Trabalhar com os princípios da sustentabilidade é o único caminho para preservação da biodiversidade
A Semana do Meio Ambiente é celebrada no mundo todo entre os dias 5 e 9 de junho, esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972. A proposta é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
“A criança tem que entender que a humanidade não consegue viver sem explorar o meio ambiente e dele que tiramos o nosso sustento, mas não podemos destruir o meio ambiente, temos que explorar de forma sustentável, se as crianças entenderam isso hoje, os futuros adultos vão saber trabalhar esses conceitos e colocar em prática”, avalia Gabriel Lima professora da Universidade Estácio e doutor em Meio Ambiente.
A infância é o momento certo para ensinarmos sobre respeito aos animais e à natureza e sobre como a questão ambiental é importante. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar desde os primeiros anos escolares.
“Quando se fala em educação ambiental para as novas gerações é preciso pensar em duas estruturas. Primeiro a escola, se não houver um planejamento dentro da escola para implantar a discussão sobre o meio ambiente será muito difícil trazer a criança para discutir esse tema e segundo o comportamento do adulto, somado ao papel da escola que vai modificar e qualificar o debate dessas crianças, futuros adultos para a preservação do meio ambiente”, explica o professor.
A funcionária pública, Kélem Cabral, tem uma filha de 3 anos, a Ana Flor, desde muito cedo a pequena aprende em casa a respeitar a natureza e a separar o lixo. “Eu quero deixar um mundo melhor para a Ana Flor, quero que ela cresça sabendo que dependemos da natureza para sobreviver, então desde muito cedo ela tem contado com plantas e animais, gosto de colocar ela em contato com a natureza. E agora que ela está indo para a escola, estamos ensinando sobre reciclagem e separação de lixo”, conta Kélem.
Para o professor Gabriel, o posicionamento de Kélem é o ideal para formar os adultos do futuro. “A criança tem que entender que a humanidade não consegue viver sem explorar o meio ambiente e dele que tiramos o nosso sustento, mas não podemos destruir o meio ambiente, temos que explorar de forma sustentável, se as crianças entenderam isso hoje, os futuros adultos vão saber trabalhar esses conceitos e colocar em prática”.
Seguem algumas dicas de como adotar ações que ajudem a preservar o meio ambiente:
Plante mudas ou sementes;
Faça a coleta seletiva do lixo;
Escolha um dia e não use o carro.