de modo geral”, destaca.

Trabalho com plantões, o que fazer?

Não há dúvidas que quando o assunto são plantões noturnos, conseguir manter o sono em dias é um verdadeiro desafio, mas para te ajudar, separamos algumas dicas para melhorar o sono e a qualidade de vida de quem trabalha por turnos. Confira:

  •  Determine suas horas de sono

Já falamos que planejamento e adaptação ao plantão noturno são fundamentais, sendo que você necessita de ambos para conseguir desfrutar de horas de sono reconfortantes. E, nesse ponto, é importante que você realmente determine quantas horas de sono dormirá por dia.

  • Pratique exercícios sempre que puder

Exercitar-se regularmente, independentemente da hora do dia, é fundamental para a saúde. O ideal é praticar alguma atividade poucas horas antes de começar o seu turno. Assim, o corpo recebe um “boost” de energia. Também não se esqueça de alongar algumas vezes durante o turno.

  • Alimente-se bem

Vale a pena reforçar que para uma boa noite de sono a alimentação é indispensável. Quando o assunto são os plantões noturnos então, uma boa alimentação é primordial para os profissionais que passam as noites acordados, assim manter uma alimentação saudável ajuda o organismo a garantir o equilíbrio metabólico.

Primeira edição do Projeto Redator Nota 10 acontece em Bacabal

Com o apoio do Secretário de Administração de Bacabal, Davi Brandão, a edição do projeto premiou alunos da rede pública de ensino

Na noite da última quarta-feira, 09, aconteceu a premiação da primeira edição do Projeto Redator Nota 10, na cidade Bacabal, que foi simbolicamente chamado de Projeto de Redação Professora Iraide Martins, como forma de homenagear a educadora  que faleceu no ano de 2020, vítima da COVID-19.

Participaram do concurso que foi realizado em fevereiro de 2020, aproximadamente 400 alunos. As provas tiveram como tema “BACABAL: PRINCESA DO MEARIM, SEUS CONTOS E ENCANTOS”. O principal objetivo do projeto era despertar o interesse dos alunos pela história da cidade de Bacabal e incentivar à leitura e produção textual. 
Para o Secretário de Administração da Prefeitura de Bacabal, Davi Brandão, que apoiou o projeto, esse evento  é uma grande oportunidade de desenvolver os estudantes para se destacarem profissionalmente no futuro:” Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto, e deixo claro que não medirei esforços paramanter esse projeto vivo em nossa cidade. É necessário acontecer mais vezes para continuarmos desvolvendo nossa juventude para um futuro promissor”, pontuou o secretário.

Devido a pandemia da Covid-19, a cerimônia de premiação aconteceu um ano após o concurso, consagrando em primeiro lugar o estudante do CMT III de Bacabal, Vinicius Pereira; em segundo lugar a estudante Maysa Araújo, da U.E. Isabel Castro Viana e em terceiro lugar, Gabrielle Sousa, estudante da U.E. Estado do Ceará.
O estudante Vinícius de Souza, foi surpreendido com o 1°lugar do concurso, e demonstrou gratidão a todos os envolvidos e apoiadores do projeto: “Agradeço ao secretário de  administração da prefeitura de Bacabal, Davi Brandão,  por incentivar e apoiar projetos como esses, que desperta na nossa juventude o interesse pela leitura e escrita”, agradeceu o estudante.

A segunda edição do Projeto de Redação Profa. Iraide Martins será realizada no segundo semestre de 2021, quando as escolas retornarem às suas atividades presenciais.Área de anexos

Conheça a tendência do momento: franja Bardot

A especialista em mechas e saúde dos fios, Tânia Queiroz, que atende no salão Beauty Lounge WDW, explica como funciona

BELEZA – Tendência que vem movimentando o mundo da beleza nos últimos dias se chama “Franja Bardot”, mas o que é impressionante é que ela não surgiu agora e fez muito sucesso nos anos 70.  A especialista em mechas e saúde dos fios, Tania Queiroz, fez montou um visual para explicar o brilho dessa perfeição e explicar como funciona. “Temos mais um estilo retrô de volta e dessa vez é uma homenagem à francesa Brigitte Bardot. É uma franja que todo mundo pode usar e deixa aquele ar mais moderno e leve no rosto. É importante ficar muito atenta no corte desfiado e em camadas, alinhando com a altura dos olhos”, conta a especialista que atende no salão Beauty Lounge WDW, localizado na Av. dos Holandeses, em São Luís.

O corte é para todos os tipos de cabelo e o resultado fica lindo de viver. Celebridades como Jennifer Lopez, Selena Gomez e Halle Berry são adeptas ao estilo e você também pode se surpreender.

Créditos da imagem: Camila Coimbra com corte feito por Tânia Queiroz e makeUp preparada por Kawanna Silva.

Serviços

Beauty Lounge WDW  

Endereço: Av. dos Holandeses | Galeria Hall

Agendamento: (98) 98411-1007 (98) 3181- 4682

Instagram: @BeautyLoungeWDW 

Procura por presentes pelo Dia dos Namorados movimenta shoppings

As vendas ocorrem tanto em lojas físicas quanto de forma online. Os protocolos sanitários estão mantidos para garantir a segurança dos casais apaixonados

A procura por presentes para o dia dos namorados já começou a movimentar lojas e boutiques em todo o país. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um aumento de 2,5% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. O volume de negócios deve alcançar cerca de R$ 1,65 bilhão. Metade deste faturamento deverá ocorrer em shoppings centers, já que a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), aposta num faturamento de R$ 780 milhões ao longo destes dias que antecedem o 12 de junho. Nestes empreendimentos, as vendas devem alcançar um aumento de 52% em comparação com o ano passado, quando dezenas de shoppings estavam fechados por causa da pandemia. Roupas, acessórios, perfumes, sapatos, produtos personalizados, artigos esportivos e eletrônicos estão entre os itens mais procurados.

Desde o início da semana, as vitrines estão preparadas para atrair os casais apaixonados que estão em busca do mimo perfeito para a pessoa amada. Glaydson Trovão, superintendente do Rio Anil Shopping, em São Luís, lembrou que o empreendimento está seguindo todos os protocolos sanitários e de biossegurança contra o coronavírus. “Estamos cuidando de tudo para deixar o ambiente seguro para os clientes e para o público. A ida ao shopping não é somente um hábito de compra, é também um passeio no qual a pessoa precisa se sentir confortável e segura”, comentou.

O executivo ressaltou ainda que houve um investimento em outras formas de venda. “Para quem não quiser ou não puder vir até o Rio Anil Shopping, tem as opções de comprar por delivery, no formato drive-thru, além de poder adquirir o presente para o Dia dos Namorados por meio das plataformas digitais”, completou Glaydson, ao citar a mudança de comportamento que a pandemia trouxe que estimulou o comércio eletrônico (digital) e com menos aproximação entre vendedores e clientes.

Ele prefere não arriscar estimativas sobre percentuais de aumento de vendas para este Dia dos Namorados, mas ressalta que em maio houve um crescimento de 9% nas vendas, parte disto fruto do comércio puxado pelo Dia das Mães.

A empresária Pollyana Blanco mantém uma franquia no Rio Anil Shopping e ressalta que o Dia dos Namorados é a 3ª melhor data para o comércio, fica atrás apenas do período natalino e Dia das Mães. “Não dá para comparar o movimento deste ano, com o do ano passado, nem com 2019, porque são momentos diferentes”, considera.

O segmento da franqueada está voltado para o público feminino. É o de confecções (vestuário, calçados e acessórios) e a procura por presentes na loja começou na semana passada. “A gente está trabalhando com duas frentes: A presencial, aqui na loja, e a online, por meio de aplicativos”, comenta. “Nas duas modalidades estamos com promoções para quem está comprando presentes. Na loja estamos com descontos de até 50% em calçados e nas vendas online descontos de R$ 20 para compras acima de R$ 150”, disse Pollyana.

Othelino viabiliza novas obras para a Baixada em reunião com Márcio Jerry

Othelino Neto e Márcio Jerry reúnem-se para tratar sobre execução de obras de infraestrutura urbana nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta quinta-feira (10), com o secretário de estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, para tratar sobre obras de infraestrutura em municípios maranhenses, principalmente, na região da Baixada Maranhense.

No encontro, o chefe do Legislativo conversou sobre o andamento dos serviços executados pelo programa ‘Mais Asfalto’, a exemplo dos realizados no município de Pinheiro, que está sendo beneficiado com a pavimentação de vias urbanas, fruto de emenda parlamentar indicada pelo deputado Othelino Neto. 

“Tivemos uma produtiva reunião sobre a realização de obras visando à melhoria da infraestrutura urbana no Maranhão. A Secid está levando, novamente, o Mais Asfalto a dezenas de municípios. São ações que vão impactar positivamente em cada cidade contemplada pelo programa”, afirmou Othelino.

O secretário Márcio Jerry destacou que a parceria efetiva entre o Legislativo e o Executivo Estadual tem viabilizado diversas ações de melhoria da infraestrutura urbana em municípios maranhenses. O titular da Secid informou ainda que, na próxima semana, será assinada a ordem de serviço para a execução de obras de pavimentação em São Vicente Férrer e Peri-Mirim, fruto dessa parceria.

“Assim seguiremos, de mãos dadas, trabalhando para levar serviços importantes para as cidades e beneficiando o povo do Maranhão. Temos mais uma etapa de obras do Mais Asfalto sendo realizada e tudo isso resultante da união entre o deputado Othelino com o governador Flávio Dino”, ressaltou Jerry.

Márcio Jerry e Othelino Neto reforçam a parceria para realização dos projetos em benefício da população maranhense

Anticoncepcional X Castração: O que é melhor para o seu pet?

O uso de anticoncepcional pode trazer danos à saúde do animal. Castração é o método mais indicado

Quem não se sensibiliza ao andar pela rua e se deparar com uma caixa de papelão cheia de filhotes de cães ou de gatos, abandonados à própria sorte? Tamanha maldade – que é um crime, por sinal – pode ser evitada com a simples castração dos pets. Um procedimento simples, que não prejudica a saúde do animal. Pelo contrário, ajuda a prevenir inflamações no útero e tumores nas mamas das fêmeas, e câncer de próstata nos machos. No Brasil, existe uma discussão antiga sobre os métodos contraceptivos para animais domésticos e por muito tempo a propagação de “mitos” quanto ao uso de anticoncepcionais e cirurgias de castração tem atrapalhado a tomada de decisões por quem tem um cachorro ou um felino de estimação.

O caso é que o uso de anticoncepcional em cadelas e gatas, por mais que seja uma alternativa barata, é inadequado e pode resultar em danos à saúde delas, principalmente se o uso destes produtos for contínuo. Castrar é a alternativa mais adequada para evitar que os pets tenham uma gravidez indesejada e seus tutores tenham dificuldades para conseguir um lar para cada um dos filhotes.

A veterinária Jayanna Maya destaca que nem todo animal consegue manifestar os sintomas dos males causados pelo anticoncepcional logo após a primeira aplicação. Alguns sim. Ela não recomenda, em hipótese alguma, usar o anticoncepcional. “E se fizer isso, que seja uma única vez e somente num caso de extrema necessidade”, pondera.

Ela lista uma série de doenças que podem aparecer com o uso destes produtos e que podem causar até a morte. “Os peitos das fêmeas ficam logo inchados, podem aparecer tumores (câncer) nas mamas delas”, aponta. “Isto sem falar nas inflamações e infecções uterinas e ovarianas”, prossegue Jayanna.

“A castração é o método mais indicado, traz mais benefícios à saúde dos animais e  não há nenhuma chance de apresentarem tumores ou câncer”, indica. O procedimento é simples e no mesmo dia o pet pode voltar para casa e ficar sob os cuidados de seus donos. Maya derruba o “mito” de que é preciso que as fêmeas engravidem pelo menos uma vez para serem castradas.

O ideal é que a cirurgia seja feita antes do animal completar um ano de idade. O enfermeiro Eduardo Gaudêncio, 29, soube disso logo depois que adotou a gatinha ‘Evita’. Hoje, a felina tem 8 anos de idade e nunca manifestou qualquer problema por ter sido castrada. “Procuramos nos informar sobre a idade correta, peso e o que era preciso. Ela teve uma recuperação bem rápida”, relatou.

Nos machos, o procedimento é menos invasivo. “É feita a retirada dos dois testículos, mas a bolsa escrotal do animal permanece”, explica Jayanna. “Nas fêmeas fazemos uma pequena incisão para retirar os ovários e o útero. O procedimento não afeta a produção hormonal delas”, ressalta a veterinária.

Em várias cidades brasileiras, as prefeituras promovem mutirões de castração de cães e gatos, como forma de garantir o controle populacional destes animais, contribuindo para diminuir a ocorrência de abandonos de filhotes nas ruas. O serviço é gratuito e pode ser uma boa alternativa para pessoas de baixa renda, que tem pet em casa. A autônoma Fernanda Monteiro, 42, tinha dois gatos e um cachorro quando uma gata chegou na casa dela e lá se instalou. Ela não expulsou a bichinha e a adotou.

Pesava sobre ela a preocupação de ter uma fêmea em meio a dois machos. “Era certo de que ela entraria no cio, iria cruzar e engravidar. Eu não teria para quem dar os filhotes”, conta. “Teve um mutirão de castração na cidade onde moro e a levei. Vivo despreocupada com o risco de gravidez e ela é até mais esperta que os machos”, comentou. A gatinha foi batizada de ‘Intrusa’. “Desde que ela chegou aqui a minha casa tem mais amor. Não foi eu que a escolhi, ela me escolheu e eu só fiz cuidar e dar carinho. Ela retribui me dando alegrias”, disse Fernanda, sobre a gata castrada.

ACII protocola ofícios buscando a vacinação para o setor comercial

Na manhã de hoje, 10, uma comitiva da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), protocolou na Câmara Municipal, na Prefeitura e na Gerência Regional de Saúde, um ofício solicitando a elaboração e aprovação de um projeto de lei em caráter de urgência, para que seja incluso o setor comercial no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.

Informações Estiveram presentes na comitiva o atual presidente da ACII, Edmar Nabarro, o vice-presidente Sérgio Godinho, o diretor para assunto comerciais, Euvaldo Lopes, e o presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão (FAEM) e também diretor da ACII, Hélio Rodrigues.

A medida tem o objetivo de antecipar a vacinação da categoria que, segundo o presidente da ACII, não se trata de um benefício único e exclusivamente para os trabalhadores do comércio, mas uma medida sanitária e social para toda a população.

“O comércio de Imperatriz tem muita força e é a fonte de emprego mais forte que a cidade tem. Então se protegermos os trabalhadores do comércio, estaremos protegendo automaticamente toda a população”, defende Nabarro.

“A indústria, por exemplo, foi beneficiada com essas vacinas, mas tais trabalhadores não têm contato direto com a população. Precisamos vacinar a indústria porque é um setor primordial, mas os trabalhadores do comércio estão no ‘front’; eles recebem pessoas e, uma vez infectados, podem transmitir o vírus”, explica o presidente da ACII.

Vice Ana Paula busca viabilizar UTI neonatal para Pinheiro

A vice-prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PDT), acompanhada do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, na quarta-feira (9), com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para tratar do projeto de implantação de UTI neonatal na cidade.

“A UTI neonatal é um sonho antigo do nossos conterrâneos pinheirenses e de toda a Baixada, que, com a parceria do Governo do Estado, em breve, conseguiremos concretizar. É uma conquista importante, que beneficiará, além de Pinheiro, pacientes de municípios próximos”, ressaltou a vice-prefeita.

Na reunião, também foram discutidas estratégias de vacinação em Pinheiro e o atendimento aos pacientes com Covid-19 no Antenor Abreu e no Hospital Macrorregional Jackson Lago.

“Estaremos sempre em busca de ações concretas para o município de Pinheiro, que acabam alcançado outras cidades da baixada. Com a UTI neonatal as crianças não precisarão mais ser transportadas para outras cidades pólo. Agradeço ao governo que está sempre à disposição e sensível às nossas solicitações, principalmente quando se trata de saúde”, enfatizou o chefe do Legislativo.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima