O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) e parceria com a Delegacia de Costumes realizou a 8ª edição Ação Resgate. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (26), pela manhã, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.
CAPS AD Estadual participou da ação, realizada com a intenção de oferecer cuidados às pessoas que estão em situação de rua. Foram mais de 465 atendimentos entre testes de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão e glicemia; e avaliação social e psicológica. Ao todo foram 3450 em todas as edições.
“Sem dúvida tenho orgulho de minha equipe e está a treze anos à frente do CAPS AD Estado do estado e ver ‘cada vez mais a nossa importância na vida destas pessoas tão sofridas pelas drogas e pela vida. Vamos avante com Deus no coração e sem medo de errar, pois quem erra uma hora acerta e geralmente este acerto será de grande valia para sociedade e foi assim que começamos as ações resgate”, destacou o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.