Talkin’Blues com música está de volta neste sábado

Para quem gosta de boa música e com uma excelente qualidade acústica, o lugar certo é o Talkin’Blues está de volta neste sábado, com o show de Jamil, às 21h. Ambiente bastante agradável. Ótimos shows de Rock. Ótimas bebidas. Espaço é um pouco pequeno mas é bastante acolhedor. Banheiros sempre limpos. Ótimo público também. O melhor bar de paquera da cidade.

A música está presente 100% no Talkin’Blues com vários show e muitos clássicos do estilo musical. Chegue cedo, porque simplesmente todas as mesas são tomadas antes da primeira banda se apresentar.

Quando se trata de gastronomia, a proposta é focada em hambúrgueres artesanais, com o diferencial da personalização de acordo com os gêneros musicais, explica Bruno Bastos, proprietário do Talkin’Blues. O cardápio é assinado pelo Chef Arthur Sodré.

O Talkin’Blues, casa de shows que já virou referência nas noites de balada em São Luís, traz uma supernovidade aos frequentadores: o aplicativo Talkin’Blues. Nele, os fãs do Pub mais badalado da cidade podem acessar agenda de shows, fotos, cardápio e uma opção exclusiva para fazer o pedido da sua bebida e seu petisco. A ferramenta já está disponível para download nas plataformas Android e IOS.

O anfitrião sempre trazendo o diferencial e promovendo um conceito para as noites de São Luís, o espaço foi pensado por Bruno Bastos, cativa nas principais baladas de Rock da cidade. Bruno Bastos idealizou o ambiente para quem ama música, o Pub é todo decorado com fotos e nomes de grandes estrelas da música como Bob Marley, Elvis Presley, e Nina Simone.

Na trilha sonora, o Blues, Jazz, Rock, MPB e Reggae, serão marca registrada da casa. A intenção é promover uma nova forma de experimentar o prazer que é estar com os amigos, e curtir boa música e comida também.

Serviços Taslkin Blues

Site: http://www.talkinblues.com.br /

Aplicativo: www.talkinblues.com.br/website/terms

Facebook: https://www.facebook.com/@talkinbluesslz

Página inicial

Instagram: https://www.instagram.com/talkinbluesslz/

Início: 18h

Endereço: Rua Auxiliar II, quadra 9, n.16 – Cohajap, São Luís – MA, 65072-790

MÃES DE LUTAS E SUAS LIÇÕES DE VIDA EM PROL DA INCLUSÃO DE SEUS FILHOS

Lycia Marão Queiroz e a filha autista Ellina, aluna da Escola Eney Santana com a irmã Jullia e o pai Cláudio Carvalho Queiroz

As mães de pessoas com deficiência buscam acima de tudo respeito e inclusão social

Para um grupo de mães o melhor presente do Dia das Mães não é roupa, sapato nem perfume. Aliás, nenhum item material as tornariam mais felizes e realizadas que algo pelo qual elas lutam desde que seus filhos nasceram: respeito, apoio e inclusão social.

Estamos falando das mães de pessoas com deficiência – sejam físicas, intelectuais ou múltiplas. São mulheres de diferentes idades, perfis sociais, profissões distintas mas que têm em comum a luta pelo melhor desenvolvimento de seus filhos. E mais que isso, elas lutam pelo direito de não serem excluídos de uma sociedade que ainda não está aberta para receber a pessoa com deficiência da forma como merece.

Arionildes Silva e Silva é uma dessas mães que poderiam ser denominadas de “extraordinárias” no melhor e mais forte sentido da palavra. Ela chegou até a entidade em 1995, por recomendação médica quando buscava o melhor tratamento para a filha Alenilce da Conceição Silva com síndrome de down, e na época com 14 anos. Aos poucos foi se envolvendo nas atividades da entidade e há 26 anos ininterruptos é uma presença forte na instituição.

“Busquei a APAE de São Luís por indicação do médico neuropediatra da minha filha, que estava adolescente na época e uma fase bem difícil e regredindo muito, e com vários problemas hormonais também. Então ele me garantiu que o melhor e mais completo tratamento para ela seria na APAE de São Luís, o que de fato foi realidade”, conta ela.

Para essa mãe foi um verdadeiro alívio ver a filha sendo acolhida por uma equipe multidisciplinar e se desenvolvendo com os estímulos recebidos na escola Eney Santana, mantida pela entidade.

“Na APAE de São Luís encontramos a nossa casa, onde todo tipo de estimulação foi ofertada e com muita qualidade. Até hoje aos 40 anos minha filha faz tratamento de fonoterapia, terapia ocupacional e acompanhamento psicológico; além de atividades em sala de aula como informática, dança. Ela também já fez natação, mas parou essa prática. Desde 1995 estamos aqui e só tenho que agradecer a Deus pela melhora da minha filha com o tratamento recebido na instituição”, revela a mãe de Alenilce.

A servidora do DETRAN Lycia Marão Queiroz tem duas filhas, uma de 23 anos que é estudante de Letras na UFMA e outra de 14 anos, a caçula Ellina, que tem autismo com problemas de fala entre outras dificuldades de interação. Ela diz que as duas são sua razão maior de viver, mas foi com a menor que aprendeu o verdadeiro sentido de comemorar tudo diariamente. Para ela as pequenas vitórias do cotidiano da filha, como conseguir arrumar a própria cama ou se servir sozinha de um copo de água, são grandes presentes que tornam sua vida mais feliz.

“Foi muito difícil todo esse processo de descoberta do caso até um diagnóstico que até hoje não é tão definitivo. Os especialistas nunca podem afirmar com precisão como será a evolução da minha filha, por isso cada conquista tem um sabor enorme de vitória. Já chorei muito, já me senti culpada e me desesperei em alguns momentos,  mas ajudou muito ter conversado com colegas e psicólogos, ter lido muito a respeito e ir me desenvolvendo também para poder apoiar melhor a Ellina”, revela Lycia.

A menina não falava nada até dois anos de idade e quando disse “mamãe” pela primeira vez causou uma comoção geral na família. Hoje a menina já consegue se expressar e emitir suas próprias opiniões a respeito de tudo. E a mãe vibra até quando ela diz que não quer comer pois não gostou da comida. Para as mães de pessoas com deficiência tudo é maximizado: a luta pelo desenvolvimento dos filhos, a dedicação para que possam evoluir e a celebração por cada pequeno gesto realizado.

Ellina já havia passado por duas escolas anteriormente, sem sucesso. Mas desde que começou a frequentar a escola Eney Santana e fazer tratamentos de fonoaudiologia e terapia ocupacional na sede da APAE de São Luís a evolução dela foi surpreendente.

“Ellina está na instituição há quase cinco anos e é indescritível a emoção de vê-la se desenvolvendo mais e mais. Meus pais que convivem muito com a neta também percebem e vibram com essa evolução desde os primeiros seis meses dela lá. Existem uma diferença milenar entre a menina que chegou na APAE de São Luís e a Ellina que existe hoje. Mesmo com a pandemia recebemos todo o apoio dos professores e profissionais da APAE, tivemos procedimentos online e agora já voltamos a alguns presenciais. Mas é impressionante o cuidado, a qualidade do serviço oferecido e o compromisso que a APAE de São Luís tem com cada aluno”, disse a mãe super satisfeita.

Para Lycia a convivência com Ellina fez toda a família ficar mais empática, enxergar melhor a diversidade que existe no mundo, e aprender a respeitar melhor as diferenças entre os seres humanos. Mas isso é o que mais ela sente falta e se pudesse desejar um único presente de Dia das Mães, seria esse: Inclusão e respeito para com todos os diferentes.

“Tento desenvolver a minha filha ao máximo para que possa crescer e ser uma pessoa o mais independente possível. Mas a sociedade nem sempre ajuda, ainda exclui muito as pessoas com deficiências. Precisamos evoluir muito para aprender não somente a aceitar, mas também respeitar e valorizar as pessoas como são. Tendo essa inclusão de fato, tudo seria mais fácil para a vida das pessoas com deficiência, que passariam a contar com mais ajuda e menos preconceito. É esse o meu maior desejo”, revela a mãe que aprendeu com anos a celebrar todas as conquistas da filha, que também são vitórias pessoais dela e de toda a família.  

A APAE de São Luís é uma entidade assistencial, educacional, filantrópica e sem finas lucrativos que há 50 anos trabalha com afinco para promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual e/ou múltipla. Um trabalho contínuo para que pessoas como as alunas Ellina, Alenilce e muitas outras possam, juntamente com suas mães, levar uma vida mais digna e mais feliz.

“Nosso trabalho é promover ações de assistência social, educação e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Nesse Dia das Mães parabenizamos as mães de nossos alunos e de todas as pessoas com deficiência, pois são mulheres guerreiras e incansáveis nessa causa pelo respeito e pela inclusão, e que também é da APAE DE São Luís”, declara o Presidente da entidade Sebastião Vanderlaan Rolim.

SUCESSO & EXPANSÃO DA OCULUM

FOTOS – MEIRELES JR: Os sócios e franqueados da Oculum São Luís, também com lojas em Salvador e Campo Grande: Leonardo e Igor Revoredo, Diego Silva e Joás Cruz

Com o propósito de engrandecer o mercado óptico nas cidades em que se instala; com a oferta de um amplo mix de produtos de alta qualidade, lançamentos e preço justo, as franquias da rede Oculum estão em franca expansão pelo país.

Aqui em São Luís a loja inaugurada há menos de um mês na entrada da Praça de Alimentação no Shopping da Ilha já é sucesso, reunindo uma clientela de maranhenses que buscam estilo e exclusividade, e que querem ver a vida melhor, com lentes de qualidade.

Com 23 anos de mercado e presença nacional, a rede Oculum tem como clientes diversas celebridades e artistas, a exemplo do cantor Felipe Pezzoni (Banda Eva) e Bel Marques e seus filhos músicos Pipo e Rafa Marques.

Detalhe: Os sócios responsáveis pela franquia da Oculum São Luís acabam de inaugurar outra loja essa semana em Campo Grande (MT), no Shopping Campo Grande.

Técnico do time do Balsas Futsal, Hallison Dias, visitou o presidente da Equatorial Maranhão

Técnico do time do Balsas Futsal, Hallison Dias, visitou o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas e o Superintendente Agnelo Coelho, para agradecer ao patrocínio ao time da Região Sul na Copa do Brasil Futsal, que vai realizar a segunda partida no campeonato no próximo domingo (16) no Ginásio da APCEF. o Balsas ganhou o pirmeiro jogo de 4×0.

Arte na rua: subestação de energia recebe grafitagem com tema de segurança

Artistas do coletivo Rua & Raiz concluíram primeira parte do projeto Arte e Energia que vai dar cores aos muros das Subestações da Equatorial Maranhão

A subestação de energia elétrica da Equatorial Maranhão, localizada no bairro Vila Maranhão, em São Luís, teve seu muro grafitado pelo coletivo de artistas Rua & Raiz, por meio do projeto Arte e Energia. A iniciativa da empresa tem como objetivo principal conscientizar sobre segurança com energia elétrica por meio da arte urbana do graffiti. A ação foi iniciada no dia 30 de abril e concluída nesta segunda-feira (03). Essa foi a primeira, das subestações entregues este ano, a ter o graffiti registrado em seu muro.

A Equatorial Maranhão encontrou na arte uma forma de dar mais vida e cor às obras que foram concluídas recentemente, e a utiliza como estratégia para conscientizar a população acerca dos riscos com energia elétrica, como a prática de soltar pipas, poda de árvores próximas à rede de energia, o uso de eletrodomésticos, entre outros. Subestações de outras cidades também receberão a arte da grafitagem em seus muros nos próximos meses.

Além disso, a arte nas subestações é uma forma de valorizar artistas locais, a exemplo do coletivo de artistas Rua & Raiz, responsáveis pela grafitagem. Eles formam uma rede de cultura e comunicação, que visa conectar agentes culturais pautados nos princípios da economia criativa, do associativismo e do cooperativismo, praticando o respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais.     

O grupo hoje soma mais de 100 membros, distribuídos na região metropolitana de São Luís, desenvolvendo atividades culturais tendo como principal linguagem a arte urbana, porém dialogando e recriando conceitos com a cultura local de cada região. Atualmente utilizam a diversidade cultural como uma ferramenta de aproximação a temas como educação, esporte, meio ambiente, empoderamento feminino e geração de emprego e renda.

O coordenador do coletivo Rua & Raiz, Billy Freire, comenta sobre o papel que a grafitagem desenvolve na sociedade a partir de temas sociais e culturais. “A arte urbana é uma forma democrática de produção e acesso cultural, por conta disso, dialogam diretamente com as pessoas que habitam e/ou circulam nas cidades. O graffiti é o grito no silêncio dos muros; é a expressão da arte e de temas relativos à sociedade, exposto em uma galeria aberta. O projeto Arte e Energia com a Equatorial, está sendo uma oportunidade para produzir, expressar, promover e trocar experiências, e isso muda as expectativas de todos.” Complementou Billy.

Para a Equatorial Maranhão, essa também é uma forma de apoiar o trabalho de jovens artistas da região, especialmente nesse período que estamos vivendo, em que diversas atividades deixaram de ser realizadas.  Os muros das subestações tornam-se vitrines para o trabalho desses artistas, e ainda passam conhecimento à população. Esse trabalho gera perspectiva e oportunidades a outros jovens da comunidade por meio da arte. A Analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância desse trabalho. “A arte fala por si só, ela representa muitas situações. E trazer um pouco mais de cor para os muros das subestações é uma prática que a distribuidora já faz há um tempo. Este ano retomamos a partir das novas obras que estão sendo entregues, e esperamos passar mensagens de segurança e cuidados com energia, mas também de alegria por meio da arte”, destacou Jeane

Próximas obras a serem grafitadas:

Além da Vila Maranhão, serão grafitados ainda os muros da Subestação Lençóis, em Humberto de Campos, da subestação Buriti (na cidade de Buriti) e a subestação localizada em Barra do Corda.

MILLA CAMÕES E SEU REPERTÓRIO ELEGANTE NO JANTAR DA VILLA DO VINHO BISTRÔ NESSE SÁBADO

Sempre seguindo as normas governamentais de segurança, o empresário Werther Bandeira comemora essa nova fase na qual está liberada a música ao vivo, desde que mantidos os protocolos de biossegurança e distanciamento social que em seu estabelecimento são seguido com rigor.

E a novidade tão esperada será celebrada com show intimista e muito especial da cantora Milla Camões acompanhada do músico Jeff Soares. A dupla promete um repertório elegante que vai do jazz ao soul, sempre encantando seus fãs. O tipo de menu musical que harmoniza perfeitamente bem com os espumantes e drinks da casa, além das delícias da fina gastronomia.

A apresentação de Milla Camões e Jeff Soares na Villa do Vinho Bistrô será nesse sábado (15.05) das 20H às 23H. O restaurante fica na Av. Mário Andreazza na Cohama, no Andreazza Center. 

Maio Roxo: Florence destaca a importância de prevenir doenças intestinais

Doenças inflamatórias intestinais atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes

Mais de 5 milhões de pessoas são acometidas pelas doenças inflamatórias intestinais (DII) no mundo, por isso o mês de maio é dedicado à sensibilização da população para o diagnóstico precoce. A campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) em alusão ao Dia das doenças inflamatórias intestinais, mundialmente lembrado em 19 de maio.

Segundo a SBCP, as doenças inflamatórias intestinais (DII) atingem 13,25 em cada 100 mil habitantes no Brasil, sendo 53,83% de doença de Crohn e 46,16% de retocolite ulcerativa.

De acordo com a enfermeira Tatiana Siqueira, professora de Enfermagem da Faculdade Florence, as doenças inflamatórias intestinais estão relacionadas a uma série de condições de saúde que envolvem inflamação do sistema digestivo, especialmente o intestino.

As DII afetam homens e mulheres. Geralmente, o diagnóstico é feito por volta dos 30 anos de idade e ainda não é possível determinar com exatidão quais são as causas. “Os estudos apontam para causas multifatoriais, isto é, diversos fatores, inclusive hereditários, podem estar ligados à doença. Embora a causa exata ainda não seja conhecida, a ciência já identificou desencadeadores que podem piorar os sintomas de quem já possui uma doença inflamatória intestinal – com ou sem manifestações clínicas – como tabagismo, stress, administração inadequada de medicamentos (como esquecer o horário da medicação e dosagem incorreta) e ingestão de alguns alimentos (conservas, embutidos e alimentos apimentados)”, pontou a professora Tatiana Siqueira.

Sintomas gerais das doenças inflamatórias intestinais

Os sintomas mais característicos das DIIs incluem:

Diarreia;

Dor abdominal;

Presença de sangue nas fezes;

Pus e muco nas fezes;

Movimentos intestinais vigorosos e dolorosos;

Perda de peso sem explicação aparente;

Febre;

Mal-estar geral.

“Uma diferença importante entre uma infecção gastrointestinal comum e uma doença inflamatória intestinal é o período durante o qual paciente apresenta os sintomas da doença. Geralmente, no caso de uma infecção gastrointestinal, os sintomas quase desaparecem em uma ou, no máximo, duas semanas. Porém, no caso de alguma doença inflamatória intestinal, esse período pode demorar mais para passar e possivelmente haverá outros episódios ou crises posteriormente”, explicou a professora Tatiana Siqueira.

Além disso, as doenças inflamatórias intestinais podem causar outros sintomas, como: problemas oculares; problemas articulares; inflamações na pele; infecções nas vias biliares e fígado.

Prevenção das doenças inflamatórias intestinais

A prevenção das doenças inflamatórias intestinais está relacionada com hábitos saudáveis. É necessário ter cuidado com a saúde do corpo e da mente, evitando principalmente o tabagismo.

“As doenças inflamatórias intestinais são consideradas multifatoriais, então têm fatores externos, alimentares e tabagismo. A gente aconselha todos os pacientes a manterem hábitos alimentares saudáveis, de preferência com acompanhamento de um profissional, mantendo uma dieta adequada, rica em fibras, verduras, frutas, bastante líquido e cerais, além de parar com o tabagismo totalmente”, indicou.

Pacientes com DII são do grupo de risco da Covid-19?

Sim, mas depende de cada caso, de acordo com Tatiana. Existem três classificações para os pacientes e em cada caso é necessária uma avaliação. As classificações consideradas médias e graves demandam mais cuidado. “Temos pacientes com o quadro da doença um pouco mais séria e precisamos usar imunossupressores. Para esses pacientes alertamos sobre a importância dos cuidados, mas eles não estão sendo classificados de grupo de risco tão alto. Em pacientes na fase aguda da DII ou que acabaram de descobrir e entraram com a medicação, dentre elas o corticoide, a contaminação por Covid-19 é de altíssimo risco”, alertou a professora Tatiana Siqueira.

Consulte seu médico, a prevenção é sempre o melhor caminho!

Estude Enfermagem na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, pontua a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

EXAMES DE COVID-19 REALIZADOS PELA APAE DE SÃO LUÍS

Equipe multiprofissional formada por alunos e professores do CEST que atuam na Clínica Escola Santa Edwiges, localizada na sede da APAE de São Luís prestam serviços de reabilitação pós- Covid 19.

Além de manter seus serviços destinados às pessoas com deficiência, a APAE de São Luís tem atuado de forma engajada no enfrentamento da pandemia da COVID-19; com a oferta de diversos serviços de reabilitação Pós-Covid19.

O tratamento em parceria com a Faculdade CEST é realizado por uma equipe multiprofissional formada por alunos e professores do CEST entre os quais enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas; além do serviço de psicologia. Os atendimentos são realizados na Clínica Escola Santa Edwiges, uma extensão da área de saúde do CEST que fica localizada na sede da APAE de São Luís.

Outro importante serviço prestado à comunidade são os exames referentes à Covid-19: Exames PCR e Sorológico IgM e IgG com entrega de resultados em até 72H e valores promocionais de R$ 200,00. O agendamento pode ser feito pelo fone (98) 3216 4259.

CAPS AD encerra semana da Segurança no Trabalho

Nesta sexta-feira o Núcleo de Segurança do Trabalho e de Educação Permanente encerrou a semana de atividades relacionadas a higiene das mãos, importante atividade educativa para prevenir o contágio do COVID-19. Durante a atividade foi orientada a forma como se deve lavar as mãos e após isso se utiliza a black box da maneira correta em toda sua superfície.

“Todos os meses abordaremos diversos assuntos importantes para prevenção de acidentes no trabalho e controle de infecção hospitalar. Como gestor acredito que a prevenção sempre é o melhor caminho”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Afinal, sushi é um alimento saudável?

A comida japonesa está entre as mais consumidas no Brasil

Feito com peixe fresco, arroz e folhas de alga marinha, o sushi já conquistou muitos paladares e vem se tornando um dos pratos preferidos entre os brasileiros. Mas como todo alimento, existem diversos mitos e verdades em torno do sushi. 

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o consumo livre. “O sushi não deve ser consumido à vontade. Assim como todo alimento consumido em excesso, ele pode gerar ganho de peso. Isso acontece porque, além de peixes naturais, o alimento conta com doses de arroz que é um carboidrato, molhos ricos em sódio e existem ainda as versões fritas ou defumadas de sushi”, esclarece a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza.

Mas para quem quer manter a forma e ama a comida japonesa, não precisa cortá-la do cardápio de vez. “O que vale é ficar de olho, então, na quantidade que será ingerida e evitar molhos à base de maionese ou legumes fritos como acompanhamento. O mesmo pensamento se aplica no uso dos molhos”, ensina a nutricionista.

Outra dúvida frequente dos apreciadores dessa culinária oriental é se o sushi ajuda a combater o envelhecimento. A resposta para essa pergunta é sim, como explica Kátia. “Consumir adequadamente, os níveis de ômega 3 aumentam no organismo e estão presentes na carne dos peixes do cardápio japonês. Essa substância auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto aumentam os níveis do colesterol positivo o HDL, além de atuar no combate a alergias e processos inflamatórios”.

Se engana também quem pensa que sushi é só peixe cru. Sabe o “banho de algas” que vem em volta de alguns tipos dessa comida? Ele se chama nori e é rico em iodo, que pode garantir que nossos hormônios estejam devidamente equilibrados no nosso corpo. Consequentemente, nossas atividades metabólicas funcionam melhor.

A segurança alimentar do alimento também divide opiniões, mas segundo a especialista, realizando o manuseio e refrigeração corretos, o alimento garante mais ganhos que perdas. “O manuseio dos ingredientes, por exemplo, deve ser feito seguindo as regras de higiene dos manipuladores, instalações e instrumentos, tudo de acordo com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, alerta.

Onde encontrar?

Que o consumo de sushi caiu nas graças dos brasileiros, já não é mais segredo. Rico em diversos nutrientes, o consumo do alimento movimenta uma quantia significativa de dinheiro no Brasil. A nível nacional, só os restaurantes e fast foods voltados à culinária oriental faturam, em média, R$ 19 bilhões por ano no País, segundo levantamento realizado pela Francal Feiras junto a entidades do setor.

Para atender tanta demanda, vem se tornando muito comum encontrarmos além das típicas comidas orientais, os molhos, temperos orientais nas prateleiras dos supermercados. Nas lojas Spazio do Grupo Mateus, no Cohama, Calhau e Renascença, a culinária conta com um setor exclusivo com diversos produtos do outro lado do mundo.
Além de produtos e utensílios para o preparo da comida japonesa em casa, as lojas contam com um self service com inúmeras opções de sushi, Sashimi, Tofu, Sunomono e Hot Roll. “O espaço foi criado para atender a procura, cada vez mais crescente, por esses alimentos. Aqui, os clientes encontram desde  pratos prontos a ingredientes como arroz para o preparo de sushi, macarrão para o yakisoba”, explica a gerente do Empório Cohama, Saara Cardoso.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima