Bolsonaro acompanha inauguração de ponte que liga Maranhão ao Piauí

0comentário

Investimentos na obra somam R$ 60 milhões

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido acompanhou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na inauguração de uma ponte sobre o Rio Parnaíba, ligando as cidades de Alto Parnaíba, no Maranhão; e Santa Filomena, no Piauí. No local, foi construída a ponte estaiada para ligar os dois estados pela BR 235.

“Temos um problema de desemprego, sim, querem colocar na minha conta também. Mas a conta é de quem fechou tudo sem nenhuma responsabilidade, sem comprovação científica, apenas para posar de que estavam preocupados com a vida de vocês”, disse o presidente Jair Bolsonaro. “Defendemos as medidas, distanciamento e higiene. Mas o emprego é tão o mais importante. Nossa preocupação é lutar por ele do que lutar contra o vírus”, explicou.

Na avaliação do Ministério da Infraestrutura, a ponte é “fundamental para a população das duas regiões e também para o agronegócio”, sobretudo na fronteira agrícola conhecida como Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Isso porque a ponte permite a ligação à ferrovia Norte-Sul, uma das principais do sistema ferroviário brasileiro.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, destacou o potencial da região.

As obras começaram em 2019 e os investimentos somam R$ 60 milhões. Antes da construção, a travessia entre as duas cidades era feita por meio de balsas. Agora, com a ponte, o fluxo de pessoas e mercadorias vai ser otimizado. Por exemplo, a produção de algodão do Sul do Piauí pode chegar ao porto de Itaqui, na capital maranhense, São Luís, de forma mais rápida e com custo de frete reduzido em 8%.

A ponte inaugurada nesta quinta-feira fica a cerca de 850 quilômetros de São Luís. Estaiada é nome dado ao modelo; com mastros, de onde saem cabos de aço até a plataforma por onde passam os veículos.

Junto do presidente, estavam os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e das Comunicações, Fábio Faria, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e o filho, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), havia senadores do estado do Piauí, como Ciro Nogueira (PP), e do Maranhão, como Roberto Rocha.

Antes da chegada ao evento, a comitiva presidencial fez uma escala em Palmas, no Tocantins. Em seguida, ele embarcou em um helicóptero com destino ao Maranhão.

Em Alto Parnaíba, o presidente desfilou na garupa de uma moto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a pé, sem capacete e máscara, ação similar a feita recentemente na Bahia e Mato Grosso, quando, em pé na porta de caminhonete, acionava a apoiadores.

Nesta sexta-feira (21), está previsto na agenda o retorno do presidente Jair Bolsonaro ao Maranhão. Ele deve participar da entrega de títulos de propriedade rural em Açailândia, município a 562 km de São Luís.

Sem comentário para "Bolsonaro acompanha inauguração de ponte que liga Maranhão ao Piauí"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS