Sinal de alerta na Série B do Campeonato Brasileiro para os mais tradicionais clubes do futebol nacional. O técnico Sérgio Soares, que já comandou Bahia, Ceará e Santo André na competição, entende que tem pouco acesso pra muito candidato. “Muito mais forte este ano, a competição cresceu, está consolidada. Vamos ter mais forças do que as vagas pra conquistar o acesso. A Série B do ano que vem ainda vai ter clubes poderosos”.
Sérgio Soares destaca a qualidade com que o campeonato se inicia. “Com descenso de Vasco e Botafogo, a presença do Cruzeiro, chegada do Coritiba e Goiás, junto com Guarani, Ponte Preta, CSA, clubes que já brigam naturalmente para subir. O Náutico chega mais forte pela conquista do Estadual, tem a força do Sampaio (Corrêa). É equilíbrio, vai ser competitiva, de muito choque, contato, forte mesmo. Não vai ser como nos últimos anos, quando os times grandes que caíram conseguiram subir na sequência. São equipes que estão se preparando, já estão na Série B atrás desse acesso”.
E, mais do que isso, a característica dos treinadores que estão à frente dos chamados grandes vai dar um equilíbrio maior, aposta Sérgio Soares, que subiu com o Ramalhão em 2008. “Na B, trabalha-se muito com linha de quatro, comportamento parecido para todos: baixar suas linhas e sair em velocidade. As equipes vão fechar espaço. Não acredito em time com característica de propor o jogo, mesmo Vasco, Botafogo e Cruzeiro, grandes, mas num campeonato equilibrado como esse, até por característica dos seus treinadores, o Felipe Conceição no Cruzeiro, o Vasco do Cabo (Marcelo) e o Botafogo do Marcelo (Chamusca). Claro que, nos seus domínios, vão tentar propor, fazer um jogo mais impositivo”.