Comissão de Saúde aprova projeto que prevê pagamento a médicos que contraíram Covid-19

Comissão de Saúde aprova projeto que prevê pagamento a médicos que contraíram Covid-19

Deputados durante a reunião da Comissão de Saúde realizada na manhã desta quarta-feira

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na reunião desta quarta-feira (19), parecer favorável ao projeto de lei que visa garantir pagamento aos médicos que contraíram Covid-19 e trabalham para a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de empresas terceirizadas. A matéria é de autoria do deputado Dr. Yglésio (PROS) e foi relatada pelo presidente da Comissão de Saúde, deputado Antônio Pereira (DEM).

O autor da proposta explicou que a medida visa garantir pagamento a médicos que não puderam trabalhar por conta da licença de 14 dias para tratamento da Covid-19, uma vez que as empresas para as quais eles trabalham não o fizeram. O líder do governo, deputado  Rafael Leitoa (PDT), defendeu a rejeição da proposta, alegando que são as empresas contratantes que devem saldar o débito e não o Governo do Estado. 

Outro projeto de autoria do deputado Dr. Yglésio, o PL 196, que recebeu parecer favorável, determina que hospitais públicos e privados adaptem 5% dos leitos para quem tem obesidade severa. A matéria foi relatada, também, por Antônio Pereira.

Teste

Duas outras matérias foram analisadas na reunião: a primeira é o projeto 148, de autoria do deputado Wellington do Curso (PSDB), que obriga a realização do teste que detecta a Atrofia Medular Espinhal (AME) em bebês. O parecer favorável de Dr. Yglesio passou por unanimidade.

A outra, que recebeu parecer favorável, é o PL155, de autoria de Duarte Júnior (Republicanos), que obriga os hospitais públicos e privados a permitir que deficicientes internados em UTI tenham direito a acompanhantes, com relatoria do deputado Dr. Yglésio.

Participaram da reunião, além de Antônio Pereira, os deputados Rafael Leitoa, Betel Gomes (PRTB), Ciro Neto(PP), Dr. Yglésio, Ariston e Socorro Waquim (MDB). 

Meio Ambiente

Como alguns deputados que participaram são suplentes da Comissão de Meio Ambiente, eles aproveitaram para realizar uma reunião conjunta rápida para debater alguns temas. Um projeto chegou a ser apreciado, o PL 070, de autoria do deputado Wellington do Curso, que cria o programa de reciclagem de entulho de construção e demolição para reaproveitamento na construção popular. A matéria foi relatada pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rafael Leitoa.

Praça João Paulo II recebe pérgola com geração de energia solar que permite carregar celulares e tablets

Acontece nesta quinta-feira, às 16h uma visita de inauguração da Pérgola com energia solar da Praça João Paulo II, localizada no Centro de São Luís. A praça está sendo presenteada com uma pérgola de tecnologia OPV (Películas Orgânicas Fotovoltaicas). A ideia desse mobiliário urbano é demonstrar o uso dessas películas, que são flexíveis, para geração de energia em baixa potência que serve para carregar celulares e tablets, além de permitir que as pessoas recarreguem suas energias com uma pausa à sombra, em local público. 

A estrutura é feita com base de madeira e é na cobertura da lona onde estão aplicadas as películas OPV: material novo, leve, combinando sustentabilidade, inovação e tecnologia que transforma a luz do sol em energia.  

A novidade é uma iniciativa da Equatorial Maranhão, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com objetivo de promover o desenvolvimento técnico e científico do setor elétrico através de projetos de inovação e sustentabilidade.  A pérgola instalada na Praça João Paulo II, tem parceria com o Governo do Maranhão e visa também fomentar a conscientização sobre energia renovável, energia solar.

 Estarão presentes neste momento, representantes da Equatorial Maranhão: Francila Soares – Gerente de Relacionamento com o Cliente e Lucas de Paula – Engenheiro de Estudos e Planejamento e do Secretário de Governo do Maranhão – Diego Galdino.

Além desta pérgola na Praça João Paulo II, a Equatorial Maranhão já instalou também uma estrutura no Espigão, com a mesma funcionalidade.

SERVIÇO

O que: visita de inauguração da Pérgola com energia solar da Praça João Paulo II,

Quando: Quinta-feira (20), às 16h na Praça João Paulo II – Em frente ao Ceprama – Bairro Lira

CANAL WOOHOO OFERECE PROGRAMAS COM ENTRETENIMENTO DE QUALIDADE NA TVN

FOTO – DIVULGAÇÃO: O Chef João Diamante que apresenta o programa “Garimpeiro do Sabor”, toda segunda às 20H30 no canal Woohoo (canal 73) na TVN

Em tempos de pandemia, nada mais seguro que ficar em casa e se abastecer de cultura e bom entretenimento. Uma dica para os assinantes da TVN, é seguir a variada, e qualificada, programação do canal Woohoo (canal 73); que é feito para quem gosta de entretenimento, documentários diferentes, gastronomia e esportes.

Entre os destaques de programas da grade desse canal brasileiro, vale conferir o “Garimpeiro do Sabor”, com o mundo da gastronomia em pauta, apresentado pelo chef João Diamante em sua jornada em busca de joias raras na cozinha, mostrando que a comida também é cultura, arte, conexão e histórias. Toda segunda-feira, às 20h30. 

Já as melhores dicas, curiosidades e histórias das produções mais aclamadas do cinema estão no programa “Pipoca no Set”, sempre relembrando a trajetória de grandes atores e atrizes que marcaram época. O programa é apresentado por com Carolina Guimarães, com novos episódios toda quarta-feira, às 20h30. E para quem gosta de documentários, às quartas às 21H30 tem “De Olho no Doc”, mostrando as riquezas naturais e culturais do Brasil.

André Bintang traz no “Pura Connection” personalidades e suas histórias de desenvolvimento humano através de uma atmosfera diversificada de autoconhecimento e busca pelo equilíbrio físico e emocional obtidos através dos esportes. O programa é exibido às terça-feira, às 20h30. 

E sobre os bastidores da moda, vale conferir “40 Graus”, às terças às 19H15, mostrando o dia a dia da agência comandada por Sérgio Mattos, responsável pelo sucesso de modelos como Isabeli Fontana e Gisele Bündchen, entre tantos outros nomes da cena fashion.

Especialista dá dicas de exercícios para relaxar no home office

A recomendação é fazer 10 minutos de exercícios a cada 2 horas de trabalho 

A pandemia trouxe uma nova rotina para grande número de trabalhadores, com a adoção do home office.  Estudos apontam que 48% dos profissionais qualificados e com formação superior consideram a experiência do home office positiva, mas que ainda há espaço para aprimorar questões como o impacto do trabalho remoto na saúde. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para evitar algum tipo de desconforto com o corpo e a mente.    

“Muitas pessoas estão trabalhando de casa e com isso, ficam muito tempo sentadas durante o dia. Por mais que estejam confortáveis, nosso corpo precisa de movimento e atividade, especialmente se quisermos manter um bom estado de saúde tanto físico e psicológico. É por isso que é tão importante fazer pausas ativas nestes tipos de situações”, explica o professor do curso de Educação Física da Faculdade Pitágoras Imperatriz, Cleyton Dias de Carvalho. 

O especialista orienta que sejam feitas pausas durante a jornada de trabalho para levantar e fazer exercícios simples que envolvam os grupos musculares. “Exercícios de mobilidade articular, alongamento e relaxamento podem ser realizados no local de trabalho”, sinaliza. 

A recomendação é fazer 10 minutos de exercícios a cada 2 horas de trabalho. “Os benefícios dessas atividades são a melhora do tônus ​​muscular e da postura, diminuição do estresse e aumento da autoestima e dos níveis de concentração”, explica. 

Carvalho destaca que é preciso ter atenção com o pescoço. A sugestão é fazer uma massagem com as duas mãos na parte de trás na região superior das costas por 15 segundos. “Outra opção é, inclinando a cabeça, tentar tocar o peito com o queixo, levar ligeiramente o queixo para o lado direito por 10 segundos, e depois para o lado esquerdo”, detalha Carvalho. 

Não sabe por onde começar? Têm três dicas valiosas, aqui, para você. Confira: 

Extensão das pernas  

Sempre que possível, consiga um espaço para esticar ao máximo suas pernas. Execução: sente-se no solo, estenda e junte as pernas. Se retirar as pernas do chão, incline-se para a frente. 

Alongamento dos braços 

O movimento semelhante ao se espreguiçar também é uma boa prática para aliviar dor na coluna. Entrelace os dedos e estique os braços para cima com as costas retas e segure por alguns minutos.  

Flexão de pescoço 

Incline a cabeça para frente até encostar o queixo no peito e mantenha a posição por 5 segundos. Levante lentamente a cabeça, incline-a para trás e segure por mais 5 segundos. Repita esse movimento 5 vezes.

Câncer de Ovário: saiba mais sobre a doença que vitimou a atriz Eva Wilma

Ginecologista do Sistema Hapvida faz alerta e destaca as principais causas da doença que acomete as mulheres

O mês de maio é um marco em todo o mundo na luta contra o Câncer de Ovário, considerado como o mais grave dos cânceres ginecológicos. No entanto, apesar desta informação, pouco ainda se discute sobre esse tipo de tumor.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a doença ainda é considerada de difícil diagnóstico e, por isso, teria menor chance de cura, e ao contrário do câncer de colo de útero, ele não é detectado por meio do exame de Papanicolau, e até hoje não existe um teste simples que possa diagnosticar esta neoplasia. O mais recomendado é que a mulher procure manter o acompanhamento médico.

A falta de conhecimento sobre essa doença e seus sintomas levaram a criação do Dia Mundial do Câncer de Ovário, lembrado no último dia 08 de maio. A data proporciona um momento único para discutir e conscientizar todas as mulheres sobre os sinais e sintomas da doença. Dados estatísticos apontam que 45% das pacientes com este tipo de câncer sobrevivem mais do que cinco anos, para as pacientes com o de mama, esse índice chega a 89%.

No último sábado (15), o Brasil perdeu uma de suas maiores atrizes. Eva Wilma colecionava papéis memoráveis no teatro, no cinema e na televisão em mais de sete décadas de carreira.

A atriz morreu em São Paulo, vítima de complicações de um câncer no ovário, que havia descoberto apenas uma semana antes, no dia 7. Ela foi internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em 15 de abril, para tratar de problemas cardíacos e renais. Assim como aconteceu com Eva Wilma, em 80% dos casos desse tipo de câncer, a doença é identificada já em estágio avançado.

A ginecologista do Sistema Hapvida, Elis Akami, destaca quais os fatores de risco para desencadear a doença. “Dentre os possíveis fatores estão a idade, pois a maioria dos cânceres de ovário se origina na menopausa, obesidade, ter filhos acima dos 35 anos, uso de remédios para fertilidade (tratamento para fertilização in vitro é fator de risco), histórico familiar de câncer de ovário, câncer de mama ou câncer colorretal, síndromes resultantes de alterações hereditárias em determinados genes, como a síndrome hereditária do câncer de mama e câncer de ovário, hamartoma – PTEN ou doença de Cowden, câncer colorretal hereditário não polipóide, síndrome de Peutz – Jeghers e polipose associada ao MUTYH, dieta rica em carne vermelha, dieta gordurosa e dieta pobre em vegetais; uso de talco na área genital (controverso)”, destaca.

Sintomas da doença

Os sintomas do câncer de ovário são frequentemente confundidos com outras doenças, principalmente aquelas de males gastrointestinais. Para fazer a diferenciação, é preciso avaliar se esses sintomas ocorrem por um período superior a três semanas. Nesse caso, deve-se procurar um médico o quanto antes.

Os principais sintomas são aumento do volume abdominal (inchaço contínuo), dificuldade de comer, dor abdominal ou pélvica e a necessidade urgente e frequente de urinar. Outros sintomas comuns incluem a mudança dos hábitos intestinais, sangramento vaginal anormal, cansaço e flutuação inesperada de peso, principalmente ao redor do abdômen. E como já informado, a doença tende a aparecer com maior frequência em mulheres com antecedentes familiares.

Infelizmente, não há uma maneira de evitar totalmente a doença. Por outro lado, existem alguns fatores que ajudam a diminuir o risco. Conscientizar-se dessas condições pode fazer toda a diferença para a vida de muitas mulheres.

Semana do Empreendedorismo Estácio

O Centro Universitário Estácio São Luís, está realizando, até o dia 21 de maio, a Semana do Empreendedorismo Estácio e no dia 19 de maio o IV Empreenday

Segundo o professor Diego Pinheiro, do curso de administração da Estácio, esse ano o tema vai despertar muita coisa boa nos alunos. “’E se a vida te der limões’, abre um leque de possibilidades para explorar oportunidades no mercado. Será que o aluno vai simplesmente fazer uma limonada ou vai utilizar o limão para algo muito pessoal ou vai plantar um limoeiro e a partir desse limoeiro multiplicar o que já tinha inicialmente? Então é nessa pegada que nós estamos aqui para despertar no nosso aluno o espírito empreendedor”.

A programação do dia 19 começa às 9h, realizada pelo Laboratório de Práticas de Gestão da Estácio São Luís, conta com a participação de ex-alunos e alunos dos cursos da área de negócios. O evento é aberto a todos os alunos da Estácio São Luís  e para a comunidade em geral.

Clique no link para participar:

encurtador.com.br/rACRX

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima