ACM REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA NESTA SEGUDA-FEIRA, 7 DE JUNHO

O presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes recepciona a imprensa nesta segunda-feira, 07 de junho, para apresentação da nova campanha de responsabilidade social da entidade

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) encerra esta semana enviando convite para Coletiva de Imprensa que realizará na segunda-feira, 07 de junho, às 10h, na sede da entidade, localizada na Praça Benedito Leite, 264, Centro.
A pauta da coletiva é o lançamento da campanha de responsabilidade social que a ACM fará em parceria com várias instituições e que pretende ajudar as famílias que mais têm sofrido com os impactos da Covid-19. O presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, apresentará, em primeira mão, para os jornalistas, os detalhes da campanha que promete ter grande repercussão no estado do Maranhão.

Vale destacar que a ACM ao longo do último ano vem atuando em várias frentes possíveis para ajudar a minimizar os prejuízos da maior crise sanitária do país, estimulando ações de combate à Covid-19 e de apoio ao empresário local.

Mercado de trabalho: Entenda as diferenças entre Estágio e Trainee e aproveite as oportunidades

FOTO / DIVULGAÇÃO: O Gerente de Gestão e Gente da Equatorial MA, Ytaquirate Soeiro, dá as dicas das diferenças entre estágio e trainee e lembra que as inscrições acontecem somente até esse domingo, dia 06.06.2021 no site https://equatorialtrainee.across.jobs/. Ótima oportunidade para ingressar no mercado de trabalho.

Fundamentais para o processo de formação profissional, programas de estágio e trainee funcionam como porta de entrada para o ingresso de estudantes ou recém-formados no mercado de trabalho. Ambas as oportunidades permitem colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos no curso e proporcionam o desenvolvimento comportamental, como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidade tão exigida pelas empresas.  

 Não restam dúvidas sobre a importância de ambas as modalidades para o desenvolvimento profissional, mas é necessário também que não restem dúvidas sobre a diferença entre estágio e trainee. Apesar de serem voltados para o aprendizado e a experiência profissional, e às vezes serem usados como sinônimos, os dois constituem programas bem diferentes.  

 Estágio se trata de experiência profissional desenvolvida ainda durante o período de graduação, servindo de complemento ao processo de formação do estudante. Nesse tipo de programa o estudante trabalha sob supervisão de um profissional e em carga horária de até 6 horas diárias (30 semanais) para que consiga conciliar o trabalho com os estudos. Os contratos de estágio têm duração de um ano, podendo se estender até dois anos. A remuneração, que não é obrigatória, é chamada de bolsa-auxílio estudantil.  

  O Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão Ytaquirate Soeiro, explica que a principal diferença está no tipo de vínculo que se estabelece entre estudantes ou recém-formados e empresas. “O estagiário não possui vínculo empregatício com a empresa e tem um pré-requisito básico, ele precisa necessariamente estar matriculado em um curso técnico ou de graduação. Enquanto que o Trainee já ingressa como empregado e normalmente é um profissional recém-formado, que será preparado para exercer atividades desafiadoras na empresa”, explicou Ytaquirate. 

Programas de Trainee – Os programas de Trainee funcionam como estratégias de recrutamento utilizadas por grandes empresas para atrair e reter jovens talentos com habilidades técnicas e socioemocionais, capazes de assumir posições estratégicas após seu período de integração. Esse regime é voltado para profissionais que acabaram de concluir a graduação e, por isso, já iniciam com vínculo empregatício e direitos trabalhistas assegurados. O trainee ingressa na empresa e já mergulha nos processos, conhecendo as metas e indicadores a serem alcançados com seu trabalho. Durante o programa existem capacitações, rotatividade nas áreas para que seja feito um mergulho nos processos da empresa. Desta forma ele passará a ter uma visão sistêmica da empresa, juntará seu conhecimento acadêmico recente com suas ideias inovadoras e poderá propor melhorias nos processos que conheceu na empresa, para ao final do programa ser direcionado para atuar em alguma área de maior afinidade com seu projeto dentro da empresa.  

Em 2012, o Engenheiro Eletricista Ângelo Lorenzo buscou oportunidades e se candidatou em programas de trainee logo ao final da sua graduação, conseguiu aprovações em alguns deles e na época escolheu vir para o Maranhão participar do Programa de Trainee da Equatorial Maranhão. Hoje ele ocupa cargo de liderança como Gerente de Estudos e Desempenho da Operação do Grupo Equatorial. “Hoje, olhando em retrospecto, posso dizer que fiz uma escolha clara e acertada, pois os valores da empresa estavam alinhados com os meus, os desafios chamavam ao desenvolvimento profissional e, principalmente, por causa do potencial de crescimento que se mostrou verdadeiro”. O programa de trainee foi a porta de entrada para o Ângelo, que consolidou sua carreira ao longo desses 10 anos, passando de Líder para Executivo e posteriormente Gerente, assumindo recentemente uma área corporativa com atuação em todo o Grupo Equatorial.  

O Programa de Trainee 2021 da Equatorial Energia está com vagas abertas para as quatro distribuidoras do grupo: Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas. As inscrições podem ser realizadas através do site https://equatorialtrainee.across.jobs/ até o dia 06 de junho. Os candidatos interessados em participar da seleção devem ter, no máximo, dois anos de graduado nas seguintes áreas: Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Energia, Mecatrônica, Telecomunicações, Mecânica, Computação, Controle e Automação, Manutenção Produção), Administração, Economia, Contabilidade, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação.  

Para fazer do programa, que tem início previsto para agosto deste ano, é desejável que o candidato tenha inglês intermediário e, é essencial que tenha mobilidade para trabalhar nas cidades do interior dos estados de atuação do Grupo. Podem participar do processo seletivo os formados entre julho de 2019 e julho de 2021.  

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima